Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos distúrbios hiperglicêmicos na função do assoalho pélvico na gestação

Influence of pelvic floor function hyperglycemic disorders in pregnancy

RESUMO DE TESE

Influência dos distúrbios hiperglicêmicos na função do assoalho pélvico na gestação

Influence of pelvic floor function hyperglycemic disorders in pregnancy

Autora: Vanessa de Oliveira Sousa

Orientador: Prof. Dr. Adriano Dias

Co-orientadora: Profa. Dra. Angélica Mércia Pascon Barbosa

OBJETIVO: verificar a associação entre a ocorrência de IU e função muscular do AP com os distúrbios hiperglicêmicos gestacionais.

MÉTODOS: o estudo foi desenvolvido no Ambulatório de Pré-Natal do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/UNESP e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu (protocolo no. 426/08). As gestantes foram avaliadas pela palpação digital, perineometria e eletromiografia (EMG). No primeiro momento da avaliação (M1), entre a 24a e 32ª semanas gestacionais, avaliamos 115 gestantes divididas em dois grupos, 82 gestantes normoglicêmicas (NG) e 33 hiperglicêmicas (HG), e no segundo momento (M2), entre a 34a e 38a semana gestacional, 38 e 28 NG e HG, respectivamente, retornaram para continuar as avaliações. A análise estatística foi realizada com nível de significância de 5%.

RESULTADOS: as hiperglicêmicas apresentaram idade cronológica e gestacional mais avançadas, além de menor estatura. Houve diferença significativa na distribuição peso-altura entre os grupos no M1. Não houve diferença entre os grupos, no M2 quanto à ocorrência de IU. Na análise intergrupos da palpação digital, observamos redução da força muscular, enquanto que algumas mantiveram ou aumentaram. Na comparação das avaliações com perineômetro e EMG, entre e intragrupos, não houve diferenças significativas.

CONCLUSÃO: no presente trabalho, não houve diferença estatística entre os grupos NG e HG.

Palavras-chave: Diabete; Gestação; Assoalho pélvico

Keywords: Diabetes; Pregnancy; Pelvic floor

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, para obtenção do título de Doutor, em 1 de março de 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br