Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta e análise de dados - Parte II

Research in organizational competitive intelligence: using content analysis for the data collection and analysis - Part II

Resumos

Para a realização da pesquisa de campo em inteligência competitiva organizacional, optou-se pela análise de conteúdo para a coleta e análise de dados. Duas técnicas da análise de conteúdo foram utilizadas: a análise léxica e a análise categorial (temas). A análise léxica tem enfoque quantitativo e seuobjetivo é mensurar termos como: substantivos, adjetivos, verbos etc., relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, encontrados no instrumento de coleta de dados. Nesta pesquisa, a análise categorial, de enfoque qualitativo, tem como objetivo investigar temas relacionados à inteligência competitiva organizacional, encontrados nos discursos dos sujeitos pesquisados.

inteligência competitiva; metodologia de pesquisa; análise de conteúdo; análise léxica; análise categorial; coleta e análise de dados


To accomplish this field research in organizational competitive intelligence, the researchers opted for the content analysis method, which is designed for data collection and analysis. Two techniques of the content analysis were used: lexical analysis and categories analysis (themes). The lexical analysis has quantitative focus and it searches for terms such as: nouns, adjectives, verbs, etc., related to the organizational competitive intelligence process, found in the instrument of data collection. In this research, the categories analysis has a qualitative focus and its objective is to investigate themes related to the organizational competitive intelligence, found in the speeches of the researched authors.

competitive intelligence; research methodology; content analysis; lexical analysis; categories analysis; data collection and analysis


  • ADAMS, G.L.; LAMONT, B.T. Knowledge management systems and developing sustainable competitive advantage. Journal of Knowledge Management, v.7, n.2, p.142-154, 2003.
  • ALBERTIN, A.L. Valor estratégico de projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.3, p.42-50, 2001.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977. 226p.
  • BERNARDES, R.; ALMEIDA, E.S. Nova função empresarial na coordenação de redes de inovação. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, Rio de Janeiro, n.5, p.86-120, 1999.
  • BURK JR., C.F.; HORTON, F.W. Infomap: a complete guide to discovering corporate information resources. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1988. 233p.
  • CARVALHO, E.L. Informação orgânica: recurso estratégico para tomada de decisão pelos mem-bros do Conselho de Administração da Univer-sidade Estadual de Londrina. Campinas, 2001. 93f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Fa-culdade de Biblioteconomia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2001.
  • Cervantes, Brígida Maria Nogueira. Contribuição para a terminologia do processo de inteligência competitiva: estudo teórico e metodológico. Marília, 2004. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.
  • CHIAVEGATTO, M.V. As práticas do gerenciamento da informação: estudo exploratório na Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 1999. 112f. Dissertação (Mestrado em Administração Públi-ca) - Escola do Governo, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 1999.
  • CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. 425p.
  • CIANCONI, R. Gestão da informação na sociedade do conhecimento Brasília: SENAI/DN, 1999.
  • CORREIA, A.M.R.; SARMENTO, A. Gestão do conhecimento: competências para inovação e competitividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE SOCIOLOGIA INDUSTRIAL DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO (APSIOT). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 27-28 mar. 2003. Disponível em: <http://www.isegi.unl.pt/ensino/docentes/acorreia/preprint/APSIOT_Correia_Sarmento.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2003.
  • DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.
  • DEMANTOVA NETO, C.; LONGO, R.M. A gestão do conhecimento e a inovação tecnológica. Transin-formação, Campinas, v.13, n.2, p.93-110, 2001.
  • DOSI, G. et al Technical change and economic theory London: Printer Publishers, 1988.
  • DREBRESSON, C.; AMESE, F. Networks of innovators: a review and introduction to the issue.  Research Policy, Orlando, v.20, n.5, p.363-379, 1991.
  • FREITAS, H.M.R.; LESCA, H. Competitividade empresarial na era da informação. Revista de Administração, São Paulo, v.27, n.3, p.92-102, 1992.
  • FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, seqüenciais e recorrentes para análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Sphinx, 2000. 176p.
  • GARTON, L.; HAYTHORNTHWAITE, C.; WELLMAN, B. Studying online social networks. JMC - Journal of Computer-Mediated Communication, v.3, n.1, Jun. 1997. Available from: <http://www.ascusc.org/jcmc/vol3/issue1/garton.html>.  Acess: 21 Jun. 2003.
  • GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 128p.
  • HAVEHGA, J.; BOTHA, D. Developing competitive intelligence in the knowledge-based organization. In: SOUTHERN AFRICAN ONLINE INFORMATION MEETING, 7., Jun. 2003. Available from: <http://www.saoug.org.za/archive/2003/0312a.pdf>. Acess: 20 Jan. 2004.
  • JOHNSON, B.; LUNDVALL, B.A. Promoting innovation systems as a response to the globalizing learning economy. In: CASSIOLATO, J.E.; LASTRES, H.M.M. Arranjos e sistemas produtivos locais e as novas políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2000. Disponível em: <http://www.druid.dk/summer2000/Gallery/nyjohnson &lundvall.pdf>. Acesso em: 13 out. 2003.
  • KIELGAST, S., HUBBARD, B.A. Valor agregado à informação: da teoria à prática. Ciência da Informação,  Brasília, v.26, n.3, p.271-276, 1997.
  • KING, D.W.; TENOPIR, C. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.176-182, 1998.
  • KRIEGER, M.G. A face lingüística da terminologia. In: TEMAS de terminologia. São Paulo: Humanitas/ FFLSH-USP, 2001. p.22-33.
  • KRIEGER, M.G.; FINATTO, M.J.B. Introdução à terminologia: teoria e prática.  São Paulo: Contexto, 2004.
  • KROG, G.V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 350p.
  • KRÜCKEN-PEREIRA, L.; DEBIASI, F.; ABREU, A.F. Inovação tecnológica e inteligência competitiva: um processo interativo. Revista Eletrônica de Administração, v.7, n.3, jul. 2001. Disponível em: <http://read.adm.ufrgs.br/read21/artigo/artigo5.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002.
  • MAÇADA, A.C.G.; BECKER, J.L. O impacto da TI na estratégia dos bancos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.4, p.87-97, 2001.
  • MINISTERIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Programa Prospectar Disponível em: <http://www.mct.gov.br/cct/prospectar/Programa/apresenta%C3%A7%C3%A30.htm>. Acesso em: 28 mar. 2003.
  • MOLINA, J.L. La ciencia de las redes. Apuntes de Ciencia y Tecnología, n.11, p.36-42, jun. 2004. Disponible en: <http://seneca.uab.es/antropologia/jlm/public_archivos/ciencia.pdf>. Acceso en: 12 set. 2004.
  • NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhe-cimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 358p.
  • PALOP, F.; VICENTE, J.M. Vigilancia tecnológica e inteligencia competitiva: su potencial para la empresa española. Madrid: COTEC, 1999. 107p. Disponible en: <www.innovarium.com/Innovacion/innovacion%20tecnologia.htm>. Acceso en: 7 fev. 2002.
  • PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información en las organizaciones: principios, conceptos y aplicaciones. Santiago: CECAPI, 1998. 222p.
  • REZENDE, D.A.; PEREIRA, R. Sistemas de conhe-cimentos gerados pelos recursos da Tecnologia da Informação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO, 5., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ISKM2002, 2002.
  • SANTOS, R.N.M. Métodos e ferramentas para gestão de inteligência e do conhecimento Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/tecnologia/revistas/artigos/ 200104mg/art05raimundo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2001.
  • SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. [S.l.]: Victor Civita, 1982.
  • TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de janeiro: SENAC, 2000. 191p.
  • TEIXEIRA FILHO, J. Planejamento tecnológico para vantagem competitiva Disponível em: <http://www.informal.com.br/artigos/art020.htm,2001>. Acesso em: 10 abr. 2001.
  • TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000. 283p.
  • VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva Infohome, Londrina, 2003a. Disponível em: <http://www.ofaj. com.br/colunaicgc_mv_1203.html>. Acesso em: 18 dez. 2003.
  • VALENTIM, M.L.P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.4, n.3, p.1-23, jun. 2003. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun03/Art_03.htm>. Acesso em: 3 jul. 2003.
  • VALENTIM, M. L. P. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. InfoHome, Londrina, 2003b. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0303.html>. Acesso em: 29 set. 2004.
  • VALENTIM, M.L.P. Comunicação organizacional no processo de inteligência competitiva (2). Infohome, Londrina, 2004a. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunaicgc_mv_0104.html>. Acesso em: 18 jan. 2004.
  • VALENTIM, M. L. P. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e do conhecimento. In: BAPTISTA, S.G.; MUELLER, S.P.M. (Org.). Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004b. p.154-176 (Estudos Avançados em Ciência da Informação, 3).
  • VALENTIM, M.L.P.; MOLINA, L.G. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, 2004. Edição especial. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/bibesp/sumario.htm>. Acesso em: 14 set. 2004.
  • VARGAS, L.M.; SOUZA, R.F. O ator de inteligência competitiva (IC) nas empresas: habilidades profissionais e exigências do mercado. Read - Re-vista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.7, n.6, dez. 2001. Disponível em: <http://read. adm.ufrgs.br/read24/artigos/artigo5.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2002

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    28 Jun 2005
  • Aceito
    28 Jun 2005
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br