Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO - PARA QUÊ?

A necessidade de avaliação dos Cursos de Graduação tem sido enfatizada por vários órgãos e entidades governamentais, pela imprensa, pelas entidades de classe, etc.

No que diz respeito ao Ensino Médico, esta medida impõe-se, sobretudo, pelo grande número de escolas médicas surgidas no país nos últimos anos, muitas das quais sem condições mínimas de funcionamento

Na UNICAMP, o diagnóstico das distorções existentes no Curso de Medicina, obtido pela utilização de instrumentos como seminários de ensino médico e questionários, revelou a necessidade de uma série de medidas que foram efetivadas de 1985 a 1987, visando a melhoria de qualidade do curso.

A partir de 1987, sentiu-se a necessidade de que fossem estabelecidos critérios mais objetivos de avaliação, através dos quais fosse possível detectar o impacto das mudanças realizadas na formação do profissional, mas também, a obtenção de um segmento a médio e longo prazos, da qualidade dos recursos humanos que estariam sendo formados naquela Universidade.

Dentro desta perspectiva, a Comissão de Ensino de Graduação do Curso de Medicina implantou uma forma de avaliação permanente de seu curso, com o objetivo de permitir uma análise mais científica do produto final, o médico que está sendo formado.

A partir de consulta à comunidade da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), realizada através de Simpósio de Educação Médica e de consulta às entidades representativas dos estudantes e professores, CAAL e ADUNICAMP, e com a aprovação da Congregação da Faculdade, foi elaborado um questionário que foi aplicado aos alunos de 1a a 6a série, com o objetivo de fazer o diagnóstico do curso quanto a sua qualidade e a sua adequação à proposta pedagógica estabelecida.

No XXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de outubro de 1988, houve grande solicitação, do questionário supramencionado, por parte dos professores e alunos presentes ao evento, o que determinou a decisão de publicá-lo na Revista da ABEM. A avaliação deve ser pensada como uma das formas, que tem a instituição responsável pelo curso, de prestar contas à sociedade, sobre sua atuação na formação de recursos humanos.

Os autores entendem que, o processo supramencionado, deve ser visto como uma possibilidade diagnóstica, para transformação de uma realidade, e não servir como mais um instrumento de punição.

Finalmente, lembram que a avaliação deve atender às diferentes necessidades e especificidades regionais, devendo ser individualizada para cada Escola Médica.

Desta forma, a publicação deste, deve ser vista apenas como uma contribuição inicial, que poderá servir de ponto de partida para a confecção de outros instrumentos de avaliação.

"Questionário utilizado na avaliação do Curso Médico da UNICAMP"

Avaliação do Curso Médico - UNICAMP

Pesquisa de opinião - “Curso de Medicina em revisão: papel e qualidade”

DADOS PESSOAIS

Série: _______________________________

Sexo:________________________________

Idade: _______________________________

Data:________________________________

Cidade -de Procedência: _______________________________

Prezado(a) Aluno(a)

Avaliar é buscar indagações que nos oriente na busca de alternativas mais adequadas, mais satisfatórias e coerentes com os objetivos propostos.

Ao realizar uma avaliação escolar deve-se ter a consciência de que não vamos eliminar o jogo de poder que permeia as relações dentro da escola, mas que teremos que lidar com ele, que teremos instancias de enfrentamento para conseguirmos de fato, aquilo que buscamos - um ensino que satisfaça aos interesses dos alunos, professores e sociedade.

Assim, um controle de qualidade do Curso Médico e um padrão de competência cada vez mais alto, tendo em vista a proposta pedagógica da FCM, só poderão ser exigidos a partir de informações que nos indiquem as dificuldades de efetivação de tal proposta.

Este questionário tem por finalidade levantar dados para um diagnóstico do Curso Médico, como um todo. Mas, para que tenhamos um diagnóstico verdadeiro, será preciso que nos fundamentemos na realidade e para isso, precisamos de sua colaboração no sentido de responder de maneira criteriosa o questionário em anexo. Ao fazê-lo, não é necessário que você se identifique.

Suas respostas terão valor inestimável à medida que contribuirão não apenas para um melhor conhecimento da situação atual do seu curso de medicina, como também servirão para indicar caminhos que visem a melhoria da qualidade do ensino oferecido por essa Faculdade.

As informações a serem buscadas nesse questionário, deverão elucidar a realidade do Curso Médico/UNICAMP referente aos seguintes aspectos:

  1. Proposta Pedagógica

a.1. A proposta pedagógica da FCM/UNICAMP é "formar médicos generalistas voltados para as necessidades de saúde da população". Ela estava clara para você?

( ) sim ( )não ( )não sei

a.2. Ela aparece na prática pedagógica dos professores?

( ) sim ( )não ( )não sei

a.3. Essa linha de trabalho leva em conta as prioridades de saúde da população de Campinas e região?

( ) sim ( )não ( )não sei

a.4. Cite pelo menos 3 (três) dessas prioridades de saúde:

1._______________________________________________________________

2._______________________________________________________________

3._______________________________________________________________

a.5. Como você caracterizaria sua formação? Assinale uma ou mais opções:

( ) especialista

( ) generalista

( ) com consciência da realidade de saúde ( ) sem consciência da realidade de saúde ( ) deficiente

Por quê?____________________________________________________________

a.6. O seu curso médico favorece uma atitude crítica, isto é, forma no aluno a consciência do papel social do médico, despertando-o para a prática de uma medicina que atenda às necessidades de saúde da população carente?

( ) sim ( )não ( )não sei

a.7. O curso lhe possibilita a compreensão e crítica dos interesses mercantilistas que influenciam o trabalho médico?

( ) sim ( )não ( )não sei

a.8. Onde você gostaria de exercer sua profissão prioritariamente?

( ) grandes hospitais

( ) consultórios particulares

( ) empresas médicas

( ) centros e postos de saúde ( ) universidades

( ) outros

Por quê?_________________________________________________________

  1. Curso

b.1. Os ensinamentos que você está recebendo lhe dão segurança para um desempenho profissional dentro da proposta pedagógica da FCM (formar médicos generalistas voltados para as necessidades de saúde da população)?

( ) sim ( )não ( )não sei

b.2. Corno você classificaria a formação médica que está recebendo?

( ) adequada para enfrentar os problemas de saúde mais frequentes da população brasileira

( ) adequada em parte, para enfrentar os problemas de saúde mais frequentes da população brasileira

( ) não é adequada para enfrentar os problemas de saúde mais frequentes da população brasileira

b.3. Que critérios você utilizaria para avaliar o seu curso?

( ) qualidade das aulas

( ) empenho dos professores quanto a formação dos alunos

( ) relação médico/paciente

( ) relação aluno/aluno

( ) compatibilidade do tempo gasto com o curso e aprendizagens realizadas

( ) importância dos conteúdos

( ) formas e frequências das avaliações

( ) outros: Especifique-os___________________________________________

b.4. Que nota de zero a dez você daria a cada um desses critérios?

( ) qualidade das aulas

( ) empenho dos professores quanto a formação dos alunos

( ) relação professor/aluno

( ) relação médico/paciente

( ) relação aluno/aluno

( ) compatibilidade do tempo gasto com o curso e aprendizagens realizadas

( ) importância dos conteúdos

( ) formas e frequências das avaliações

( ) estágios

( ) outros: Especifique-os___________________________________________

b.5. Você desenvolve algum trabalho de pesquisa?

( ) sim ( )não

b.6 Se a resposta acima for negativa assinale urna ou mais das seguintes alternativas:

( ) porque não acho necessário

( ) porque não tive orientação para isso ( ) porque nunca pensei nisso

( ) porque não tenho tempo

( ) porque não me interessa

  1. Parte Teórica e Prática do Curso

Aponte os pontos positivos e negativos referentes à parte teórica do seu curso.

c.1. A parte teórica de seu curso orienta a prática médica?

( ) sim ( )não ( )em partes

Comentários: ____________________________________________________

c.2. A parte teórica do seu curso:

c.2.a. É excessiva e não prioriza conteúdos significativos para a prática médica?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

Comentários: ________________________________________________

c.2.b. É excessiva mas é significativa para a prática médica?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

Comentários: ________________________________________________

c.2.c. Não é excessiva e não é significativa para a prática médica?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

Comentários: ________________________________________________

c. 3. A parte teórica do seu curso garante a aquisição das competências que compõem a proposta pedagógica da FCM/UNICAMP?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

Comentários: ________________________________________________

Aponte os pontos positivos e negativos referentes à parte prática do seu curso:

c.4. A parte prática do seu curso:

( ) garante a aquisição das competências que compõem a proposta pedagógica da FCM/UNICAMP

( ) garante em parte a aquisição das competências que compõem a proposta pedagógica da FCM/UNICAMP

( ) não garante a aquisição das competências que compõem a proposta pedagógica da FCM/UNICAMP

c.5. Você se sente capacitado técnica e cientificamente para desempenhar as funções médicas?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

c.6. Se você sente necessidade de prática médica fora da FCM/UNICAMP assinale uma ou mais das alternativas abaixo: especificando o porquê:

( ) para complementar sua formação médica

( ) por necessidade econômica

( ) para iniciar mais cedo na prática médica

( ) outros: Especifique-os__________________________________________

  1. Metodologia

d.1. De modo geral qual é a principal forma de ministrar aulas, escolhida pelos seus professores?

Teórica Prática

( ) aula expositiva com audio-visuais ( ) laboratório

( ) aula expositiva sem audio-visuais ( ) enfermaria

( ) seminários ( ) ambulatório

( ) discussão em grupo ( ) centro cirúrgico

( ) discussão de temas ( ) outros

( ) estudo dirigido

( ) outros

d.2. Na aula prática você atua:

( ) como observador

( ) participando de fato

d.3. Qual a melhor forma de aula que você teve no seu curso, isto é, a que mais contribuiu para facilitar sua aprendizagem? ______________________________

d.4. Em termos de qualidade e de maneira geral, como você qualificaria o nível das aulas que você recebe?

( ) superior

( ) alto

( ) médio

( ) baixo

( ) inferior

  1. Carga horária

e.1. Quantas horas diárias, em média, o seu curso exige de você, com aula?

( ) 4 horas

( ) de 4 a 8 horas

( ) de 8 a 12 horas

( ) mais de 12 horas

e.2. Quantas horas diárias, em média, o seu curso exige de você no global?

( ) 8 horas

( ) de 8 a 12 horas

( ) de 12 a 16 horas

( ) mais de 16 horas

e.3. O tempo que você gasta é compatível com a aprendizagem que você realiza?

( ) sim ( ) não ( ) em partes

e.4. Levando em conta a importância dos conteúdos das disciplinas a carga horária, em média, é:

( ) suficiente

( ) insuficiente

( ) excessiva

e.5. Quais as disciplinas que mais sobrecarregam o curso? Enumerar em ordem decrescente:______________________________________________________

e.6. Cite quais atividades você desenvolve ou desenvolveu paralelas ao seu curso: ________________________________________________________________

  1. Avaliação

A avaliação da aprendizagem do aluno tem sido tomada como obrigatória e necessária ao longo da tradição histórica de nossas escolas.

f.1. Você sentiu-se, ao longo do curso médico adequadamente avaliado quanto:

f.1.a. Ao programa teórico?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

f.1.b. Ao programa prático?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

f.2. Do seu ponto de vista, o que as avaliações avaliam, de fato?

( ) o que você sabe

( ) o que você não sabe

( ) o raciocínio

( ) a memorização

( ) pontos essenciais e relevantes para a sua formação

( ) outros

f.3. Para que serve a avaliação do jeito que é realizada?

( ) para detectar falhas e corrigí-las

( ) para orientar melhor o programa das disciplinas tendo em vista a formação do médico geral

( ) para verificar se as competências definidas pelo curso da FCM estão sendo adquiridas

( ) para verificar se o aluno está assimilando o que está sendo ensinado

( ) para punir o aluno por aprendizagens não realizadas

( ) outros

f.4. O modo pelo qual você é avaliado, garante a você a certeza de ter adquirido as competências específicas definidas como prioritárias à formação geral do médico?

( ) sim ( ) não ( ) em parte

f.5. Do seu ponto de vista qual a melhor forma de ser avaliado?

( ) prova escrita

( ) prova oral

( ) prova prático/oral

( ) entrevista

( ) conceito

( ) uma ou várias discussões durante o curso

( ) auto-avaliação

Apresente sugestões:_ ______________________________________________

f.6. Tendo em vista garantir sua qualidade profissional, com qual freqüência você deve ser avaliado?

( ) continuamente

( ) semanalmente

( ) mensalmente

( ) ao final de cada módulo ou estágio

( ) ao final do semestre

f.7. O tempo utilizado para realizar as provas tem sido:

( ) suficiente

( ) insuficiente

( ) excessivo

  1. Professores

g.1 . Utilize-se dos adjetivos (todos, muitos, poucos e nenhum) para descrever seus professores tendo em vista os pontos abaixas:

( ) claros em suas ideias

( ) dedicados ao ensino

( ) preocupam-se com a formação geral do aluno

( ) acatam sugestões dos alunos

( ) são críticos

( ) respeitam os alunos como pessoas

( ) fazem-se respeitar pelos alunos

( ) usam de seu poder para subjugar o aluno

( ) dominam a matéria mas não sabem dar aula

( ) sabem dar aula mas não dominam a matéria

( ) não sabem dar aula e não dominam a matéria

( ) interessados nas questões de ensino

( ) comprometidos com a qualidade profissional que eles ajudam a formar

g.2. Utilize-se dos adjetivos (todos, muitos, poucos e nenhum) para indicar se a postura de seus professores incentiva:

( ) o gosto pelo curso

( ) o não gosto pelo curso

( ) atitudes críticas dos alunos referentes ao curso

( ) atitudes críticas dos alunos em relação à vida

( ) o respeito pelo paciente enquanto paciente

( ) o respeito pelo paciente enquanto ser complexo pertencente a um contexto social específico

( ) o gosto pela pesquisa

( ) a realizar alguma pesquisa dentro do seu curso

g.3. Você sente em seus professores a preocupação de instrumentalizar os alunos com conhecimentos essenciais

e necessários ao médico?

( ) todos ( ) muitos ( ) poucos nenhum

g.4. Você conhece as pesquisas realizadas e que estão realizando seus professores?

( ) sim ( ) não ( ) algumas

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jul 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Dec 1990
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 , Asa Norte | CEP: 70712-903, Brasília | DF | Brasil, Tel.: (55 61) 3024-9978 / 3024-8013 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com