Acessibilidade / Reportar erro

Seminário Internacional de Bibliometria

Como de costume a cada dois anos, realizamos o Seminário Internacional de Estudos Quantitativos e Qualitativos da Ciência e Tecnologia "Professor Gilberto Sotolongo Aguilar", agora em sua sétima edição, sob os auspícios do Congresso Internacional de Informação, realizado em abril último no Palacio de Convenciones em Havana, Cuba.

O Seminário de 2014 iniciou-se em 15 de abril, com a inauguração da seção de pôsteres, terminando no dia 17. O programa incluiu 47 apresentações, sendo 28 orais e 19 em forma de pôsteres. Como em anos anteriores, houve um número significativo de estudos de Cuba e México, além de estarem representados outros países, como Bélgica-Hungria, Espanha, Peru e Brasil.

A Chamada de Trabalhos atraiu artigos de pesquisa e de revisão, completos ou em desenvolvimento, bem como estudos de caso, relacionados aos estudos quantitativos e/ou qualitativos da ciência e tecnologia. Estudos Bibliométricos Cientométricos, Informétricos, Patentométricos e Webométricos foram considerados de particular relevância, sem diminuir a importância de métodos e abordagens analíticos qualitativos.

Apresentações cobriram diversos temas, como rankings universitários, estudos de comunicação científica, saúde pública, marketing na ciência da informação, astronomia e neurociências, entre outros. De especial interesse foram aqueles relacionados a questões voltadas para a comunidade científica latino-americana, como a qualidade das bases de dados geradas em nível nacional e a representação das publicações nacionais nas bases de dados mais conhecidas, como Web of Science e Scopus. Ambos os aspectos foram considerados significativos para a utilização de fontes tradicionais para medir a produção científica local. Outro tema amplamente comentado foi a queda na produção científica e tecnológica de vários dos países da região, nos últimos três anos.

Como palestrantes convidados, apresentaram-se o Dr. Wolfgang Glänzel e o Dr. Rogério Mugnaini - o primeiro, representando a KU Leuven (Bélgica) e a Biblioteca da Academia de Ciências da Hungria, sediada em Budapeste, com uma palestra intitulada "Análise dos padrões de coautoria em nível individual"; e o segundo, representando a Universidade de São Paulo (Brasil), com a palestra "Comunicação científica no Brasil (1998-2012): indexação, crescimento, fluxo e dispersão".

Um resultado importante do VII Seminário é este número monográfico da revista Transinformação, que contém uma seleção de trabalhos apresentados durante o evento. Embora os Anais do Congresso Internacional de Informação, 2014 incluam pequenos artigos em formato eletrônico sobre as apresentações do Seminário, a publicação de uma versão estendida dos estudos fornece a oportunidade não só para divulgar o Seminário e incentivar uma maior participação no evento, mas também para estender a um público mais amplo o conhecimento acerca da pesquisa atualmente realizada sobre essa temática na América Latina. No mundo de hoje, os estudos de avaliação e prestação de contas são cada vez mais exigidos pelos gestores do sistema de ciência e tecnologia e pelos formuladores de política científica. Por essa razão, a América Latina precisa de um arcabouço de pesquisa e de pesquisadores dedicados ao avanço do conhecimento nas diferentes especialidades dos estudos métricos da informação, com especial ênfase para as necessidades e características da ciência e tecnologia na região.

Os autores de todos os trabalhos aceitos para apresentação oral no evento foram convidados a apresentar uma versão estendida do seu estudo para possível publicação no periódico Transinformação, dando especial atenção aos aspectos teóricos, ao desenvolvimento analítico e à discussão dos resultados. Os manuscritos submetidos foram submetidos a revisores da Revista, resultando em 11 artigos selecionados para compor esta edição especial.

Os dois primeiros estudos apresentam claro contraste nos níveis de agregação de dados. Enquanto o primeiro, de Wolfgang Glänzel, analisou padrões de coautoria de pesquisadores individuais usando uma variedade de métodos bibliométricos e indicadores, o segundo, de Mugnaini e coautores, avaliou grandes quantidade de artigos brasileiros para entender o crescimento, fluxo e dispersão de revistas entre as zonas de Bradford, em um período de 15 anos.

A análise de redes sociais foi utilizada em uma série de estudos, dentre eles o de Pinto e Aguilar, que analisaram a produção latino-americana sobre o tema, entre 1990 e 2013, dando especial atenção aos países, universidades e autores que contribuem nesse sentido.

O estudo de Collazo-Reyes e coautores aplicou uma abordagem qualitativa para analisar as práticas de citação da produção mexicana no campo da astronomia, entre 1952 e 1972. Usando referências como meio de interpretação semiótica, o estudo analisou a relação entre marcas ou sinais associados com filiações locais e sua relação com os padrões da comunicação científica moderna.

Três estudos focaram temas específicos. ZaccaGonzález e coautores desenvolveram indicadores de produção, visibilidade e colaboração para a pesquisa em saúde, no período entre 2003 e 2011, usando a base de dados Scopus. Freitas e coautores analisaram conceitos específicos na Organização do Conhecimento, enquanto González-Valiente estudou o papel do Marketing no campo das disciplinas de informação.

A edição especial termina com quatro estudos tecnológicos. O primeiro, de Salgueiro e Flores, é de natureza qualitativa e faz uma comparação detalhada de 13 diferentes ferramentas de acesso aberto para recuperação e análise de informação, utilizada em um curso na área da cibernética aplicada. Patentometria, um tema pouco estudado no Brasil, é o foco das outras contribuições: no caso de Arreortúa e coautores, foi aplicada a Combustão de Óleo Vegetal, enquanto Cabrera e coautores estudaram a Tecnologia para Tratamento de Água e Água Residual, e Díaz-Pérez e coautores estudaram o Gás Xisto. Os quatro utilizaram a Classificação Internacional de Patentes, sendo que Salgueiro e Flores, assim como Cabrera e coautores, também usaram análise de redes sociais.

O Seminário, que celebrará sua oitava edição em 2016, continua a ser um local essencial para reunir especialistas da América Latina para apresentar e discutir suas pesquisas sobre temas relevantes para a região.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Dec 2014
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br