Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de lesões mamárias e microcalcificações com 99mTc-timina

RESUMOS DE TESES

Estudo de lesões mamárias e microcalcificações com 99mTc-timina.

Autora: Monica Pires Ribeiro.

Orientadora: Bianca Gutfilen.

Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

Na última década, alguns métodos de imagem, incluindo a ultra-sonografia, a ressonância magnética, a cintilografia utilizando o SPECT e a tomografia por emissão de pósitrons (PET), têm auxiliado a mamografia na detecção do câncer de mama. O objetivo deste trabalho com cintilografia mamária foi avaliar a captação do radiofármaco 99mTc-timina nas microcalcificações malignas e nas lesões palpáveis e impalpáveis malignas da mama, permitindo diferenciá-las das benignas.

Foram estudadas 45 pacientes submetidas a cintilografia mamária com 99mTc-timina. A maioria das pacientes (64%) apresentava lesão mamária impalpável, sendo os achados mais freqüentes grupamentos de microcalcificações na mamografia, nódulos impalpáveis ou assimetria focal. Os resultados da cintilografia foram comparados ao diagnóstico histopatológico em 33 pacientes submetidas a biópsia percutânea ou cirurgia e ao acompanhamento por dois anos, em outras 12 pacientes. Dos dez casos de câncer, sete tiveram captação de 99mTc-timina. Houve três casos de cintilografia com resultados falso-negativos e quatro casos falso-positivos. Os resultados falso-positivos foram alterações fibrocísticas da mama, fibroadenoma e hiperplasia atípica. Nessa casuística, a cintilografia com 99mTc-timina apresentou 70% de sensibilidade e 88% de especificidade. Esses resultados estão de acordo com os relatados por outros pesquisadores utilizando 99mTc-sestamibi, nesses mesmos tipos de lesões mamárias.

Concluímos que o radiofármaco 99mTc-timina se fixa, preferencialmente, nas lesões malignas palpáveis e impalpáveis da mama, assim como nas microcalcificações malignas, permitindo o diagnóstico diferencial com lesões benignas da mama. Houve boa correlação entre o diagnóstico da cintilografia com 99mTc-timina e a histopatologia das lesões estudadas, o que torna promissor o estudo de lesões mamárias iniciais palpáveis e impalpáveis com 99mTc-timina.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jan 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br