Acessibilidade / Reportar erro

Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Por/By: Cláudia Hilsdorf Rocha

CNPq - LAEL-PUC/SP. E-mail: claudiahrocha@hotmail.com

BARBARA, Leila e Rosinda de Castro Guerra RAMOS (orgs.) 2003. Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras. Coleção As Faces da Lingüística Aplicada, 367 p.

Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas, coletânea organizada por Leila Barbara e Rosinda de Castro Guerra Ramos, ambas docentes do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, e patrocinada pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, marca o 80° aniversário de Maria Antonieta Alba Celani, a quem John Holmes (University of Leeds) respeitosamente referiu-se como "um dos membros mais influentes, entusiásticos e comprometidos da comunidade acadêmica".

Quinto volume da coleção As Faces da Lingüística Aplicada, a referida obra é um tributo à inestimável contribuição de Celani ao ensino de línguas modernas no Brasil, que culmina com a elaboração dos PCN-LE, em parceria com Luiz Paulo da Moita Lopes, como também à sua valorosa atuação na área de formação de professores de ensino fundamental e médio da rede pública, que brilhantemente concretiza-se com a implementação do Programa de Formação Contínua do Professor de Inglês, em conjunto com a Cultura Inglesa.

Reunindo trabalhos de profissionais que atuam e/ou atuaram ao lado de Celani, a obra constitui-se de artigos e pesquisas que se fundamentam, entre outros, em autores como Vygotsky (1934/1998 e 1998), Schön (1983,1987), Smyth (1992) e Kemmis (1987), Habermas (1984), Bredo e Feinberg (1982), Freeman (1992), Magalhães (1994,1998). Os textos destacam-se pela qualidade, atualização, consistência, e certamente fazem jus à competência e profissionalismo de cada um de seus autores. A coletânea é, acima de tudo, um presente ao leitor, a quem é oferecida a oportunidade de vivenciar, através dos textos, um processo de reflexão e aprimoramento, compartilhando, assim, de um dos propósitos maiores de Antonieta Celani: promover reflexão, ação e mudanças no ensino de línguas no Brasil.

Enfocando aspectos do ensino de inglês geral e para fins acadêmicos e buscando promover um equilíbrio maior no que se refere à ainda dicotô Notas sobre Livros/Booknotes mica relação entre teoria e prática dentro deste contexto, o livro reúne artigos que abordam as principais características e resultados do já mencionado Programa de Formação Contínua, bem como relata decorrentes mudanças com relação à sala de aula e à atuação de professores participantes. A obra inicia-se com uma Apresentação das organizadoras. A Parte 1 do Livro - Os PCN's traz um artigo de Moita Lopes, em que o autor enfatiza o papel educacional e sócio-político do inglês no currículo escolar e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os demais artigos que completam a coletânea são de autoria de Ana Maria Affonso Cunha, Ângela Brambilla C.T. Lessa, Cleide Diniz Coelho Cortez, Fernanda Coelho Liberali, Heloisa Collins, Lizika P. Goldchleger, Luciana Penna, Maria Antonieta Alba Celani, Maria Aparecida Gazotti-Vallim, Maria Bernadete Nogueira de Souza, Maria Cecília Camargo Magalhães, Maria Cristina Damianovic, Maria Luiza Mendonça, Maximina Maria Freire, Myriam Brito C. Nunes, Rosinda de Castro Guerra Ramos, Solange Teresinha R. de Castro, Tânia Regina de S. Romero, Vera Cabrera Duarte e Vera Lúcia N. Almansa Lurif.

Dois artigos, que tratam respectivamente da história do Projeto COGESP e dos desafios referentes à formação de professores em contexto presencial e à distância, compõem a Parte 2 da obra, intitulada O Programa e o Curso. Uma coletânea de sete artigos, que em sua essência reforça o papel da reflexão e da colaboração como elemento propulsor da transformação, forma a terceira parte da obra - O Curso. Sob o título Extensões do Programa, a quarta e última parte do livro consiste em quatro artigos que tratam, em sua maioria, de relatos de experiências pedagógicas e investigações científicas dentro do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Referências bibliográficas valiosas e inspiradoras encontram-se ao final de cada artigo e dados concisos sobre os vinte e dois autores cujos trabalhos compõem a coletânea finalizam a obra.

Em suma, Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas, por seu conteúdo e por sua proposta, constitui obra de indiscutível valor para todo e qualquer profissional engajado no ensino de línguas e na área de formação de professores, que fortemente acredite que teoria, pesquisa e prática devem e podem se completar e que as mudanças são reflexo da união de forças, da colaboração, da reflexão e da ação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Nov 2004
  • Data do Fascículo
    Jun 2004
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br