Acessibilidade / Reportar erro

Identidades: recortes multi e interdisciplinares

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Por/By: Eudes C. Vieira da Silva

IC-GRAD-LAEL/PUC-SP. E-mail: eudes_free@yahoo.com.br

MOITA LOPES, Luiz Paulo da & Liliana Cabral BASTOS (orgs.) 2002. Identidades: Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas, SP: CNPq/ Mercado de Letras. ISBN 85-7591-005-1. 477p.

É bem verdade que a identidade do indivíduo em seu âmbito social, tem gerado um interesse cada vez maior por parte de pesquisadores das Ciências Sociais e Humanas e, para tanto, diversos estudos surgem a cada momento, buscando entender mais profundamente esta questão. Talvez por isso, os professores Luiz Paulo Moita Lopes e Liliana Cabral Bastos organizaram o livro Identidades - Recortes Multi e Interdisciplinares, que trata exclusivamente deste assunto, contemplado pelas mais variadas áreas de conhecimento. O volume é constituído por uma seleção de 21 textos dos 253 trabalhos que foram apresentados no Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, em 2001, onde autoridades pertencentes a campos de estudo como: Antropologia, Comunicação, Design, Educação, Geografia, História, Lingüística, Lingüística Aplicada, Literatura, Psicanálise, Psicologia, se encontraram e expuseram os resultados de seus estudos sobre o referido tema.

A obra, dividida em sete partes, agrupa grandes áreas temáticas e traz artigos de pesquisadores de diferentes campos de investigação, que trabalham com base em perspectivas interdisciplinares.

A Parte I do livro, intitulada Teorizações, apresenta diferentes dimensões da reflexão teórica sobre a questão da identidade e parte de estudos que advém da Geografia, Design, Psicologia Social e Lingüística. Os autores dos artigos deste capítulo - Rogério Haesbaert, Márcio Piñon de Oliveira, Luiz Antônio Luzio Coelho, Pedro M. Garcez, Elliot G. Mishler - discutem "questões centrais da teorização sobre identidade, tais como o tempo narrativo, o espaço, os objetos e a representação/identificação dos indivíduos" (p. 16) em seus trabalhos de pesquisa.

Na Parte II - Gênero, estão reunidas pesquisas das áreas de Antropologia, Literatura e Psicologia Social, que tematizam questões relativas a feminilidades e masculinidades e que têm "como objeto de estudo, ilustrações, textos escritos, relatos em entrevistas e interações face a face" (p. 18). Os artigos são de autoria de Maria Claudia Coelho, Pedro Carlos Louzada Fonseca, Michael Bamberg. A interdisciplinaridade das pesquisas pode ser exemplificada com o trabalho de Maria Claudia Coelho, da área da Antropologia. Em seu trabalho, a autora focaliza "a relação entre as práticas de presentear entre maridos e esposas e a construção das identidades de gênero com base na tradição de estudos antropológicos que têm tratado a dávida como um caminho para entender a vida social" (p. 18)

A terceira parte, Nacionalidades, é constituída por artigos das áreas de Literatura, Antropologia e Educação: mostra um estudo mais geral sobre a questão da nacionalidade, abrange ainda as nacionalidades portuguesa, peruana e brasileira. Seus autores são doutores e doutorandos da PUC-Rio, da USP e UFRGS: Giovanna Ferreira Dealtry, Maria de Lourdes Soares, Urpi Montoya Uriarte, Iole Maria Faviero Trindade.

A Parte IV, com o tema comum Subjetividades Contemporâneas, traz estudos da área da Literatura e da Psicologia Social, tendo como autores: Heidrun Krieger Olinto, Karl Erik Schollhammer e Monique Augras, da PUC-Rio.

Escola e Academia (Parte V) une três campos: Lingüística, Lingüística Aplicada e Educação. Esta parte do livro trata da identidade do professor na escola e na academia e do aprendiz no ensino universitário (de língua inglesa) da atualidade. Os autores dos artigos são: Rosa Maria Hessel Silveira, Maria Antonieta Alba Celani, Maria Cecília Camargo Magalhães, Kanavillil Rajagopalan, Solange Coelho Vereza.

A Parte VI discute Mídia e Tecnologia Audiovisual; traz artigos das áreas de Lingüística e Psicologia Social e tem como autores: Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, Maria Florentina A. Camerini e Solange Jobim e Souza.

E por fim a Parte VII, com o tema Saúde desenvolvida por meio de textos de Linguística, Psicanálise e Educação, trata do diferente, em relação aos que têm saúde: o paciente psiquiátrico (o esquizofrênico e o portador de doença bipolar) e o deficiente físico. Nos três artigos a condição permanente e absoluta dessa diferença é problematizada. Seus autores são: Marci Dória Passos, Maria Tavares Cavalcanti, Branca Telles Ribeiro, Diana de Souza Pinto, Maria Tereza Lopes Dantas, Eli T. Henn Fabris e Maura Corcini Lopes.

Os estudos reunidos neste livro, que contemplam pesquisadores das mais diversas áreas, buscam mostrar a temática da identidade sob perspectivas múltiplas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Nov 2004
  • Data do Fascículo
    Jun 2004
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br