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Criação e consolidação de um centro tecnológico no Nordeste: a experiência do NUTEC

II TEMA - GESTÃO TECNOLÓGICA

Criação e consolidação de um centro tecnológico no Nordeste: a experiência do NUTEC

Francisco Lopes Viana

UFC

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do tema que nos fora proposto apre sentar para os prezados participantes deste curso, ou seja, Criação e Consolidaç&o de um Centro Tecnológico no Nordeste, através da explicitação da experiência viven ciada pelo Nutec, no estado do Ceará, ainda que no verdor da sua primeira infância, faz-nos depreender que o seu entendimento deva ser precedido de uma abordagem sucinta do processo de desenvolvimento global da região nordestina.

O processo de desenvolvimento evidencia elevadas disparidades econômicas e sociais com a região Centro-Sul do pais e indica que um elevado contingente da sua população vive no estado de pobreza absoluta, caracterizando, pois, o Nordeste como a mais extensa e populosa região subdesenvolvida do mundo ocidental.

Os instrumentos e mecanismos de políticas governamentais, até então implementados, tém-se caracterizado como impotentes e insuficientes na resolução dos complexos problemas com que nos defrontamos.

As causas do fenômeno de subdesenvolvimento crônico da região estão, interiormente, associadas com os aspectos sociais, ecológicos e culturais que a diferenciam das demais regiões do Pais. Dentre os mecanismos a separa o desenvolvimento político, social, econômico e cultural da região, possa ser um marco referencial importante, porquanto factível.

1.1 Premissas básicas

• A base do desenvolvimento de qualquer região é a educação em todos os níveis.

• No mundo moderno, nenhum país/estado/região será desenvolvido se não possuir uma base cultural forte e, sobretudo, uma base tecnológica.

• Qualquer alternativa de desenvolvimento só é real quando está voltada para resolver os problemas da população.

• Nós temos problemas próprios, que exigem soluções próprias. As experiências de outros povos podem ser aproveitadas, desde que não agridam nosso meio e nossa cultura.

• Cada sociedade tem uma cultura própria e a relação que o homem estabelece com o seu meio natural e específica em cada povo.

No que se refere à problemática do desenvolvimento científico e tecnológico da região, identificamos como fundamental a sua inserção orgânica no esforço de desenvolvimento global, além de se proverem alterações no quadro político e institucional.

O Nutec, pois, surge dentro desse ambiente com uma mensagem de participação sistêmica, procurando integrar o setor produtivo com a universidade, em cuja concepção orgânica e funcional prevalece a lógica dos fins sobre os meios. Tal estratégia está orientada no sentido de analisar a realidade ecológica, cultural e étnica, que identifica o nosso homem, procurando transformar os conhecimentos acumulados em instrumentos de ação para atuar sobre essa realidade, identificando os seus problemas e abrindo caminho á solução dos mesmos.

2. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NUTEC

O Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) foi criado sob a forma de fundação, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada à Secretaria de Indústria e Comércio do estado do Ceará, cujo objetivo fundamental é o de prestar assistência tecnológica ao sistema produtivo e ao governo.

2.1 Pressupostos da implantação

A institucionalização e implantação do núcleo foi fundamentada nos objetivos e diretrizes preconizados no Plano Diretor, elaborando no ano de 1978, compreendendo as seguintes etapas:

a) diagnóstico do estágio tecnológico:

- cadastro das necessidades tecnológicas industriais (140 empresas; 10 setores-atividades);

- cadastro de laboratório;

- cadastro de recursos humanos;

b) determinação das linhas de ação:

- seleção dos setores e projetos prioritários;

- identífícação e objetivos dos programas;

e) estruturação orgânica e funcional;

d) plano de implantação.

O planejamento e a execução das atividades do Nutec foram inicialmente voltados para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas, prestação de serviços técnicos às empresas, ao poder público e â comunidade e, ainda, para a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos na área tecnológica.

2.2 Modelo de atuação

Procurando evitar duplicidade de estruturas e de laboratórios, e ao mesmo tempo criar um sistema flexível de operação e atuação, planejou-se a implementação de um fluxo de atuação sistematizada capaz de absorver as suas linhas de ação. Para tanto firmaram-se convênios com a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e institutos de pesquisas e desenvolvimento de centros mais avançados, visando à utilização dos laboratórios e ao apoio e assessoramento aos projetos e programas do Nutec, como forma de promover a integração universidade/governo/sistema produtivo.

Atualmente, o Nutec dispõe de uma infra-estrutura mínima de laboratório, na área de química, alimentos e mineral, e de oficina de apoio técnico na área de eletroeletrônica, complementada pelos laboratórios em convénio com a Universidade Federal do Ceará, quais sejam: Laboratório de Ensaios de Materiais e Metrologia da UFC, Laboratório de Química Industrial da UFC, Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UFC, Laboratório de Termodinâmica e Motores Térmicos da UFC/Nutec e Laboratório de Tecnologia Mecânica da UFC.

Tais laboratórios são utilizados para serviços de análises, testes, ensaios, controle de qualidade e pesquisa.

O Decreto-lei nº 13.017, de 12 de dezembro de 1978, do governo do Ceará, instituiu o Núcleo de Tecnologia Industrial sob a forma de fundação, com personalidade jurídica de direito privado, e aprovou o seu Estatuto e Regimento Interno, definindo para sua operacionalizaçâo o seguinte organograma matricial:

Figura 2


3. BALANÇO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A operacionalização das atividades do Nutec (Núcleo de Tecnologia Industrial) vem sendo desenvolvida de forma sistémica, através de uma estrutura interdisciplinar de programas, projetos e serviços tecnológicos em apoio ao setor produtivo, empresas e órgãos governamentais, destacando-se, contudo, a participação de pessoal técnico do próprio Núcleo, professores das universidades em convénio e técnicos especialistas da comunidade identificados no Cadastro de Recursos Humanos.

3.1 Atividades realizadas no período' de março de 1979 a dezembro de 1982

Quadro 1


3.2 Recursos humanos

3.3 Recursos financeiros

4. ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA ATUAL

A diretoria do Nutec, com base na experiência vivenciada durante o seu primeiro mandato, explicitado no balanço das atividades realizadas no período de março de 1979 a março de 1982, e procurando fortalecer e verticalizar as atividades a partir da reestruturação de alguns setores e programas, busca naturalmente adequar a estrutura interna da instituição à preservação de suas funções básicas, bem como ampliar o seu campo de atuação nas atividades de extensão tecnológica para o meio rural e á realização de projetos especiais para o desenvolvimento industrial e tecnológico do estado do Ceará.

Tais mudanças, contudo, procuraram ampliar o campo de atuação do Nutec, dentro da mesma filosofia operacional. Destacamos, a seguir, as estratégias de desenvolvimento tecnológico, através dos projetos prioritários que estão sendo desenvolvidos pelo Nutec.

4.1 Projeto de implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica

Metas:

a) levantar a oferta tecnológica existente no estado, com o objetivo de identificar as tecnologias geradas que são suscetíveis de serem transferidas;

b) mapear e identificar a demanda tecnológica do setor produtivo e organismos do governo,como forma de iden tificar as necessidades tecnológicas industriais para o de senvolvimento de novos produtos e processos;

c) difundir, na comunidade técnico-científica, os me canismos de proteção aos inventores, como também fo mentar o exercício de inventos;

d) criar mecanismos de transferencia de tecnologias pa ra o meio rural.

Realização:

a) levantamento da oferta tecnológica existente no es tado e análise e caracterização das tecnologias geradas;

b) identificação da demanda tecnológica nos setores têxtil, metal-mecánico, alimentos e mineral, e articula ção com outros NIT para solucionar as proposições de mandantes;

c) acompanhamento de processos de pedidos de privilé gio e apoio técnico para fortalecer o processo de difusão:

- quarenta patentes;

- participação em duas feiras;

- assessoria a Coelce na normatização do processo de inovação;

- programa com inventores em rádios e jornais;

- busca de patentes no Inpi / Wipo;

- participação em concurso de inventos com premiação de inventores (segundo lugar no Concurso nordestino de Inventores);

d) apoio na difusão dos perfis tecnológicos para o meio rural.

4.2 Projeto de implantação e operacionalização do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia

Metas:

a) elaboração do diagnóstico das atividades de ciência e tecnologia - estado do Ceará;

b) cadastramento das entidades que atuam em ciência e tecnologia no estado do Ceará;

c) cadastramento de recursos humanos;

d) cadastramento de projetos / atividades; e) elaboração do plano estadual de ciência e tecnologia.

Realizações:

a) elaboração do diagnóstico das atividades de ciência e tecnologia - estado do Ceará - setembro de 1982;

b) publicação do cadastro de entidades atuantes em ciência e tecnologia no estado do Ceará, contendo os anexos de laboratórios, especialistas e projetos;

c) levantamento dos dados de recursos humanos;

d) levantamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos no estado do Ceará;

e) estruturação do I Plano Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destacando-se os segmentos estratégicos, táticos e operacionais - novembro de 1982;

f) implantação e operacionalização do Sistema Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

4.3 Estratégias de desenvolvimento integrado

Voltar as ações do nosso potencial científico-tecnológico para:

Pensar numa economia que leve em conta as pessoas, isto é, numa economia com base na produção pelas massas, em vez de produção em massa.

A. Transferência de tecnologias apropriadas ao meio rural

Tecnologias adequadas:

- desenvolvidas pelo Nutec/UFC;

- de fácil transferência;

- dentro de uma linguagem "Como fazer isso''.

Disponíveis:

1. Batata chips.

2. Extrato de tomate.

3. Cajuúia.

4. Maracujá (licor, geléia, néctar).

5. Vinagre.

6. Picles.

7. Jaca (creme e doce).

8. Molho de pimenta.

9. Mamão (néctar, compota, doce em massa).

10. Goiaba (doce, compota, polpa).

11. Banana passa.

12. Graviola (néctar).

13. Mandioca (amido, fécula, goma).

14. Panificação.

15 -Caju (farinha do pedúnculo).

16. Sal refinado.

17. Fabricação de telhas e tijolos.

18. Aproveitamento dos resíduos de curtume (farinha, cola).

19. Forno para produção de cal.

20. Microdestilaria (cana-de-açúcar).

21. Gasogênio para uso rural.

22. Dispositivo para proteção e religação automática.

Em desenvolvimento:

1. Granja de pequeno porte.

2. Laticínios - queijo de leite de. cabra.

3. Resíduos industriais para ração animal (abatedouros, peixes).

4. Catavento para bombear ou gerar eletricidade.

5. Aproveitamento integral da palha de carnaubeira.

6. Industrialização do LCC.

7. Secador solar para frutos tropicais.

8. Condicionador de ar solar.

9. Sinalização de passagem de nível.

10. Luz de emergência para sinalização.

11. Solo cal para habitação.

Projeto: Eletrificação e Industrialização do Meio Rural.

Objetivo: uso racional da energia e implantação de unidades industriais com base em tecnologias adequadas desenvolvidas pelo Nutec/UFC.

"A história e a experiência atual mostram ser o homem, e não a natureza, quem proporciona o primeiro recurso. E, com ele, a educação passa a ser o mais vital de todos os recursos."

Projeto: Universidade Técnica do Nível Médio.

"Um compromisso da sociedade para com a capacitação técnica do meio."

Objetivo: Aperfeiçoar o saber popular ou "juntar o que o povo já faz com o que o governo pode melhorar".

C. Estudo de desenvolvimento industrial integrado

Objetivo: identificar oportunidades industriais com base nos recursos naturais e em estudos de viabilidade técnico-econômica.

5. CONCLUSÕES

A análise do exposto nos itens anteriores leva-se a depreender que a não-existéncia de uma política explícita para o desenvolvimento científico e tecnológico a nível federal, regional e estadual, em estreita e orgânica conexão com a problemática do desenvolvimento político, social, econômico e cultural da região, vem acarretando sérias distorções nas atividades das empresas, órgãos governamentais, técnicos e pesquisadores responsáveis pelo planejamento, execução e utilização da política do desenvolvimento científico e tecnológico.

Dentre as principais dificuldades com que se defrontam os institutos de pesquisa no Nordeste, na sua busca incansável de consolidar uma política de atuação, destacamos, com base na experiência vivenciada pelo Nutec, o seguinte:

a) dificuldades atuais a nível global:

- observa-se que a sobrevivência das instituições de pesquisa e desenvolvimento está intimamente ligada à capacidade de negociar projetos com órgãos financiadores;

- não existe uma política definida por parte dos órgãos financiadores, especificando prioridades por regiões, a exemplo do sistema Embrapa;

- a não-garantia de recursos orçamentários federais e a dependência de recursos oriundos de projetos têm acarretado alta rotatividade de pessoal e dificuldades de contratação, dada a insegurança funcional que se oferece;

- o tempo decorrido entre a carta-consulta, entrada do projeto e aprovação - que nunca é inferior a seis meses - traz uma série de dificuldades como: definição e seleção de pessoal; dimensionamento real do projeto;

- a não-existência de um centro de documentação e informação, voltado para apoiar as pesquisas tecnológicas e o desenvolvimento dos centros de pesquisas, acarreta: não-atualização do que se está fazendo; duplicidade de pesquisas; desconhecimento dos recursos humanos existentes nas diferentes áreas;

- casos ocorrem em que os centros de pesquisa e desenvolvimento que não tiveram seus projetos aprovados, sob argumento de que já foram desenvolvidos, não são informados dos resultados daqueles projetos;

- não existe transferência de resultados dé centro para centro, mesmo que esses resultados interessem de imediato a determinado centro. Dada a necessidade de manutenção e sobrevivência, o que existe hoje são negociações de resultados;

- os centros de pesquisa e desenvolvimento estão sainda de sua área mais nobre para atuar nas áreas de engenharia e prestação de serviços;

- falta uma padronização de formulários de projetos por parte dos órgãos financiadores, bem como uma definição maior para os critérios de análise e avaliação dos projetos propostos;

b) Identificação dos principais problemas a nível estadual:

- inexistência, nos planos de desenvolvimento federal e estadual, de instrumentos eficazes para planificação, coordenação e acompanhamento das atividades de ciência e tecnologia, como uma estratégia para compatibilizar a capacitação técnico-científica com as necessidades maiores para o desenvolvimento global do estado do Ceará;

- limitado conhecimento das potencialidades físicas do estado, através de zoneamentos agrícola, industrial e mineral, como forma de viabilizar a exploração adequada dos recursos existentes, com uso racional de tecnologias apropriadas;

- desarticulação entre as entidades de execução e fomento das atividades científicas e tecnológicas no estado, ocasionando, ao mesmo tempo, escassez e desperdício de recursos materiais e humanos;

- inexistência de orçamento-programa para o segmento de ciência e tecnologia nos planos e programas governamentais, como forma de incentivar e disciplinar a execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento ao nível dos órgãos setoriais do governo;

- limitada participação da comunidade técnico-científica nas atividades políticas e culturais do estado, como forma de se permitir maior conhecimento e comprometimento com os problemas sócio-econômicos da região;

- inexistência no estado do Ceará de um plano de desenvolvimento científico e tecnológico que explique de forma sistêmica as políticas e diretrizes operacionais do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, a partir da prioridade às atividades setoriais;

- Inadequada composição do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CECT), cuja participação está limitada aos órgãos do governo estadual, constante do Sistema Estadual de Planejamento, bem como limitação nas atribuições da sua Secretaria Executiva;

- Inexistência, na Secretaria Executiva do CECT, de instrumentos básicos para planejamento, coordenação e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento a partir da geração e disseminação de informações factuais de ciência e tecnologia, políticas de incentivos à utilização de tecnologia pelo setor produtivo e fomento de projetos financiados por fundo de desenvolvimento próprio;

- baixa utilização do potencial de recursos humanos, laboratoriais e equipamentos de apoio técnico existentes nas diversas entidades públicas e privadas que compõem o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia;

- utilização inadequada dos escassos recursos financeiros aplicados no desenvolvimento científico e tecnológico, em virtude da não-especificidade das linhas de atuação de pesquisa e desenvolvimento, tanto a nível orçamentário, como, preferencialmente, nos programas e projetos especiais de desenvolvimento;

- inexistência de um processo de formação e especialização dos recursos humanos, tanto em nível superior, quanto em nível médio técnico, voltados para a resolução dos problemas maiores do estado do Ceará;

- inexistência do programa de pesquisa e desenvolvimento que esteja voltado, especialmente, para a utilização dos nossos recursos humanos e materiais, através da compatibilização dos projetos com as necessidades maiores do estado.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1984
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