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Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena

Impacto de un programa de competencias parentales en el estrés y en competencias de atención plena

Resumo

Objetivo:

Analisar o impacto da frequência do Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças.

Métodos:

Realizou-se uma investigação-ação, utilizando um pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK, em 8 sessões de 90 minutos com periodicidade semanal, numa amostra de 22 pais da região Centro de Portugal. Utilizaram-se os questionários do Programa ACT-RSK, o Índice de Stress Parental, a Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade e um questionário sociodemográfico. A análise descritiva e inferencial ( Wilcoxon ) foi realizada com recurso ao Statistical Package fos Social Sciences (SPSS – IBM 24), com grau de confiança de 95%.

Resultados:

Os participantes melhoraram, do pré para pós-teste, nas 4 dimensões do programa: estilos parentais (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); meios de comunicação (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); desenvolvimento infantil (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); e comportamento dos pais (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Destacam-se, igualmente, melhorias consideráveis nos resultados da Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (Z=-3.929, p=0.000) e no stress parental, que desceu do nível muito elevado (91.59) para o nível médio (74.45).

Conclusão:

Constata-se o impacto positivo do ACT-RSK na melhoria das variáveis estudadas.

Descritores
Educação profissionalizante; Educação parental; Poder familiar; Atenção plena; Educação infantil

Resumen

Objetivo:

Analizar el impacto de la frecuencia del Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Programe en las competencias parentales, en el estrés parental y en las competencias de atención plena de un grupo de padres de niños.

Métodos:

Se realizó una investigación-acción utilizando un pretest y postest en la implementación del programa ACT-RSK, en 8 sesiones de 90 minutos con frecuencia semanal, en una muestra de 22 padres de la región Centro de Portugal. Se utilizaron los cuestionarios del programa ACT-RSK, el Índice de Estrés Parental, la Escala de Mindfulness Interpersonal en la Paternidad y un cuestionario sociodemográfico. El análisis descriptivo e inferencial ( Wilcoxon ) fue realizado con el Statistical Package for Social Sciences (SPSS – IBM 24), con nivel de confianza de 95 %.

Resultados:

Del pretest al postest, los participantes demostraron una mejora en las cuatro dimensiones del programa: estilos parentales (M=36,32±6,61 vs. M=48,50±4,31; p<0,01); medios de comunicación (M=24,73±3,90 vs. M=30,73±2,90; p≤0,01); desarrollo infantil (M=55,18±11,82 vs. M=73,55±4,04; p≤0,01); y comportamiento de los padres (M=34,23±7,83 vs. M=43,05±2,81; p≤0,01). Además, se destacan mejoras considerables en los resultados de la Escala de Mindfulness Interpersonal en la Paternidad (Z=-3,929, p=0,000) y el en estrés parental, que se redujo de un nivel muy elevado (91,59) a un nivel medio (74,45).

Conclusión:

Se verifica un impacto positivo del ACT-RSK en la mejora de las variables estudiadas.

Descriptores
Educación no professional; Educación parental; Responsabilidad parental; Atención plena; Crianza del niño

Abstract

Objective:

To analyze the impact of the Adults and Children Together Raising Safe Kids (ACT-RSK) Program in parenting skills, parenting stress, and mindfulness skills in a group of parents and children.

Methods:

This investigative intervention was based on the application of a pre-test and a post-test before and after the implementation of the ACT-RSK Program. The program consisted of eight weekly 90-minute sessions conducted with a sample of 22 parents from Central Portugal. The ACT-RSK Program questionnaires, Parenting Stress Index (PSI), Interpersonal Mindfulness in Parenting (IM-P) scale, and a socio-demographic questionnaire were used. A descriptive and inferential analysis (Wilcoxon) was conducted using the Statistical Package for Social Sciences (IBM SPSS, v. 24) with a 95% confidence interval.

Results:

Participants showed improvement from pre-test to post-test in all four program dimensions: Parenting Style (M=36.32±6.61 vs. M=48.50±4.31; p<0.01); Electronic Media (M=24.73±3.90 vs. M=30.73±2.90; p≤0.01); Child Development (M=55.18±11.82 vs. M=73.55±4.04; p≤0.01); and Parental Behavior (M=34.23±7.83 vs. M=43.05±2.81; p≤0.01). Likewise, significant improvement was seen in the Interpersonal Mindfulness in Parenting (IM-P) scale's results (Z=-3.929, p=0.000) and in parenting stress, which decreased from a very high (91.59) to a medium level (74.45).

Conclusion:

Data show the ACT-RSK had a positive effect and improved study variables.

Keywords
Education, nonprofessional; Parental education; Parenting; Mindfulness; Child rearing

Introdução

Desde tempos imemoriáveis que dúvidas não restam sobre o papel fundamental da família, e dos pais em particular, na educação e desenvolvimento dos seus filhos. Todavia, tal papel reclama um conjunto de competências parentais que não são inatas no Homem e que, não raras vezes, são praticamente inexistentes em algumas famílias. É aliás nesse sentido que a Convenção sobre os Direitos da Criança,(11. Organização das Nações Unidas (ONU). Convenção sobre os Direitos da Criança. UNICEF; 1989.) assim como a Constituição da República Portuguesa(22. Portugal. República Portuguesa. Decreto Abr 10, 1976. Aprova Constituição da República Portuguesa [Internet]. [Citado 2020 Mar 14]. Disponível em: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=4&tabela=leis
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_...
) admitem a possibilidade da criança ser afastada dos seus pais se o seu superior interesse for colocado em crise.

A família desempenha um papel socializante fundamental na aprendizagem e processo de desenvolvimento social, constituindo-se como um modelo para muitos tipos de comportamentos e atitudes.(33. Altafim E, Pedro M, Linhares M. Effectiveness of ACT Raising Safe Kids Parenting Program in a developing country. Child Youth Serv Rev. 2016;70:315–23.) Apresenta-se como o fator de proteção mais importante, contudo, nem sempre os pais conseguem agilizar competências e recursos emocionais para lidar com a exigência que o exercício de práticas educativas parentais pressupõe. Deste modo, afeta a capacidade parental para avaliar as necessidades da criança e fornecer-lhe as respostas adequadas, perspetivando-se assim, como um fator capaz de incitar práticas educativas parentais disfuncionais com repercussões no bem-estar de pais e crianças, podendo potenciar o desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais nos filhos.(44. Sigmarsdótti M, Rains L, Forgatch M. Parent management training - Oregon Model: A Program to Treat Children's Behavior. In: James JR. Evidence – Based Parenting Education: A Global Perspective: Routtledge: New York; 2016.) Aliás, Kumpfer e Magalhães(55. Kumpfer K, Magalhães C. Strengthening Families Program: an evidence-based family intervention for parents of high-risk children and adolescents. J Child Adolesc Subst Abuse. 2018;27(3):174–9.) salientam que o foco na melhoria dos mecanismos familiares de proteção se traduz num aumento das competências parentais, favorecendo a organização familiar e reforçando as forças e processos de resiliência, o que potencia um aumento dos recursos disponíveis e uma melhoria nas relações.

Neste contexto, a evidência científica sublinha a importância de práticas parentais baseadas na atenção plena, enquanto tomada de consciência e reflexão sobre os padrões pessoais na relação com os filhos, de modo a potenciar mudanças positivas. Estas apresentam-se como um conjunto de habilidades/competências que validam a qualidade das relações entre pais e filhos, promovendo cuidados responsivos e sensíveis às necessidades da criança, podendo reduzir o nível de stress familiar, facilitando o estabelecimento de relações seguras.(66. Moreira H, Canavarro M. Psychometric properties of the interpersonal mindfulness in parenting scale in a sample of portuguese mothers. New York: Springer Science+Business Media; 2016.) Os programas de educação parental baseados em evidência, centram-se na promoção e no fortalecimento das famílias, apoiam os pais na mudança do seu comportamento parental e na perceção dos seus sentimentos e expetativas, conduzindo a modificações no relacionamento com os seus filhos.(77. Kumpfer K, Magalhães C, Kanse S. Impact of family structure, functioning, culture, and family-based interventions on children's health. In: Korin MR. editor. Health promotion for children and adolescents. New York: Springer. 2016; p.57-84.) Porém, em Portugal como no Brasil, as intervenções sistemáticas e baseadas em evidência que visam promover as práticas educativas parentais positivas são, ainda, muito escassas, havendo espaço para um longo caminho a percorrer.(88. Novaes M. Educação parental e prevenção intersetorial em saúde pública: A promoção e desenvolvimento da parentalidade positiva no Brasil. Coimbra: Universidade de Coimbra; 2015.)

A relevância das práticas educativas parentais atinge proporções tais, que requer a mobilização de técnicos de diversas áreas para intervir junto de pais, sobretudo quando o objetivo principal é a prevenção, mas também na remediação. Entre estes profissionais, destacamos os das áreas socioeducativa e da saúde. Nestes últimos, são mediadores privilegiados os técnicos de saúde pública e comunitária, sobretudo os enfermeiros que lidam mais diretamente com as famílias e populações. A literatura tem vindo a reforçar esta evidência, como é o caso de uma meta-análise que destaca o impacto duradouro e positivo de uma intervenção parental implementada em contexto hospitalar(99. Liyana Amin NA, Tam WW, Shorey S. Enhancing first-time parents' self-efficacy: A systematic review and meta-analysis of universal parent education interventions' efficacy. Int J Nurs Stud. 2018;82:149–62.) e também de revisões sistemáticas que mostram resultados muito favoráveis de intervenções de enfermeiros na capacitação parental nas relações dos pais com crianças até aos seis anos.(1010. Schmidt B, Staudt A, Wagner A. Intervenções para promoção de práticas parentais positivas: uma revisão integrativa. Contextos Clín. 2016;9(1):1–18.1212. Lopes MS Catarino H, Dixe M. Parentalidade positiva e enfermagem: Revisão sistemática da literatura. Rev Enf Ref. 2010;3 (1):109-18.) Neste contexto, os programas estruturados e com base na evidência tornam-se uma ferramenta essencial, em cuja decisão importam aspetos relacionados com o custo-benefício, sendo os que implicam intervenção em contexto familiar muito mais onerosos,(1313. Gilmer C, Buchan JL, Letourneau N, Bennett CT, Shanker SG, Fenwick A, et al. Parent education interventions designed to support the transition to parenthood: A realist review. Int J Nurs Stud. 2016;59:118–33.) pelo que o ACT-RSK se pode constituir como extremamente vantajoso. Com efeito, trata-se de um programa que exige formação dos técnicos, mas consiste em sessões de grupo junto de pais, não implicando visitas domiciliárias. Destacamos, ainda, a popularidade em contexto de saúde, dos programas de preparação o exercício de práticas educativas parentais que incluem a abordagem às técnicas de atenção plena.(1414. Shorey S, Ang L, Chee CY. A systematic mixed-studies review on mindfulness-based childbirth education programs and maternal outcomes. Nurs Outlook. 2019;67(6):696–706.)

No presente estudo, pela sua relevância e evidência científica, optou-se por selecionar o Programa de Educação Parental - Educar Crianças em Ambiente Seguros (ACT-RSK), desenvolvido pela American Psychological Association (APA),(1515. American Psychological Association (APA). ACT Program for Parents: A snapshot [Internet]. Wahshingto (D.C.): APA; c2020. [cited 2020 Mar 24]. Available from: https://www.apa.org/act/parents
https://www.apa.org/act/parents...
) que visa ajudar pais e cuidadores a criar filhos em ambientes saudáveis e sem violência. Tem como objetivo principal prevenir, reduzir ou eliminar a violência e os maus-tratos de crianças, na comunidade em geral e em contextos de vulnerabilidade familiar e social, promovendo a mudança dos comportamentos parentais e da relação pais-filhos, bem como a melhoria do comportamento infantil. Baseia-se numa abordagem psicoeducativa e cognitivo-comportamental e suporta-se nos seguintes princípios: a violência resulta da falta de habilidades de resolução de problemas e sociais necessárias para lidar com conflitos; as crianças aprendem por meio da observação e imitação; os adultos podem aprender a serem modelos e ensinar habilidades sociais às crianças, o que as ajudará a lidarem com as suas relações sociais de forma não agressiva.(1616. Knox M, Burkhart K. A multi-site study of the ACT Raising Safe Kids Program: predictors of outcomes and attrition. Child Youth Serv Rev. 2014;39:20–4.,1717. Pedro M, Altafim E, Linhares M. ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Interv Psicosoc. 2017;26(2):63–72.)

Considerando a importância da primeira infância, o ACT-RSK arroga-se um programa promissor de intervenção parental preventiva.(33. Altafim E, Pedro M, Linhares M. Effectiveness of ACT Raising Safe Kids Parenting Program in a developing country. Child Youth Serv Rev. 2016;70:315–23.,1717. Pedro M, Altafim E, Linhares M. ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Interv Psicosoc. 2017;26(2):63–72.) Encontra-se numa fase de adaptação à realidade portuguesa, havendo ainda, em Portugal, poucos estudos sobre a sua implementação e impacto nas autoperceções dos pais sobre os estilos e práticas parentais. Todavia, alguns trabalhos têm revelado resultados positivos e a concomitante validade do programa, sobretudo em contextos de teses acadêmicas.(1818. Simões S. Formação parental: Implementação do programa ACT num grupo de pais da Região Centro de Portugal. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu; 2018.) No Brasil, destacamos um estudo experimental, que avaliou a eficácia preventiva nas práticas educativas parentais do programa ACT-RSK e demonstrou, independentemente do nível socioeconómico ou tipo de escola, uma melhoria das práticas parentais e das estratégias educacionais positivas, bem como impacto positivo na diminuição ou eliminação da violência e maus tratos, para além da aferição da validade do programa no contexto brasileiro.(1717. Pedro M, Altafim E, Linhares M. ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Interv Psicosoc. 2017;26(2):63–72.)

Com efeito, os maus-tratos infantis são um problema substancial em todas as sociedades, inclusive nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, sendo realidade preocupante também em cenário brasileiro.(1919. Macedo DM, Foschiera LN, Bordini TC, Habigzang LF, Koller SH. Revisão sistemática de estudos sobre registros de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Cien Saude Colet. 2019;24(2):487–96.) Em muitos casos, o uso de práticas de disciplina violentas pode ser o resultado da raiva e frustração ou falta de conhecimento de práticas parentais não violentas.(2020. Altafim E, Mccoy D, Linhares M. Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Child Youth Serv Rev. 2018;89:93–102.) O presente estudo poderá contribuir para o incremento da implementação do programa ACT-RSK na comunidade em geral e em contextos de vulnerabilidade familiar e social, promovendo a mudança dos comportamentos parentais e da relação pais-filhos e assumindo um papel essencial na prevenção do mau trato infantil.

Formulámos o seguinte problema de estudo: quais as alterações verificadas nas competências parentais de um grupo de pais de crianças entre os 3 e os 9 anos de idade, da região Centro de Portugal, após participar no Programa ACT-RSK e como se relacionam as competências parentais e stress parental? Neste sentido, procurou-se analisar o impacto do Programa ACT-RSK nas competências parentais, no stress parental e nas competências de atenção plena, de um grupo de pais de crianças. Considerou-se a variável stress parental, pelas evidências na literatura sobre a sua importância nas práticas educativas parentais.(55. Kumpfer K, Magalhães C. Strengthening Families Program: an evidence-based family intervention for parents of high-risk children and adolescents. J Child Adolesc Subst Abuse. 2018;27(3):174–9.,66. Moreira H, Canavarro M. Psychometric properties of the interpersonal mindfulness in parenting scale in a sample of portuguese mothers. New York: Springer Science+Business Media; 2016.)

Métodos

Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, de investigação-ação, cujo desenho se norteou pela aplicação de pré e pós-teste, tendo por referência a implementação do programa ACT-RSK.

A amostra, constituída por 22 pais da região Centro de Portugal, foi selecionada por conveniência, através da sua sensibilização para participar no programa, efetuada por professores e educadores de infância, que se dispuseram a colaborar com os autores. Entre os participantes, que aceitaram colaborar de modo voluntário, 95.5% são femininos, 37.1% com habilitação superior e as idades variam entre os 25 e os 48 anos (M=38.18±5.42). Foram garantidos os procedimentos de natureza ética de acordo com a Declaração de Helsínquia.

As 8 sessões que constituem o programa, com 90 minutos cada, foram implementadas com periodicidade semanal, nos 22 pais, divididos em três grupos de 6, 8 e 8 participantes, em salas cedidas por duas instituições escolares e por um centro local de desenvolvimento social, devidamente preparadas para o efeito (equipadas com quadro interativo, recurso importante para apresentação dos conteúdos e visionamento de filmes). A dinamizadora das sessões frequentou a formação obrigatória para facilitadores do programa ACT-RSK, com respetivo acompanhamento e supervisão de um International Master Trainer certificado pela APA.

Uma vez que os participantes já apresentavam indicadores positivos de práticas parentais, decorrentes da avaliação pré-teste, a participação no programa aconteceu numa lógica de otimização das suas competências.

Utilizou-se o questionário do Programa ACT-RSK que pretendeu avaliar as competências parentais relativamente a quatro dimensões: estilo parental; meios eletrónicos; desenvolvimento infantil; comportamento dos pais. Para avaliar o stress parental, recorreu-se à adaptação portuguesa da versão reduzida do Parenting Stress Index (PSI)(1919. Macedo DM, Foschiera LN, Bordini TC, Habigzang LF, Koller SH. Revisão sistemática de estudos sobre registros de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Cien Saude Colet. 2019;24(2):487–96.,2121. Santos S. Adaptação portuguesa, para crianças em idade escolar, do Parenting Stress Index (PSI): resultados preliminares. Ver Port Psicol. 1992;28:115–32.) denominada Índice de Stress Parental. O instrumento faculta um resultado global (indicativo do nível de stress experimentado pela figura parental) e resultados parciais em cada uma das três subescalas criança (criança difícil, dificuldade parental, interação disfuncional mãe/pai-criança). A escala é constituída por 36 itens, variando a pontuação de cada subescala entre 12 e 60 pontos. Resultados mais elevados correspondem a níveis mais altos de stress parental.(2020. Altafim E, Mccoy D, Linhares M. Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Child Youth Serv Rev. 2018;89:93–102.) Para avaliar as competências de atenção plena nas práticas educativas parentais, recorreu-se à Escala de Mindfulness Interpessoal na Parentalidade (EMIP). O instrumento avalia competências de atenção plena no contexto parental de acordo com 6 dimensões: (1) escutar com atenção plena; (2) consciência emocional do self ; (3) consciência emocional da criança;(4) autorregulação na relação parental; (5) não julgamento e aceitação do papel parental; (6) compaixão pela criança.(55. Kumpfer K, Magalhães C. Strengthening Families Program: an evidence-based family intervention for parents of high-risk children and adolescents. J Child Adolesc Subst Abuse. 2018;27(3):174–9.) Foi também aplicado um questionário sociodemográfico e de caracterização sociofamiliar.

A análise de dados afetuou-se através do SPSS (versão 24.0), com recurso a técnicas estatísticas descritivas (média, desvio padrão, mínimo e máximo) e inferenciais ajustadas à natureza dos dados e características da amostra, optando-se por testes não paramétricos ( Wilcoxon ). O grau de confiança foi de 95%, o mais comummente utilizado em Ciências Sociais.

Resultados

Constatam-se valores médios superiores nas quatro dimensões do programa ACT-RSK (desenvolvimento infantil; estilos parentais; meios de comunicação; comportamento dos pais) no pós-teste, ou seja, após a implementação do programa ( Tabela 1 ). Para os pais, a participação nas sessões do ACT-RSK, traduziu-se numa melhoria dos conhecimentos e crenças sobre a prevenção da violência, assim como nos comportamentos relacionados com as práticas educativas parentais. Pese embora os participantes não se encontrarem numa situação de risco sinalizada na relação parental, é possível indicar uma trajetória positiva no decurso deste programa.

Tabela 1
Média e desvio padrão nas quatro dimensões do ACT-RSK no pré e pós-teste

Analisando os valores médios ( Tabela 2 ) e tomando o valor 90 como ponto de corte para níveis altos de stress, constata-se, nos momentos de pré e pós-teste, níveis muito elevado (91.59) e médio (74.45) de stress , respetivamente.

Tabela 2
Média, valores mínimos, máximos e desvio padrão das subescalas do índice de stress parental no pré e pós-teste

A média da escala total de atenção plena nas práticas educativas parentais foi de 102.91±12.07, no pré-teste e 120.41±7.68, no pós-teste ( Tabela 3 ), verificando-se valores médios mais elevados em todas as subescalas.

Tabela 3
Média e desvio padrão das subescalas da atenção plena nas práticas educativas parentais no pré e pós-teste

No que concerne à análise inferencial e considerando o resultado do teste Wilcoxon , registam-se alterações estatisticamente significativas em todas as subescalas e no score global, das competências parentais do programa, representando melhorias consideráveis ( Tabela 4 ).

Tabela 4
Resultados do Wilcoxon no pré e pós-teste das competências parentais do ACT-RSK

Igualmente, no score global e em todas as subescalas da atenção plena nas práticas educativas parentais, à exceção da Consciência emocional de si, se registam alterações estatisticamente significativas ( Tabela 5 ). O Programa ACT-RSK também parece evidenciar um efeito positivo no desenvolvimento destas competências.

Tabela 5
Resultados do Wilcoxon , no pré e pós-teste, de competências de atenção plena no contexto parental

Discussão

De acordo com os resultados obtidos, a intervenção com o programa ACT-RSK é eficaz para melhorar as práticas parentais. No que se refere à perceção dos participantes, o ACT-RSK ajudou-os a tornarem-se melhores pais, a compreender o comportamento da criança tendo em conta a sua fase de desenvolvimento, a lidar e controlar a raiva, a compreender o impacto dos meios de comunicação e a saber reduzir a exposição das crianças, bem como a utilizar práticas parentais mais positivas e eficazes. Estas mudanças permitiram percecionar uma melhoria no comportamento dos seus filhos. Também outros estudos(33. Altafim E, Pedro M, Linhares M. Effectiveness of ACT Raising Safe Kids Parenting Program in a developing country. Child Youth Serv Rev. 2016;70:315–23.,1717. Pedro M, Altafim E, Linhares M. ACT Raising Safe Kids Program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Interv Psicosoc. 2017;26(2):63–72.,2222. Santos S. Índice de Stress Parental (PSI). In: Leandro A, Simões M, Machado C, Gonçalves M, editors. Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa. 2a ed. Coimbra: Quarteto; 2008. p. 123-34.2626. Silva J, Williams L. Um estudo de caso com o Programa Parental ACT para educar crianças em ambientes seguros. Trends Psychol. 2016;24(2):743–55.) demostraram a eficácia do ACT-RSK na melhoria das práticas parentais positivas e do comportamento da criança. É o caso dos resultados obtidos por Leça,(2424. Leça ML. Estudo qualitativo sobre o Programa ACT: Exploração das perceções de pais de diferentes níveis socioeconómicos [dissertação]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2018.) com um grupo de 11 pais de crianças portuguesas em idade pré escolar, que reconheceram o impacto positivo da participação no programa ACT-RSK, através de mudanças centradas em si próprios, nas crianças e na família. As principais mudanças situaram-se ao nível da autorregulação/reatividade emocional (sobretudo mais calma na gestão de conlfitos), na dimensão cognitiva (maior conhecimento sobre a criança, capacidade de reflexão e também atenção aos meios eletrónicos de comunicação) e na dimensão comportamental (aumento de práticas positivas e diminuição de práticas negativas). Igualmente Oliveira(2525. Oliveira F. Intervenção preventiva em práticas educativas parentais aplicada a mães de crianças nascidas pré-termo na primeira infância [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2018.) estudou a efetividade do Programa em 30 mães brasileiras de crianças entre um e sete anos, em condição de vulnerabilidade, todas nascidas de pré-termo. A comparação entre avaliações pré e pós intervenção ( Wilcoxon ) revelou melhoria nos fatores de comunicação e regulação emocional e comportamental, na consciência parental, encorajamento positivo e ajustamento parental, bem como diminuição do uso de práticas coercivas. Também o comportamento das crianças, quer em termos de perceção das mães, quer em termos de sintomas emocionais, problemas de conduta e de relacionamento com os colegas, teve uma evolução positiva. Com efeito, na perceção das mães, o ACT-RSK apresentou-se com efetividade na modificação de práticas parentais e redução de dificuldades de comportamento nas crianças, evidenciando potencial como fator protetor do desenvolvimento de crianças na condição de vulnerabilidade. Também um estudo de caso(2626. Silva J, Williams L. Um estudo de caso com o Programa Parental ACT para educar crianças em ambientes seguros. Trends Psychol. 2016;24(2):743–55.) efetuado no Brasil (S. Paulo), com uma mãe de 36 anos de uma criança de 6 anos de idade, de elevado nível socioeconómico e académico, destacou que o Programa ACT foi autopercecionado pela mãe como benéfico, servindo para aprimorar o seu estilo parental, através da melhoria de conhecimentos sobre práticas parentais positivas. Este trabalho também realçou a importância do Programa em pais com nível socioeconómico elevado, o que foi corroborado com o grupo de pais da nossa investigação e por outros autores.(1818. Simões S. Formação parental: Implementação do programa ACT num grupo de pais da Região Centro de Portugal. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu; 2018.,2020. Altafim E, Mccoy D, Linhares M. Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Child Youth Serv Rev. 2018;89:93–102.)

Os resultados sugerem, ainda, mudanças positivas no que respeita à aquisição/otimização de conhecimentos em todas as dimensões do programa, refletindo-se positivamente no score global, corroborando um estudo anterior de Knox, Burkhart e Howe,(2727. Knox M, Burkhart K, Howe T. Effects of the ACT Raising Safe Kids Parenting Program on children's externalizing problems. Fam Relat. 2011;60(4):491–503.) em que pais e cuidadores demonstraram melhorias ao nível do conhecimento, comportamentos e crenças em relação à prevenção da violência e práticas educativas parentais, com a frequência do ACT-RSK. Knox e Burkhart(1616. Knox M, Burkhart K. A multi-site study of the ACT Raising Safe Kids Program: predictors of outcomes and attrition. Child Youth Serv Rev. 2014;39:20–4.) comprovaram, também, um aumento do comportamento carinhoso dos pais, a diminuição das práticas educativas parentais severas e da disciplina negativa, bem como a diminuição dos problemas de comportamento infantil, após a conclusão do programa ACT-RSK.

Acrescem melhorias ao nível do stress parental nos pais que se submeteram ao Programa ACT-RSK no nosso estudo. Um trabalho recente,(2828. Murray J, Santos IS, Bertoldi AD, Murray L, Arteche A, Tovo-Rodrigues L, et al. The effects of two early parenting interventions on child aggression and risk for violence in Brazil (The PIÁ Trial): protocol for a randomised controlled trial. Trials. 2019;20(1):253.) mas ainda em desenvolvimento, com a implementação do Programa em mães de crianças entre 30 e 42 meses de idade na cidade brasileira de Pelotas, com recurso a um estudo randomizado controlado, com pré (1-3 meses) e pós teste (4-6 meses) e um follow-up (9-13 meses), pretende avaliar o impacto do programa na redução de práticas educativas parentais severas e de fatores de risco para a violência, onde se inclui o stress parental. Aguardamos resultados, porque os autores ainda só publicaram a primeira versão do protocolo do estudo. Porém, as expetativas da importância deste contributo fundam-se no delineamento do estudo (ensaio clínico randomizado), não utilizado em qualquer outro de que tivemos conhecimento.

Em concordância com os resultados que obtivemos, a evidência demonstra que ao disponibilizar-se à família formas alternativas, eficientes e positivas, para lidar com os comportamentos dos filhos, há uma melhoria nas práticas parentais e nas relações familiares, o que implica necessariamente práticas educativas parentais mais conscientes e presentes.(2930. Ryzin M, Fosco G. Family – Based approaches to prevention: The State of the field. In: Ryzin M, Kumpfer K. Fosco G, Greeberg M, editors. Family – Based prevention Program for children and adolescent: theory research, and large – scale dissemination. New York: Taylor & Francis Group; 2016. p. 1-20.) Ademais, sendo a atenção plena nas práticas educativas parentais um modo de integrar pensamentos, sentimentos e comportamentos na esfera relacional com os filhos, reflete-se na forma como os pais adotam atitudes de compaixão, aceitação e bondade nas interações que estabelecem - um processo gradual, sustentado numa série de ajustamentos e mudanças. (3029. Coatsworth JD, Duncan LG, Greenberg MT, Nix RL. Changing parent's mindfulness, child management skills and relationship quality with their youth: results from a randomized pilot intervention trial. J Child Fam Stud. 2010;19(2):203–17.) Também, em contexto de saúde, os programas de educação parental que incluem a abordagem às técnicas de atenção plena têm vindo a impor-se. (1414. Shorey S, Ang L, Chee CY. A systematic mixed-studies review on mindfulness-based childbirth education programs and maternal outcomes. Nurs Outlook. 2019;67(6):696–706.)

Conclusão

Os resultados deste estudo evidenciam melhoria nas competências parentais, diminuição de stress parental e aumento da atenção plena nas práticas educativas parentais, após participação no programa de educação parental ACT-RSK. Não obstante, salientamos algumas limitações. A amostra foi composta, maioritariamente, por mães (um pai em 22 participantes), colocando-se a questão do envolvimento paterno na educação parental. Ocorre ainda o facto de não haver grupo de controlo, bem como a ausência de um momento de follow-up . Não obstante os resultados relevantes nas competências parentais, stress parental e atenção plena nas práticas educativas parentais, é importante continuar a desenvolver estudos que procurem conhecer e explorar melhor de que modo esta relação se estabelece. Também o controlo da variável nível socioeconómico das famílias poderá ser importante. Sugerem-se estudos de caso que permitam abordagens específicas e em profundidade, bem como sustentar o investimento igualmente necessário em delineamentos de grupo e ensaios clínicos randomizados. A relevância dos efeitos da educação parental e, particularmente do programa ACT-RSK, depende muito, também, da preparação dos técnicos facilitadores do programa e da sua acessibilidade aos pais. Neste contexto, estão em posição privilegiada os técnicos das áreas socioeducativa e da saúde, com particular relevo para os enfermeiros de família, pelo seu conhecimento profundo e proximidade das dinâmicas e problemáticas familiares de crianças e pais, podendo constituir-se o ACT-RSK como uma ferramenta fundamental na ação destes profissionais.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    05 Out 2019
  • Aceito
    24 Mar 2020
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