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Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes

Evatuation of an University of the Third Age: students and former students' opinions

Resumos

Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

desenvolvimento adulto; educação de adultos; terceira idade; universidade da terceira idade


The objectives were to raise among students: a) which aspects of an University of the Third Age were appreciated and which were not; b) which aspects were considered easy or difficult; and c) possible differences among groups. A planned interview was used with 24 subjects divided into three groups: former students, present students and freshmen, aged 46 to 80. The results were submited to statistical and thematic content analysis.The most valued experiences were: theoretical subjects, themes and activities, also considered the easiest ones. Few difficulties or nonappreciated aspects were reported, prevailing a positive evaluation ofthe University.

adult development; adult education; third age; university ofthe third age


ARTIGO

Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes1 1 Parte da Dissertação de Mestrado defendida em 1996 no Instituto de Psicologia da PUCCAMP, sob orientação da Profª Drª Geraldina Porto Witter.

Evatuation of an University of the Third Age: students and former students' opinions

Regina Maria Prado Leite Erbolato

Bolsista CNPq

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 901, apto 21 Jd. Proença CEP 13095-000 Campinas, SP.

RESUMO

Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

Palavras-chave: desenvolvimento adulto, educação de adultos, terceira idade, universidade da terceira idade

ABSTRACT

The objectives were to raise among students: a) which aspects of an University of the Third Age were appreciated and which were not; b) which aspects were considered easy or difficult; and c) possible differences among groups. A planned interview was used with 24 subjects divided into three groups: former students, present students and freshmen, aged 46 to 80. The results were submited to statistical and thematic content analysis.The most valued experiences were: theoretical subjects, themes and activities, also considered the easiest ones. Few difficulties or nonappreciated aspects were reported, prevailing a positive evaluation ofthe University.

Keywords: adult development, adult education, third age, university ofthe third age.

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  • Endereço para correspondência:
    Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 901, apto 21
    Jd. Proença
    CEP 13095-000
    Campinas, SP.
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    Parte da Dissertação de Mestrado defendida em 1996 no Instituto de Psicologia da PUCCAMP, sob orientação da Profª Drª Geraldina Porto Witter.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Abr 1997
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