Acessibilidade / Reportar erro

ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL * * Trabalho apresentado no I Encontro de Educação de Enfermagem, realizado de 27 a 30 de abril de 1979, em São Paulo. Esse tema deveria ser específico a área de enfermagem psiquiátrica, no entanto, abordamo-lo em seus aspectos gerais.

Some aspects of teaching-service integration

Resumos

Este trabalho procura analisar a situação da docente de enfermagem e os três papéis que deve desempenhar: docência, assistência e pesquisa. Além disso, ainda existem os papéis que desempenha como pessoa humana, inserida num contexto social Analisa as motivações internas e externas e os conflitos e sentimentos que levam a docente a fugir de realização de algum desses papéis. Não tem resposta para as questões levantadas, porém sugere que um trabalho intenso, na prática e o auto-conhecimento, aliados à humildade ajudarão a enfermeira-docente a ser mais realista e a procurar um equilibrio.


This article analyzes the situation of the nursing educator and the three roles she should carry out: teaching, nursing service and research. Besides these roles are those she should carry out as human being in a social context. The internal and external motivation and the conflicts and feelings that cause an educator to avoid carrying out some of these roles are analyzed. No answer is given for the questions raised; however, it is suggested that an intense, humble study of experience, with self analysis, would help the nursing educator to be more realistic and to come to an equilibrium.


Texto disponível apenas em PDF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1980
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br