Resumos
O objetivo deste estudo foi adaptar e validar duas escalas de empatia para uso no Brasil. A Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI) é uma medida de empatia (reatividade interpessoal) composta por três subescalas com sete itens cada, que avaliam componentes afetivo (CE), cognitivo (CG) e comportamental (CC). A Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (EECA) é uma medida com 22 itens. Foram testados 320 adolescentes de 14 a 16 anos, de nível sócio-econômico alto e baixo, estudantes da segunda etapa do Ensino Fundamental (sétima série) e do Ensino Médio (primeira e segunda séries), de ambos os sexos, em escolas públicas e privadas de João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS. Os escores de consistência interna de ambas as escalas (EMRI, alpha= 0,75; EECA, alpha= 0,74) e das três subescalas da EMRI (CA, alpha= 0,67; CG, alpha= 0,63; CP, alpha= 0,54) foram considerados satisfatórios e permitem recomendar a utilização das versões traduzidas para o Português por pesquisadores no Brasil. Foi calculada a validade convergente entre as escalas, obtendo correlação da EECA com os componentes afetivo, cognitivo e comportamental da EMRI.
escala de empatia; afeto; cognição; comportamento
The aim of tuis study was to adapt and validate two scales of empathy to be used in Brazil. The Interpersonal Reactivity Index of Davis (EMRI, in Portuguese) has three subscales: emotional (CE), cognitive (CG), and behavioral (CC) components of empathy. Bryant's Empathy Scale for Children and Adolescents (EECA, in Portuguese) has 22 items. Thirty-two hundred adolescents, high and low SES, 14 to 16 years old, both sexes, of public and private schools of João Pessoa/PB and Porto Alegre/RS were evaluated. The reliability analysis of the subscales showed EMRI alpha= 0,75, CE alpha= 0,67, CG alpha= 0,63, CC alpha= 0,54, and EECA alpha= 0,74, which are considered adequate, and recommend the research use of Portuguese version in Brazil. Convergent validity was found among the EECA scale, CG, CA, and CC subscales of EMRI.
empathy; affect; cognition; behavior
ARTIGOS
Adaptação e validação interna de duas escalas de empatia para uso no Brasil
Adaptation and infernal validation of two empathy scales for use in Brazil
Sílvia Helena KollerI; CleoniceCaminoII; J'aims RibeiroIII
IPsicóloga, Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq e Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre meninos e meninas de rua
IIPsicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade de Louvain (Bélgica) e Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Paraíba
IIIPsicólogo, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Professor do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pemambuco
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Instituto de Psicologia Rua Ramiro Barcelos, 2600/104 CEP 90035.003 Porto Alegre, RS. Fone: (51) 3309507, Fax: (51) 3304797. e-mail: kollersh@ufrgs.br
RESUMO
O objetivo deste estudo foi adaptar e validar duas escalas de empatia para uso no Brasil. A Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal de Davis (EMRI) é uma medida de empatia (reatividade interpessoal) composta por três subescalas com sete itens cada, que avaliam componentes afetivo (CE), cognitivo (CG) e comportamental (CC). A Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (EECA) é uma medida com 22 itens. Foram testados 320 adolescentes de 14 a 16 anos, de nível sócio-econômico alto e baixo, estudantes da segunda etapa do Ensino Fundamental (sétima série) e do Ensino Médio (primeira e segunda séries), de ambos os sexos, em escolas públicas e privadas de João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS. Os escores de consistência interna de ambas as escalas (EMRI, alpha= 0,75; EECA, alpha= 0,74) e das três subescalas da EMRI (CA, alpha= 0,67; CG, alpha= 0,63; CP, alpha= 0,54) foram considerados satisfatórios e permitem recomendar a utilização das versões traduzidas para o Português por pesquisadores no Brasil. Foi calculada a validade convergente entre as escalas, obtendo correlação da EECA com os componentes afetivo, cognitivo e comportamental da EMRI.
Palavras-chave: escala de empatia, afeto, cognição, comportamento.
ABSTRACT
The aim of tuis study was to adapt and validate two scales of empathy to be used in Brazil. The Interpersonal Reactivity Index of Davis (EMRI, in Portuguese) has three subscales: emotional (CE), cognitive (CG), and behavioral (CC) components of empathy. Bryant's Empathy Scale for Children and Adolescents (EECA, in Portuguese) has 22 items. Thirty-two hundred adolescents, high and low SES, 14 to 16 years old, both sexes, of public and private schools of João Pessoa/PB and Porto Alegre/RS were evaluated. The reliability analysis of the subscales showed EMRI alpha= 0,75, CE alpha= 0,67, CG alpha= 0,63, CC alpha= 0,54, and EECA alpha= 0,74, which are considered adequate, and recommend the research use of Portuguese version in Brazil. Convergent validity was found among the EECA scale, CG, CA, and CC subscales of EMRI.
Keywords: empathy, affect, cognition, behavior.
Introdução
Adaptação e validação interna de duasescalas de empatia para uso no Brasil
A empatia e os processos relacionados a esta dimensão da expressão psicológica há muito têm sido alvo do interesse de diversos pesquisadores e teóricos do campo da psicologia do desenvolvimento e da personalidade. Alguns estudos enfatizam os aspectos afetivos da empatia, especialmente aqueles relacionados ao altruísmo(Aronfreed, 1964, 1968;Hoffman, 1976, 1977, 1982, 1990; Selman, 1971, 1976). Outros estudos enfatizam os aspectos cognitivos da empatia, definindo-a comouma capacidade detomada de perspectiva do outro (Hogan, 1969, 1973, 1975). Alguns estudos têm apoiado a idéia de que empatia é um aspecto afetivo e cognitivo do desenvolvimento humano relacionado com a moralidade (Eisenberg & Strayer, 1987;Kohlberg, 1969, 1976). Outras pesquisas têm integrado estes componentes a um componente comportamental, especialmente aqueles relacionados a desenvolvimento moral pró-social (CarIo, Koller, Eisenberg, Da Silva & Frohlich, 1996; Eisenberg & Strayer, 1987; Eisenberg, Zhou &Koller, no prelo). A empatia é definida como uma ação ou reação adotada diante de um evento, que pode causar mobilização afetiva, compreensão e interpretação cognitiva, e que direciona a pessoa para uma tomada de atitude, seja esta passiva ou ativa (Eisenberg & Strayer, 1987).
A diversidade de orientações teóricas e de definições de empatia revela, no entanto, algumas controvérsias entre os diversos estudiosos da área. Conforme Camino e colaboradores (1996), os estudos que abordam a variável empatia se encarregam de adotar a definição e a orientação que mais convêm a cada caso em particular (Camino, Camino & Leyens, 1996). A comparação dos resultados de estudos empíricos e a generalização dos resultados obtidos em variados estudos tomam-se mais difíceis ainda diante deste fato. Certamente, as divergências teóricas influenciam nas questões metodológicas e vice-versa. A escolha de um instrumento para avaliar empatia deve levar em conta a definição teórica e operacional que a variável adota naquele estudo em particular.
Para Davis (1983), empatia consiste em reações às experiências observadas do outro, composta por quatro dimensões: tomada de perspectiva, consideração empática, personal distress (angústia pessoal) e fantasia. Com esta concepção, Davis integra o domínio cognitivo, evidenciado pela habilidade de reconhecer os sentimentos do outro (tomada de perspectiva do outro) e o domínio afetivo (consideração empática). A estes, Davis acrescenta o sentimento de personal distress, que define como um comportamento aversivo, expresso em associação com ansiedade ou angústia, provocado por uma reação ou preocupação egoística e auto-orientada, que alguns indivíduos experimentam ao perceber outros em situações aflitivas. Davis acrescenta, ainda, à empatia a dimensão da fantasia, que indica, também, comportamentos do indivíduo relacionados com a sua imaginação. Baseado na compreensão da empatia como uma variável multidimensional, Davis (1983) elaborou o Interpersonal Reactivity Index, que é uma medida objetiva, composta por quatro subesca-Ias independentes, uma para cada dimensão. A Escala de Consideração Empática (CE) contém componentes afetivos da empatia, apresentando itens que informam sobre a emoção e os sentimentos alter-orientados. Esta subescala está relacionada com medidas que refletem preocupação com outras pessoas. A Escala de Tomada de Perspectiva do Outro (CG) contém componentes cognitivos da empatia, baseados na tendência para adotar, espontaneamente, o ponto de vista psicológico do outro, antecipando seus comportamentos e reações. A Escala de Personal Distress (CC) representa o comportamento expresso do indivíduo que, em situações emocionais tensas, experimenta sentimentos de ansiedade com relação ao infortúnio dos outros. A Escala de Fantasia baseia-se na tendência do indivíduo em partilhar, imaginativamente, sentimentos percebidos em personagens fictícios de livros, filmes, peças de teatro ou similares.
Bryant (1982) define empatia como "uma resposta emocional vicária às experiências emocionais dos outros, percebidas pelo sujeito" (p. 414). A partir desta definição, construiu a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes, com base na Escala de Empatia Emocional de Mehrabian e Epstein (1972), que avalia, principalmente, "a responsividade emocional" dos indivíduos (p. 414). Se comparada ao lnterpersonal Reactivity lndex de Davis (1983), a Escala de Empatia de Bryaht deve estar positivamente relacionada às escalas de consideração empática, que, para Davis (1983), avaliam os componentes afetivos da empatia. Deve, também, estar relacionada, embora com menor ênfase, à tomada de perspectiva do outro, pois, mesmo exigindo o reconhecimento cognitivo da perspectiva do outro, empatia, para Bryant, está mais ligada aos aspectos emocionais. A Escala de Bryant deve estar negativamente correlacionada à Escala de Personal Distress de Davis,uma vez que Bryant considera empatia como sinônimo de desenvolvimento social adaptado, enquanto personal distress expressa dificuldades neste desenvolvimento.
Estudos sobre empatia são recentes no Brasil, aparecendo ultimamente, como mencionam Carlo e Koller (1998), associados ao interesse pelo desenvolvimento moral pró-social. A área de estudos sobre desenvolvimento moral, uma das mais fortes no país (Biaggio, 1988a, 1988b),definia a empatia, observada através de verbalizações dos indivíduos, como justificativas para não transgressão. Não eram utilizadas medidas de avaliação da empatia, como variável central dos estudos em qualquer destas áreas, sendo tais medidas inexistentes no Brasil.
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de adaptar e validar duas escalas de medida de empatia para uso no Brasil, em pesquisas nas quais a empatia seja considerada como principal variável de investigação, ou apareça como variável interveniente nos processos psicológicos diversos investigados.
Método
Participantes
A amostra foi composta por 320 adolescentes (de 14 a 16 anos de idade) de ambos os sexos (128 meninos e 192meninas), alunos de escolas privadas (nível sócio-econômico alto) e de escolas públicas de periferia (nível sócio-econômico baixo) das cidades de Porto Alegre/RS e João Pessoa/PB. A Tabela 1 apresenta a distribuição da amostra em função do nível de escolaridade, do sexo, do nível sócio-econômico e da procedência dos respondentes.
Material e procedimentos
A Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) e a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) foram traduzi das do original em inglês para o português utilizado no Brasil, por um pesquisador bilíngüe da área de Psicologia. Foram traduzidas de volta para o inglês (back translation), por outro pesquisador bilíngüe. Ambas as versões foram comparadas e uma versão final de cada Escala foi elaborada, para utilização com crianças e adolescentes brasileiros.
Foram aplicadas, neste estudo, apenas três subescalas da Escala EMRI: Consideração Empática (CE), Tomada de Perspectiva do Outro (CG) e Personal Distress (CC). A Escala de Fantasia não foi utilizada neste estudo, por recomendação de Eisenberg (comunicação oral em 22/11/1992), por ser uma escala elaborada com base em aspectos culturais, não sendo adequada, mesmo em algumas regiões norte-americanas, e por ter sido abandonada, devido a estes problemas, em estudos nos Estados Unidos. Cada uma das subescalas é constituída de sete proposições, que suscitam uma escolha objetiva a ser assinalada numa escala do tipo Likert que varia de 1 ("Não me descreve bem") a 5 ("Descreve-me muito bem"). A soma dos resultados das três subescalas (CA, CG e CP) permite calcular o escore global da EMRI. Maiores escores indicam mais altos níveis de empatia em todas as três subescalas e na escala global. Os itens 2, 3, 9, 10, 11 e 13 devem ter sua pontuação invertida para o cálculo dos escores das escalas e da escala global, já que foram elaborados na direção oposta à dos outros itens. As propriedades psicométricas da Escala apresentadas por Davis (1980) revelam consistência interna satisfatória, variando de 0,71; a 0,77 para as quatro escalas. A fidedignidade do teste-reteste varia de 0,62 a 0,71; também foi considerada como adequada para o período de tempo entre as aplicações. Davis (1980) comenta, ainda, que encontrou diferença de sexos em todas as escalas, sendo que as mulheres apresentaram escores mais latos do que os homens em todas elas (ver itens no Anexo A Anexo A ).
A Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA), desenvolvida por Bryant (1982), apresenta 22 itens que devem ser respondidos com "sim" ou "não". Os itens 2, 3, 9, 10, 15, 16, 17, 18,20,21 e 22 possuem direção inversa e devem ser invertidos quando for calculado o escore global da escala. Os índices de consistência interna (alpha de Cronbach) variaram de 0,54 para crianças de primeira série do Ensino Fundamental a 0,68 para as de quarta série e 0,79 para as de sétima série. Os coeficientes de fidedignidade para teste-reteste foram r (53) = 0,74; r (108) = 0,81; e, r (80) = 0,83 (para alunos de primeira, quarta e sétima série). Os coeficientes indicam um grau adequado de estabilidade dos escores em um breve período de tempo (ver itens no Anexo B Anexo B ).
Ambas as Escalas são instrumentos do tipo "lápis e papel", para administração coletiva. Foram aplicadas em sala de aula por pesquisadores, previamente capacitados para a tarefa. Foi facultado aos respondentes o direito de executar ou não a tarefa e não houve limitação de tempo para conclusão. As Escalas foram apresentadas de forma randômica para evitar efeitos de ordem (metade de cada grupo de participantes iniciou com uma Escala e a outra metade com a outra Escala).
Resultados
Consistência interna
Foram calculados Alphas de Cronbach para as Escalas de Consideração Empática (CE), Escala de Tomada de Perspectiva do Outro (CG) e Escala de Personal Distress (CC), para a Escala Multidimensional Global (EMRI) e para a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA). A Tabela 2 apresenta os resultados da análise de confiabilidade das Escalas, informando os alphas iniciais e os ajustados.
A Escala de Consideração Empática (CA; = 0,67) apresentou maior índice de consistência interna do que as demais. A retirada de qualquer um dos itens desta escala resultaria em redução no valor de alpha. A Escala de Tomada de Perspectiva do Outro (CG; = 0,53) apresentou dois itens com correlação baixa em relação ao total. O item 2 ("Às vezes eu tenho dificuldade de ver as coisas do ponto de vista dos outros") apresentou um alpha igual a 0,0277 e o item 11("Se eu tenho certeza de que eu estou correto sobre alguma coisa, eu não desperdiço muito tempo ouvindo os argumentos dos outros") apresentou um alpha igual a 0,0903. Sem estes itens, o alpha da Escala CG eleva-se de 0,53 para 0,63. A Escala de Personal Dístress (CC) apresentou dois itens com coeficientes de correlação baixos. O item 9 ("Quando eu vejo alguém se ferir eu tendo a permanecer calmo") apresentou um alpha igual a 0,1305 e o item 14 ("Geralmente eu sou muito efetivo para lidar com emergências") apresentou um alpha igual a 0,0537. Com a retirada destes itens, o alpha da Escala CC eleva-se de 0,50 para 0,54. O alpha obtido para o EMRI ( = 0,72) foi considerado satisfatório, embora não muito elevado, uma vez que a Escala consiste em um número total reduzido de itens (n= 21). A retirada de itens com baixos valores de alpha da Escala Global eleva o valor de alpha para 0,75.
A Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) apresentou um alpha de Cronbach de 0,67. Três itens obtiveram correlações baixas e dois, correlação negativa. O item 7 ("Mesmo quando eu não sei porque alguém está rindo eu também começo a rir") e o item 10 ("É difícil para mim ver o porquê outra pessoa fica aborrecida) apresentaram alphas iguais a 0,13. Para o item 22 ("Eu não me sinto aborrecido(a) quando um(a) colega está sendo punido(a) pelo (a) professor(a) por não obedecer as regras da escola) obteve um alpha igual a 0,11. Os itens 15 e 17 apresentaram valores negativos para o alpha. No item 15 ("Adultos às vezes choram, mesmo quando eles não têm motivos para estarem tristes") apresentou um alpha igual a -0,13. Para o item 17 ("Eu fico bravo(a) quando vejo um(a) colega de aula fingindo que precisa de ajuda do(a) professor( a) todo o tempo") foi encontrado um alpha igual a -0,09. A retirada destes itens elevou o alpha da Escala Total para 0,74.
Validade convergente
Para examinar a convergência entre as Escalas de Empatia (Davis e Bryant) foram calculados os coeficientes de correlação (Pearson) entre as Escalas. Todos os coeficientes encontrados foram significativos (12<0,05), conforme apresenta a Tabela 3. Coeficientes de correlação moderados e fracos eram esperados, em função do pequeno número de itens das escalas (CA, n = 7 itens; CG e CP, n = 5 itens).
Foram realizados Testes t de Student para verificar diferenças entre os sexos e os graus de escolaridade (Ensino Médio e Fundamental) dos participantes. A Tabela 4 apresenta as médias e os desvios-padrão obtidos para cada sexo e os valores de 1. Houve diferença entre meninos e meninas na Escala de Empatia de Bryant (EECA) e na subescala CE de Davis, que avalia o componente afetivo da empatia. Meninos apresentaram escores mais baixos na Escala de Empatia de Bryant (EECA) e meninas, na subescala CE de Davis. Houve diferença entre os sexos na Escala Global EMRI, sendo que as meninas apresentaram escores mais altos do que os meninos.
A Tabela 5 apresenta os resultados dos participantes de Ensino Fundamental e do Ensino Médio (médias e desvios-padrão). Foi realizado um Teste t de Student para verificar diferenças entre os grupos. Os estudantes de Ensino Fundamental apresentaram maiores escores do que os estudantes de Ensino Médio na Escala de Empatia (EECA) de Bryant.
Discussão
Os alphas obtidos para a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) variam de 0,63 a 0,74, com exceção do alpha relativo à subescala CC, que é igual a 0,54. Considerando a natureza multidimensional do construto empatia e o pequeno número de itens das subescalas, consideram-se satisfatórios os resultados obtidos. Os resultados controversos com relação às diferenças de sexo associam-se a outros resultados da literatura, que não permitem afirmar que ocorram diferenças de empatia entre os sexos. Os resultados obtidos entre os graus de escolaridade revelam que a empatia pode ser enfatizada em sua faceta mais afetiva durante a pré-adolescência (Ensino Fundamental), mas que não mantém este padrão na adolescência (Ensino Médio).
Os dados sobre a convergência confirmam a expectativa de correlação entre a EECA e a Escala de Consideração Empática (r= 0,5270; p<0,001), uma vez que ambas avaliam aspectos relacionados à sensitividade e à responsividade emocional do indivíduo em relação ao outro. Ambas são consideradas medidas afetivas da empatia.
Os coeficientes de correlação encontrados entre CG e CE (r= 0,4583; 12<0,001) e CG e EECA (r= 0,3835; 12<0,001) são congruentes com o previsto por Davis (1983). A subescala CG, que avalia a tomada da perspectiva do outro, pressupõe habilidade cognitiva, implicando a compreensão e a interpretação da emoção e do sentimento do outro. Este aspecto abrange, também, habilidade de reconhecimento afetivo, avaliado tanto por CE quanto por EECA.
As correlações positivas entre a subescala CC e as demais escalas diferem do previsto teoricamente. Esta subescala avalia as reações orientadas para alívio pessoal da ansiedade ou egoístas, pelo descaso ao sofrimento do outro, enquanto as demais subescalas envolvem uma reação voltada para o outro, ou seja, uma orientação inversa à da subescala CP. Davis (1983) afirma que, embora não se saiba se correlações negativas entre a CC e a CE - ou medidas similares - devam ser esperadas, não se deveria esperar correlações positivas entre medidas desta natureza. A definição de Personal Distress, conforme proposta por Davis (1983), "sentimento auto-orientado de ansiedade pessoal e descaso em situações interpessoais tensas" (p.1l4), não se contrapõe à noção de empatia como resposta afetiva, tampouco à noção de tomada de perspectiva do outro, reconhecida como um construto de natureza cognitiva. Quando considerada a ansiedade, mesmo que egoística, gerada por situações interpessoais tensas, supõe-se que tal ansiedade seja possível porque o indivíduo, de alguma forma, reagiu ao outro e a sua situação. Possivelmente, por ter compreendido o sofrimento ou o sentimento do outro, também sofria naquele momento. A discussão mais apropriada neste caso não seria a presença ou ausência de componentes afetivos, mas a natureza de tais afetos.
Outra possibilidade de análise consiste em questionar a compreensão de Davis (1983) sobre Personal Distress. Segundo ele, esta reação baseia-se em um sentimento voltado para o próprio indivíduo, ou seja, auto-orientado. Esta compreensão pode estar equivocada, se a tomada de consciência de um sofrimento, que seja do próprio sujeito ou por ele diretamente experimentado, indica, em sua origem, capacidade de se colocar no lugar do outro. Embora a reação seja auto-orientada, mesmo que o indivíduo comporte-se de acordo com a definição de personal distress, não apresentando condições de demonstrar adequadamente sua empatia ou abandonando a situação estressante sem se dispor a ajudar, o sentimento de angústia pessoal pode se manter com ele. Davis (1983) pressupõe, ainda, que a associação entre o escore de Personal Distress e outras medidas de emocionalidade deveriam variar em função de sua natureza, mas não fornece qualquer informação adicional a este respeito em seu estudo.
A integração das variáveis afetivas e cognitivas da empatia em um único processo, conforme discutido por Ribeiro (1996) em concordância com Davis (1983), facilita o entendimento do construto como um fenômeno multidimensional. A empatia inicia com a percepção e a compreensão do sofrimento do outro, eliciando uma resposta afetiva congruente com a situação do outro. Certamente, características individuais, momento de vida, humor e análise de condições pessoais podem conduzir indivíduos a expressar ou não comportamentos de ajuda. Se a tensão for considerada demasiada para ele, gerará personal distress e o conseqüente abandono da situação ansiogênica. O indivíduo, então, fugirá de uma situação emocionalmente tensa, não por indiferença ao sofrimento do outro, mas por se considerar impotente ou incompetente para agir eficazmente. Pode, ainda, reconhecer os próprios limites e avaliar que não seria capaz de suportar tais níveis de tensão e ansiedade.
Em suma, os resultados obtidos na análise de consistência interna e validade convergente das escalas adaptadas para uso no Brasil revelam que ambas podem auxiliar em futuras investigações sobre a variável empatia, tanto do ponto de vista cognitivo, quanto afetivo, e ainda com ambos integrados. O sentimento de personal distress acrescenta aos dois aspectos anteriormente mencionados outra forma de abordagem que, considerando sua especificidade, aumentaria as chances do pesquisador de entender as reações dos indivíduos, no que diz respeito ao sofrimento de outrem.
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Anexo A
Anexo B
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Jul 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2001