Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Reels, uma Complicação Rara Relacionada aos Dispositivos Cardíacos

Marca-Passo Artificial; Radiografia/utilização; Coração Auxiliar

Paciente do sexo feminino, 67 anos de idade, com implante de marca-passo feito há 4 dias atrás (A), apresentou-se ao departamento de emergência relatando a percepção de contrações musculares no lado direito do tórax. A paciente não apresentava dor torácica, dispnéia ou palpitações e o exame físico não demonstrou nenhuma alteração. O eletrocardiograma mostrou ausência sensorial e na estimulação atrial e ventrícular direita. O raio X mostrou deslocamento dos eletrodos projetados no átrio direito e veia cava superior (B) a razão pela qual a paciente foi admitida no serviço de cardiologia, para que os cabos-eletrodos fossem reposicionados.

Poucos meses depois, a paciente apresentou os mesmos sintomas e a radiografia mostrou, novamente, deslocamento de ambos os eletrodos (C).


Radiografia de tórax após o implante de marca-passo (A); quatro dias depois, a radiografia mostrou deslocamento dos cabos-eletrodos no átrio direito e veia cava superior e ambos estavam enrolados ao redor do gerador de marca-passo (B). Alguns meses depois, a radiografia mostrou deslocamento dos eletrodos novamente (C).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2015

Histórico

  • Recebido
    17 Jul 2014
  • Revisado
    18 Set 2014
  • Aceito
    21 Out 2014
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br