Acessibilidade / Reportar erro

Medição de desempenho e estratégias orientadas para o cliente: resultados de uma pesquisa de empresas líderes no Brasil

Resumos

Este artigo apresenta um resumo dos resultados mais relevantes de uma pesquisa realizada pelos autores em 1997 sobre o estado da arte em sistemas de medição do desempenho organizacional no Brasil. Sua principal preocupação foi aprofundar a seguinte questão: uma das maiores barreiras para o sucesso da implementação de estratégias de melhoria do desempenho organizacional orientadas para o cliente, nas empresas no país, é a falta de sistemas de medição do desempenho adequados a essas estratégias. A pesquisa confirmou que a dificuldade cultural de mudar as práticas de medição existentes, para incluir dimensões qualitativas de medição, constitui um dos principais entraves à adoção de novos sistemas de medição mais adequados. Ao mesmo tempo, revelou que a falta de metodologias adequadas para a medição de dimensões qualitativas é percebida como um problema tão significativo quanto a dificuldade cultural. Tal resultado constituiu ponto de partida para investigações mais aprofundadas a respeito das metodologias utilizadas pelas empresas pesquisadas. Evidenciou-se a urgência de desenvolver novas metodologias de medição do desempenho organizacional, ou adaptar as existentes, levando-se em conta as contingências socioculturais específicas do Brasil.

Medição do desempenho organizacional; sistemas de medição balanceados; estratégias orientadas para o cliente; indicadores de desempenho


This article presents a summary of the most relevant findings of a research on the state of the art of organizational performance measurement systems in Brazil, carried out by the authors in 1997. The main concern of this research was to investigate in greater depth one of the conclusions of a previous study: a major barrier to the successful implementation of customer-oriented quality improvement strategies in companies in Brazil is the lack of adequate organizational performance measurement systems. The research confirmed that the cultural difficulty to change current measurement practices, so that they include qualitative measurement dimensions, constitutes one of the main causes for not adopting new, more adequate, measurement systems. At the same time, it revealed that the lack of adequate methodologies for measuring qualitative dimensions is perceived to be as significant a problem as the cultural difficulty. This last finding constituted the starting point for further investigations into the methodologies used by the firms selected for the research. It became thus evident that what is urgently needed are new or adapted organizational performance measurement methodologies that take into account Brazil's specific sociocultural contingencies.

Organizational performance measurement; balanced measurement systems; customer-oriented strategies; performance indicators


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Medição de desempenho e estratégias orientadas para o cliente: resultados de uma pesquisa de empresas líderes no Brasil

T. Diana L. v. A. de Macedo-SoaresI; Cláudio A. RattonII

IDoutora pela Universidade de Montreal, Membro da New York Academy of Sciences e da American Society for Quality Control, Coordenadora de Pesquisa e Professora Associada do Departamento de Administração da PUC-RJ. E-mail: dianams@iag.puc-rio.br

IIEngenheiro Industrial, Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, Consultor e Pesquisador. E-mail: ratton@domain.com.br

RESUMO

Este artigo apresenta um resumo dos resultados mais relevantes de uma pesquisa realizada pelos autores em 1997 sobre o estado da arte em sistemas de medição do desempenho organizacional no Brasil. Sua principal preocupação foi aprofundar a seguinte questão: uma das maiores barreiras para o sucesso da implementação de estratégias de melhoria do desempenho organizacional orientadas para o cliente, nas empresas no país, é a falta de sistemas de medição do desempenho adequados a essas estratégias. A pesquisa confirmou que a dificuldade cultural de mudar as práticas de medição existentes, para incluir dimensões qualitativas de medição, constitui um dos principais entraves à adoção de novos sistemas de medição mais adequados. Ao mesmo tempo, revelou que a falta de metodologias adequadas para a medição de dimensões qualitativas é percebida como um problema tão significativo quanto a dificuldade cultural. Tal resultado constituiu ponto de partida para investigações mais aprofundadas a respeito das metodologias utilizadas pelas empresas pesquisadas. Evidenciou-se a urgência de desenvolver novas metodologias de medição do desempenho organizacional, ou adaptar as existentes, levando-se em conta as contingências socioculturais específicas do Brasil.

Palavras-chave: Medição do desempenho organizacional, sistemas de medição balanceados, estratégias orientadas para o cliente, indicadores de desempenho.

ABSTRACT

This article presents a summary of the most relevant findings of a research on the state of the art of organizational performance measurement systems in Brazil, carried out by the authors in 1997. The main concern of this research was to investigate in greater depth one of the conclusions of a previous study: a major barrier to the successful implementation of customer-oriented quality improvement strategies in companies in Brazil is the lack of adequate organizational performance measurement systems. The research confirmed that the cultural difficulty to change current measurement practices, so that they include qualitative measurement dimensions, constitutes one of the main causes for not adopting new, more adequate, measurement systems. At the same time, it revealed that the lack of adequate methodologies for measuring qualitative dimensions is perceived to be as significant a problem as the cultural difficulty. This last finding constituted the starting point for further investigations into the methodologies used by the firms selected for the research. It became thus evident that what is urgently needed are new or adapted organizational performance measurement methodologies that take into account Brazil's specific sociocultural contingencies.

Key words: Organizational performance measurement, balanced measurement systems, customer-oriented strategies, performance indicators.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Os autores agradecem às seguintes empresas pela sua colaboração com a pesquisa cujos resultados estão apresentados neste artigo: Alcoa Alumínio S.A., Credicard S.A., CST – Companhia Siderúrgica de Tubarão –, Cummins, CVRD, Ford Indústria e Comércio Ltda., General Motors do Brasil, IBM Brasil, Johnson & Johnson Mangels, Odebrecht, Petrobras, Promon Eletrônica Ltda., Volkswagen Brasil, Volvo do Brasil, Rhodia do Brasil, Serasa, Shell do Brasil, Telerj, Usiminas, Weg Motores, Xerox do Brasil.

Esta pesquisa foi realizada graças ao apoio financeiro do CNPq concedido à Profa. T. Diana de Macedo-Soares (Processo No.: 303233/89-3).

  • AUSTIN, James E. Managing in developing countries: strategic analysis and operating techniques. New York: The Free Press, 1990.
  • BROWN, Mark G. O Sistema Baldrige da Qualidade: critérios do Prêmio de 1995. Tradução por Priscilla Martins Celeste e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books, 1995.
  • CHILD, J. Organizational design for advanced manufacturing technology. In: WALL, Toby D., CLEGG, Chris W., KEMP, Nigel J. (Eds.). The human side of advanced manufacturing technology New York: John Wiley & Sons, 1987. p. 101-33.
  • CLARK JR., L. Altyn. Development, application and evaluation of an organizational performance measurement system Tese (Ph.D.) - Industrial and Systems Engineering Department, Virginia Polytechnic Institute and State University, 1995.
  • CYPHER, Scott R. The alignment project - researching organizational alignment: how leadership and management teams manage the deployment and alignment of improvement efforts throughout their organizations. Blacksburg: The Performance Center, Virginia Polytechnic Institute and State University, 1996.
  • DELOITTE TOUCHE TOHMATSU INTERNATIONAL. Vision in manufacturing: planning for the future. Deloitte Touche Tohmatsu International, Manufacturing Consulting Services, 1993. (V. 3: Infrastructure: the metrics and the action programs.) EXAME, Melhores e Maiores. Rio de Janeiro: Abril, 1995, 1996, 1997. Edição especial.
  • FNPQ - Fundação Nacional para o Prêmio da Qualidade. Critérios para excelência: o estado da arte da Gestão da Qualidade Total. São Paulo: FNPQ, 1996.
  • FNPQ - Fundação Nacional para o Prêmio da Qualidade. Indicadores de desempenho São Paulo: FNPQ, 1994. HARRINGTON, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. Tradução por L. Liske. São Paulo: Makron Books, 1993.
  • HOPE, Tony, HOPE, Jeremy. Transforming the bottom line: managing performance with the real numbers Boston, Mass.: Harvard Business School Press, 1996.
  • IQS - International Quality Study. The definitive study of the best international quality management practices: top line findings. Cleveland, Ohio, 1991. (A joint project of American Quality Foundation and Ernst and Young).
  • KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. Using the Balanced Scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Boston, v. 74, n. 1, p. 75-87, 1996a.
  • KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. The Balanced Scorecard: translating strategy into action. Boston: Harvard Business School Press, 1996b.
  • MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A. Gerência da mudança tecnológica na indústria brasileira: aspectos organizacionais e programas de qualidade - metodologia da pesquisa. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 1992. (Memorando Técnico do Departamento de Engenharia Industrial).
  • MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A., CHAMONE, Sérgio G. Total quality strategies in industry: the experience of two multinationals in Brazil. Quality Management Journal, v. 1, n. 3, p. 57-79, 1994.
  • MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A., LUCAS, Débora C. Práticas gerenciais de qualidade das empresas líderes no Brasil Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996a.
  • MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A., LUCAS, Débora C. Key quality management practices of leading firms in Brazil: findings of a pilot-study. The TQM Magazine, v. 8, n. 4, p. 55- 70, 1996b.
  • MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A., RATTON, Cláudio A. Performance measurement systems for effective customeroriented quality improvement strategies: findings of research on performance measurement practices of leading firms in Brazil. EURO XV/INFORMS XXXIV Joint International Meeting Final Program, 1997, Barcelona, Espanha, p.149.
  • NADLER, David A. et al. Organizational architecture: designs for changing organizations San Francisco: Jossey-Bass, 1992.
  • RATTON, Cláudio Arruda. Sistemas de medição do desempenho: o estado da arte em empresas líderes no Brasil. Dissertação (Mestrado em Gerência da Produção) Departamento de Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1998.
  • RUST, Roland T., ZAHORIK, Anthony J., KEININGHAM, Timothy L. Return on quality: measuring the financial impact of your company's quest for quality. Chicago: Probus, 1994.
  • SINK, D. Scott, MORRIS, William T. By what method?: Have you developed the skills and knowledge to lead large-scale quality and productivity efforts? Norcross, GA: Institute of Industrial Engineers Management Press, 1995.
  • SINK, D. Scott, TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medição para a performance Tradução por Elenice Mazzilli e Lúcia Faria Silva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1993.
  • THOR, Carl G. The measures of success: creating a high performing organization. New York: John Wiley & Sons, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br