Resumos
Neste artigo, refletimos sobre algumas práticas de ensino de leitura em aula de língua estrangeira. Temos como pressuposto que, para que faça sentido para o aluno, o processo de ensino/aprendizado de uma língua estrangeira deve considerar que uma língua não é aprendida somente pelo estudo de sua estrutura, ou seja, o aluno nunca se inscreverá na ordem do dizer de uma língua estrangeira somente pelo estudo da estrutura desta língua. Os professores devem considerar que, ao aprenderem uma língua, os alunos se inserem em um discurso, dado o fato de haver juntamente com as estruturas da língua, os funcionamentos discursivos. Para desenvolver tais reflexões, basear-nos-emos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linhas francesa e brasileira e teremos como corpus de análise quatro textos em inglês que se referem aos rios estadunidenses Colúmbia e Snake. Embora se refiram ao mesmo objeto referencial, esses quatro textos guardam suas diferenças na forma e maneira como significam os rios. Analisaremos os funcionamentos lingüísticos e discursivos desses quatro textos utilizados em algumas de nossas aulas.
ensino; leitura; língua estrangeira
In this paper we discuss some practices of reading in foreign language classes. We take for granted that if we want the process of foreign language learning to make sense to the students it must be considered that a language is never learnt just by its structure, that is, a student will never learn a language just by learning its rules of functioning. Teachers must consider that a student learns a language together with discourse, due to the fact that there are the rules of a language but there is also the event. We base this study on the theoretical underpinnings of Discourse Analysis of Brazilian and French lines, and our empirical corpus consists of four different texts concerning to the Snake and Columbia Rivers in the USA. Even relating to the same referential object, these texts keep their differences in the way they refer to the rivers. We analyze the linguistic and discursive functioning of four texts used in some classes of ours.
teaching; reading; foreign language
ARTIGOS
A leitura na língua estrangeira: uma proposta de ensino de leitura e discurso* * Esse artigo é resultado de reflexões construídas a partir de discussões realizadas pelo grupo de pesquisa "Antologias Bilingües, Discurso e Práticas Letradas" coordenado pela Profa. Dra. Silvana Mabel Serrani e do qual faço parte.
Reading in a foreign language: a proposal of reading and discourse based teaching
Enio de Oliveira
Doutorando no Departamento em Lingüística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.
RESUMO
Neste artigo, refletimos sobre algumas práticas de ensino de leitura em aula de língua estrangeira. Temos como pressuposto que, para que faça sentido para o aluno, o processo de ensino/aprendizado de uma língua estrangeira deve considerar que uma língua não é aprendida somente pelo estudo de sua estrutura, ou seja, o aluno nunca se inscreverá na ordem do dizer de uma língua estrangeira somente pelo estudo da estrutura desta língua. Os professores devem considerar que, ao aprenderem uma língua, os alunos se inserem em um discurso, dado o fato de haver juntamente com as estruturas da língua, os funcionamentos discursivos. Para desenvolver tais reflexões, basear-nos-emos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linhas francesa e brasileira e teremos como corpus de análise quatro textos em inglês que se referem aos rios estadunidenses Colúmbia e Snake. Embora se refiram ao mesmo objeto referencial, esses quatro textos guardam suas diferenças na forma e maneira como significam os rios. Analisaremos os funcionamentos lingüísticos e discursivos desses quatro textos utilizados em algumas de nossas aulas.
Palavras-chave: ensino; leitura; língua estrangeira.
ABSTRACT
In this paper we discuss some practices of reading in foreign language classes. We take for granted that if we want the process of foreign language learning to make sense to the students it must be considered that a language is never learnt just by its structure, that is, a student will never learn a language just by learning its rules of functioning. Teachers must consider that a student learns a language together with discourse, due to the fact that there are the rules of a language but there is also the event. We base this study on the theoretical underpinnings of Discourse Analysis of Brazilian and French lines, and our empirical corpus consists of four different texts concerning to the Snake and Columbia Rivers in the USA. Even relating to the same referential object, these texts keep their differences in the way they refer to the rivers. We analyze the linguistic and discursive functioning of four texts used in some classes of ours.
Keywords: teaching; reading; foreign language.
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Textos para as atividades retirado do site: http://www.critfc.org/text/tribes.html
Recebido: 11/07/2005
Aceito: 02/05/2006
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
20 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Dez 2007
Histórico
-
Aceito
02 Maio 2006 -
Recebido
11 Jul 2005