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O impacto da tecnologia de informação na estratégia dos bancos

Resumos

O potencial da Tecnologia de Informação (TI) em capacitar e sustentar estratégias e sucesso organizacional está centrado na capacidade de seus dirigentes perceberem o valor e os impactos dos investimentos em TI nos negócios. Neste artigo, analisam-se as percepções dos executivos de bancos brasileiros e norte-americanos quanto aos impactos da TI nas variáveis estratégicas organizacionais. O estudo revela semelhança de percepção entre executivos brasileiros e norte-americanos e também entre executivos das áreas de TI e de outras áreas. Quatro variáveis afetadas pela TI são os principais determinantes da competitividade na indústria bancária: requisitos de governos e países; clientes; estrutura de custos e capacidade; produtos e serviços.

TI; investimentos em TI; impacto da TI; bancos; competitividade


The Information Technology (IT) potential in supporting strategies and the organizational success is based on executives' ability in perceiving the value and effects of IT investments in businesses. In this article, Brazilian and North-American banking executives perceptions are analyzed with regard to IT effects in the strategic organizational variables. The study points out the similarity of perception among Brazilian and North-American executives as well as among executives of IT areas and other areas. Four variables affected by IT are the main determinants of competitiveness in the banking industry: governments and countries' requirements; clients; cost structure and capacity; products and services.

IT; IT investment; IT impact; banking; competitiveness


GESTÃO DA INFORMAÇÃO

O impacto da tecnologia de informação na estratégia dos bancos

Antonio Carlos Gastaud MaçadaI; João Luiz BeckerII

IMestre em Administração pela UFRGS, Doutor em Administração pela UFRGS e Professor Adjunto do DCEAC da FURG. E-mail: acgmacada@adm.ufrgs.br

IIMestre em Matemática Aplicada pelo IMPA, Ph.D. em Administração pela UCLA e Professor Titular da EA da UFRGS. E-mail: jlbecker@adm.ufrgs.br

RESUMO

O potencial da Tecnologia de Informação (TI) em capacitar e sustentar estratégias e sucesso organizacional está centrado na capacidade de seus dirigentes perceberem o valor e os impactos dos investimentos em TI nos negócios. Neste artigo, analisam-se as percepções dos executivos de bancos brasileiros e norte-americanos quanto aos impactos da TI nas variáveis estratégicas organizacionais. O estudo revela semelhança de percepção entre executivos brasileiros e norte-americanos e também entre executivos das áreas de TI e de outras áreas. Quatro variáveis afetadas pela TI são os principais determinantes da competitividade na indústria bancária: requisitos de governos e países; clientes; estrutura de custos e capacidade; produtos e serviços.

Palavras-chave: TI, investimentos em TI, impacto da TI, bancos, competitividade.

ABSTRACT

The Information Technology (IT) potential in supporting strategies and the organizational success is based on executives' ability in perceiving the value and effects of IT investments in businesses. In this article, Brazilian and North-American banking executives perceptions are analyzed with regard to IT effects in the strategic organizational variables. The study points out the similarity of perception among Brazilian and North-American executives as well as among executives of IT areas and other areas. Four variables affected by IT are the main determinants of competitiveness in the banking industry: governments and countries' requirements; clients; cost structure and capacity; products and services.

Key words: IT, IT investment, IT impact, banking, competitiveness.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
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