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Sintomas de stress na rede pública de ensino

Stress symptoms in the public school system

Resumos

O Inventário de Sintomas de Stress Infantil (I.S.S.I. ) foi administrado a 158 alunos de 1ª a 4ª série das escolas de periferia da rede pública de ensino da cidade de Americana, com o objetivo de averiguar o nível de stress dos escolares. A população foi dividida em 2 grupos de alunos, fortes e fracos, de acordo com os critérios das professoras. A amostra de alunos fracos apresentou maior sintomatologia de stress com predominância de sintomas cognitivos.

Desempenho; Ensino; Escolares; Stress


The Stress Symptom Inventory for Children (ISSI) was applied to 158 children, grades one trough four in a public school attending a low income neighborhood in the city of Americana, in São Paulo, Brazil. The objective was to survey the stress levei in the public school students. The sample was divided into two groups composed by either high or low achievers, according to the teacher's evaluations. The academically weak students showed greater number of stress symptoms than te others. Most symptoms were of a psychological nature.

achievement; teaching; school children; stress


Sintomas de stress na rede pública de ensino

Stress symptoms in the public school system

Maria do Sacramento L. TanganelliI; Marilda E. Novaes LippII

IPontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutoranda e bolsista CAPES-DS

IIDocente do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Departamento de pós-Graduação em Psicologia, Rua Waldemar César da Silveira, 105, CEP 13045-270. Campinas, SP.

RESUMO

O Inventário de Sintomas de Stress Infantil (I.S.S.I. ) foi administrado a 158 alunos de 1ª a 4ª série das escolas de periferia da rede pública de ensino da cidade de Americana, com o objetivo de averiguar o nível de stress dos escolares. A população foi dividida em 2 grupos de alunos, fortes e fracos, de acordo com os critérios das professoras. A amostra de alunos fracos apresentou maior sintomatologia de stress com predominância de sintomas cognitivos.

Palavras-chave: Desempenho, Ensino, Escolares, Stress.

ABSTRACT

The Stress Symptom Inventory for Children (ISSI) was applied to 158 children, grades one trough four in a public school attending a low income neighborhood in the city of Americana, in São Paulo, Brazil. The objective was to survey the stress levei in the public school students. The sample was divided into two groups composed by either high or low achievers, according to the teacher's evaluations. The academically weak students showed greater number of stress symptoms than te others. Most symptoms were of a psychological nature.

Keywords: achievement, teaching., school children, stress

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  • Endereço para correspondência:
    Departamento de pós-Graduação em Psicologia,
    Rua Waldemar César da Silveira, 105,
    CEP 13045-270. Campinas, SP.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2015
    • Data do Fascículo
      1998
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