
162

A R T I G O

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

“SE NÃO NOS UNIRMOS, A TELEVISÃO 
ESTARÁ ESTATIZADA”: EMPRESÁRIOS DAS 
COMUNICAÇÕES E DITADURA MILITAR  
NO BRASIL

“If we don’t get together, the television will be nationalized”: 
businessmen in the communication branch and the military 
dictatorship in Brazil

“Si no nos juntamos, la televisión se nacionalizará”: los empresarios del 
área de la comunicación y la dictadura militar en Brasil

Eduardo Amando de Barros FilhoI*

http://doi.org/10.1590/S2178-149420230109

IUniversidade do Oeste Paulista – Jaú (SP), Brasil.
*�Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) (eduardofilho@unoeste.br)

 https://orcid.org/0000-0002-0832-9850

Artigo recebido em 01 de setembro de 2022 e aprovado para publicação em 01 de dezembro de 2022.

https://orcid.org/0000-0002-0832-9850


163

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

Resumo
A possibilidade de estatização da televisão brasileira ganhou destaque durante a ditadura militar, notadamente 
no final da década de 1960 e início da seguinte. Este artigo tem como intento trazer à lume a reação dos 
empresários televisivos diante das pressões para que a televisão se adequasse aos objetivos do regime militar. 
Valemo-nos de material dos periódicos de grande circulação no período, confrontados com a historiografia 
sobre o tema. Este estudo visa contribuir para o entendimento das intenções do regime no setor televisivo e 
as relações dos empresários das comunicações com a ditadura militar.

Palavras-Chave: Ditadura militar, Televisão brasileira, Estatização, Empresários televisivos.

Abstract
The possibility of nationalization of the Brazilian television was highlighted during the period of dictatorship, 
particularly, between the end of 1960’ies and the beginning of 1970’ies. This article intends to bring to light 
the behavior of the television’s businessmen when facing the requirements for compliance done by the military 
dictatorship. Widely read newspapers of the period were confronted with the historiography about the theme. 
This study aims to contribute to the comprehension of the dictatorship’s intending to the television sector, 
as well as the relationship between the businessmen of the television branch and the military dictatorship.

Keywords: Military dictatorship, Brazilian television, Nationalization, Television businessmen.

Resumen
La posibilidad de nacionalizar la televisión brasileña ganó protagonismo durante la dictadura brasileña, 
particularmente entre finales de los años 1960 y principios de los 1970. Este artículo pretende sacar a la 
luz el comportamiento de los empresarios de la televisión frente a los requerimientos de cumplimiento que 
imponía la dictadura militar. Se utilizó diarios de circulación masiva de la época confrontados con los estudios 
históricos sobre el tema. Este estudio pretende identificar la intención de la dictadura en el sector televisivo, 
así como la relación entre los empresarios del ramo televisivo y la dictadura militar.

Palabras Clave: Dictadura militar, Televisión brasileña, Nacionalización, Emprendedores de televisión.



164

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

ESTÁ NO AR, A ESTATIZAÇÃO

Quando a ditadura militar se estabeleceu no país, a televisão brasileira se desenvolvia e 

deixava sua primeira década de improvisações, racionalizando suas práticas.

O desenvolvimento das telecomunicações atendia o interesse de integração nacional 

da ditadura. A televisão poderia ser utilizada como um meio abrangente e eficaz a serviço da 

propaganda do regime. A ditadura militar consolidou a expansão da TV no Brasil, investindo 

estrategicamente em um meio de comunicação que poderia possibilitar, literalmente, uma boa 

imagem para o regime.

Com o aumento da abrangência televisiva em terras brasileiras, sua programação pas-

sou a ser mais questionada e a receber críticas de alguns setores da sociedade. Entre as 

pressões sofridas para adequação de seus conteúdos estava a possibilidade de estatização 

das emissoras de televisão.

A estatização da televisão brasileira ganhou destaque no final da década de 1960 

e início da seguinte. Nesse período foram proferidas diversas declarações de membros do 

governo, deputados e empresários das comunicações sobre essa possibilidade. Os jornais e 

revistas de grande circulação no período, ainda que com interesses diversos no setor televisivo, 

não estiveram alheios a esse debate, se posicionaram e deram ampla cobertura ao tema.

Ainda que a estatização não tenha se concretizado, seu estudo contribui para o enten-

dimento dos interesses do regime militar neste setor e as relações entre os empresários tele-

visivos e a ditadura, temas caros para a compreensão da televisão que temos hoje no Brasil.

Para este estudo, valemo-nos de declarações, editoriais, matérias e análises publicadas 

nos periódicos de grande circulação no período, como a revista Veja e os jornais O Estado de 

S. Paulo, Diário de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. A escolha desses periódicos se justifica 

não apenas pela tiragem e representação para o momento abordado, mas pelas relações e 

intenções com o meio televisivo, sejam elas diretas ou indiretas1. As informações coletadas 

nessas fontes foram confrontadas com os estudos históricos ocupados com a televisão e a 

ditadura militar no Brasil.

A perspectiva teórico-metodológica utilizada se fundamenta, principalmente, nas orien-

tações oferecidas pelo historiador Jean-Noël Jeanneney para a realização de uma história 

política da televisão, com relação à autonomia da televisão do ponto de vista da influência 

do poder político. Segundo Jeanneney (1996: 229), devemos levar em consideração o peso 

do governo na sociedade e a capacidade de ação do Estado sobre a informação televisiva. 

Os governos podem apresentar, em um episódio ou outro e até mesmo em uma série deles, 



165

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

a concessão ou a cessão de benefícios de acordo com suas pretensões. Com isso, podem limi-

tar a independência da televisão e utilizar de suas prerrogativas para o jogo de força relacio-

nado à outorga de canais e à renovação de concessões televisivas (Jeanneney, 1996: 228-31).

“É PRECISO DETER A ONDA ESTATIZANTE QUE AVANÇA 
SOBRE O PAÍS”

Desde o início da ditadura militar no Brasil, as medidas tomadas visando o desenvolvi-

mento estratégico do setor televisivo estiveram sobre o olhar vigilante dos empresários 

das comunicações, que, em sua maioria, foram apoiadores do golpe e se posicionavam como 

liberais e contrários a qualquer onda estatizante que pudesse avançar pelo país.

Em 1965, dentro da política de desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, 

foi criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que tinha – entre outras – 

a finalidade de controlar e distribuir as transmissões televisivas. Com ela, o governo fede-

ral deu início, também, às transmissões via satélite, efetivando, dessa maneira, as condições 

necessárias para a criação de verdadeiras redes de tevê no país, uma vez que a programação 

das emissoras poderia ser exibida diretamente em várias partes do território nacional. Com a 

Embratel, implantou-se o Plano Nacional de Telecomunicações, que, em pouco mais de qua-

tro anos, instalou 18 mil quilômetros de enlaces de micro-ondas (Bolanõ, 2007: 13-4; Mattos, 

2008: 88-93; Simões, 2004: 27).

No ano de criação da Embratel, o almirante Claudio Beltrão pediu demissão da pre-

sidência do Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel)2. O motivo do pedido teria 

sido sua discordância com a orientação imposta às telecomunicações pelo governo militar. 

O Almirante considerou a criação da Embratel como um passo para a estatização dos serviços 

de telecomunicações brasileiros (Palavras, 1965: 3).

O jornal O Estado de S.  Paulo, em editorial, classificou Claudio Beltrão como um 

“patriota autêntico” e seu pedido de demissão como uma “corajosa atitude”. Segundo o peri-

ódico, o Almirante teria dado “uma lição” em seu discurso de transmissão do cargo, fazendo 

uma “profissão de fé democrática”, manifestando-se incondicionalmente a favor da livre ini-

ciativa, contra a intervenção do Estado e sabendo dizer não “a uma atitude paradoxal do Sr. 

Presidente da República” (Palavras, 1965: 3).

Meses após a publicação desse editorial, o jornal O Estado de S. Paulo voltou ao tema 

e estampou em sua primeira página: “Estatização de Comunicações”. Segundo o periódico 

paulista, fontes ligadas à Presidência da República teriam revelado a tendência do governo 

federal, por meio do Contel e Embratel, de estatizar todos os meios de comunicação do Brasil, 



166

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

incluindo os setores de rádio e televisão. O presidente Castello Branco estaria sendo influen-

ciado pelo general Ernesto Geisel, chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, que, 

de longa data, seria partidário do estatismo em diversas áreas, como transportes, petróleo, 

correios e telégrafos, eletricidade, rádio e televisão (Estatização, 1965: 1).

No mesmo período, João Calmon3, presidente da Associação Brasileira de Emissoras 

de Rádio e Televisão (ABERT), deputado federal e pertencente ao condomínio comunicacional 

dos Diários e Emissoras Associados, concedeu uma entrevista ao jornal O Globo, cujo objetivo 

principal era fazer um apelo ao presidente Castello Branco: “é preciso deter a onda estatizante 

que avança sobre o país”. Segundo Calmon, “nada poderia ser mais deplorado pelos entusias-

tas da Revolução que a crescente maré estatizante”, que foi combatida na “era goularteana” 

e que se revigorava na “revolução antigoularteana”. O presidente da ABERT lembrou que, 

em 1963, empreendeu, “no começo quase sozinho, uma luta de vida e de morte contra o 

governo do Sr. João Goulart e as pregações subversivas e comunizantes de seu cunhado”, 

Leonel Brizola. Fez questão de deixar claro que não estava iniciando “um combate ao governo 

do presidente Castello Branco”. O que o animava era o desejo de se opor “às tendências esta-

tizantes”. De acordo com Calmon, naquele momento a situação era muito diferente de 1963. 

Portanto, suas palavras deveriam ser entendidas como um apelo “a um grupo de homens 

integrados aos autênticos ideais da Revolução redentora de 31 de março”, para que se mobi-

lizassem e alertassem “o chefe do governo em relação aos rumos errados que nos poderão 

levar, dentro de pouco tempo, a uma situação insustentável” (João, 1965: 16).

O almirante Euclides Quandt de Oliveira, sucessor de Claudio Beltrão na presidência 

do Contel, em entrevista dada à emissoras de rádio e televisão, buscou esfriar o debate em 

torno da hipótese de estatização, afirmando que “os órgãos federais tinham o propósito de 

assegurar plena liberdade aos meios de comunicação”. Entretanto, deu um recado para os 

empresários televisivos ao afirmar que “essa liberdade deveria ser exercida com o maior senso 

de responsabilidade por parte das emissoras comerciais”. Segundo Oliveira, o governo federal 

não cogitava em absoluto estatizar as telecomunicações, mas sim assegurar o seu perfeito 

funcionamento (Contel, 1966: 10).

Em 1968, o presidente da ABERT, João Calmon, alertava que sem a união dos con-

cessionários de televisão na defesa do “sistema da livre iniciativa e da democracia, den-

tro de pouco tempo o rádio e a televisão estarão estatizados e o regime democrático terá 

desaparecido em nosso país”. Essa declaração foi feita em seu discurso no encerramento do 

V Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em Recife, onde salientou, principalmente, 



167

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

a necessidade de união da “família da radiodifusão” para combater o “avanço do capital 

estrangeiro e as investidas da voracidade estatizante” (TV unida, 1968: 3).

Com relação ao investimento estrangeiro nas comunicações, o presidente da ABERT 

se referia ao acordo firmado entre “um grupo privado brasileiro e um grupo privado norte-

-americano”. Um dia após a instalação do V Congresso Brasileiro de Radiodifusão, o governo 

ditatorial havia decidido aprovar os acordos assinados entre o grupo Time-Life e o grupo Globo. 

A ABERT promoveu intensa campanha contra esse acordo, que feria a legislação e afetava a con-

corrência, pressionando pela instauração da CPI Globo/Time-Life. Apesar das evidências apon-

tadas por essa CPI, não houve consequências legais para a TV Globo. As emissoras associadas à 

ABERT se comprometeram ainda em “divulgar, com ênfase, toda a matéria referente à campanha 

contra a infiltração de capital estrangeiro na radiodifusão brasileira” (TV unida, 1968: 3).

Outra preocupação apontada por Calmon naquele Congresso foi sobre a televisão 

educativa. Naquele momento, o regime militar estimulava a criação de emissoras educativas 

e impunha a reserva de espaço nas grades de programação das emissoras comerciais de tele-

visão para transmissão de programas educativos. Essas medidas visavam dirimir as críticas de 

alguns setores sociais ao que era mostrado pela TV comercial e utilizar este meio como mais 

uma ferramenta para sanar os déficits educacionais do país, notadamente da população fora 

da idade escolar4. João Calmon afirmou que os associados da ABERT eram “entusiastas da 

televisão educativa” e que cederiam uma hora diária de suas programações, mas eram contra 

a concorrência “ruinosa e desleal” das emissoras educativas. Por fim, reconhecia a neces-

sidade das emissoras televisivas fazerem uma autocrítica sobre a programação exibida, 

visando que a televisão não se transformasse em um “fator de deseducação”, evitando, 

assim, sua estatização (TV unida, 1968: 3).

As declarações de Calmon no encerramento do V Congresso Brasileiro de Radiodifusão 

evidenciavam que os empresários televisivos buscavam dar respostas às demandas do governo 

ditatorial em relação à programação televisiva enquanto este meio avançava pelo país e seu 

papel educativo ganhava força. Transparecia também que, apesar do alinhamento com o 

regime, os empresários televisivos estavam descontentes com os privilégios concedidos à nas-

cente TV Globo e buscavam combater a injeção de capital estrangeiro no setor, entendida como 

concorrência desleal. Foi possível notar que os empresários da comunicação estavam apreen-

sivos com a criação de emissoras de televisão educativas, públicas ou estatais, notadamente 

de possíveis perdas de arrecadação. Por fim, ficou evidente o temor destes empresários refe-

rente à possibilidade de estatização da televisão brasileira. Conforme o presidente da ABERT,  



168

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

ou as programações seguiam as recomendações federais ou as emissoras televisivas correriam 

um alto risco de serem estatizadas.

“ABUSOS NA TV SÃO PIORES QUE A SUBVERSÃO 
COMUNISTA”

Odeputado Clovis Stenzel (ARENA/RS), professor de Psicologia Social da Universidade 

de Brasília (UnB) e que posteriormente atuou na TV Educativa do Rio Grande do Sul, 

comentou sobre as preocupações do governo em relação à programação televisiva na Tribuna 

da Câmara dos Deputados. Solidarizando-se com o ministro das Comunicações, Hygino 

Caetano Corsetti, declarou que a “subversão comunista” era menos perigosa para a nação do 

que “os excessos na televisão” (Stenzel, 1972: 9).

A partir da década de 1970, a TV brasileira se posicionaria como o principal meio de 

obtenção de informações nacionais e internacionais e, quando não, a única fonte de entrete-

nimento e cultura para a maioria dos grupos sociais e culturalmente desfavorecidos. Posição 

alcançada em grande medida pelo meio, de um lado, devido aos interesses do regime militar, 

geralmente pautados pela sinistra Doutrina de Segurança Nacional5, e, de outro, em razão das 

necessidades de comunicação exigidas pelo desenvolvimento do capitalismo no Brasil e da 

ampliação do mercado interno, o qual cada vez mais passava a investir a maior parte de suas 

verbas publicitárias na TV (Busetto, 2007: 204).

A consequência imediata da opção por um modelo de televisão comercial, voltado 

para a conquista de telespectadores visando verbas publicitárias, seria um equilíbrio menor 

nas programações televisivas entre informação, educação e entretenimento, elementos que 

Asa Briggs e Peter Burke (2004: 193) denominam como uma tríade quase que sagrada para 

os meios de comunicação social.

Com base no padrão televisivo norte-americano, as emissoras comerciais brasileiras 

tiveram, predominantemente, uma preocupação expressiva em associar informação ao entre-

tenimento e ao lucro e, diferentemente das experiências televisivas europeias, colocaram a 

questão educativa e cultural em segundo plano. No Brasil, o desenvolvimento da televisão 

teve como resultado uma programação apoiada nas novelas, programas de auditório, seriados 

e filmes estadunidenses, tendo em vista prioritariamente os índices de audiência e, por conse-

quência, os rendimentos das emissoras com publicidade veiculada nos intervalos comerciais 

de suas respectivas programações.

Como a qualidade da programação televisiva está intrinsecamente ligada ao modelo 

institucional adotado, no final da década de 1960 começaram a surgir duras críticas, provindas 



169

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

de alguns setores sociais, ao que era transmitido pelas emissoras comerciais. Segundo Ribeiro e 

Sacramento (2010: 111-112), a elite intelectualizada do país cada vez mais resistia e criticava 

os programas de entretenimento. Em 1968, Eli Halfoun, colunista do jornal Última Hora, lide-

rou uma “campanha contra o grotesco na TV”, defendendo uma “televisão sadia”, sem atrações 

que abusassem da “boa fé” dos telespectadores (Ribeiro; Sacramento, 2010: 112).

Conforme Kushnir (2004: 143-144), no início da década de 1970 existiam “apelos popu-

lares por censura”. Organizações como o Movimento Auxiliar de Recuperação da Juventude 

Brasileira e o Movimento de Arregimentação Feminina militavam contra, por exemplo, “piadas 

de mau gosto”, “erotismo” e “violência” nos impressos, cinema e televisão.

Durante a ditadura militar não ocorreu propriamente o estabelecimento da censura. 

Como mostra Fico (2019: 155), o que existiu foi uma adequação, pois livros, jornais, teatro, 

música e cinema sempre foram atividades visadas pelos governos anteriores, contando com o 

benefício da legitimação que largas parcelas da sociedade lhes conferiam. A defesa da moral 

e dos bons costumes sempre foi objetivo dos órgãos de censura das chamadas “diversões 

públicas”. A Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) era um órgão conhecido e 

contava com o apoio de setores da sociedade que, por meio de cartas, enviavam pedidos de 

mais censura. Portanto, esse tipo de censura, durante a ditadura militar, era orgulhosamente 

assumido pelo regime, que se posicionava como protetor da família frente aos atentados à 

moral e aos bons costumes (Fico, 2019: 159).

Diante desse quadro, a ditadura aumentou o controle sobre os conteúdos televisivos. 

A televisão não poderia mais ser dominada por programas considerados “grotescos e de baixo 

nível”, era necessário que a programação televisiva formasse o cidadão segundo a Doutrina 

de Segurança Nacional, “baseada em valores ligados a um cristianismo conservador, tendo a 

família, a religião católica, a pátria, o trabalho, a moral e os bons costumes como pilares de 

conduta”6. Para tanto, as emissoras deveriam “higienizar” toda sua programação, visando 

representar “o Brasil para os brasileiros” (Ribeiro; Sacramento, 2010: 116).

Em geral. apesar da sintonia entre os empresários das comunicações e o regime mili-

tar, topicamente eles poderiam diferir. Segundo Ortiz (1988: 129), a ideologia “moralista” da 

ditadura por vezes se chocava com a ideologia “mercadológica” dos empresários televisivos. 

Sendo assim, a repressão desagradou, trouxe dificuldades e, ocasionalmente, prejuízos para 

os donos de emissoras. Os programas “com baixo apuro técnico e com conteúdo e temática 

vistos como impróprios (seja pela ênfase popular ou pela crítica política)” foram censurados. 

(Ribeiro; Sacramento, 2010: 116).



170

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

A preocupação com a programação televisiva foi mais intensa durante o governo 

Médici (1969-1974). Inúmeras pressões foram exercidas sobre as emissoras de televisão 

mediante punições como multas e suspensão de alguns programas. O governo passou a 

expressar veemente desaprovação quanto à falta de “padrão cultural” da televisão brasileira. 

As recomendações públicas lembravam constantemente que os concessionários televisivos 

deveriam buscar um novo objetivo para a televisão comercial, “imbuídos do ideal de respon-

sabilidade e compromisso para promover o desenvolvimento” (Mattos, 2008: 43).

“ESTATIZAÇÃO DA TV SÓ EM CASO EXTREMO”

No encerramento do VI Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em setembro de 

1970, o presidente Médici declarou que cumpriria: “aos empresários livres encontrar 

um sentido mais alto para a televisão, pois o Governo não pode assistir, omisso e silencioso, 

à competição pela audiência só através de números, à custa da deseducação do povo”. Segundo 

o presidente, era necessário “elevar o nível de toda a programação, vedando o acesso da des-

façatez glorificada e do mau gosto tornado exemplo e regra, ao tempo que, a pouco e pouco, 

se faça justiça ao verdadeiro espírito de nosso povo”. Lembrou que aquela não era a primeira 

vez que falava nesses termos, visando sensibilizar a consciência dos “homens de comunicação”. 

Declarou ainda confiar que os “homens de imagens e de sons” tivessem ouvidos para entender 

a intenção de seu apelo e que acreditava na possibilidade da “evolução da televisão” por meio 

das “mãos operosas da iniciativa privada”. Para Médici, os meios de comunicação deveriam ser 

utilizados “no serviço maior da educação do povo” (Médici, 1970: 18).

A ditadura buscava moldar a programação televisiva de acordo com os seus interesses, 

pressionando os empresários televisivos e buscando impor um controle ainda maior sobre 

o setor. Até mesmo a implementação da televisão em cores, imposta pela ditadura militar, 

em 1972, serviu como uma maneira de controle. Como a produção em cores era mais custosa, 

acreditava-se que os empresários televisivos não gastariam dinheiro com programas “popula-

rescos” ou considerados de “baixo nível”. O advento das cores potencializaria a autocensura 

e alinharia ainda mais as emissoras sobreviventes ao regime militar (Barros Filho, 2021: 28).

Em alguns momentos, foi possível perceber a disposição do regime militar de intervir 

diretamente no setor de telecomunicações caso sua vontade não se concretizasse. As declara-

ções do ministro das Comunicações, Hygino Corsetti, e do ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, 

dão margens para afirmarmos que a possibilidade de estatização da televisão brasileira ganhou 

força no início da década de 1970, como ameaça por parte do governo ditatorial às emissoras 

comerciais e, aparentemente, como a última opção para adequação da programação televisiva 



171

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

aos anseios do regime. Manchetes do jornal O Estado de S. Paulo elucidavam a pressão do 

governo ditatorial sobre os concessionários televisivos, como: “Corsetti: estatização da TV só em 

caso extremo” (Corsetti, 1971a: 9), “Canais podem ser cassados” (Canais, 1971: 52), “Se pre-

ciso governo cassa TVs” (Se preciso, 1971: 56), e “Corsetti ameaça estatizar TVs” (Corsetti, 

1972a: 1). Segundo o periódico paulista, “tudo se preparava, com habilidade e cautela, para que 

se chegasse à estatização completa das emissoras a médio ou longo prazo” (O futuro, 1973, 3).

O ministro das Comunicações, Hygino Corsetti, declarou que a estatização só teria 

cabimento “se houvesse fracasso total dos diretores e proprietários das televisões”, gerando 

a primeira manchete citada acima. Complementou enfatizando que as emissoras televisivas 

operavam sob o regime de concessões do governo federal, e que essas concessões poderiam 

ser cassadas se os diretores das emissoras fossem enquadrados nas penalidades da lei que 

regulava o assunto (Corsetti, 1971a: 9).

Cabe aqui lembrar que, um ano antes dessas declarações, a TV Excelsior foi retirada 

do ar, findando sua história como a primeira rede de televisão brasileira cassada oficialmente. 

Apesar da aparência do regime estar cumprindo a lei, a TV Excelsior faliu após uma série 

de arbitrárias e injustas pressões promovidas pela ditadura militar sobre os bens da família 

Simonsen (Busetto, 2009: 54-56). Portanto, não era a lei que garantia a existência de uma 

emissora ou serviria de base para sua cassação, mas seu alinhamento com o regime militar.

Alguns dias depois, o Estado de S.  Paulo trouxe nova declaração do ministro das 

Comunicações: Corsetti subiu o tom e afirmou que “no caso em que as televisões malogrem 

em seus objetivos, o governo poderá cassar a concessão de qualquer emissora ou de todas 

elas” (Canais, 1971: 52).

Poucos meses depois, o ministro da Justiça, alegando defender “os bons costu-

mes e a moral nos programas de TV”, declarou estar disposto “a solicitar ao Ministro das 

Comunicações a cassação de concessões de canais”. Buzaid defendeu que “para lutar contra 

isso” não aceitaria “medidas paliativas” (Se preciso, 1971: 56).

Em ocasião posterior, o ministro das Comunicações foi ainda mais incisivo: Corsetti advertiu 

que o governo federal não hesitaria em cassar a concessão de qualquer emissora de televisão que 

estivesse funcionando “mal ou irregularmente”. Declarou que levaria ao presidente Médici uma 

“exposição de motivos pedindo a cassação da TV Continental e informou que outras emissoras, 

como a TV Rio, andam mal e, por isso, devem providenciar logo sua melhoria para evitar punição 

drástica. O Ministro recomendou que, a partir daquele momento, era conveniente que todos pas-

sassem a acreditar em cassações, “pois elas existem”. Lembrou que havia um limite de tempo de 

tolerância em relação “às más condições de funcionamento das emissoras” (Corsetti, 1971b: 5).



172

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

Diferentemente da TV  Continental, a TV  Rio conseguiu se manter no ar por mais 

tempo, tendo sua concessão cassada em 1977. No início de 1972, o presidente Médici assi-

nou o decreto de cassação do canal da TV Continental. A cassação foi sugerida pelo Contel, 

alegando que a emissora estava com pedido de falência aprovado na justiça e sem condi-

ções de colocar a sua programação no ar. Ao divulgar a sugestão do Contel, o ministro das 

Comunicações, Corsetti, advertiu que “o governo não hesitaria na cassação, inclusive para que 

todos passassem a crer na sua possibilidade” (Governo, 1972: 25).

A última manchete do jornal O Estado de S. Paulo citada, “Corsetti ameaça estatizar TVs”, 

foi estampada em sua primeira página. Como consequência da ausência de representantes 

das redes Globo, Associadas e Independentes no VII Congresso Brasileiro de Radiodifusão, 

o ministro das Comunicações admitiu a possibilidade de uma intervenção federal nas emisso-

ras de televisão. Esclareceu que, em momento algum, o governo do general Médici “cogitou 

da medida, pensando ao contrário, em fortalecer a iniciativa privada no setor de televisão e 

rádio”. Entretanto, “a decisão dos dirigentes daquelas redes de não comparecer ao certame 

poderia levar à liquidação dessa mesma iniciativa privada”. Corssetti afirmou: “não podemos 

alimentar esses monstros” e, portanto, “é preferível destruí-los”. O receio do ministro das 

comunicações era que “estas redes se unam mais tarde para controlar e até manipular certas 

informações, motivando assim, de imediato, a intervenção federal” (Corsetti, 1972a: 1).

O tema estatização estava tão presente no período que, segundo Walter Clark, diretor 

da TV Globo, em um determinado capítulo de uma telenovela, um personagem de Dias Gomes 

teria dito: “Televisão tem que estatizar mesmo! Televisão que tem Ibrahim Sued no ar não merece 

moleza do governo”. Aparentemente, Dias Gomes buscava dar maior publicidade ao tema. 

Já Clark, após esse episódio, teria instituído a autocensura na emissora, contratando um ex-diretor 

do Departamento de Censura da Guanabara para trabalhar na TV Globo (Kushnir, 2004: 188-189).

Somando-se às questões internas, em outros países da América Latina, o debate em 

torno da estatização da televisão também estava presente. Em 1973, na Argentina, os canais 

das emissoras comerciais de televisão foram cassados e estatizados, voltando para iniciativa 

privada apenas em 1989, no governo Menem (Baccin, 2000: 29-31).

“SE O OBJETIVO DO GOVERNO FOI AMEDRONTAR OS 
DIRETORES DE TV, ELE O CONSEGUIU”

As ações do regime militar pretendendo uma mudança nos rumos da programação tele-

visiva, sobremaneira a ameaça de estatização das emissoras, exigiam uma resposta por 

parte dos empresários do setor para manter suas concessões.



173

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

A fala do presidente Médici no encerramento do VII Congresso Brasileiro de Radiodifusão 

provocou diferentes reações entre os empresários. A direção executiva da ABERT teria entendido 

apenas como um “puxão de orelhas que as TVs levaram em público”. O empresário Paulo de 

Carvalho, da TV Record, aparentemente mais preocupado, declarou que as emissoras que “sempre 

estiveram ao lado do governo” deveriam absorver a mensagem presidencial como um alerta e 

deveriam “dar atenção aos apelos do presidente”. Outros empresários do setor consideraram a 

mensagem presidencial como uma ameaça. Um representante da TV Tupi teria afirmado: “tenho 

medo”, “há coisas no ar” (As imagens, 1970: 72-78).

Como o governo ditatorial foi cada vez mais incisivo em seus propósitos, os empresá-

rios buscaram formular ações conjuntas. Segundo a revista Veja, eles promoveram reuniões 

sigilosas para debater as recomendações e pressões do regime militar. Uma delas ocorreu na 

casa de Roberto Marinho, da TV Globo. Participaram desse encontro: João Calmon e Edmundo 

Monteiro, dos Diários e Emissoras Associados, Paulo Machado de Carvalho, da TV Record, 

e João Saad, da TV Bandeirantes, presidente da ABERT a partir de 1970. A cassação da con-

cessão da TV  Excelsior foi vista pelos empresários televisivos como um sintoma de que o 

governo não estava apenas disposto a apontar erros, mas intervir de acordo com seus inte-

resses. Diante disso, o presidente da ABERT declarou que as emissoras estavam interessadas 

em colaborar com o governo: “estamos fazendo uma autocrítica” (As imagens, 1970: 72-78).

Os empresários de rádio e televisão, por meio da ABERT, buscaram intensificar a luta 

por seus interesses que se confundiam, segundo a Associação, com os anseios do sistema de 

livre iniciativa e da democracia, sendo contrários a “medidas arbitrárias e/ou estatizantes”. 

Em 1970, criaram a Associação Brasileira das Empresas de Televisão (Abrate) para lutar pelo 

interesse específico dos concessionários de televisão diante das possíveis medidas futuras e já 

impostas pelo governo federal (Ribeiro; Sacramento, 2010: 117-118).

Os diretores e proprietários de emissoras de televisão do Rio de Janeiro e de São Paulo: 

Paulo de Araújo, Edmundo Monteiro e Enéas Machado de Assis, dos Diários e Emissoras 

Associados; Paulo Machado de Carvalho, da TV Record; e Roberto Marinho e Walter Clark, 

da TV Globo, foram até o Ministério das Comunicações para anunciar a fundação da Abrate. 

Na oportunidade, entregaram ao ministro, Hygino Corsetti, um memorial para ser encami-

nhado ao presidente Médici e firmaram o compromisso de melhorar, em níveis gradativos, a 

programação da televisão brasileira (Diretores, 1970: 1).

Corroborando com esse aceno dos empresários ao regime, representantes da 

TV Globo e Tupi assinaram um protocolo de conduta, pactuando excluir de suas programações 



174

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

“espetáculos de mau gosto”, como atrações que servissem de fatos ou pessoas para explorar 

a “crendice popular ou incitar superstição” (Ribeiro; Sacramento, 2010: 117-118).

João Calmon, em 1971, senador pelo Espírito Santo, presidente dos Diários e Emissoras 

Associados e presidente de honra da ABERT, apesar de concordar que a programação tele-

visiva precisava mudar, buscou diminuir a culpa das emissoras e dar alguns recados para 

o governo ditatorial. Declarou que “a culpa pela crise desencadeada na televisão brasileira 

com relação ao nível dos seus programas não poderia ser atribuída a uma única pessoa ou 

grupo de pessoas que trabalha no setor da TV”. Segundo ele, a culpa deveria “ser dividida 

mais amplamente, recaindo sobre todo o pessoal das emissoras, sobre a censura prévia e 

também sobre a sociedade em geral”. Calmon afirmava que “se o grau de educação fosse 

mais elevado, o mais eficiente desse tipo de censura estaria nas pontas dos dedos de cada 

telespectador” (Calmon, 1971: 32).

Na mesma oportunidade, Calmon buscou enfatizar que os empresários televisivos, 

diante das pressões, reconheciam a necessidade e se esforçavam para adequar seus progra-

mas às diretrizes federais. Disse testemunhar o empreendimento que vinha sendo praticado 

para o “aprimoramento da programação”. De acordo com o presidente de honra da ABERT, 

“os concessionários de TV tinham uma coisa que até animais irracionais possuem: o instinto 

de sobrevivência” e sabiam que “se não fossem modificados ou eliminados certos programas, 

a televisão comercial correria o risco de estatização”. Declarou ainda que os empresários tele-

visivos eram dotados de autocrítica e se penitenciariam dos “graves erros” erros cometidos se 

esforçando no “saneamento de seus programas” (Calmon, 1971: 32).

Finalizando, Calmon novamente ligou a estatização ao comunismo, portanto, contrária 

aos “ideais da revolução antigoularteana”. Ponderou que “se a estatização fosse a solução 

mágica para todos os problemas, deveríamos optar pela tirania dos países comunistas, onde tudo 

pertence ou é manipulado pelo estado”. Com relação às críticas vindas de outros setores da socie-

dade, Calmon considerou “válidas como contribuições para o esforço em busca da elevação do 

nível das programações”. Entretanto, estimava que algum crédito fosse concedido à televisão bra-

sileira, inclusive por parte da ditadura militar, pois, segundo ele, a televisão comercial contribuiu 

“para a criação, em nosso país, de um clima de otimismo, de confiança no futuro, com a transmis-

são de numerosas mensagens sobre o nosso desenvolvimento” (Calmon, 1971: 32).

A opção conjunta dos empresários das três redes de televisão (Globo, Associadas e 

Independentes) de não participarem do VII Congresso Brasileiro de Radiodifusão realizado em 

Brasília acabou gerando a fúria do ministro das comunicações, conforme mostrado no tópico 

anterior, e ganhou a primeira página do O Estado de S. Paulo. As três redes de televisão não 



175

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

teriam ido ao encontro em protesto contra a apresentação de chapa única para o Conselho 

Diretor da ABERT, mas, antes da abertura oficial dos trabalhos, fora aprovada uma moção 

adiando por 120 dias as eleições (Corsetti, 1972a: 1).

Segundo Corsetti, no evento foram “discutidos assuntos de interesse dessas estações”. 

Além da ausência dos empresários daquelas redes de televisão, o ministro se indignou com 

o boicote que suas emissoras teriam promovido, praticamente não noticiando o Congresso. 

Corsetti declarou ter acompanhado os noticiários das rádios, televisões e jornais pertencentes 

às redes Globo, Associadas e Independentes e ter observado que “não fizeram nenhuma refe-

rência ao congresso”. O receio do ministro das comunicações era que “estas redes se unam 

mais tarde para controlar e até manipular certas informações, motivando assim, de imediato, 

a intervenção federal” (Corsetti, 1972a: 1).

As declarações do ministro indicam que a estratégia do regime militar poderia estar 

fugindo do controle. Pouco tempo antes, às vésperas do lançamento da televisão em cores no 

Brasil, o ministro das comunicações foi questionado, em entrevista à revista Veja, se estava 

otimista, pois ainda havia preocupação sobre a capacidade da maioria das emissoras de incor-

porar essa tecnologia. Em resposta, Corsetti afirmou que a tendência era a consolidação de 

três redes nacionais, formadas por emissoras próprias ou independentes, associadas e com 

liberdade para trocarem de programação conforme as conveniências. Acreditava que essas 

redes se firmariam ajustando sua administração e vencendo suas dificuldades técnicas, econô-

micas e financeiras. Segundo Corsetti, três redes nacionais seriam “suficientes para diversificar 

a programação e oferecer opções ao público” (Barros Filho, 2021: 23-24). A fala exaltada e 

ameaçadora do ministro das comunicações após o boicote das três redes de TV indicam que 

buscaria manter o controle das ações no setor, por bem ou por mal.

Apesar dos acenos dos empresários, na prática, as mudanças não ocorriam na velocidade 

esperada pelo governo militar, que continuava subindo o tom, notadamente após aquele boicote. 

Após novas ofensivas, a Abrate transmitiu aos ministros da justiça e das comunicações, Buzaid 

e Corsetti, a preocupação dos empresários televisivos com a possibilidade de estatização ou 

intervenção do governo nas emissoras. O presidente da Abrate declarou que “se o objetivo do 

Governo foi amedrontar os diretores de TV, ele o conseguiu”. No último encontro com aqueles 

ministros e a associação dos empresários da televisão, praticamente não teriam existido diver-

gências. Segundo ele, todos os empresários já estavam convencidos e empenhados da necessi-

dade de se estabelecer “um padrão cultural para a programação” (Estatização, 1973: 3).

O jornal O Estado de S. Paulo, além de dar publicidade ao tema e mesmo não tendo 

interesse direto no setor televisivo, não deixou de se posicionar de forma contrária à estatização 



176

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

e favorável aos empresários televisivos. No dia 10 de maio de 1973, o jornal da família Mesquita, 

em editorial, considerava que nada mais restava aos concessionários televisivos “além de uma 

total submissão à tutela do Ministério das Comunicações”. Segundo o periódico paulista, 

seria enfadonho enumerar todos os decretos, portarias e atos que “acabaram por deter-

minar essa nítida dependência em que se encontram hoje as estações brasileiras de rádio 

e televisão” – bastaria mencionar o “caráter transitório e a possibilidade de imediata reto-

mada das concessões”. De acordo com o jornal, reiteradamente, o ministro das comunicações 

afirmava que o governo não cogitava estatizar as emissoras de rádio e televisão, entretanto 

“somos obrigados a discordar de tão esclarecida declaração de intenções, pois os atos oficiais 

que a contradizem são numerosos e de conteúdo bastante nítido” (O futuro, 1973: 3).

Alguns deputados federais e senadores da ARENA também se manifestaram a favor 

da iniciativa privada, apoiando os empresários e amenizando as pressões feitas pelo governo 

ditatorial. O vice-presidente da Comissão de Comunicações da Câmara, deputado Amaral de 

Souza, afirmava não ter sentido o “Governo estatizar empresas tradicionalmente organizadas, 

de recursos financeiros indiscutíveis e que com ele colaboravam na integração nacional”. 

O  deputado Élcio Alvares, vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, defendeu que 

“a  exploração de canais de televisão deve ser feita por empresas particulares” (Novas, 

1973: 3). O deputado Célio Borja se manifestou contrário à estatização da televisão, argu-

mentando que o regime de concessão de canais de TV à iniciativa privada possuía “a dupla 

vantagem de permitir espontaneidade e a variedade e a de assegurar a pronta intervenção 

do poder público concedente quanto aos limites da lei sejam violados”. O deputado Murilo 

Badaró afirmou que era “indispensável assegurar a este setor da iniciativa privada a mais 

plena liberdade de criação e divulgação, guardados os limites impostos pela Constituição”. 

O senador por Alagoas, Arnon de Melo, declarou na tribuna que não “atinava com o notici-

ário referente à estatização da TV comercial”. Ele nunca teria ouvido do ministro das comu-

nicações “outra palavra que não fosse a de confiança na iniciativa privada para promover o 

desenvolvimento da televisão no Brasil” (TV, 1973: 10).

As ações promovidas pelos empresários televisivos, buscando mostrar que promoveriam 

mudanças em suas programações, foram acalmando os ânimos do regime militar, mesmo que 

em alguns momentos representantes do governo tenham novamente subido o tom, seja por ati-

tudes dos empresários ou por demora em promover as mudanças esperadas. O debate em torno 

da estatização foi esfriando. O próprio ministro das comunicações, no final de 1972, começou a 

elogiar os esforços das emissoras televisivas. Segundo Corsetti, elas estavam se antecipando a 

algumas medidas e já era possível perceber “alguns progressos” (Corsetti, 1972b: 32).



177

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

No final da década de 1970, tomando como base uma conferência de Roberto Marinho 

no II Encontro Mundial de Comunicação, realizado no México, a impressão é que nada do que 

foi exposto até aqui teria ocorrido. Tendo como tema “o modelo da televisão brasileira”, 

o dono da Rede Globo ressaltou que o Brasil ocupava o sexto lugar entre os países com maior 

número de televisores. Em termos de cobertura nacional, existiam três redes no país. Segundo 

ele, ainda que o controle estatal fosse estabelecido por lei, prevalecia o regime da livre inicia-

tiva, muito semelhante ao modelo estadunidense. Afirmou que não existia motivação ou grupo 

de pressão no sentido de alterar o modelo brasileiro de radiodifusão que atendia plenamente 

aos interesses de todo o universo da audiência, era instrumento de integração nacional e 

cumpria o imperativo de ampliar o mercado interno (Roberto, 1979: 9).

“TUDO DEVE MUDAR PARA QUE TUDO FIQUE  
COMO ESTÁ”

Acélebre frase do romance O Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, “tudo deve 

mudar para que tudo fique como está”, pode sintetizar a pressão por mudança de perfil 

da programação televisiva sofrida pelas emissoras comerciais, durante a ditadura militar, tendo 

a estatização como pano de fundo. A ditadura não perderia sua base de apoio conservadora 

em prol do lucro dos empresários televisivos e não perderia o controle deste setor, no qual 

investiu estrategicamente e que naquele momento se consolidava nos lares brasileiros, sendo 

fundamental para a imagem do regime.

Diante das declarações e medidas impostas para o setor televisivo, seus estabele-

ceram algumas estratégias de reação: deram publicidade ao tema para conseguir apoio de 

outros setores da sociedade civil contra a possibilidade de estatização; criaram uma associa-

ção específica para defender os interesses dos concessionários televisivos diante das pressões 

do regime militar; buscaram, em alguns momentos, tensionar o debate, mas com as devidas 

cautelas, enfatizando sempre o apoio incondicional e as contribuições dadas pelos empresá-

rios das comunicações para a “revolução”; e, quando a corda esticava demais, acenavam ao 

regime militar com autocríticas públicas e promessas de mudanças em suas práticas televisivas.

A estatização, obviamente péssima para os empresários televisivos, também não seria 

uma boa alternativa para a ditadura militar, já que ela poderia perder apoiadores, notada-

mente do setor empresarial, além das dificuldades que teria para operar uma rede estatal de 

emissoras televisivas. Se a estatização fosse realmente a intenção da ditadura, os deputados e 

senadores arenistas não defenderiam a exploração privada da televisão, pedindo apenas para 

os concessionários corrigirem os rumos de suas programações.



178

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

A maior beneficiária das medidas promovidas pela ditadura militar foi a Rede Globo. 

Encontrando-se em melhores condições financeiras e com menos concorrência, sobremaneira da 

TV Excelsior, ela pode investir na renovação de sua programação. A partir de 1973, a TV Globo 

empreendeu e institucionalizou o seu “padrão Globo de qualidade”. Os avanços estruturais, 

promovidos pela ditadura no setor das telecomunicações e as boas relações de Roberto Marinho 

com os militares, fizeram com que a TV Globo passasse a ter uma qualidade de produção e emis-

são comparável com as maiores redes de TV do mundo. Vão ao ar pela emissora programas como 

Fantástico e Globo Repórter, frutos da desejada “televisão nacional de qualidade”.

Com a Rede Globo consolidando sua hegemonia no campo televisivo brasileiro, 

facilitava o controle do setor pelo regime e possibilitava que a televisão servisse de forma 

ainda mais eficaz à ditadura militar. Afinal, diante de qualquer necessidade, era só pressionar 

diretamente o concessionário Marinho.

O melhor para os empresários televisivos e o governo militar era continuar caminhando 

juntos. À medida que as emissoras começaram a mudar os rumos de suas programações, 

a pressão do governo militar foi suavizando. A televisão brasileira foi aprimorando suas técni-

cas, bem como nacionalizando sua programação. O modelo comercial continuou hegemônico, 

sob um controle ainda maior da ditadura e com uma programação ainda mais alinhada com 

as diretrizes do regime militar.



179

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

Notas
1	 Os proprietários dos dois jornais cariocas selecionados, Jornal do Brasil e O Globo, 

obtiveram concessões televisivas, ainda que a do primeiro não tenha se concretizado com 

a operação de um canal de televisão. A família Marinho, proprietária de O Globo, passou a 

operar uma emissora de televisão e avançou para a liderança hegemônica do setor durante a 

ditadura militar. O O Estado S. Paulo deu ampla cobertura e se posicionou sobre desenvolvi-

mento da televisão no Brasil. A família Mesquita, proprietária desse jornal paulista, até onde 

é sabido, nunca revelou publicamente interesse em operar um canal de televisão ou entrou 

em disputa por concessão de canal televisivo. O Diário de S.  Paulo pertencia aos Diários 

e Emissoras Associados, grupo com interesses diretos no setor televisivo, fundado por Assis 

Chateaubriand, precursor da televisão no Brasil. A revista Veja, pertencente à Editora Abril, 

participante de concorrência pública para concessão de canal televisivo, se consolidou como 

o semanário mais importante do Brasil durante a ditadura militar, notadamente por seu 

noticiário político.

2	 Segundo o Decreto n. 52.026 de 1963, o Contel seria responsável pela elaboração de um 

Plano Nacional de Telecomunicações, que contemplaria uma nova rede de telecomunicações 

e a implantação de uma indústria de equipamentos para esse fim (Jambeiro, 2001: 60).

3	 Conforme Motta (2021: 45), João Calmon foi um dos líderes civis do golpe de 1964. 

Idealizador da Rede da Democracia, união de veículos de comunicação que teve papel signi-

ficativo em ataques que contribuíram para queda do presidente João Goulart. Nos primeiros 

dias da ditadura, como deputado federal, pediu a cassação dos parlamentares que mantinham 

ligações com o proscrito Partido Comunista Brasileiro (PCB). Com a instalação do bipartida-

rismo em decorrência do Ato Institucional nº 2 (AI-2), filiou-se à Aliança Renovadora Nacional 

(ARENA), sendo cogitado para a vice-presidência de Artur da Costa e Silva (Calmon, 2001).

4	 Segundo Barros Filho (2017: 249), o estímulo à televisão educativa acabou sendo van-

tajoso para os empresários televisivos. A TV Globo fez parcerias com organismos públicos e 

estatais, recebeu verbas para programas educativos por meio da Fundação Roberto Marinho 

e obteve bons índices de audiência com programas como o Telecurso e Sitio do Pica-Pau 

Amarelo, contribuindo para sua hegemonia no setor televisivo brasileiro.

5	 Os objetivos da Doutrina de Segurança Nacional, vinculados às telecomunicações, eram 

integração nacional, integridade territorial, preservação dos valores morais e espirituais da 

nação e paz social (Borges, 2003: 28).



180

Eduardo Amando de Barros Filho

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

6	 Fico (2019, 166-172) chama a atenção para a utilização do conceito de doutrina de segurança 

nacional. A simples existência de doutrinas ou ideologias não garante seu predomínio na sociedade 

ou em grupos específicos. Não havia um pensamento unívoco entre os que assumiram o poder, 

mas a integração matizada de certos princípios gerais, muitos dos quais presentes na doutrina de 

segurança nacional. Esses princípios são denominados pelo autor de utopia autoritária.

Referências bibliográficas
AS IMAGENS da dúvida: velhos e novos problemas da TV brasileira. Veja, São Paulo, p. 72-78, 1970.

BACCIN, C. A televisão aberta na Argentina: uma distribuição desigual e uma programação metropolitana. 
In: REIMÃO, S. (org.). Televisão na América Latina: 7 estudos. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista 
de São Paulo, 2000.

BARROS FILHO, E. A. D. A Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa: debates, projetos e práticas à produção 
e difusão de conteúdos tele-educativos na Ditadura Militar, 1964-1981. 2017. Tese (Doutorado em História) – 
Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, 2017.

BARROS FILHO, E. A. D. O verde oliva na TV: o advento da televisão em cores pelo regime militar no Brasil. 
Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 32, p. 1-33, 2021.

BOLAÑO, C. R. S. Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil?. São Paulo: Paulus, 2007.

BORGES, N. A doutrina de segurança nacional e os governos militares. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. D. A. N. 
(Orgs.). O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 4.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma História social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BUSETTO, A. Relações entre TV e poder político: dados históricos para um programa de leitura dos produtos 
televisivos no ensino e aprendizagem. In: PINHO, S. Z.; SAGLIETTI, J. R. C. (Orgs.). Núcleos de Ensino da Unesp. 
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007. v. 4.

BUSETTO, A. Sem aviões da Panair e imagens da TV Excelsior no ar: um episódio sobre a relação regime militar 
e televisão. In: KUSHNIR, B. (Org.). Maços na Gaveta: reflexões sobre mídia. Niterói: EdUFF, 2009.

CALMON, J. D. M. In: DICIONÁRIO Histórico-Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001. Disponível em: 
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/joao-de-medeiros-calmon. Acesso em:  
dd mmm. aaaa.

CALMON: problema não está no vídeo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 32, 19 set. 1971.

CANAIS podem ser cassados. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 52, 28 set. 1971.

CONTEL: é loucura falar em estatização do rádio e TV. O Globo, Rio de Janeiro, p. 10, 15 fev. 1966.

CORSETTI: estatização da TV só em caso extremo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 9, 18 set. 1971a.

CORSETTI: avisa que Governo vai cassar TV que funcionar mal ou com irregularidade. Jornal do Brasil, 
Rio de Janeiro, 11 dez. 1971b.

CORSETTI: ameaça estatizar as TVs. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 1, 4 jun. 1972a.



181

se não nos unirmos, a televisão estará estatizada”:  
empresários das comunicações e ditadura militar no brasil

Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 36, nº 78, p.162-181, Janeiro-Abril 2023

CORSETTI: anuncia melhores programas nas TVs. Jornal do Brasil, p. 32, 19 nov. 1972b.

DIRETORES de TV com Corsetti. Diário de S. Paulo, São Paulo, p. 1, 30 dez. 1970.

ESTATIZAÇÃO de comunicações. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 1, 29 dez. 1965.

ESTATIZAÇÃO preocupa empresários de TVs. Diário de S. Paulo, São Paulo, p. 3, 8 mai. 1973.

FICO, C. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, J.; 
DELGADO, L. D. A. N. (Orgs.). O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019, v. 4.

GOVERNO cassa TV Continental. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 25, 23 fev. 1972.

JAMBEIRO, O. A TV no Brasil do século XX. Salvador: Edufba, 2001.

JEANNENEY, J. N. Uma história da comunicação social. Lisboa: Terramar, 1996.

JOÃO Calmon em apelo ao Presidente da República: é preciso deter a onda estatizante. O Globo, Rio de 
Janeiro, p. 16, 23 dez. 1965.

KUSHNIR, B. Cães de Guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: 
Boitempo, 2004.

MATTOS, S. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e política. Petrópolis: Vozes, 2008.

MÉDICI pede a empresários a televisão com melhor sentido. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 18, 26 set. 1970.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NOVAS manifestações contra a estatização da TV. O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 9 maio 1973.

O FUTURO do rádio e da televisão. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 3, 10 maio 1973.

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PALAVRAS de um patriota autêntico. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 3, 17 jul. 1965.

ROBERTO Marinho: a TV Brasileira atingiu um dos mais elevados padrões do mundo. O Globo, Rio de Janeiro, 
p. 9, 27 jul. 1979.

RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. A renovação estética da TV. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I.; ROXO, M. 
(Orgs.). História da Televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.

SE PRECISO, governo cassa TVs. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 56, 4 dez. 1971.

SIMÕES, I. A nossa TV Brasileira: por um controle social da televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

STENZEL: abusos da TV são piores do que a subversão. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 9, 10 jun. 1972.

TV UNIDA contra estatização. Diário de S. Paulo, São Paulo, p. 3, 5 out. 1968.

TV só tem a perder se for estatizada, afirma Célio Borja. O Globo, Rio de Janeiro, p. 10, 10 maio 1973.


	_Hlk121233930
	_Hlk112763756
	_Hlk112229532
	_Hlk110330715
	_Hlk112780124
	_Hlk112237223
	_Hlk112841106
	_Hlk121904758
	_Hlk112238486
	_Hlk120363222
	_Hlk112847762

