Resumos
O presente estudo busca compreender a percepção sobre o conceito de ética, a performance ética e a responsabilidade social na atividade de propaganda na América Latina. Foram definidos padrões e diretrizes que norteiam a ação de um publicitário e, em função deles, foram analisadas tendências e intuições dos profissionais em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Venezuela. A ausência de perspectiva ética pode estar sendo encontrada em muitas campanhas publicitárias veiculadas de inúmeras formas, nos anúncios de produtos, serviços e idéias.
ética; atividade de propaganda; responsabilidade social; América Latina
The objective of this article ls to understand the perception of the ethics concept, the ethical performance and the social responsibility of advertising in Latin America. Definitions of standards and guidelines are presented to allow the comprehension of the advertisers' pradices. Trends are analysed in nine countries: Argentina, Brazil, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Mexico, Panama and Venezuela. An ethical perspective might be missing in some advertising campaigns for products, services and ideas.
ethics; advertising campaigs; social responsibility; Latin America
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Os padrões éticos da propaganda na América Latina
Maria Cecília Coutinho de ArrudaI; Adriana UonoII; Juliano AllegriniIII
IProfessora do Departamento de Mercadologia e Coordenadora do CENE (Centro de Estudos de Ética nos Negócios) da EAESP/FGV. E-mail carruda@eaesp.fgvsp.br
IIGraduanda em Administração de Empresas na EAESP/FGV
IIIGraduando em Administração de Empresas na EAESP/FGV
RESUMO
O presente estudo busca compreender a percepção sobre o conceito de ética, a performance ética e a responsabilidade social na atividade de propaganda na América Latina. Foram definidos padrões e diretrizes que norteiam a ação de um publicitário e, em função deles, foram analisadas tendências e intuições dos profissionais em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Venezuela. A ausência de perspectiva ética pode estar sendo encontrada em muitas campanhas publicitárias veiculadas de inúmeras formas, nos anúncios de produtos, serviços e idéias.
Palavras-chave: ética, atividade de propaganda, responsabilidade social, América Latina.
ABSTRACT
The objective of this article ls to understand the perception of the ethics concept, the ethical performance and the social responsibility of advertising in Latin America. Definitions of standards and guidelines are presented to allow the comprehension of the advertisers' pradices. Trends are analysed in nine countries: Argentina, Brazil, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Mexico, Panama and Venezuela. An ethical perspective might be missing in some advertising campaigns for products, services and ideas.
Key words: ethics, advertising campaigs, social responsibility, Latin America.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Jul 2012 -
Data do Fascículo
Mar 1996
Histórico
-
Recebido
Mar 1996 -
Aceito
Abr 1996