Acessibilidade / Reportar erro

COMO MEDIR O GRAU EMPÁTICO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM? UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

analisar evidências disponíveis na literatura sobre mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem.

Método:

revisão integrativa da literatura realizada nas bases PubMed, Web of Science, CINHAL e LILACS, em setembro de 2017.

Resultados:

entre os 40 estudos primários analisados, foram identificados 21 questionários para mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem.

Conclusão:

existem diversos instrumentos considerados confiáveis para a análise do perfil empático entre graduandos de enfermagem.

DESCRITORES
Enfermagem; Empatia; Estudantes de enfermagem; Inquéritos e questionários; Recursos humanos de Enfermagem; Comportamento social

ABSTRACT

Objective:

analyze available evidence in the literature on the measuring of empathy levels in nursing undergraduates.

Method:

integrative literature review developed in the databases PubMed, Web of Science, CINAHL and LILACS in September 2017.

Results:

among the 40 primary studies analyzed, 21 questionnaires were identified to measure the empathy levels of nursing undergraduates.

Conclusion:

different tools exist that are considered reliable to analyze the empathy level among nursing undergraduates.

DESCRIPTORS
Nursing; Empathy; Students, nursing; Surveys and questionnaires; Nursing staff; Social Behavior

RESUMEN

Objetivo:

analizar evidencias disponibles en la literatura sobre la mensuración de niveles de empatía en alumnos de pregrado en enfermería.

Método:

revisión integradora de la literatura desarrollada en las bases de datos PubMed, Web of Science, CINAHL y LILACS en septiembre del 2017.

Resultados:

entre los 40 estudios primarios analizados, fueron identificados 21 cuestionarios para mensurar los niveles de empatía de alumnos de pregrado en enfermería.

Conclusión:

existen diferentes herramientas que son consideradas confiables para analizar el nivel de empatía entre los alumnos de pregrado en enfermería.

DESCRIPTORES
Enfermería; Empatía; Estudiantes de Enfermería; Encuestas y Cuestionarios; Personal de Enfermería; Conducta Social

INTRODUÇÃO

A empatia é uma capacidade inata de perceber e de ser sensível aos estados emocionais dos outros, e de compartilhar sentimentos, refletindo a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa e entender seus sentimentos.11. Decety J. The neural pathways, development and functions of empathy. Current Opinion in Behavioral Sciences [Internet]. 2015 June [cited 2018 Apr 6];3:1-6. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2014.12.001
https://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2014...
Especialmente para a enfermagem, a empatia figura como um dos elementos indispensáveis na relação enfermeiro-paciente, propiciando esse vínculo e beneficiando tanto o paciente quanto o enfermeiro. Ao se sentir acolhido e compreendido em sua dor, o paciente melhora o nível de satisfação e a adesão terapêutica; o enfermeiro, por sua vez, fortalece o contato afetivo e o sentimento de dever correspondido.22. Kestenberg CCF. A habilidade empática é socialmente aprendida: um estudo experimental com graduandos de enfermagem. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2013 Oct-Dec [cited 2018 Apr 6];21(4):427-33. Available from: Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02.pdf
http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02...

Quando o enfermeiro aprende a lidar com empatia nas interações com o paciente, ele se torna mais satisfeito e comprometido com seu trabalho. Atualmente, devido a todos os benefícios que a empatia pode trazer para a prática clínica, há uma preocupação para que ela seja estimulada nos enfermeiros e estudantes de enfermagem.33. Santos DL, Pohl S, Saiani L, Battistelli A. Empathy in the emotional interactions with patients. Is it positive for nurses too? Journal of Nursing Education and Practice [Internet]. 2014 [cited 2018 Apr 6];4(2):74-81. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5430/jnep.v4n2p74
https://dx.doi.org/10.5430/jnep.v4n2p74...
Assim, esforços têm sido feitos para conhecer o comportamento empático por meio de instrumentos de medida e treinamento dos recursos humanos, tendo-se comprovado que, embora seja inata em algumas pessoas, trata-se de uma competência que pode ser aprendida.22. Kestenberg CCF. A habilidade empática é socialmente aprendida: um estudo experimental com graduandos de enfermagem. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2013 Oct-Dec [cited 2018 Apr 6];21(4):427-33. Available from: Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02.pdf
http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02...
,44. Srivastava K, Das RC. Empathy: Process of adaptation and change, is it trainable? Ind Psychiatry J. 2016 Jan-June [cited 2018 Apr 6];25(1):1-3. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196055
https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196...

Questionários para avaliar essa competência estão disponíveis desde 1960, porém são orientados para identificar a empatia da população em geral;55. Hogan R. Development of an empathy scale. J Couselt Clin Psychol. 1969 June [cited 2018 Apr 6];33(3):307-16. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1037/h0027580
https://dx.doi.org/10.1037/h0027580...
-88. Hojat M, Mangione S, Nasca TJ, Cohen MJ, Gonnella JS, Erdmann JB, et al. The Jefferson scale of physician empathy: development and preliminary psychometric data. Educ Psychol Meas [Internet]. 2001 Apr [cited 2018 Apr 6];61(2):349-65. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/00131640121971158
https://dx.doi.org/10.1177/0013164012197...
outros surgiram e tem sido utilizados para avaliar desempenho de profissionais e de estudantes.99. Hojat M, LaNoue M. Exploration and confirmation of the latent variable structure of the Jefferson scale of empathy. Int J Med Educ. 2014 Apr [cited 2018 Apr 6];5:73-81. Available from: Available from: https://doi.org/10.5116/ijme.573f.0c41
https://doi.org/10.5116/ijme.573f.0c41...
-1010. Hojat M, Gonnella JS. Eleven Years of Data on the Jefferson Scale of Empathy-Medical Student Version (JSE-S): Proxy Norm Data and Tentative Cutoff Scores. Med Princ Pract. 2015 Apr [cited 2018 Apr 6];24(4):344-50. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1159/000381954
https://dx.doi.org/10.1159/000381954...

Explorar as formas de mensurar a empatia entre graduandos de enfermagem pode contribuir para sua valorização pelos sistemas de educação, para a relação enfermeiro-paciente e para a melhoria da qualidade da assistência a eles prestada. Com o propósito de melhor compreender e empregar os recursos disponíveis de avaliação da empatia, esta revisão objetivou identificar, na literatura, os instrumentos utilizados para mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem.

METODO

Trata-se de revisão integrativa da literatura desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: elaboração da questão de pesquisa; busca de estudos primários; extração de dados; avaliação dos estudos primários; análise, síntese e apresentação dos resultados.1111. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs 2005 Dec [cited 2018 Apr 6];52(5):546-53. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2...
-1212. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. 2th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 2011.

A pergunta que norteou a revisão foi: “Quais são os instrumentos disponíveis na literatura para mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem?”. Para sua elaboração, utilizou-se a estratégia PICO,1313. Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2007 June [cited 2018 Apr 6];15(3):508-11. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-1169200...
na qual “P” (população) referiu-se aos graduandos de enfermagem; “I” (intervenção) ao questionário/instrumento ou escala para mensurar a empatia; “C” (comparação) não se aplicou; e “O” (desfecho esperado) foi a empatia.

Os critérios de inclusão e exclusão foram estabelecidos considerando a questão norteadora a partir da estratégia PICO. Foram incluídos artigos que medissem o perfil empático dos graduandos de enfermagem, estudos sobre validações e construção de escalas, publicados em todos os idiomas, sem limite de período para a busca. Foram excluídos os estudos que não possuíam instrumentos para medição do nível empático, que tivessem outro foco que não empatia, que não descrevessem a escala utilizada e um estudo que não foi localizado mesmo após o contato com o autor.

O estudo foi realizado no período de setembro a dezembro de 2017. As buscas foram realizadas no mês de setembro por três autoras desta revisão em quatro bases de dados, sendo elas: PubMed, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Somente na base de dados CINAHL aplicou-se o limite “revista acadêmica” na estratégia de busca para a seleção dos artigos. A estratégia de busca adotou os termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) de forma trilíngue e utilizou-se descritores controlados do Medical Subject Headings Section (MeSH), palavras-chave, sinônimos e operadores booleanos (Tabela 1).

Tabela 1 -
Descritores controlados, palavras-chave, sinônimos e operadores booleanos utilizados para os cruzamentos nas bases de dados. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2017

A estratégia de busca final foi a combinação dos seguintes elementos da estratégia PICO e o operador booleano AND, a saber: P AND I AND O. Dessa forma, foi identificado um total de 1.721 artigos primários, sendo 505 na PubMed, 964 na Web of Science, 400 no CINAHL e nenhum na LILACS. Ao término da busca em todas as bases de dados eletrônicas, os resultados foram exportados para o gerenciador bibliográfico EndNote basic. Todos os títulos e resumos foram lidos por dois revisores, de forma independente. Foram selecionados 74 artigos para leitura do texto na íntegra. Nesta etapa houve discordância entre os revisores quanto à inclusão de seis artigos, os quais foram avaliados por um terceiro revisor. A estratégia de seleção dos artigos está apresentada na Figura 1, conforme a recomendação do grupo PRISMA.1414. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLos Med. 2009 July [cited 2018 Apr 6];6(7):e1000097. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
https://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed....

Figura 1
Fluxograma de identificação dos estudos primários incluídos na revisão. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2017

A amostra final da revisão foi composta por 40 artigos, sintetizados segundo ano de publicação, idioma, autores e país de origem do autor correspondente, tipo de periódico em que foi publicado, nível de evidência e questionário utilizado para mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem. Os dados extraídos para a síntese qualitativa foram coletados utilizando-se instrumento validado.1515. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enferm[Internet]. 2006 Feb [cited 2018 Apr 6];14(1):124-31. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-1169200...
Quanto ao país de origem, optou-se por apresentar o do autor correspondente, uma vez que não foi possível identificar o país onde a maioria dos estudos foi conduzido. A classificação das evidências foi feita utilizando-se o sistema para questão clínica/intervenção de sete níveis, a saber: nível I para revisão sistemática/metanálises; nível II, estudo clínico randomizado; nível III, ensaios controlados não randomizados; nível IV, estudo de coorte ou estudos caso-controle; nível V, metassíntese de informações qualitativa ou estudos descritivos; nível VI, estudos qualitativos únicos ou estudos descritivos; e nível VII, opinião de especialista.1212. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. 2th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 2011.

RESULTADOS

Dos 40 (100%) artigos analisados, 39 (97,5%) foram publicados em inglês e um (2,5%) em espanhol. Todas as publicações analisadas foram desenvolvidas em instituições universitárias. Identificou-se concentração das publicações nos últimos sete anos (75%) sendo que destas, 26,6% foram publicadas em 2012 e 20% em 2015. Dos 26 (100%) periódicos identificados, 38,5% eram de enfermagem geral, 34,6% de educação em enfermagem, 15,4% de outras áreas da saúde (farmácia, ciências biológicas, saúde e sociais), 7,7% da área médica e 3,8% da enfermagem psiquiátrica. Quanto ao nível de evidência, 85% foram classificados como nível VI, 12,5% nível IV e 2,5% de nível II (Tabela 2).

A presente revisão identificou 21 questionários que mensuram o nível empático de graduandos de enfermagem, cuja frequência de citação nos artigos selecionados nesta revisão foi a seguinte: The Jefferson Scale of Empathy- Health Professions students (JSE-HPS) dez vezes; The Jefferson Scale of Empathy (JSPE) quatro vezes; Balanced Emotional Empathy Scale (BEES) três vezes; e Jefferson Scale of Physician Empathy-Nursing Student (JSPE-R), Empathy Quotient (EQ) e Systemizing Quotien (QS), Interpersonal Reactivity Index (IRI), Kiersma-Chen Empathy Scale (KCES), Empathic Communication Skills Scale (ECSS), Empathic Tendency Scale (ETS), Empathic Understanding Scale (EUS) e Hogan Empathy Scale (HES), cada um citado duas vezes. Finalmente, os questionários Scale of Ethnocultural Empathy (SEE), Scale of Empathic Tendency (SET), Staff-Patient Interaction Response Scale for Palliative Care Nursing (SPIRS-PCN), Reynolds Empathy Scale (RES), Empathy Construct Rating Scale (ECRS), Modified KCES, Emotional Empathy Tendency Scale (EETS), Scale of Empathy Skill, Empathic Response Scale, Layton Empathy Test, Kagan’s Affective Sensitivity Scale foram utilizados uma vez cada um.

Tabela 2 -
Artigos incluídos na revisão integrativa. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2017.

DISCUSSÃO

A análise dos estudos que compõem esta revisão permitiu verificar que o grau empático de graduandos de enfermagem vem sendo identificado por meio de 21 questionários, sendo todos autoaplicados e de rápido preenchimento. O produto da presente revisão consiste na síntese referencial para pesquisadores e enfermeiros que busquem orientação quanto à avaliação sobre o grau de empatia em graduandos e profissionais de enfermagem. Cada um dos 21 instrumentos estudados passa a ser objeto desta discussão.

A JSPE foi desenvolvida para mensurar as qualidades e tendências empáticas em estudantes de medicina e médicos em situações de assistência ao paciente.88. Hojat M, Mangione S, Nasca TJ, Cohen MJ, Gonnella JS, Erdmann JB, et al. The Jefferson scale of physician empathy: development and preliminary psychometric data. Educ Psychol Meas [Internet]. 2001 Apr [cited 2018 Apr 6];61(2):349-65. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/00131640121971158
https://dx.doi.org/10.1177/0013164012197...
Ela analisa o comportamento cognitivo e apresenta boa confiabilidade,5656. Yu J, Kirk M. Evaluation of empathy measurement tools in nursing: systematic review. J Adv Nurs. 2009 Sept [cited 2018 Apr 6];65(9):1790-806. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2009.05071.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2...
e já foi aplicada em estudantes de enfermagem e profissionais da área saúde.1717. Gallagher P, Moriarty H, Huthwaite M, Lim B. Challenging some assumptions about empathy. Clin Teach. 2017 Dec [cited 2018 Apr 6];14(6):437-40. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/tct.12607
https://dx.doi.org/10.1111/tct.12607...
-1818. Anaya MM, Amador LT, Martínez FG. Factores relacionados con la empatía en estudiantes de Enfermería de la Universidad de Cartagena. Enferm Clin. [Internet]. 2016 Sept-Oct [cited 2018 Apr 6];26(5):282-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.enfcli.2016.06.004
https://dx.doi.org/10.1016/j.enfcli.2016...
,5757. Casas RS, Xuan Z, Jackson AH, Stanfield LE, Harvey NC, Chen DC. Associations of medical student empathy with clinical competence. Patient Educ Couns. 2017 Apr [cited 2018 Apr 6];100(4):742-7. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2016.11.006
https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2016.11...
-5858. Asuero AM, Queraltó JM, Pujol-Ribera E, Berenguera A, Rodriguez-Blanco T, Epstein RM. Effectiveness of a Mindfulness Education Program in Primary Health Care Professionals: A Pragmatic Controlled Trial. J Contin Educ Health Prof. 2014 [cited 2018 Apr 6];34(1):4-12. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/chp.21211
https://dx.doi.org/10.1002/chp.21211...
Em seguida, foi adaptada para outras áreas e, então, surgiu a JSE-HPS,5959. Hojat M, Gonnella JS, Nasca TJ, Mangione S, Vergare M, Magee M. Physician empathy: definition, components, measurement, and relationship to gender and specialty. Am J Psychiatry. 2002 Sept [cited 2018 May 30];159(9):1563-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.159.9.1563
https://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.159....
que já foi aplicada com estudantes de vários cursos da área de saúde, mostrando maiores níveis de empatia entre estudantes de enfermagem e mais em mulheres do que nos homens.1919. Petrucci C, La Cerra C, Aloisio F, Montanari P, Lancia L. Empathy in health professional students: A comparative cross-sectional study. Nurs Educ Today. 2016 June [cited 2018 Apr 6];41:1-5. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.03.022
https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.0...
Em intervenção com estudantes de enfermagem realizada com uso desta escala no pré e pós-teste, foi identificado que os cuidados em saúde estão muito focados no ensino virtual e teórico, diminuindo a interação com o paciente. Faz-se necessário manter o foco na humanização no ensino e a empatia para um bom relacionamento com o paciente.2020. Ward J. The Empathy Enigma: Does It Still Exist? Comparison of Empathy Using Students and Standardized Actors. Nurse Educ [Internet]. 2016 May-June [cited 2018 May 30];41(3):134-8. Available from: Available from: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000236
https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
Também foi criada a JSPE-R4747. Ward J, Schaal M, Sullivan J, Bowen M, Erdmann J, Hojat M. Reliability and validity of the Jefferson Scale of Empathy in undergraduate nursing students. J Nurs Meas. 2009 [cited 2018 Apr 20];17(1):73-88. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1891/1061-3749.17.1.73
https://dx.doi.org/10.1891/1061-3749.17....
específica para graduandos de enfermagem. Esta escala já foi utilizada com enfermeiros e revela que as evidências dos níveis relacionados a atitude, Inteligência Emocional e empatia são distintas com relação ao sexo, assim como as relações entre si.6060. Giménez-Espert MDC, Prado-Gascó VJ. The moderator effect of sex on attitude toward communication, emotional intelligence, and empathy in the nursing field. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017 [cited 2018 Apr 6];25:e2969. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2018.2969
https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.201...
Outro estudo utilizando esta escala em graduandos de enfermagem e de medicina indicaram que suas atitudes são semelhantes.4444. McMillan LR, Shannon DM. Psychometric Analysis of the JSPE Nursing Student Version R: Comparison of Senior BSN Students and Medical Students Attitudes toward Empathy in Patient Care. ISRN Nurs. 2011 May [cited 2018 Apr 20];2011:726063. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5402/2011/726063
https://dx.doi.org/10.5402/2011/726063...

A BEES avalia os níveis de empatia emocional, os sentimentos emocionais dos outros e a tendência de desenvolver boas relações interpessoais,6161. Mehrabian, A. Manual for the balanced emotional empathy scale (BEES). Monterey (CA): Albert Mehrabian; 1996. com boa confiabilidade ao ser aplicada a estudantes de enfermagem e medicina.1616. Ferri P, Rovesti S, Panzera N, Marcheselli L, Bari A, Di Lorenzo R. Empathic attitudes among nursing students: a preliminary study. Acta Biomed. 2017 July [cited 2018 Apr 6];88(Suppl 3):22-30. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.23750/abm.v88i3-S.6610
https://dx.doi.org/10.23750/abm.v88i3-S....
,2424. Ferri P, Guerra E, Marcheselli L, Cunico L, Di Lorenzo RD. Empathy and burnout: an analytic cross-sectional study among nurses and nursing students. Act Biomed. 2015 Sept [cited 2018 May 30];86(Suppl 2):104-15. Available from: Available from: https://mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/4792/3529
https://mattioli1885journals.com/index.p...
,3535. Cunico L, Sartori R, Marognolli O, Meneghini AM. Developing empathy in nursing students: a cohort longitudinal study. J Clin Nurs. 2012 July [cited 2018 May 30];21:(13-14):2016-25. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2012.04105.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2...
,6262. Dehning S, Reiß E, Krause D, Gasperi S, Meyer S, Dargel S, et al. Empathy in high-tech and high-touch medicine. Patient Educ Couns. 2014 May [cited 2018 Apr 6];95(2):259-64. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2014.01.013
https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2014.01...

EQ e SQ6363. Baron-Cohen S, Jennifer R, Dheraj B, Nhishanth G, Sally W. The systemizing quotient: an investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism and normal sex differences. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2003 [cited 2018 Apr 6];358(1430):361-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1098/rstb.2002.1206
https://dx.doi.org/10.1098/rstb.2002.120...
-6464. Baron-Cohen S, Wheelwright S. The empathy quotient: An investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism, and normal sex differences. J Autism Dev Disord. 2004 Apr [cited 2018 Apr 6];34(2):163-75. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1023/B:JADD.0000022607.19833.00
https://dx.doi.org/10.1023/B:JADD.000002...
são duas escalas que mensuram os níveis de empatia cognitiva e sistematização na população em geral. Ambas possuem boa confiabilidade e foram validadas para o francês e italiano.6565. Berthoz S, Wessa M, Kedia G, Wicker B, Grèzes J. Cross-cultural validation of the empathy quotient in a French-speaking sample. Can J Psychiatry. 2008 July [cited 2018 Apr 6];53(7):469-77. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/070674370805300712
https://dx.doi.org/10.1177/0706743708053...
-6666. Ruta L, Mazzone D, Mazzone L, Wheelwright S, Baron-Cohen S. The Autism-Spectrum Quotient-Italian Version: A Cross-Cultural Confirmation of the Broader Autism Phenotype. J Autism Dev Disord. 2012 Apr [cited 2018 Apr 6];42(4):625-33. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1007/s10803-011-1290-1
https://dx.doi.org/10.1007/s10803-011-12...
Identificou-se, ainda, a validação da Empathy Quotient-Short (EQ-Short), que é a versão curta do quociente de empatia,6767. Wakabayashi A, Baron-Cohen S, Wheelwright S, Goldenfeld N, Delaney J, Fine D, et al. Development of short forms of the Empathy Quotient (EQ-Short) and the Systemizing Quotient (SQ-Short). Personality and Individual Differences [Internet]. 2006 Oct [cited 2018 Apr 6];41(5):929-40. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2006.03.017
https://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2006.0...
também validada para uso em Portugal.6868. Rodrigues J, Gonçalves G, Lopes A, Santos J. Quociente de Sistematização: Uma análise exploratória. Psychologica [Internet]. 2010 Jan [cited 2018 Apr 6];1(52):41-54. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_3
https://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52...
-6969. Rodrigues J, Lopes A, Giger JC, Gomes A, Santos J, Gonçalves G. Escalas de medição do Quociente de Empatia/Sistematização: um ensaio de validação para a população portuguesa. Psicologia [Internet]. 2011 June [cited 2018 Apr 6];25(1):73-89. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.280
https://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i...

A IRI foi desenvolvida para medir a empatia da população em geral; possui dois domínios relacionados ao comportamento cognitivo (reconhece as emoções do outro) e emocional (responde as emoções do outro).77. Davis MH. A multidimensional approach to individual differences in empathy [Internet]. Texas: JSAS Catalog of Selected Documents in Psychology. 1980. Available from: https://www.uv.es/~friasnav/Davis_1980.pdf
https://www.uv.es/~friasnav/Davis_1980.p...
Em estudo realizado com estudantes de enfermagem, a análise confirmatória mostrou valores baixos ou estatisticamente não significativos, mas a consistência interna e a confiabilidade teste-reteste apresentaram níveis moderados.7070. Chrysikou EG, Thompson WJ. Assessing Cognitive and Affective Empathy Through the Interpersonal Reactivity Index: An argument against a two-factor model. Assessment. 2016 Dec [cited 2018 Apr 6];23(6):769-77. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/1073191115599055
https://dx.doi.org/10.1177/1073191115599...
Quando utilizada para medir a empatia de estudantes universitários de diversos cursos, apresentou boa confiabilidade e valores psicométricos aceitáveis.7171. Siu AM, Shek DT. Validation of the interpersonal reactivity index in a Chinese context. Res Soc Work Prac. 2005 Mar [cited 2018 Apr 6];15(2):118-26. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/1049731504270384
https://dx.doi.org/10.1177/1049731504270...

KCES possui componentes afetivos e cognitivos, e identifica a capacidade do enfermeiro entender e valorizar o ponto de vista do paciente.7272. Davis MH. Empathy: A social psychological approach. Madison(US): Brown and Benchmark;1996. Embora tenha sido considerada confiável e com boa consistência interna em estudantes de farmácia e de enfermagem, pode não ser eficaz para uso entre profissionais de saúde e estudantes de outros cursos. É mais confiável se aplicada em adultos.3131. Kiersma ME, Chen AM, Yehle KS, Plake KS. Validation of an empathy scale in pharmacy and nursing students. Am J Pharm Educ 2013 June [cited 2018 May 30];77(5):94. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594
https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594 ...
A KCES modificada possui estrutura conceitual semelhante ao KCES e também mede a empatia afetiva e cognitiva, além de ter boa consistência interna em aplicabilidade com graduandos de enfermagem.2323. Everson N, Levett-Jones T, Lapkin S, Pitt V, Van Der Riet P, Rossiter R, et al. Measuring the impact of a 3D simulation experience on nursing students’ cultural empathy using a modified version of the Kiersma-Chen Empathy Scale. J Clin Nurs [Internet]. 2015 Oct [cited 2018 Apr 6];24(19-20):2849-58. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/jocn.12893
https://dx.doi.org/10.1111/jocn.12893...
Tem itens que analisam os próprios pensamentos e sentimentos do participante em relação a um grupo específico de pacientes e itens que suscitam pontos de vista sobre um aspecto particular da empatia ser desejável nos profissionais de saúde.3131. Kiersma ME, Chen AM, Yehle KS, Plake KS. Validation of an empathy scale in pharmacy and nursing students. Am J Pharm Educ 2013 June [cited 2018 May 30];77(5):94. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594
https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594 ...

ECSS e ETS7373. Dökmen Ü. A new measurement model of the empathy and developing empathy by using psychodrama. Journal of Education, Faculty of Ankara University. 1988;21:155-90.-7474. Dökmen O. Communication conflict and empathy. 5th ed. Istanbul: Sistem Yayincilik;2005. medem as dimensões das respostas verbais referentes aos componentes cognitivos e afetivos que incluem a compreensão do emocional dos outros, seus pensamentos, sentimentos e o entendimento da resposta verbal. Existem três estágios principais de resposta empática na classificação de empatia de Dökmen: os estágios “você”, “eu” e “eles”. A pessoa que usa o estágio "eles" faz avaliações baseadas nos julgamentos da sociedade (ou seja, o que outras pessoas sentem e pensam), em vez de se concentrar no problema. No estágio "eu", a pessoa critica a outra pessoa, dá conselhos e diagnostica o problema de acordo com sua própria interpretação, revelando seu próprio sentimento. O estágio "você" envolve colocar-se no lugar do outro para entender seu problema, refletindo o que é entendido, apoiando-o e compreendendo sentimentos profundos.4646. Ozcan CT, Oflaz F, Sutcu Cicek H. Empathy: the effects of undergraduate nursing education in Turkey. Int Nurs Rev [Internet]. 2010 Dec [cited 2017 Sept 18];493-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2010.00832.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2...
A ETS foi desenvolvida para mensurar a capacidade das relações empáticas no cotidiano e também já aplicada em estudantes de enfermagem.2828. Özakgül AA, Şendir M, Atav AS, Kızıltan B. Attitudes towards HIV/AIDS patients and empathic tendencies: A study of Turkish undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. 2014 June [cited 2018 Apr 6];34(6):929-33. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.10.018
https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.1...
,3838. Ozcan CT, Oflaz F, Bakir B. The effect of a structured empathy course on the students of a medical and a nursing school. Int Nurs Rev. 2012 Dec [cited 2018 Apr 6];59(4):532-8. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2012.01019.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2...

A HES identifica o reflexo de um indivíduo empático,55. Hogan R. Development of an empathy scale. J Couselt Clin Psychol. 1969 June [cited 2018 Apr 6];33(3):307-16. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1037/h0027580
https://dx.doi.org/10.1037/h0027580...
tendo sido projetada para medir as características naturais, ou seja, identificar a atitude empática sem a pessoa ter tido nenhum aprendizado ou treinamento sobre o assunto. Altas pontuações indicam sensibilidade e bom comportamento interpessoal, e baixas refletem insensibilidade aos sentimentos dos outros.5353. Evans GW, Wilt DL, Alligood MR, O’Neil M. Empathy: a study of two types. Issues Ment Health Nurs 1998 [cited 2018 Apr 6];19(5):453-61. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1080/016128498248890
https://dx.doi.org/10.1080/0161284982488...
Foi utilizada em estudantes de enfermagem e obteve bons resultados psicométricos.4949. Gunther M, Evans G, Mefford L, Coe, T. The relationship between leadership styles and empathy among student nurses. Nurs Outlook. 2007July-Aug [cited 2018 Apr 6];55(4):196-201. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.2007.01.013
https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.200...

A EETS mede as características naturais do participante, com boa validade e confiabilidade, e tem sido utilizada com profissionais de enfermagem.4949. Gunther M, Evans G, Mefford L, Coe, T. The relationship between leadership styles and empathy among student nurses. Nurs Outlook. 2007July-Aug [cited 2018 Apr 6];55(4):196-201. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.2007.01.013
https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.200...

A ERS, desenvolvida para medir a capacidade empática de resposta com relação ao sofrimento espiritual do outro,7575. Leeuwen RV, Tiesinga LJ, Middel B, Post D, Jochemsen H. The validity and reliability of an instrument to assess nursing competencies in spiritual care. J Clin Nurs. 2009 Oct [cited 2018 Apr 6];18(20):2857-69. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2008.02594.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2...
avalia a apreciação intelectual dos sentimentos dos outros e não avalia o comportamento empático. A validade de constructo apresenta níveis baixos a moderados, porém a consistência interna e a confiabilidade teste-reteste demonstraram níveis mais aceitáveis;5656. Yu J, Kirk M. Evaluation of empathy measurement tools in nursing: systematic review. J Adv Nurs. 2009 Sept [cited 2018 Apr 6];65(9):1790-806. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2009.05071.x
https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2...
foi aplicada a estudantes de enfermagem.3333. Taylor EJ, Mamier I. Nurse Responses to Patient Expressions of Spiritual Distress. Holist Nurs Pract. 2013 July-Aug [cited 2018 Apr 6];27(4):217-224. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1097/HNP.0b013e318294e50a
https://dx.doi.org/10.1097/HNP.0b013e318...

A EUS mede a ligação entre enfermeiro-paciente. Para um enfermeiro cuidar de um paciente, é necessário primeiro estabelecer uma relação entre eles, e a compreensão empática é o conceito-chave dessa conexão. Trata-se de uma escala confiável e com boa consistência interna, aplicada em estudantes de enfermagem e enfermeiros.5252. Nagano H. Empathic understanding: Constructing an evaluation scale from the microcounseling approach. Nursing and Health Sciences [Internet]. 2000 Mar [cited 2018 Apr 6];2(1):17-27. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1046/j.1442-2018.2000.00035.x
https://dx.doi.org/10.1046/j.1442-2018.2...

A RES mede comportamentos e atitudes de um profissional durante uma interação oral com um paciente;7676. Reynolds WJ. The measurement and development of empathy in nursing. Aldershot(UK): Ashgate; 2000. Available from: https://dx.doi.org/10.4324/9781315192499
https://dx.doi.org/10.4324/9781315192499...
é válida e confiável para uso com graduandos de enfermagem,7777. Bas-Sarmiento P, Fernández-Gutiérreza M, Baena-Baños M. Efficacy of empathy training in nursing students: A quasi-experimental study. Nurse Education Today. 2017 Dec [cited 2018 Apr 6];59:59-65. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.012
https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2017.0...
assim como a ECRS, que possui alta consistência emocional, validade de conteúdo e validade discriminante.7878. La Monica EL. Construct validity of an empathy instrument. Res Nurs Health. 1981 Dec [cited 2018 Apr 6];4(4):389-400. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770040406
https://dx.doi.org/10.1002/nur.477004040...

A SPIRS-PCN7979. Yates P, Hart G, Clinton M, McGrath P, Gartry D. Exploring empathy as a variable in the evaluation of professional development programs for palliative care nurses. Cancer Nurs.1998 Dec [cited 2018 Apr 6];21(6):402-10. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1097/00002820-199812000-00004
https://dx.doi.org/10.1097/00002820-1998...
mensura o grau empático do enfermeiro que lida com pacientes em tratamentos paliativos. É viável para ser utilizada em situações educacionais, após algum treinamento sobre comunicação direcionado aos cuidados oncológicos e paliativos. Possui bons resultados de consistência interna e confiabilidade.4848. Adriaansen M, Van Achterberg TV, Borm G. The Usefulness of the Staff-Patient Interaction Response Scale for Palliative Care Nursing for measuring the empathetic capacity of nursing students. J Prof Nurs. 2008 Sept-Oct [cited 2018 Apr 6];24(5):315-23. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2007.10.003
https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.20...

A SEE8080. Ridley CR, Lingle DW. Cultural empathy in multicultural counseling: A multidimensional process model. In: Pedersen PB, Draguns JG (Eds.). Counseling across cultures. Thousand Oaks (CA): Sage Publications; 1996. foi desenvolvida para analisar a empatia relacionada a etnias e origens raciais. Apresenta boa consistência interna, confiabilidade, teste-reteste e valores normativos convergentes, na validação para idiomas, incluído o espanhol, tendo sido aplicada a estudantes de enfermagem e odontologia.8181. Albar MJ, García-Ramírez M, Moreno PP, Luque-Ribelles V, Garrido R, Bocchino A. Adaptation to Spanish of an ethnocultural empathy scale. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2015 Sept [cited 2018 Apr 6];24(3):621-8. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015001270014
https://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015...

O Layton Empathy Test8282. Layton JM, Wykle MH. A validity study of four empathy instruments. Res Nurs Health. 1990 Oct [cited 2018 Apr 6];13(5):319-25. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770130508
https://dx.doi.org/10.1002/nur.477013050...
visa determinar se a empatia é aprendida após um treinamento. Ele foi desenvolvido para estudantes de enfermagem, tendo sido baixos os níveis de validade de construção e os coeficientes de confiabilidade.5353. Evans GW, Wilt DL, Alligood MR, O’Neil M. Empathy: a study of two types. Issues Ment Health Nurs 1998 [cited 2018 Apr 6];19(5):453-61. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1080/016128498248890
https://dx.doi.org/10.1080/0161284982488...

A maioria dos questionários encontrados (85,7%) apresentou boa confiabilidade e consistência interna no contexto em que foram aplicados, demonstrando serem adequados para a mensuração do grau empático de graduandos de enfermagem. Adicione-se a isso a possibilidade de eles servirem também para se analisarem perfis comportamentais, cognitivos, afetivos, emocionais, educacionais, étnicos e espirituais destes alunos.

Considerando as evidências de que há instrumentos para medir o grau empático tanto de estudantes como de profissionais de saúde, recomenda-se a escolas e serviços de saúde que se valham deles e selecionem aquele que possa servir aos propósitos de investimentos em processos de educação profissional, treinamento e desenvolvimento permanente de seus recursos humanos, como estratégia favorecedora de satisfação e desempenho profissional qualificado.22. Kestenberg CCF. A habilidade empática é socialmente aprendida: um estudo experimental com graduandos de enfermagem. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2013 Oct-Dec [cited 2018 Apr 6];21(4):427-33. Available from: Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02.pdf
http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02...
,44. Srivastava K, Das RC. Empathy: Process of adaptation and change, is it trainable? Ind Psychiatry J. 2016 Jan-June [cited 2018 Apr 6];25(1):1-3. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196055
https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196...
,2929. Williams B, Brown T, McKenna L, Boyle M, Palermo C, Nestel D, et al. Empathy levels among health professional students: a cross-sectional study at two universities in Australia. Adv Med Educ Pract. 2014 May [cited 2018 Apr 6];5:107-13. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.2147/AMEP.S57569
https://dx.doi.org/10.2147/AMEP.S57569...
,8383. Trevizan MA, Almeida RG, Souza MC, Mazzo A, Mendes IA, Martins JC. Empathy in Brazilian nursing professionals: a descriptive study. Nurs Ethics [Internet]. 2015 May [cited 2018 Apr 6];22(3):367-76. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/0969733014534872
https://dx.doi.org/10.1177/0969733014534...

CONCLUSÃO

Considerando a relevância da habilidade empática para a qualidade da assistência prestada aos pacientes dos serviços de saúde e a diversidade de questionários disponíveis, espera-se que eles sejam mais utilizados em pesquisas com graduandos de enfermagem, com o propósito de avaliar o grau empático. Estudos desta natureza podem indicar as necessidades de investimentos institucionais e docentes nesta temática nos cursos de graduação em enfermagem.

REFERENCES

  • 1. Decety J. The neural pathways, development and functions of empathy. Current Opinion in Behavioral Sciences [Internet]. 2015 June [cited 2018 Apr 6];3:1-6. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2014.12.001
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2014.12.001
  • 2. Kestenberg CCF. A habilidade empática é socialmente aprendida: um estudo experimental com graduandos de enfermagem. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2013 Oct-Dec [cited 2018 Apr 6];21(4):427-33. Available from: Available from: http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02.pdf
    » http://www.facenf.uerj.br/v21n4/v21n4a02.pdf
  • 3. Santos DL, Pohl S, Saiani L, Battistelli A. Empathy in the emotional interactions with patients. Is it positive for nurses too? Journal of Nursing Education and Practice [Internet]. 2014 [cited 2018 Apr 6];4(2):74-81. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5430/jnep.v4n2p74
    » https://dx.doi.org/10.5430/jnep.v4n2p74
  • 4. Srivastava K, Das RC. Empathy: Process of adaptation and change, is it trainable? Ind Psychiatry J. 2016 Jan-June [cited 2018 Apr 6];25(1):1-3. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196055
    » https://dx.doi.org/10.4103/0972-6748.196055
  • 5. Hogan R. Development of an empathy scale. J Couselt Clin Psychol. 1969 June [cited 2018 Apr 6];33(3):307-16. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1037/h0027580
    » https://dx.doi.org/10.1037/h0027580
  • 6. Mehrabian A, Epstein N. A measure of emotional empathy. J Pers. 1972 Dec [cited 2018 Apr 6];40(4):525-43. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1467-6494.1972.tb00078.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1467-6494.1972.tb00078.x
  • 7. Davis MH. A multidimensional approach to individual differences in empathy [Internet]. Texas: JSAS Catalog of Selected Documents in Psychology. 1980. Available from: https://www.uv.es/~friasnav/Davis_1980.pdf
    » https://www.uv.es/~friasnav/Davis_1980.pdf
  • 8. Hojat M, Mangione S, Nasca TJ, Cohen MJ, Gonnella JS, Erdmann JB, et al. The Jefferson scale of physician empathy: development and preliminary psychometric data. Educ Psychol Meas [Internet]. 2001 Apr [cited 2018 Apr 6];61(2):349-65. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/00131640121971158
    » https://dx.doi.org/10.1177/00131640121971158
  • 9. Hojat M, LaNoue M. Exploration and confirmation of the latent variable structure of the Jefferson scale of empathy. Int J Med Educ. 2014 Apr [cited 2018 Apr 6];5:73-81. Available from: Available from: https://doi.org/10.5116/ijme.573f.0c41
    » https://doi.org/10.5116/ijme.573f.0c41
  • 10. Hojat M, Gonnella JS. Eleven Years of Data on the Jefferson Scale of Empathy-Medical Student Version (JSE-S): Proxy Norm Data and Tentative Cutoff Scores. Med Princ Pract. 2015 Apr [cited 2018 Apr 6];24(4):344-50. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1159/000381954
    » https://dx.doi.org/10.1159/000381954
  • 11. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs 2005 Dec [cited 2018 Apr 6];52(5):546-53. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
  • 12. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. 2th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 2011.
  • 13. Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2007 June [cited 2018 Apr 6];15(3):508-11. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
    » https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
  • 14. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLos Med. 2009 July [cited 2018 Apr 6];6(7):e1000097. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
    » https://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
  • 15. Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enferm[Internet]. 2006 Feb [cited 2018 Apr 6];14(1):124-31. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
    » https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100017
  • 16. Ferri P, Rovesti S, Panzera N, Marcheselli L, Bari A, Di Lorenzo R. Empathic attitudes among nursing students: a preliminary study. Acta Biomed. 2017 July [cited 2018 Apr 6];88(Suppl 3):22-30. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.23750/abm.v88i3-S.6610
    » https://dx.doi.org/10.23750/abm.v88i3-S.6610
  • 17. Gallagher P, Moriarty H, Huthwaite M, Lim B. Challenging some assumptions about empathy. Clin Teach. 2017 Dec [cited 2018 Apr 6];14(6):437-40. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/tct.12607
    » https://dx.doi.org/10.1111/tct.12607
  • 18. Anaya MM, Amador LT, Martínez FG. Factores relacionados con la empatía en estudiantes de Enfermería de la Universidad de Cartagena. Enferm Clin. [Internet]. 2016 Sept-Oct [cited 2018 Apr 6];26(5):282-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.enfcli.2016.06.004
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.enfcli.2016.06.004
  • 19. Petrucci C, La Cerra C, Aloisio F, Montanari P, Lancia L. Empathy in health professional students: A comparative cross-sectional study. Nurs Educ Today. 2016 June [cited 2018 Apr 6];41:1-5. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.03.022
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.03.022
  • 20. Ward J. The Empathy Enigma: Does It Still Exist? Comparison of Empathy Using Students and Standardized Actors. Nurse Educ [Internet]. 2016 May-June [cited 2018 May 30];41(3):134-8. Available from: Available from: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000236
    » https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000236
  • 21. Choi H, Hwang B, Kim S, Ko H, Kim S, Kim C. Clinical education in psychiatric mental health nursing: Overcoming current challenges. Nurse Educ Today. 2016 Apr [cited 2018 Apr 6];39:109-15. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.01.021
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2016.01.021
  • 22. Chen AN, Kiersma ME, Yehle KS, Plake KS. Impact of the Geriatric Medication Game on nursing students' empathy and attitudes toward older adults. Nurse Educa Today. 2015 Jan [cited 2018 Apr 6];35(1):38-43. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2014.05.005
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2014.05.005
  • 23. Everson N, Levett-Jones T, Lapkin S, Pitt V, Van Der Riet P, Rossiter R, et al. Measuring the impact of a 3D simulation experience on nursing students’ cultural empathy using a modified version of the Kiersma-Chen Empathy Scale. J Clin Nurs [Internet]. 2015 Oct [cited 2018 Apr 6];24(19-20):2849-58. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/jocn.12893
    » https://dx.doi.org/10.1111/jocn.12893
  • 24. Ferri P, Guerra E, Marcheselli L, Cunico L, Di Lorenzo RD. Empathy and burnout: an analytic cross-sectional study among nurses and nursing students. Act Biomed. 2015 Sept [cited 2018 May 30];86(Suppl 2):104-15. Available from: Available from: https://mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/4792/3529
    » https://mattioli1885journals.com/index.php/actabiomedica/article/view/4792/3529
  • 25. Fleming BD, Thomas SE, Burnham WS, Charles LT, Shaw D. Improving Ethnocultural Empathy in Healthcare Students through a targeted intervention. J Cult Divers. 2015 [cited 2018 Apr 6];22(2):59-64. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26245011
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26245011
  • 26. Montanari P, Petrucci C, Russo S, Murray I, Dimonte V, Lancia L. Psychometric properties of the Jefferson Scale of Empathy-Health Professional Student's version: An Italian validation study with nursing students. Nurs Health Sci. 2015 Dec [cited 2018 Apr 6];17(4):483-91. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/nhs.12221
    » https://dx.doi.org/10.1111/nhs.12221
  • 27. Penprase B, Oakley B, Ternes R, Driscoll D. Do higher dispositions for empathy predispose males toward careers in nursing? A descriptive correlational design. Nurs Forum. 2015 Jan-Mar [cited 2018 May 30];50(1):1-8. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/nuf.12058
    » https://dx.doi.org/10.1111/nuf.12058
  • 28. Özakgül AA, Şendir M, Atav AS, Kızıltan B. Attitudes towards HIV/AIDS patients and empathic tendencies: A study of Turkish undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. 2014 June [cited 2018 Apr 6];34(6):929-33. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.10.018
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.10.018
  • 29. Williams B, Brown T, McKenna L, Boyle M, Palermo C, Nestel D, et al. Empathy levels among health professional students: a cross-sectional study at two universities in Australia. Adv Med Educ Pract. 2014 May [cited 2018 Apr 6];5:107-13. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.2147/AMEP.S57569
    » https://dx.doi.org/10.2147/AMEP.S57569
  • 30. Hsiao CY, Tsai YF, Kao YC. Psychometric properties of a Chinese version of the Jefferson Scale of Empathy-Health Profession Students. J Psychiatric Mental Health Nurs. 2013 Dec [cited 2018 Apr 6];20(10):866-73. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/jpm.12024
    » https://dx.doi.org/10.1111/jpm.12024
  • 31. Kiersma ME, Chen AM, Yehle KS, Plake KS. Validation of an empathy scale in pharmacy and nursing students. Am J Pharm Educ 2013 June [cited 2018 May 30];77(5):94. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594
    » https://dx.doi.org/10.5688/ajpe77594
  • 32. Kim SC, Burke L, Sloan C, Barnett S. Attitudes toward teen mothers among nursing students and psychometric evaluation of Positivity Toward Teen Mothers scale. Nurse Educ Today. 2013 Sept [cited 2018 Apr 6];33(9):986-91. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2012.10.014
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2012.10.014
  • 33. Taylor EJ, Mamier I. Nurse Responses to Patient Expressions of Spiritual Distress. Holist Nurs Pract. 2013 July-Aug [cited 2018 Apr 6];27(4):217-224. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1097/HNP.0b013e318294e50a
    » https://dx.doi.org/10.1097/HNP.0b013e318294e50a
  • 34. Penprase B, Oakley B, Ternes R, Driscoll D. Empathy as a Determining Factor for Nursing Career Selection. J Nurs Educ. 2013 Apr [cited 2018 Apr 6];52(4):192-7. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.3928/01484834-20130314-02
    » https://dx.doi.org/10.3928/01484834-20130314-02
  • 35. Cunico L, Sartori R, Marognolli O, Meneghini AM. Developing empathy in nursing students: a cohort longitudinal study. J Clin Nurs. 2012 July [cited 2018 May 30];21:(13-14):2016-25. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2012.04105.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2012.04105.x
  • 36. McKenna L, Boyle M, Brown T, Williams B, Molloy A, Lewis B, et al. Levels of empathy in undergraduate nursing students. Int J Nurs Pract. 2012 June [cited 2018 Apr 6];18(3):246-51. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1440-172X.2012.02035.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1440-172X.2012.02035.x
  • 37. Ouzouni C, Nakakis K. An exploratory study of student nurses’ empathy. Health Science Journal [Internet]. 2012 July-Sept [cited 2018 Apr 6];6(3):534-52. Available from: Available from: http://knakakis.advancednursing.teiste.gr/wp-content/uploads/2014/01/11.pdf
    » http://knakakis.advancednursing.teiste.gr/wp-content/uploads/2014/01/11.pdf
  • 38. Ozcan CT, Oflaz F, Bakir B. The effect of a structured empathy course on the students of a medical and a nursing school. Int Nurs Rev. 2012 Dec [cited 2018 Apr 6];59(4):532-8. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2012.01019.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2012.01019.x
  • 39. Ward J, Cody J, Schaal H, Hojat M. The empathy enigma: an empirical study of decline in empathy among undergraduate nursing students. J Prof Nurs. 2012 Jan-Feb [cited 2018 Apr 6];28(1):34-40. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2011.10.007
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2011.10.007
  • 40. Wilson SE, Prescott J, Becket G. Empathy Levels in First- and Third-Year Students in Health and Non-Health Disciplines. Am J Pharm Educ. 2012 Mar [cited 2018 May 30];76(2):24. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5688/ajpe76224
    » https://dx.doi.org/10.5688/ajpe76224
  • 41. Briggs C, Fox L, Abell C. The influence of film on the empathy ratings of nursing students. International Journal for Human Caring. 2012 [cited 2018 Apr 6];16(2):59-63. Available from: Available from: http://connection.ebscohost.com/c/articles/83243794/influence-film-empathy-ratings-nursing-students
    » http://connection.ebscohost.com/c/articles/83243794/influence-film-empathy-ratings-nursing-students
  • 42. Fields S, Mahan P, Tillman P, Harris J, Maxwell K, Hojat M. Measuring empathy in healthcare profession students using the Jefferson Scale of Physician Empathy: Health provider-student version. J Interprof Care. 2011 July [cited 2018 Apr 6];25(4):287-93. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.3109/13561820.2011.566648
    » https://dx.doi.org/10.3109/13561820.2011.566648
  • 43. McKenna L, Boyle M, Brown T, Williams B, Molloy A, Lewis B, et al. Levels of empathy in undergraduate midwifery students: an Australian cross-sectional study. Women Birth. 2011 June [cited 2018 Apr 6];24(2):80-4. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.wombi.2011.02.003
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.wombi.2011.02.003
  • 44. McMillan LR, Shannon DM. Psychometric Analysis of the JSPE Nursing Student Version R: Comparison of Senior BSN Students and Medical Students Attitudes toward Empathy in Patient Care. ISRN Nurs. 2011 May [cited 2018 Apr 20];2011:726063. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.5402/2011/726063
    » https://dx.doi.org/10.5402/2011/726063
  • 45. Ozcan NK, Bilgin H, Eracar N. The use of expressive methods for developing empathic skills. Issues Ment Health Nurs. 2011 Jan [cited 2018 Apr 6];32(2):131-6. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.3109/01612840.2010.534575
    » https://dx.doi.org/10.3109/01612840.2010.534575
  • 46. Ozcan CT, Oflaz F, Sutcu Cicek H. Empathy: the effects of undergraduate nursing education in Turkey. Int Nurs Rev [Internet]. 2010 Dec [cited 2017 Sept 18];493-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2010.00832.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1466-7657.2010.00832.x
  • 47. Ward J, Schaal M, Sullivan J, Bowen M, Erdmann J, Hojat M. Reliability and validity of the Jefferson Scale of Empathy in undergraduate nursing students. J Nurs Meas. 2009 [cited 2018 Apr 20];17(1):73-88. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1891/1061-3749.17.1.73
    » https://dx.doi.org/10.1891/1061-3749.17.1.73
  • 48. Adriaansen M, Van Achterberg TV, Borm G. The Usefulness of the Staff-Patient Interaction Response Scale for Palliative Care Nursing for measuring the empathetic capacity of nursing students. J Prof Nurs. 2008 Sept-Oct [cited 2018 Apr 6];24(5):315-23. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2007.10.003
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2007.10.003
  • 49. Gunther M, Evans G, Mefford L, Coe, T. The relationship between leadership styles and empathy among student nurses. Nurs Outlook. 2007July-Aug [cited 2018 Apr 6];55(4):196-201. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.2007.01.013
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.2007.01.013
  • 50. Beddoe AE, Murphy SO. Does mindfulness decrease stress and foster empathy among nursing students? J Nurs Educ. 2004 July [cited 2018 Apr 6];43(7):305-12. Available from: Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15303583
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15303583
  • 51. Lauder W, Reynolds W, Smith A, Sharkey S. A comparison of therapeutic commitment, role support, role competency and empathy in three cohorts of nursing students. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2002 Aug [cited 2018 Apr 6];9(4):483-91. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1046/j.1365-2850.2002.00510.x
    » https://dx.doi.org/10.1046/j.1365-2850.2002.00510.x
  • 52. Nagano H. Empathic understanding: Constructing an evaluation scale from the microcounseling approach. Nursing and Health Sciences [Internet]. 2000 Mar [cited 2018 Apr 6];2(1):17-27. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1046/j.1442-2018.2000.00035.x
    » https://dx.doi.org/10.1046/j.1442-2018.2000.00035.x
  • 53. Evans GW, Wilt DL, Alligood MR, O’Neil M. Empathy: a study of two types. Issues Ment Health Nurs 1998 [cited 2018 Apr 6];19(5):453-61. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1080/016128498248890
    » https://dx.doi.org/10.1080/016128498248890
  • 54. Becker H, Sands D. The relationship of empathy to clinical experience among male and female nursing students. J Nurs Educ. 1988 May [cited 2018 May 30];27(5):198-203. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.3928/0148-4834-19880501-04
    » https://dx.doi.org/10.3928/0148-4834-19880501-04
  • 55. Kunst-Wilson W, Carpenter L, Poser A, Venohr I, Kushner K. Empathic Perceptions of Nursing Students: Self-Reported and Actual Ability. Res Nurs Health. 1981 Sept [cited 2018 Apr 6];4(3):283-93. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770040303
    » https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770040303
  • 56. Yu J, Kirk M. Evaluation of empathy measurement tools in nursing: systematic review. J Adv Nurs. 2009 Sept [cited 2018 Apr 6];65(9):1790-806. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2009.05071.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2009.05071.x
  • 57. Casas RS, Xuan Z, Jackson AH, Stanfield LE, Harvey NC, Chen DC. Associations of medical student empathy with clinical competence. Patient Educ Couns. 2017 Apr [cited 2018 Apr 6];100(4):742-7. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2016.11.006
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2016.11.006
  • 58. Asuero AM, Queraltó JM, Pujol-Ribera E, Berenguera A, Rodriguez-Blanco T, Epstein RM. Effectiveness of a Mindfulness Education Program in Primary Health Care Professionals: A Pragmatic Controlled Trial. J Contin Educ Health Prof. 2014 [cited 2018 Apr 6];34(1):4-12. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/chp.21211
    » https://dx.doi.org/10.1002/chp.21211
  • 59. Hojat M, Gonnella JS, Nasca TJ, Mangione S, Vergare M, Magee M. Physician empathy: definition, components, measurement, and relationship to gender and specialty. Am J Psychiatry. 2002 Sept [cited 2018 May 30];159(9):1563-9. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.159.9.1563
    » https://dx.doi.org/10.1176/appi.ajp.159.9.1563
  • 60. Giménez-Espert MDC, Prado-Gascó VJ. The moderator effect of sex on attitude toward communication, emotional intelligence, and empathy in the nursing field. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017 [cited 2018 Apr 6];25:e2969. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2018.2969
    » https://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2018.2969
  • 61. Mehrabian, A. Manual for the balanced emotional empathy scale (BEES). Monterey (CA): Albert Mehrabian; 1996.
  • 62. Dehning S, Reiß E, Krause D, Gasperi S, Meyer S, Dargel S, et al. Empathy in high-tech and high-touch medicine. Patient Educ Couns. 2014 May [cited 2018 Apr 6];95(2):259-64. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2014.01.013
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2014.01.013
  • 63. Baron-Cohen S, Jennifer R, Dheraj B, Nhishanth G, Sally W. The systemizing quotient: an investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism and normal sex differences. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2003 [cited 2018 Apr 6];358(1430):361-74. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1098/rstb.2002.1206
    » https://dx.doi.org/10.1098/rstb.2002.1206
  • 64. Baron-Cohen S, Wheelwright S. The empathy quotient: An investigation of adults with Asperger syndrome or high functioning autism, and normal sex differences. J Autism Dev Disord. 2004 Apr [cited 2018 Apr 6];34(2):163-75. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1023/B:JADD.0000022607.19833.00
    » https://dx.doi.org/10.1023/B:JADD.0000022607.19833.00
  • 65. Berthoz S, Wessa M, Kedia G, Wicker B, Grèzes J. Cross-cultural validation of the empathy quotient in a French-speaking sample. Can J Psychiatry. 2008 July [cited 2018 Apr 6];53(7):469-77. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/070674370805300712
    » https://dx.doi.org/10.1177/070674370805300712
  • 66. Ruta L, Mazzone D, Mazzone L, Wheelwright S, Baron-Cohen S. The Autism-Spectrum Quotient-Italian Version: A Cross-Cultural Confirmation of the Broader Autism Phenotype. J Autism Dev Disord. 2012 Apr [cited 2018 Apr 6];42(4):625-33. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1007/s10803-011-1290-1
    » https://dx.doi.org/10.1007/s10803-011-1290-1
  • 67. Wakabayashi A, Baron-Cohen S, Wheelwright S, Goldenfeld N, Delaney J, Fine D, et al. Development of short forms of the Empathy Quotient (EQ-Short) and the Systemizing Quotient (SQ-Short). Personality and Individual Differences [Internet]. 2006 Oct [cited 2018 Apr 6];41(5):929-40. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2006.03.017
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2006.03.017
  • 68. Rodrigues J, Gonçalves G, Lopes A, Santos J. Quociente de Sistematização: Uma análise exploratória. Psychologica [Internet]. 2010 Jan [cited 2018 Apr 6];1(52):41-54. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_3
    » https://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_3
  • 69. Rodrigues J, Lopes A, Giger JC, Gomes A, Santos J, Gonçalves G. Escalas de medição do Quociente de Empatia/Sistematização: um ensaio de validação para a população portuguesa. Psicologia [Internet]. 2011 June [cited 2018 Apr 6];25(1):73-89. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.280
    » https://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v25i1.280
  • 70. Chrysikou EG, Thompson WJ. Assessing Cognitive and Affective Empathy Through the Interpersonal Reactivity Index: An argument against a two-factor model. Assessment. 2016 Dec [cited 2018 Apr 6];23(6):769-77. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/1073191115599055
    » https://dx.doi.org/10.1177/1073191115599055
  • 71. Siu AM, Shek DT. Validation of the interpersonal reactivity index in a Chinese context. Res Soc Work Prac. 2005 Mar [cited 2018 Apr 6];15(2):118-26. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/1049731504270384
    » https://dx.doi.org/10.1177/1049731504270384
  • 72. Davis MH. Empathy: A social psychological approach. Madison(US): Brown and Benchmark;1996.
  • 73. Dökmen Ü. A new measurement model of the empathy and developing empathy by using psychodrama. Journal of Education, Faculty of Ankara University. 1988;21:155-90.
  • 74. Dökmen O. Communication conflict and empathy. 5th ed. Istanbul: Sistem Yayincilik;2005.
  • 75. Leeuwen RV, Tiesinga LJ, Middel B, Post D, Jochemsen H. The validity and reliability of an instrument to assess nursing competencies in spiritual care. J Clin Nurs. 2009 Oct [cited 2018 Apr 6];18(20):2857-69. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2008.02594.x
    » https://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2008.02594.x
  • 76. Reynolds WJ. The measurement and development of empathy in nursing. Aldershot(UK): Ashgate; 2000. Available from: https://dx.doi.org/10.4324/9781315192499
    » https://dx.doi.org/10.4324/9781315192499
  • 77. Bas-Sarmiento P, Fernández-Gutiérreza M, Baena-Baños M. Efficacy of empathy training in nursing students: A quasi-experimental study. Nurse Education Today. 2017 Dec [cited 2018 Apr 6];59:59-65. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.012
    » https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.012
  • 78. La Monica EL. Construct validity of an empathy instrument. Res Nurs Health. 1981 Dec [cited 2018 Apr 6];4(4):389-400. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770040406
    » https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770040406
  • 79. Yates P, Hart G, Clinton M, McGrath P, Gartry D. Exploring empathy as a variable in the evaluation of professional development programs for palliative care nurses. Cancer Nurs.1998 Dec [cited 2018 Apr 6];21(6):402-10. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1097/00002820-199812000-00004
    » https://dx.doi.org/10.1097/00002820-199812000-00004
  • 80. Ridley CR, Lingle DW. Cultural empathy in multicultural counseling: A multidimensional process model. In: Pedersen PB, Draguns JG (Eds.). Counseling across cultures. Thousand Oaks (CA): Sage Publications; 1996.
  • 81. Albar MJ, García-Ramírez M, Moreno PP, Luque-Ribelles V, Garrido R, Bocchino A. Adaptation to Spanish of an ethnocultural empathy scale. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2015 Sept [cited 2018 Apr 6];24(3):621-8. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015001270014
    » https://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015001270014
  • 82. Layton JM, Wykle MH. A validity study of four empathy instruments. Res Nurs Health. 1990 Oct [cited 2018 Apr 6];13(5):319-25. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770130508
    » https://dx.doi.org/10.1002/nur.4770130508
  • 83. Trevizan MA, Almeida RG, Souza MC, Mazzo A, Mendes IA, Martins JC. Empathy in Brazilian nursing professionals: a descriptive study. Nurs Ethics [Internet]. 2015 May [cited 2018 Apr 6];22(3):367-76. Available from: Available from: https://dx.doi.org/10.1177/0969733014534872
    » https://dx.doi.org/10.1177/0969733014534872

NOTAS

  • FINANCIAMENTO
    Este estudo foi apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Brasil, pelo Conselho de Suporte de Pesquisa - CNPq e pelo Ministério da Educação, CAPES, Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    05 Fev 2018
  • Aceito
    15 Maio 2018
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br