Acessibilidade / Reportar erro

Uma tarefa desafiadora

EDITORIAL

Uma tarefa desafiadora

Fábio Vilas-Boas

Salvador, BA

Correspondência Correspondência Fábio Vilas-Boas Av. Juracy Magalhães Jr. 2096/610 CEP 41920-900 – Salvador, BA E-mail: fabiovboas@cardiol.br

Quando aceitei assumir a função de Editor dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia sabia que seria uma tarefa desafiadora. Nossos objetivos foram definidos claramente, dentro de um projeto bem mais amplo, que envolve várias ações com um objetivo comum: elevar o fator de impacto dos Arquivos.

Para quem não sabe o que isso significa, o fator de impacto é um coeficiente entre o número de vezes que os Arquivos são citados em um determinado ano, em relação ao número de artigos publicados. Quanto maior o fator de impacto, maior a chance de recebermos melhores publicações e passarmos a fazer parte da elite das revistas médicas internacionais, que são aquelas classificadas no ISI (Thomson scientific).

Por que, enfim, o leitor habitual, que não é pesquisador, deveria se importar com isso? Por vários motivos. O processo de elevação do impacto envolve a melhora da qualidade dos artigos publicados e a melhora da estrutura interna da revista. As diversas ações que serão necessárias para atingir esse objetivo farão com que o leitor sinta uma diferença gradual na revista. Esse processo já havia sido iniciado nas duas últimas gestões, e nossa tarefa será evitar solução de continuidade. Para tanto, dentre várias ações, convidamos a futura Editora dos Arquivos para se juntar a esse projeto, reformulamos a editoria de área, o conselho editorial e o conselho de revisores.

Outras ações vêm sendo realizadas em âmbito internacional para ampliar o alcance dos Arquivos. Porém, o dever de casa não tem sido feito por nós, os brasileiros. Seria muito importante que os autores brasileiros que estão publicando em revistas internacionais se preocupassem em citar os Arquivos. Citar artigos de colegas de outro grupo nacional é uma atitude enobrecedora, que eleva o valor do artigo original na medida em que contribui para que a Cardiologia do seu país se torne mais respeitada internacionalmente. A interpretação internacional é de que, se está havendo citações, é porque está havendo pesquisa no nosso país, e isso é bom para todos!

Nossos planos incluem ainda a criação da condição de "artigos em prioridade" (o que os americanos chamam de "fast track"). Todos os autores com artigos de alta relevância receberão a garantia de publicação em dois meses, assim como publicação on-line antes de impressa. Todos os ganhadores de prêmios em congressos da SBC ou de seus departamentos e grupos de estudos se qualificarão para essa condição. Estamos nos esforçando para reduzir o tempo entre submissão e publicação, mas o principal atraso ainda se verifica no retorno do próprio autor, quando das adequações do texto solicitadas pelo revisor. Criaremos um sistema de acompanhamento on-line da situação do artigo, por meio do qual o autor poderá saber em que estágio se encontra a sua revisão e fazer cobranças do andamento.

Manteremos a premiação de melhor artigo publicado, que será entregue em jantar de gala no final do ano, com a participação dos principais pesquisadores e Chefes dos Serviços que mais publicaram nos Arquivos durante o ano.

Assim, em nome de todo o corpo editorial da revista, convido a continuarem lendo os Arquivos e, sobretudo, enviando os seus artigos para publicação. Sintam-se à vontade para dirigir suas queixas e sugestões para o meu endereço pessoal.

Cordialmente,

Fábio Vilas-Boas

Editor – Chefe

  • Correspondência

    Fábio Vilas-Boas
    Av. Juracy Magalhães Jr. 2096/610
    CEP 41920-900 – Salvador, BA
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      30 Mar 2006
    • Data do Fascículo
      Mar 2006
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br