Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de proteínas do fluido peritoneal pela técnica de eletroforese em mulheres inférteis com endometriose

Resumo de Tese

Estudo de Proteínas do Fluido Peritoneal pela Técnica de Eletroforese em Mulheres Inférteis com Endometriose

Autor: Fernando Monteiro de Freitas

Orientador: Profa Dra Anaglória Pontes

Tese apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia, Área de Concentração em Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu ¾ UNESP, para obtenção do Título de Doutor, em 29/4/98.

Estudou-se a concentração de proteínas no "pool" de fluídos peritoneais de grupos de mulheres férteis (5), mulheres inférteis de causa desconhecida (5) e de mulheres inférteis com endometriose (5). O fluido peritoneal foi coletado através de laparoscopia. O grupo de mulheres com endometriose e infertilidade apresentava os estágios I e II da classificação revisada da "American Fertility Society". As proteínas identificadas pela técnica de eletroforese unidimensional com o gel de poliacrilamida 10% foram as de peso molecular 21-kd, 51-kd, 107-kd e 127-kd. Não houve diferença significativa entre as concentrações de proteínas nos diferentes grupos, sendo que o maior percentual de concentração proteica foi a de 51kd e a menor de 21kd, ambos no "pool" de pacientes inférteis com endometriose. Necessitam de maior confirmação as evidências encontradas de que a infertilidade dos grupos estudados possa estar correlacionada com as alterações do perfil de proteínas do líquido peritoneal. As concentrações protéicas no "pool" dos fluidos peritoneais dos grupos estudados são sugestivas de que a infertilidade de causa infertilidade com a endometriose sejam o espectro da mesma doença. Outras pesquisas são necessárias para confirmar ou afirmar esta suposição.

Palavras-chave: Endometriose. Implante endometriótico. Fluido peritoneal. Análise protéica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Mar 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br