Acessibilidade / Reportar erro

Marketing: uma ferramenta fundamental para o profissional da informação

Marketing: an essential tool for the information professional

Resumos

O artigo analisa, em primeiro lugar, a importância da informação no mundo atual e a necessidade de tratá-la a partir da segmentação do mercado, apre-sentando o marketing como ferramenta capaz de desenvolver produtos e serviços e de comunicá-los a este mercado alterando e/ou influenciando o seu comportamento. A seguir apresenta os desafios que os profissionais da informação enfrentarão quando adotarem as técnicas mercadológicas, tendo como base discussões já apresentadas pelos pesquisadores Oliveira e Amaral. Na sua parte final propõe que os novos paradigmas do mundo atual e a utilização do marketing como ferramenta possam promover a aproximação e equilíbrio entre a técnica e a necessidade do usuário.

informação e marketing; profissional da informação; paradigmas


Firstly the article analysis, the importance of information in the world today and the need to treat it from the market segmentation, introducing marketing as a tool able to develop products and services and to introduce them to this market changing and/or influencing its behavior. Secondly it presents the challenges that the information professional will face when they adopt the marketing tehniques, having as a base discussions already presented by the researchers Oliveira and Amaral. Finally it proposes the new paradigms of the present world and the marketing as a tool able to promote the approach and balance between the technique and the need of the user.

information and marketing; information professional; paradigms


  • AMARAL, S.A. Marketing e desafio profissional em Unidades de Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.3, p.330-336, 1996.
  • AMARAL, S.A. O profissional da informação e as técnicas de marketing Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.2, 1999/2000, p.173-188, Edição Especial.
  • OLIVEIRA, S.M. Marketing e sua aplicação em bibliotecas: uma abordagem preliminar. Ciência da Informação, Brasília, v.14, n.2, p.207-227, 1985.
  • OTTONI, H.M. Bases de marketing para unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.2, p.171-176, 1996.
  • SANTOS, B.S. Da dogmatização à desdogma-tização da Ciência Moderna. In: SANTOS, B.S. Introdução à Ciência Pós-Moderna Rio de Janeiro: Graal, 1989. Cap. 2-3, p. 17-45.
  • SILVA, A.F.G. Marketing em unidades de informação: revisão crítica. Revista de Biblioteco-nomia de Brasília, Brasília, v.23/24, n.1, 1999/2000, p. 5-23 Edição especial.
  • WURMAN, R.S. A Explosão da Não-Informação. In: WURMAN, R.S. Ansiedade de Informação. São Paulo: Cultura, 1992. Cap.1, p.35-55.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2003

Histórico

  • Aceito
    11 Ago 2003
  • Recebido
    28 Abr 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br