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Adolescentes de 1° grau e AIDS: estudo de representações enfocando prevenção

Elementary Schools Adolescents: study of representations focusing the prevention

Resumos

A disseminação da AIDS junto a adolescentes tem levado profissionais a desenvolverem ações preventivas junto à essa faixa etária. Como base para um trabalho dessa natureza, foram feitos dois levantamentos (questionários) em momentos diferentes (1993 e 1996), com o objetivo de explorar conhecimentos/ representações a respeito da AIDS de dois Grupos diferentes de adolescentes de 1° grau (faixas etárias entre 11 e 16 anos, ambos os sexos, representantes de 5a a 8a séries). O conceito de representação social constituiu o elemento téorico fundamental na leitura dos dados coletados. O presente relato evidencia alguns pontos de comparação entre as duas amostras, mas principalmente, avalia qualitativamente os conteúdos de respostas. Observou-se que os jovens dispunham de conhecimentos que lhes permitiriam identificar situações de risco, mas sua natureza não asseguraria condutas preventivas quando diante de situações de risco. Análises por faixas etárias bem como por sexo dos sujeitos indicaram a necessidade de estudos ulteriores bem como a inadequação de ações preventivas que não levem em conta a especificidade de subgrupos de uma comunidade.

AIDS; representação social; adolescentes; conhecimentos; prevenção


The increase of the AIDS among adolescents has been taking professionals to develop preventive actions to that age group. As base for a work of that nature, it was applied two questionnaires in different moments (1993 and 1996), with the objective of exploring in- formation and representation regarding to the AIDS in two different groups of adolescents (age groups between 11 and 16 years, bothsexes, representatives of 5th to 8th grades of elementary school). The concept of social representation (Moscovici, 1978) constitutes the fundamental theoretical element on the reading of the collected dates. The present report evidences some comparison points among the two samples, but mainly, it makes a qualitative evaluation of the answer's contents. It was observed that the youths present the knowledge which would allow them to identify risk situations, but its nature would not assure preventive conducts when due to risk situations. Analyses for age groups, and sex indicated the need of ulterior studies, as well as, the inadequacy of preventive actions which don't take into account the specificity of a community group.

Aids Prevention; Social representation; Adolescent and Aids


Adolescentes de 1° grau e AIDS: estudo de representações enfocando prevenção

Elementary Schools Adolescents: Study of Representations Focusing the Prevention

Eliana Martins da Silva RosadoI,1; Damaris de AndradeII

IPontifícia Universidade Católica de Campinas

IIIniciação científica-PIBIC/CNPq - PUC-Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Camp Pós-Graduação em Psicologia Rua Waldemar César da Silveira, 105 Swift CEP 13045-270 Campinas, SP E-mail: erosado@lexxa.com.br

RESUMO

A disseminação da AIDS junto a adolescentes tem levado profissionais a desenvolverem ações preventivas junto à essa faixa etária. Como base para um trabalho dessa natureza, foram feitos dois levantamentos (questionários) em momentos diferentes (1993 e 1996), com o objetivo de explorar conhecimentos/ representações a respeito da AIDS de dois Grupos diferentes de adolescentes de 1° grau (faixas etárias entre 11 e 16 anos, ambos os sexos, representantes de 5a a 8a séries). O conceito de representação social constituiu o elemento téorico fundamental na leitura dos dados coletados. O presente relato evidencia alguns pontos de comparação entre as duas amostras, mas principalmente, avalia qualitativamente os conteúdos de respostas. Observou-se que os jovens dispunham de conhecimentos que lhes permitiriam identificar situações de risco, mas sua natureza não asseguraria condutas preventivas quando diante de situações de risco. Análises por faixas etárias bem como por sexo dos sujeitos indicaram a necessidade de estudos ulteriores bem como a inadequação de ações preventivas que não levem em conta a especificidade de subgrupos de uma comunidade.

Palavras-chave: AIDS, representação social, adolescentes, conhecimentos, prevenção .

ABSTRACT

The increase of the AIDS among adolescents has been taking professionals to develop preventive actions to that age group. As base for a work of that nature, it was applied two questionnaires in different moments (1993 and 1996), with the objective of exploring in- formation and representation regarding to the AIDS in two different groups of adolescents (age groups between 11 and 16 years, bothsexes, representatives of 5th to 8th grades of elementary school). The concept of social representation (Moscovici, 1978) constitutes the fundamental theoretical element on the reading of the collected dates. The present report evidences some comparison points among the two samples, but mainly, it makes a qualitative evaluation of the answer's contents. It was observed that the youths present the knowledge which would allow them to identify risk situations, but its nature would not assure preventive conducts when due to risk situations. Analyses for age groups, and sex indicated the need of ulterior studies, as well as, the inadequacy of preventive actions which don't take into account the specificity of a community group.

Keywords: Aids Prevention, Social representation, Adolescent and Aids.

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  • Endereço para correspondência:

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    PUC-Camp
    Pós-Graduação em Psicologia
    Rua Waldemar César da Silveira, 105
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 1998
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