Acessibilidade / Reportar erro

Experiências didáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos

Ramos, R. C. G.; Damião, S. M.; Castro, S. T. R.. Experiências didáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos. Campinas: Mercado de Letras, 2015. 978-85-7591-343-7. 212

Indagar, buscar, reformular, visando à busca incessante da reconstrução e da transformação, constituem a essência de toda ação reflexiva. (RAMOS, 2010______. Um olhar avaliativo para o Módulo Fundamentos para Avaliação e Preparação de Material Didático. In: CELANI, M. A. A. (org.). Reflexões e ações trans(formadoras) no ensino-aprendizagem de inglês. Campinas: Mercado de Letras, 2010., p. 71)

A formação de professores tem despertado pesquisas diversas no campo da Linguística Aplicada no Brasil por mais de duas décadas. A literatura especializada da área aponta para fatores que podem subsidiar o trabalho de formação do professor, seja de língua materna ou estrangeira, em sua ação pedagógica, como, por exemplo, pensar (criticamente) a formação como um processo contínuo; integrar as práticas de sala de aula, currículo e ensino; relacionar teoria e prática; entre outros. É importante ressaltar que as escolas precisam ser vistas como agências de transformação de conhecimento e o professor como um pesquisador de seu ambiente pedagógico.

No contexto dessa discussão, programas de formação inicial e continuada de professores se fazem necessários para que o professor possa melhor refletir sobre sua prática de sala de aula, o que poderá causar mudanças significativas em suas concepções de ensino e em suas ações pedagógicas, pois, concordando com (Ramos 2003RAMOS, R. C. G. Necessidades e priorização de habilidades: Reconstrução e reculturação no processo de mudança. In: CELANI, M.A.A. (org.). Professores e formadores em mudanças: Relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.), o professor de línguas (materna ou estrangeira) necessita ter mais consciência de seu contexto de atuação, das influências e restrições impostas por conhecimentos estabelecidos e ter mais controle sobre o direcionamento de suas ações para que, dessa forma, possa ser agente ativo dos próprios processos de construção e reconstrução de sua prática.

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica brasileira estudos sobre (e para) a formação inicial e continuada do professor de língua inglesa, a obra Experiências didáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos apresenta-se como singular, em qualidade e gênero, para a divulgação de experiências em contextos educacionais diversos vividas por profissionais de norte a sul do Brasil.

A coletânea foi organizada pelas professoras doutoras Rosinda de Castro Guerra Ramos, Silvia Matravolgyi Damião e Solange Teresinha Ricardo de Castro, que faleceu durante o processo de organização. Por essa razão, as professoras Rosinda Ramos e Silvia Damião fazem uma homenagem (mais que merecida!) à memória da professora Solange Castro, que muito contribuiu para a formação de professores no Brasil.

O livro, formado por nove artigos, com contribuições de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, se propõe a expandir e a divulgar trabalhos sobre a formação do professor no Brasil, trazendo reflexões pertinentes à Linguística Aplicada.

O artigo que abre a coletânea, intitulado Esferas sociais, gêneros discursivos e a construção da compreensão escrita em língua inglesa: uma experiência com alunos do 1o período do curso de Letras , é de autoria de Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ), que volta seu foco a uma proposta pedagógica para a construção da compreensão escrita em língua inglesa a partir dos gêneros das esferas jornalística, literária e acadêmica. A proposta foi aplicada no primeiro semestre de 2010, na disciplina Inglês I, do curso de Letras, habilitação em língua portuguesa e inglesa, de uma universidade federal do sudeste do Brasil. A autora ressalta que os alunos apresentam um domínio razoável ou avançado de inglês, pois as aulas são ministradas nessa língua estrangeira. Pautada na vertente sócio-histórica da linguagem do círculo de Bakhtin e na concepção bakhtiniana de gêneros discursivos, a autora aponta que a prática de leitura e escrita no Curso de Letras deve ser uma prática pedagógica que possa formar professores mais conscientes para suas futuras práticas de sala de aula. O artigo também apresenta o plano de curso com os objetivos, o conteúdo programático e a metodologia, tais quais adotados na disciplina pela autora e também pesquisadora.

O segundo artigo do livro é Construção da metacognição do futuro professor de inglês sobre sua aprendizagem linguística: implicações para a formação docente em cursos de Letras, de Solange Teresinha Ricardo de Castro (UNITAU), uma das organizadoras da obra. A autora traz os resultados de uma experiência de aprendizagem de inglês com professores pré-serviço na universidade, na qual atuou como docente e pesquisadora. Fundamentado nos pressupostos da teoria vygotskiana, o artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento linguístico-discursivo dos professores em formação inicial, além de trazer à sua reflexão, ou consciência, a relação entre a aprendizagem de inglês e as condições de ensino propiciadas. Alerta para a necessidade e a importância de se abrir espaços nas aulas de inglês de cursos de Letras para essas discussões, na tentativa de conscientizar o futuro professor dos processos de ensino e de aprendizagem.

O foco do terceiro artigo do volume em tela recai sobre a aprendizagem autônoma com interseções entre os estilos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem e a motivação. Em A base de apoio à aprendizagem autônoma como um ambiente propiciador de construção de novos conhecimentos, Walkyria Magno e Silva (UFPA) apresenta uma experiência de aprendizagem de inglês com dois alunos do curso de Letras, um atuando como tutor e outra como aluna, sendo ambos da Universidade Federal do Pará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de aprendizagem na Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA3), um espaço de aprendizagem criado pela pesquisadora, que funciona no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. A autora salienta a importância desse espaço alternativo no ensino-aprendizagem autônomo de inglês para a busca por mais conhecimentos e a viabilidade da BA3 como um ambiente produtivo, que precisa ser replicado no trabalho de outros tutores e outros alunos.

As narrativas no estudo das experiências de formação do professor de inglês, de Orlando Vian Jr. (UFRN), compõem o quarto artigo do livro. Nele, o autor apresenta a importância da narrativa como um macrogênero, a partir da concepção teórica de Martin e Rose (2005), na formação inicial ou continuada de professores de inglês, proporcionando oportunidades para sua própria reflexão. O estudo ressalta o modo de acesso ao conhecimento dos professores, como também os significados dos estudos relativos às experiências de ensino, aprendizagem e formação. Em sua fundamentação teórica, o autor apresenta os princípios da narrativa, aspectos da formação de professores e dimensões da educação linguística do professor de inglês como língua estrangeira. Em seguida, a abordagem metodológica é descrita com base em pesquisa-formação. Entre as considerações abordadas, aponta-se a importância do processo reflexivo na formação do professor de inglês para a compreensão de sua praxis pedagógica.

O quinto artigo da coletânea Por uma pedagogia de gêneros digitais para o ensino e educação inicial do professor de língua inglesa, de autorias de Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL) e Lucas Moreira dos Anjos-Santos (doutorando em Educação pela Monash University), traz um relato de experiência com alunos de inglês do curso de Letras de uma universidade pública do interior do Paraná a partir do uso de novas tecnologias. Os gêneros digitais Fórum de discussão educacional e Blog foram os selecionados para investigar o processo de (re)construção para o letramento digital. O plano de curso e parte da experiência vivenciada são descritos, além das questões pedagógicas. Os autores também ressaltam a importância de analisar o impacto e os papéis que esses gêneros exercem no contexto pesquisado.

Com Aprendizagem reflexiva online: alternativas pedagógicas para o ensino de leitura em língua estrangeira, a professora da UNICAMP, Denise Bértoli Braga, apresenta o sexto artigo da coletânea. A autora relata as reflexões teórico-metodológicas sobre o material digital que compõe um curso de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa, mediado pela internet, para alunos da graduação e pós-graduação na Instituição de Ensino Superior onde atua como professora e pesquisadora. Ademais, discute, ainda, os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa em questão, levando em consideração a noção de aprendizagem reflexiva, tendo como linha norteadora a noção de fala interna da teoria vygotskiana e a reflexão metacognitiva, centrada em questões pertinentes ao ensino de línguas. Em seguida, apresenta uma descrição do conteúdo programático do material e finaliza seu texto comentando vantagens e limitações do material digital elaborado para o curso.

O sétimo artigo dessa coletânea é de autoria de Silvia Matravolgyi Damião (ITA), uma das organizadoras da obra, e intitula-se Desenho de curso e recursos tecnológicos: harmonia ou caos? Seu objetivo é relatar uma experiência didática com alunos do segundo ano de graduação em engenharia na Instituição na qual atua como professora a partir da disciplina optativa "Prática de Inglês Oral". A autora salienta que sempre é realizado um levantamento das necessidades mais imediatas dos alunos no início de cada semestre, para que as tarefas do curso sejam traçadas. Ademais, os alunos são motivados a produzirem e editarem um vídeo (o que inclui a inserção de legendas e de dublagens, por exemplo) como tarefa final, a ser apresentado no final do semestre para a turma.

O penúltimo artigo da coletânea, escrito por Solange Aranha, da UNESP, intitula-se Conscientizar para produzir: um relato sobre a implantação de um curso de redação acadêmica em língua inglesa, cujo tema tem atraído cada vez mais pesquisadores. A autora relata a aplicação de um curso de escrita acadêmica em língua inglesa para alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. O curso foi implementado a partir da reformulação feita pela própria pesquisadora ao considerar as necessidades apontadas pelos discentes no questionário aplicado. Os relatos das primeiras aulas e exemplos de parágrafos escritos pelos alunos também são apresentados no artigo.

Finalizando o volume, tem-se o texto dos professores Rita Maria Diniz Zozzoli e Sérgio Ifa, ambos da UFAL, Ensino e aprendizagem de inglês para a comunidade de vila dos pescadores de Jaraguá. Os autores relatam uma experiência de um curso de inglês oferecido para uma comunidade de pescadores (Vila dos Pescadores) do bairro de Jaraguá, na cidade de Maceió. Trata-se de um subprojeto que está integrado ao projeto principal intitulado "Ensino e aprendizagem em comunidades de Maceió". As aulas aconteceram entre março e julho de 2010. Segundo Zozzoli e Ifa, esse subprojeto propiciou algumas reflexões críticas, como, por exemplo, a construção da cidadania crítica para uma parcela da sociedade sem acesso a alguns bens culturais privilegiados, tanto por parte dos professores que ministravam as aulas, quanto dos alunos/professores que observavam e participavam das discussões.

É possível perceber a relevância dessa coletânea no campo da Linguística Aplicada no Brasil, pois os artigos de professores e pesquisadores, de diversas Instituições de Ensino, de norte a sul do País, apresentam relatos diversos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa. Como bem salientam as organizadoras da obra na apresentação, "ler sobre essas experiências pode estimular o professor a buscar novos caminhos quando se defrontar com as práticas de sala de aula" (RAMOS; DAMIÃO; CASTRO, 2015, p.13). É uma obra que convida os leitores a olharem criticamente as ações ocorridas em contextos diversos, como sugere o título, na tentativa de desenvolver o pensamento reflexivo em práticas de sala de aula.

É importante ressaltar que, apesar de a obra estar direcionada para a prática pedagógica de língua inglesa no contexto brasileiro, isso não implica que profissionais de outras línguas estrangeiras não possam usufruir deste rico e vasto material, para que essas práticas sejam reduplicadas em outros contextos educacionais, que podem ir muito além das paredes da sala de aula tradicional. Ressalta-se, por fim, que os artigos desta coletânea ratificam a figura do professor como norteador no processo de ensino-aprendizagem e o ensino como uma prática reflexiva sobre (e na) a ação.

Referências bibliográficas

  • RAMOS, R. C. G. Necessidades e priorização de habilidades: Reconstrução e reculturação no processo de mudança. In: CELANI, M.A.A. (org.). Professores e formadores em mudanças: Relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
  • ______. Um olhar avaliativo para o Módulo Fundamentos para Avaliação e Preparação de Material Didático. In: CELANI, M. A. A. (org.). Reflexões e ações trans(formadoras) no ensino-aprendizagem de inglês. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
  • 1
    Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Inglês; contexto brasileiro.
  • 2
    Key-words: Teaching-learning; English language; Brazilian context.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2016

Histórico

  • Recebido
    Maio 2015
  • Aceito
    Set 2015
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br