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Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem

The group and the institution: power's relationship on dialetic of a group learniog process

Resumos

Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.

Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder


Introduce the theories about group learning process, focusing the role of the conductor as a mediator between the group and the social context. Attempt to understand how the expectance of the roles and the power's relationship established between the group and the institution could be related to the leaming process from a lived process ofa student's group from a particular college's postgrado course. One conclude, principally, that the power's relationship could have been determinant to dialetical process occurred on the group.

Group; Group Process; Leaming; Institution; Power


Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem

The group and the institution: power's relationship on dialetic of a group learniog process

Shirley Martins de Macêdo

Mestranda em Psicologia Clínica pela Pontificia Universidade Católica de Campinas, Apoio: CAPES

Endereço para correspondência

RESUMO

Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.

Palavras-chave: Grupo, processo grupal, aprendizagem, instituição, poder.

ABSTRACT

Introduce the theories about group learning process, focusing the role of the conductor as a mediator between the group and the social context. Attempt to understand how the expectance of the roles and the power's relationship established between the group and the institution could be related to the leaming process from a lived process ofa student's group from a particular college's postgrado course. One conclude, principally, that the power's relationship could have been determinant to dialetical process occurred on the group.

Keywords: Group, Group Process, Leaming, Institution, Power.

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  • Endereço para correspondência:

    Jd Chapadão, Campinas. SP
    CEP 13.066-150.
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2015
    • Data do Fascículo
      1998
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