Resumos
Objetivou-se caracterizar através do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o funcionamento afetivo de 50 crianças com idade entre 8 e 12 anos, de ambos os sexos, com nível intelectual médio. Elas foram distribuídas em dois grupos de 25 sujeitos, um deles com atraso escolar, e o outro grupo apresentando desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada. Observou-se através destas técnicas que o rendimento escolar rebaixado nas crianças do grupo com atraso escolar pareceu relacionado a sentimentos de fracasso e a uma auto-imagem depreciativa. No grupo de crianças sem atraso escolar predominou, uma melhor utilização dos recursos intelectuais e afetivos, contudo associado a elevado nível de exigência. O estudo das variáveis afetivas e sua associação ao rendimento escolar puderam favorecer uma compreensão mais aprofundada da maneira como as crianças estão experimentando esta etapa do desenvolvimento.
rendimento acadêmico; dificuldade de aprendizagem; técnicas projetivas
Using the House-Tree-Person Drawing (HTP) and the Color Pyramid Test (CPT) we aimed at characterizing the affective behavior of 50 children of average intellectual level, male and female, aged from 8 to 12 years. Two groups of 25 subjects each were formed: one presenting school delay and another with satisfactory school performance and age compatible with school grade. The used techniques showed that low school performance among the children with school delay seemed to be related to feelings of failure and a low self-esteem. In the group with no school delay prevailed a better use of affective and intellectual resources, but associated to high demand. The study of affective variables and their association with school performance lead to a deeper understanding of the way the children are experiencing their developing stage.
academic achievement; learning disabilities; projective personality measures
ARTIGOS
Aspectos afetivos e o desempenho acadêmico de escolares* * Trabalho desenvolvido como o apoio financeiro da FAPESP. Parte deste material foi apresentado na Dissertação de Mestrado: Crianças com atraso escolar: avaliação psicológica através do HTP e TPC, pela primeira autora, sob orientação da segunda. As demais autoras foram bolsistas de um projeto integrado do CNPq.
Affective behavior and academic achievement
Adriana Vilela Jacob1 1 Endereço: Rua João José Rofrigues de Moraes, 312, City Ribeirão. CEP: 14021-340 Ribeirão Preto ¾ SP. E-mail: oacintra@keynet.com.br ; Sonia Regina Loureiro; Edna Maria Marturano; Maria Beatriz M. Linhares; Vera Lúcia Sobral Machado
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
RESUMO
Objetivou-se caracterizar através do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o funcionamento afetivo de 50 crianças com idade entre 8 e 12 anos, de ambos os sexos, com nível intelectual médio. Elas foram distribuídas em dois grupos de 25 sujeitos, um deles com atraso escolar, e o outro grupo apresentando desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada. Observou-se através destas técnicas que o rendimento escolar rebaixado nas crianças do grupo com atraso escolar pareceu relacionado a sentimentos de fracasso e a uma auto-imagem depreciativa. No grupo de crianças sem atraso escolar predominou, uma melhor utilização dos recursos intelectuais e afetivos, contudo associado a elevado nível de exigência. O estudo das variáveis afetivas e sua associação ao rendimento escolar puderam favorecer uma compreensão mais aprofundada da maneira como as crianças estão experimentando esta etapa do desenvolvimento.
Palavras-chave: rendimento acadêmico; dificuldade de aprendizagem; técnicas projetivas.
ABSTRACT
Using the House-Tree-Person Drawing (HTP) and the Color Pyramid Test (CPT) we aimed at characterizing the affective behavior of 50 children of average intellectual level, male and female, aged from 8 to 12 years. Two groups of 25 subjects each were formed: one presenting school delay and another with satisfactory school performance and age compatible with school grade. The used techniques showed that low school performance among the children with school delay seemed to be related to feelings of failure and a low self-esteem. In the group with no school delay prevailed a better use of affective and intellectual resources, but associated to high demand. The study of affective variables and their association with school performance lead to a deeper understanding of the way the children are experiencing their developing stage.
Key words: academic achievement; learning disabilities; projective personality measures.
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Recebido em 22.12.1998
Primeira decisão editorial em 01.12.1999
Versão final em 28.01.2000
Aceito em 10.02.2000
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Fev 2013 -
Data do Fascículo
Ago 1999
Histórico
-
Recebido
22 Dez 1998 -
Revisado
28 Jan 2000 -
Aceito
10 Fev 2000