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Pensamento Lean na saúde e enfermagem: revisão integrativa da literatura1 1 Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, processo nº 140573/2012-72.

RESUMO

Objetivos:

evidenciar o conhecimento científico desenvolvido sobre pensamento Lean na área da saúde, destacando o impacto e as contribuições no cuidado em saúde e enfermagem.

Método:

revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science, Emerald, LILACS e na biblioteca eletrônica SciELO, de 2006 a 2014, com sintaxe de palavras-chaves para cada base, selecionados 47 artigos para análise.

Resultados:

as categorias foram elaboradas a partir da tríade de qualidade proposta por Donabedian: estrutura, processo e resultado. O pensamento Lean está em ascensão nas pesquisas sobre saúde, principalmente no âmbito internacional, com destaque para os Estados Unidos e Reino Unido, melhorando a estrutura, o processo e o resultado a partir das ações assistenciais e gerenciais. Porém, é uma temática incipiente na enfermagem.

Conclusão:

por meio desse estudo observou-se que a utilização do pensamento Lean, no contexto da saúde, tem um efeito transformador nos aspectos assistenciais e organizacionais, promovendo vantagens em termos de qualidade, segurança e eficiência dos cuidados de saúde e enfermagem com foco no paciente.

Descritores:
Gestão da Qualidade; Gestão em Saúde; Eficiência Organizacional; Enfermagem; Sistemas de Saúde

ABSTRACT

Objectives:

to demonstrate the scientific knowledge developed on lean thinking in health, highlighting the impact and contributions in health care and nursing.

Method:

an integrative literature review in the PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science, Emerald, LILACS and SciELO electronic library databases, from 2006 to 2014, with syntax keywords for each data base, in which 47 articles were selected for analysis.

Results:

the categories were developed from the quality triad proposed by Donabedian: structure, process and outcome. Lean thinking is on the rise in health surveys, particularly internationally, especially in the USA and UK, improving the structure, process and outcome of care and management actions. However, it is an emerging theme in nursing.

Conclusion:

this study showed that the use of lean thinking in the context of health has a transforming effect on care and organizational aspects, promoting advantages in terms of quality, safety and efficiency of health care and nursing focused on the patient.

Descriptors:
Quality Management; Health Management; Efficiency, Organizational; Nursing; Health Systems

RESUMEN

Objetivos:

evidenciar el conocimiento científico desarrollado sobre el pensamiento Lean en el área de la salud (destacando el impacto y las contribuciones en el cuidado de la salud) y en la enfermería.

Método:

revisión integradora de la literatura a partir de las bases de datos PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science, Emerald, LILACS y en la biblioteca electrónica SciELO, de 2006 a 2014, con sintaxis de palabras clave para cada base; fueron seleccionados 47 artículos para análisis.

Resultados:

las categorías fueron elaboradas a partir de la tríade de calidad propuesta por Donabedian: estructura, proceso y resultado. El pensamiento Lean está en ascensión en las investigaciones sobre salud, principalmente en el ámbito internacional, con destaque para los Estados Unidos y Reino Unido, mejorando la estructura, el proceso y el resultado a partir de acciones asistenciales y administrativas. Sin embargo, es una temática incipiente en la enfermería.

Conclusión:

por medio de ese estudio se observó que la utilización del pensamiento Lean, en el contexto de la salud, tiene un efecto transformador en los aspectos asistenciales y organizacionales, promoviendo ventajas en términos de calidad, seguridad y eficiencia de los cuidados de salud y enfermería con enfoque en el paciente.

Descriptores:
Gestión de la Calidad; Gestión en Salud; Eficiencia Organizacional; Enfermería; Sistemas de Salud

Introdução

O termo Lean thinking (mentalidade enxuta ou pensamento enxuto ou pensamento Lean, em português) originou-se do Sistema Toyota de Produção. Foi usado pela primeira vez por Krafcik e popularizado por Womack e Jones, em 1992, com a publicação do livro "A Máquina que mudou o mundo"11. Peterson DN, Leppa C. Creating an environment for caring using lean principles of the Virginia Mason Production System. J Nurs Adm. 2007;37(6):287-94.-22. Pinto JP. Pensamento Lean: A filosofia das organizações vencedoras. Lisboa: Lidel; 2009..

Apesar da origem do pensamento Lean no contexto industrial, seus princípios têm sido utilizados nos mais variados cenários, incluindo a saúde. Essa aplicabilidade universal do conceito Lean deve-se à similaridade dos processos de produção das organizações, que , independente da sua especificidade, buscam planejar e executar um conjunto de ações, em uma sequência e tempo certos, para criar valor a um cliente33. Selau LPR, Pedó MG, Senff DS, Saurin TA. Produção enxuta no setor de serviços: caso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. Rev Gestão Indust. 2009;5(1):122-40.-44. Buzzi D, Plytiuk CF. Pensamento enxuto e sistemas de saúde: um estudo da aplicabilidade de conceitos e ferramentas lean em contexto hospitalar. Rev Qualidade Emergente. 2011;2(2):18-38..

A introdução do pensamento Lean na saúde, ou seja, Lean healthcare, ocorreu de maneira estruturada e sistemática em 2006. Nesse ano, a Lean Enterprise Academy (LEA), uma organização da Grã-Bretanha, sem fins lucrativos, voltada para o estudo e a difusão do pensamento Lean, organizou o primeiro congresso sobre a aplicação de princípios Lean em serviços de saúde55. Silberstein ACL. Um estudo de casos sobre a aplicação de princípios enxutos em serviços de saúde no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2006..

Desde então, organizações de saúde estão adotando o pensamento Lean como uma estratégia para oferecer melhores cuidados em vários países, entre os quais se destacam os Estados Unidos - Thedacare (Wiscosin); Virgina Mason Medical Center (Seatle) e Martin Health System (Flórida); a Suécia - no Astrid Lindgren Children's Hospital; o Reino Unido - no Bolton Hospitals, e Austrália - no Flinders Medical Centre11. Peterson DN, Leppa C. Creating an environment for caring using lean principles of the Virginia Mason Production System. J Nurs Adm. 2007;37(6):287-94.,66. Womack JP, Byrne AP, Fiume OJ, Kaplan GS, Toussaint J. Going Lean in Health Care. Institute for Healthcare Improvement. Cambridge, USA: Institute for Healthcare Improvement; 2005. 24 p.

7. King DL, Ben-Tovim DI, Bassham J. Redesigning emergency department patient flows: application of lean thinking to health care. Emerg Med Australas. 2006;18(4):391-7.

8. Toussaint J, Gerard RA. Uma transformação na saúde: como reduzir custos e oferecer um atendimento inovador. Porto Alegre: Bookman; 2012. 162 p.

9. Mazzocato P, Savage C, Brommels M, Aronsson H, Thor J. Lean thinking in healthcare: a realist review of the literature. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):376-82.
-1010. Toussaint JS, Berry LL. The Promise of Lean in Health Care. Mayo Clin Proc. 2013;88(1):74-82..

No Brasil, a temática Lean na saúde é ainda pouco explorada. Ao fazer uma busca no Google Scholar, em 2014, foram encontrados cinco estudos brasileiros, um artigo e quatro dissertações. Os estudos exploram aspectos relacionados à aplicabilidade e aos benefícios da metodologia Lean em uma lavanderia hospitalar1111. Cunha AMCA, Campos CE, Rifarachi HHC. Aplicabilidade da metodologia Lean em uma lavanderia hospitalar. Mundo da Saúde. 2011;35(5):311-8., nas atividades logísticas de transplantes de órgãos sólidos1212. Monteiro VL. Aplicação de técnicas do lean thinking às atividades logísticas dos transplantes de órgãos sólidos [dissertação]. Campinas: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas; 2011., no desperdício de materiais de consumo em centro cirúrgico1313. Castro LC. O custo do desperdício de materiais de consumo em um centro cirúrgico [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012. e na melhoria no atendimento ao paciente em relação à qualidade e eficiência em serviços de saúde55. Silberstein ACL. Um estudo de casos sobre a aplicação de princípios enxutos em serviços de saúde no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2006.. Há apenas uma revisão de literatura que identificou áreas, ferramentas, métodos e melhores práticas na implementação dos conceitos de Lean em ambientes hospitalares1414. Bertani TM. Lean healthcare: recomendações para implantações dos conceitos de produção enxuta em ambientes hospitalares [dissertação]. São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia de Produção; 2012.. Dessa forma, constata-se que os estudos sobre Lean na saúde são incipientes no Brasil, principalmente considerando a magnitude dessa temática na literatura internacional.

O pensamento Lean consiste em uma abordagem sistemática que permite a identificação e eliminação do desperdício nos processos produtivos, tendo como foco principal agregar qualidade e entregar ao cliente somente o que ele considera como valor1515. Graban M. Lean Hospitals: Improving Quality, Patient safety, and Employee satisfaction. New York: Taylor & Francis Group; 2011. 252p.. Em outras palavras, Lean é a maximização do valor para o cliente por meio de um processo eficiente e sem desperdícios. Na saúde, isso significa fornecer serviços que respeitem e atendam às preferências e necessidades dos pacientes1010. Toussaint JS, Berry LL. The Promise of Lean in Health Care. Mayo Clin Proc. 2013;88(1):74-82..

Outro princípio é a eliminação de atividades que não geram valor, juntamente com outros desperdícios (Como longas esperas para atendimento, etapas realizadas em duplicidade, conselhos conflitantes em relação ao tratamento). Esses desperdícios não permitem que o paciente percorra o processo de cuidado e tratamento sem interrupções, desvios, retornos ou esperas. Dessa forma, com a eliminação dessas atividades aumenta-se a eficiência das ações e qualidade do atendimento simultaneamente1010. Toussaint JS, Berry LL. The Promise of Lean in Health Care. Mayo Clin Proc. 2013;88(1):74-82..

No serviço de saúde, os aspectos que o paciente valoriza são um atendimento cada vez melhor, seguro, rápido, qualificado e resolutivo, de acordo com as suas necessidades e objetivando à recuperação total do seu bem-estar 1616. Pestana AL, Santos JL, Erdmann RH, da Silva EL, Erdmann AL. Lean thinking and brain-dead patient assistance in the organ donation process. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(1):258-64.-1717. Holden RJ. Lean Thinking in Emergency Departments: a Critical Review. Annals Emerg Med. 2011;57(3):265-78.. A melhoria do cuidado oferecido nos ambientes de assistência à saúde acontece desde os primórdios do atendimento médico-hospitalar com o intuito de aprimorar a efetividade das ações e oferecer um amparo de qualidade aos usuários desses serviços1818. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Assistência Segura: uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. Brasília: Anvisa; 2013.. O pensamento Lean é um modelo de gestão que tem despontado como um referencial para o alcance dessa qualidade assistencial aliado a melhoria contínua dos processos.

Como existem vários estudos na literatura internacional sobre o Lean na saúde, com o objetivo de contribuir com essas produções científicas e inovar na abordagem desse tema, o presente estudo apresenta as contribuições desse modelo de gestão baseado na tríade do modelo de avaliação da qualidade em saúde proposto por Donabedian1919. Donabedian A. Part Il-Some issues in evaluating the quality of nursing care. Am J Public Health Nations Health. 1969;59(10):1833-6.. Trata-se de um modelo amplamente difundido na área de avaliação da qualidade em saúde2020. Feldman LB, Cunha ICKO, D'Innocenzo M. Validation of the process criteria for assessment of a hospital nursing service. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2013;21(4):841-50. e diretamente relacionado com a busca da melhoria contínua da qualidade, assim como o pensamento Lean.

Os três domínios ou variáveis conceituais de avaliação desse modelo são: estrutura, processo e resultado. Estrutura está relacionada às configurações físicas e organizacionais em que o cuidado acontece. Inclui atributos de recursos materiais (Instalações, equipamentos e financeiro), de recursos humanos (Quantidade e qualificação dos profissionais de saúde) e da estrutura organizacional (Estrutura física, organização da equipe médica)1919. Donabedian A. Part Il-Some issues in evaluating the quality of nursing care. Am J Public Health Nations Health. 1969;59(10):1833-6.,2121. D'Innocenzo M, Adami NP, Cunha ICKO. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006;59(1):84-8.

22. McGillis HL, Doran D. Nurses' perceptions of hospital work environments. J Nurs Manag. 2007;15(3):264-73.
-2323. Rowan MS, Rukholm E, Bourque-Bearskin L, Baker C, Voyageur E, Robitaille A. Cultural Competence and Cultural Safety in Canadian Schools of Nursing: A Mixed Methods Study. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2013;10(1):1-10.. Processo corresponde ao conjunto de atividades que acontecem entre os profissionais e pacientes durante o cuidado. Envolve tanto o componente técnico do cuidado (Procedimentos, diagnósticos e intervenções terapêuticas), quanto às relações interpessoais1919. Donabedian A. Part Il-Some issues in evaluating the quality of nursing care. Am J Public Health Nations Health. 1969;59(10):1833-6.,2121. D'Innocenzo M, Adami NP, Cunha ICKO. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006;59(1):84-8.

22. McGillis HL, Doran D. Nurses' perceptions of hospital work environments. J Nurs Manag. 2007;15(3):264-73.
-2323. Rowan MS, Rukholm E, Bourque-Bearskin L, Baker C, Voyageur E, Robitaille A. Cultural Competence and Cultural Safety in Canadian Schools of Nursing: A Mixed Methods Study. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2013;10(1):1-10.. Resultado refere-se aos efeitos dos cuidados no estado de saúde dos pacientes. Também engloba a satisfação do usuário e do trabalhador quanto ao recebimento e prestação dos cuidados, respectivamente1919. Donabedian A. Part Il-Some issues in evaluating the quality of nursing care. Am J Public Health Nations Health. 1969;59(10):1833-6.,2121. D'Innocenzo M, Adami NP, Cunha ICKO. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006;59(1):84-8.

22. McGillis HL, Doran D. Nurses' perceptions of hospital work environments. J Nurs Manag. 2007;15(3):264-73.
-2323. Rowan MS, Rukholm E, Bourque-Bearskin L, Baker C, Voyageur E, Robitaille A. Cultural Competence and Cultural Safety in Canadian Schools of Nursing: A Mixed Methods Study. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2013;10(1):1-10..

A partir do panorama exposto, questiona-se: Quais são as evidências disponíveis na literatura científica em relação ao uso do pensamento Lean na área da saúde e enfermagem? Como as práticas Lean impactam as ações de cuidados dos profissionais de saúde em relação às dimensões estrutura, processo e resultado?

Neste sentido, objetivou-se evidenciar o conhecimento científico sobre o pensamento Lean na área da saúde, destacando o impacto e as contribuições para o cuidado em saúde e enfermagem.

Método

Para atender ao objetivo do estudo, adotou-se como método a revisão integrativa da literatura. Trata-se de um tipo mais amplo de revisão que inclui simultaneamente pesquisas experimentais e não experimentais, permitindo a síntese de múltiplos estudos publicados e o desenvolvimento de uma explicação abrangente acerca de um fenômeno específico. Propicia sinalizar lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com o desenvolvimento de novos estudos. As etapas dessa revisão foram: elaboração da questão de pesquisa; coleta de dados; avaliação dos dados; análise e interpretação dos dados; apresentação dos resultados; e, conclusões2424. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005; 52(5):546-53.-2525. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-64..

A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2015, nas bases de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Publisher Medline (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus, Web of Science, Emerald e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Na Figura 1, encontra-se a sintaxe das palavras-chave para a busca dos estudos primários. Existiu a necessidade de fazer essas combinações para garantir uma busca ampla e fidedigna. Optou-se por utilizar palavras-chave por não existir ainda descritores em saúde padronizados para a temática estudada .

Figura 1
Sintaxe das palavras-chave de acordo com as bases de dados. Florianópolis, SC, Brasil, 2015.

A partir dessas sintaxes, foram obtidos os seguintes resultados: 26 artigos na LILACS, 348 artigos na PubMed, 181 artigos na CINAHL, 567 artigos na Scopus, 174 artigos na Web of Science, 62 artigos na Emerald e 77 artigos na SciELO, totalizando 1.435 publicações.

Os critérios de inclusão dos artigos foram: artigos originais com resumos disponíveis on-line, publicados entre os anos de 2006 a 2014, nos idiomas: português, espanhol ou inglês, que enfocassem aspectos relacionados ao pensamento Lean na saúde, da mesma maneira que suas contribuições para as ações de cuidados dos profissionais dessa área . A decisão por esse recorte temporal deve-se ao fato de que Lean, na saúde, começou a ter maior visibilidade a partir do ano de 200655. Silberstein ACL. Um estudo de casos sobre a aplicação de princípios enxutos em serviços de saúde no Brasil [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2006.. Foram excluídos artigos localizados em mais de uma base de dados, que foram considerados somente uma vez.

Assim, a amostra final foi constituída por 47 artigos, sendo sete da PubMed, sete da CINAHL, 20 da Scopus, 11 da Web of Science, 02 da Emerald, conforme descrito na Figura 2. Para a avaliação dos estudos, elaborou-se um instrumento coletor das informações objetivando responder à questão norteadora da revisão. Esse instrumento compreendeu os seguintes itens: identificação do estudo; objetivos, ano e periódico de publicação; delineamento do estudo; e, principais resultados e recomendações. Os artigos selecionados foram analisados e para facilitar a organização dos dados utilizou-se o software NVIVO(r) 10.

Figura 2
Fluxograma de desenvolvimento da pesquisa. Florianópolis, SC, Brasil, 2015

A categorização dos dados foi orientada pela tríade do modelo conceitual para avaliação de qualidade em saúde desenvolvido por Donabedian1919. Donabedian A. Part Il-Some issues in evaluating the quality of nursing care. Am J Public Health Nations Health. 1969;59(10):1833-6.. Consideram-se como fatores alicerçadores os aspectos relacionados com a estrutura física dos ambientes de cuidado, instrumentos normativos, técnicos e administrativos, recursos financeiros, capacitação e disponibilidade de recursos humanos e sistema de informação. No processo, foram abordadas as ações efetivamente realizadas no ambiente de cuidado, as modificações executadas nos processos cuidativos a partir da aplicação dos princípios Lean e, suas ferramentas utilizadas para melhorar a prestação do cuidado. O domínio resultado indicou o sucesso, os benefícios e o impacto das práticas Lean na saúde, seja para o paciente ou para o profissional de saúde, da mesma maneira que os desafios para a sua implementação.

Resultados

De acordo com o ano de publicação, foi constatado o crescimento do número de produção de novos artigos, considerando o número de 47 escritos selecionados, ao longo dos anos. . O ano de 2012 contabilizou o maior número com 11 artigos publicados (23,4%).

Com relação ao idioma, todos os artigos incluídos foram publicados em inglês e em 37 periódicos diferentes, com destaque para aqueles relacionados ao gerenciamento e à qualidade dos cuidados em saúde, como o Journal of Health Organization and Management com quatro artigos (8,5%); BioMed Central health services research com três artigos (6,4%); Quality & Safety in Health Care; Canadian Journal of Emergency Medical Care; International Journal of Health Care Quality Assurance; Leadership in Health Services; Quality & Safety in Health Care; Quality Management in Health Care sendo que cada periódico publicou dois artigos (5,9%) relacionados ao Pensamento Lean na saúde.

Quanto ao país de origem da publicação, 16 (34%) foram realizados nos Estados Unidos da América, sete (14,9%) no Reino Unido, cinco (10,6%) na Holanda, oito (17%) na Suécia e dois (4,3%) no Canadá. Austrália, Espanha, Itália, Luxemburgo, Malásia, Noruega, China totalizaram 14,9%, sendo um artigo para cada país. Dois estudos (4,3%) foram realizados em mais de um país. Não foram encontrados artigos provenientes da América do Sul.

Em relação aos cenários onde os estudos foram realizados, o ambiente hospitalar destacou-se com 44 artigos (93,6%). Os setores mais explorados foram: emergência, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva. Os demais locais estudados foram atenção primária com dois artigos (4,3%) e um artigo (2,1%) em ambos os cenários: hospitalar e atenção primária.

Quanto ao tipo de estudo, todos os artigos incluídos na revisão foram oriundos de pesquisas originais, sendo 28 (59,6%) com abordagem quantitativa, 12 (25,5%) abordagem qualitativa e sete (14,9%) abordagem mista de pesquisa.

Outro aspecto analisado foi a profissão dos autores dos artigos. Nesse quesito, dos 47 artigos, 28 não especificaram a formação dos autores. Dos 19 que apresentaram essa informação, destaca-se que dez artigos tiveram participação de enfermeiro, sendo quatro com autoria exclusiva desse profissional..

A seguir,a Figura 3 apresenta as características dos estudos selecionados quanto ao ano, país, título, periódico de publicação, cenário do estudo e tipo de estudo.

Figura 3
Características dos estudos selecionados para composição da pesquisa. Florianópolis, SC, Brasil, 2015

A Figura 4 sintetiza os principais resultados dos estudos selecionados, conforme a tríade da qualidade de Donabedian.

Figura 4
Síntese dos principais resultados. Florianópolis, SC, 2015

Discussão

A utilização do pensamento Lean está em ascensão entre as pesquisas na área da saúde no contexto mundial e perpassa múltiplos cenários de cuidado. Nesse sentido, observa-se que os artigos foram publicados em diferentes periódicos o que permite identificar uma heterogeneidade na publicação da temática, mas uma homogeneidade na distribuição da quantidade de artigos publicados entre eles.

A maioria dos estudos foi desenvolvida nos Estados Unidos, o que pode estar associado ao pioneirismo deste país na implantação dos conceitos Lean na saúde66. Womack JP, Byrne AP, Fiume OJ, Kaplan GS, Toussaint J. Going Lean in Health Care. Institute for Healthcare Improvement. Cambridge, USA: Institute for Healthcare Improvement; 2005. 24 p.,7373. Spagnol GS, Min LL, Newbold D. Lean principles in Healthcare: an overview of challenges and improvements. Anais da 6ª Conferência IFAC em Gestão e Controle de Produção e Logística; 11-13 set; Fortaleza: IFAC; 2013. p. 229-34..

Quanto ao cenário de realização dos estudos, predominou o ambiente hospitalar, em suas diversas unidades. Isso demonstra a aplicabilidade do Lean a uma multiplicidade de locais de assistência hospitalar. Resultado semelhante está descrito em uma revisão de literatura prévia sobre a implementação do pensamento Lean na área da saúde99. Mazzocato P, Savage C, Brommels M, Aronsson H, Thor J. Lean thinking in healthcare: a realist review of the literature. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):376-82..

Também foi observada a participação incipiente dos enfermeiros como autores nesta temática. Esse resultado pode estar associado à origem do pensamento Lean na área da administração e engenharia33. Selau LPR, Pedó MG, Senff DS, Saurin TA. Produção enxuta no setor de serviços: caso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. Rev Gestão Indust. 2009;5(1):122-40..

No que diz respeito ao conteúdo dos artigos, os resultados serão discutidos de acordo com as categorias da tríade da avaliação de qualidade em saúde.

Estrutura

Em relação a estrutura física dos locais onde são realizados os cuidados, os estudos desenvolvidos em unidade de quimioterapia2727. Lenta WAMV, Goedbloed N, Harten WHV. Improving the efficiency of a chemotherapy day unit: applying a business approach to oncology. Eur J Cancer. 2009;45(5):800-6., unidade de cardiologia6060. Ulhassan W, Sandahl C, Westerlund H, Henriksson P, Bennermo M, Schwarz UvT, et al. Antecedents and Characteristics of Lean Thinking Implementation in a Swedish Hospital: A Case Study. Qual Manag Health Care. 2013;22(1):48-61., farmácia hospitalar3636. Yamamoto J, Abraham D, Malatestinic B. Improving insulin distribution and administration safety using lean six sigma methodologies. Hosp Pharm. 2010;45(3):212-24., emergência4242. Piggott Z, Weldon E, Strome T, Chochinov A. Application of Lean principles to improve early cardiac care in the emergency department. CJEM. 2011;13(5):325-32.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.,6969. Ulhassan W, Westerlund H, Thor J, Sandahl C, Schwarz UvT. Does lean implementation interact with group functioning. J Health Organ Manag. 2014;28(2):196-213., unidade de terapia intensiva6565. Gutsche JT, Erickson L, Ghadimi K, Augoustides JG, Dimartino J, Szeto WY, et al. Advancing extubation time for cardiac surgery patients using lean work design. J Cardiothorac Vasc Anesth. 2014;28(6):1490-6., e centro cirúrgico4343. Meredith JO, Grove AL, Walley P, Young F, Macintyre MB. Are we operating effectively? A lean analysis of operating theatre changeovers. Oper Manag Res. 2011;4(3-4):89-98.,4545. Cima RR, Brown MJ, Hebl JR, Moore R, Rogers JC, Kollengode A, et al. Use of Lean and Six Sigma Methodology to Improve Operating Room Efficiency in a High-Volume Tertiary-Care Academic Medical Center. J Am Coll Surg. 2011;213(1):83-92., evidenciaram que, ao modificar o layout desses ambientes utilizando a abordagem Lean, ocorreu uma facilidade de comunicação entre a equipe multiprofissional, acarretando aumento da eficiência e agilização na prestação do cuidado ao paciente.

Quanto aos instrumentos normativos, técnicos e administrativos, o pensamento Lean orienta que deve existir a padronização e simplificação dos processos cuidativos, de modo a reduzir a burocracia para facilitar a assistência à saúde. Essas mudanças inspiradas em Lean proporcionam a redução da ambiguidade no trabalho, maior fluxo contínuo no cuidado e permitem que as pessoas da equipe sejam mais autônomas na execução de suas atividades e na resolução de problemas3636. Yamamoto J, Abraham D, Malatestinic B. Improving insulin distribution and administration safety using lean six sigma methodologies. Hosp Pharm. 2010;45(3):212-24.-3737. Grove AL, Meredith JO, Macintyre M, Angelis J, Neailey K. Lean implementation in primary care health visiting services in National Health Service UK. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):1-5.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.

54. Burström L, Nordberg M, Ornung G, Castrén M, Wiklund T, Engström ML, et al. Physician-led team triage based on lean principles may be superior for efficiency and quality? A comparison of three emergency departments with different triage models. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2012;20:57.

55. Al-Hakim L, Gong XY. On the day of surgery: how long does preventable disruption prolong the patient journey? Int J Health Care Qual Assur. 2012;25(4):322-42.
-5656. Chiarini A. Risk management and cost reduction of cancer drugs using Lean Six Sigma tools. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2012;25(4):318-30.,6666. McConnell KJ, Chang AM, Maddox TM, Wholey DR, Lindrooth RC. An exploration of management practices in hospitals. Healthcare. 2014;2(2):121-9.-6767. Reznick D, Niazov L, Holizna E, Siperstein A. Applying industrial process improvement techniques to increase efficiency in a surgical practice. Surgery. 2014;156(4):752-8..

Em estudo desenvolvido em um centro cirúrgico4545. Cima RR, Brown MJ, Hebl JR, Moore R, Rogers JC, Kollengode A, et al. Use of Lean and Six Sigma Methodology to Improve Operating Room Efficiency in a High-Volume Tertiary-Care Academic Medical Center. J Am Coll Surg. 2011;213(1):83-92., a descrição padronizada dos procedimentos específicos dos cirurgiões permitiu que a equipe de saúde estimasse a duração de cada procedimento. Isso possibilitou o planejamento do uso das salas cirúrgicas de cada especialidade, ajudando a gerenciar a necessidade de abertura e fechamento das salas dentro de cada especialidade. Outro benefício da padronização dos procedimentos foi a possibilidade de programar mapas cirúrgicos mais precisos, evitando o desperdício com mapas incompletos ou mal distribuídos.

Em outro estudo4343. Meredith JO, Grove AL, Walley P, Young F, Macintyre MB. Are we operating effectively? A lean analysis of operating theatre changeovers. Oper Manag Res. 2011;4(3-4):89-98. que analisou cirurgias ortopédicas eletivas em cinco hospitais internacionais, identificou-se a falta de padronização nos processos. Os resultados evidenciaram que a padronização dos processos na cirurgia ortopédica pode melhorar a produtividade devido à redução da variação existente na prática, da mesma maneira que repercurte na economia de tempo do procedimento cirúrgico , e da espera do paciente por esse procedimento, no controle da infecção e na redução dos custos devido a utilização das salas de cirurgias de forma mais eficaz.

Destaca-se ainda que a utilização do Pensamento Lean proporciona melhorias econômicas e impactos positivos nas receitas financeiras das organizações de saúde, seja por aumentar a capacidade dos atendimentos aos pacientes2727. Lenta WAMV, Goedbloed N, Harten WHV. Improving the efficiency of a chemotherapy day unit: applying a business approach to oncology. Eur J Cancer. 2009;45(5):800-6.,4444. Smith C, Wood S, Beauvais B. Thinking Lean: Implementing DMAIC Methods to Improve Efficiency Within a Cystic Fibrosis Clinic. J Healthc Qual. 2011;33(2):37-46.,5252. Lent WAMV, Sanders EM, Harten WHV. Exploring improvements in patient logistics in Dutch hospitals with a survey. BMC Health Serv Res. 2012;12:232.,6767. Reznick D, Niazov L, Holizna E, Siperstein A. Applying industrial process improvement techniques to increase efficiency in a surgical practice. Surgery. 2014;156(4):752-8. ou por permitir a redução dos custos financeiros, devido à remoção de capital imobilizado nos almoxarifados das instituições de saúde3636. Yamamoto J, Abraham D, Malatestinic B. Improving insulin distribution and administration safety using lean six sigma methodologies. Hosp Pharm. 2010;45(3):212-24.,5656. Chiarini A. Risk management and cost reduction of cancer drugs using Lean Six Sigma tools. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2012;25(4):318-30..

Outro atributo integrante do componente estrutura são os recursos humanos. Ao utilizar Lean para otimizar a capacidade da sala de cirurgia em um hospital em Luxemburgo foi possível aumentar o número de cirurgias anuais sem qualquer aumento no quantitativo de pessoal. Porém, para isso houve capacitação e motivação da equipe do hospital, o que repercutiu na eliminação de períodos de espera desnecessários e estressantes antes das cirurgias e aumento da taxa de transferência dos pacientes do centro cirúrgico para outras unidades4747. Schwarz P, Pannes KD, Nathan M, Reimer HJ, Kleespies A, Kuhn N, et al. Lean processes for optimizing OR capacity utilization: prospective analysis before and after implementation of value stream mapping (VSM). Langenbecks Arch Surg. 2011;396(7):1047-53..

A metodologia Lean está ancorada na valorização e respeito as pessoas, capacitação profissional e instruções no ambiente de trabalho, possibilitando o aprimoramento dos profissionais envolvidos no processo de cuidado e otimizando a qualidade do atendimento e a segurança do paciente88. Toussaint J, Gerard RA. Uma transformação na saúde: como reduzir custos e oferecer um atendimento inovador. Porto Alegre: Bookman; 2012. 162 p.-99. Mazzocato P, Savage C, Brommels M, Aronsson H, Thor J. Lean thinking in healthcare: a realist review of the literature. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):376-82..

Pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que o profissional ideal para conduzir uma transformação Lean em um hospital é o enfermeiro, pois ele tem experiência na liderança de equipes multidisciplinares e tem o compromisso com o atendimento ao paciente, de modo a visualizar os sistemas hospitalares na perspectiva do paciente4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.. No entanto, os autores ressaltaram que o ensino de enfermagem precisa ser repensado, devendo ser incluídos nos currículos conceitos, ferramentas e as habilidades necessárias para adaptar Lean para o ambiente de atendimento ao paciente. Desenvolvimento organizacional, Princípios Lean, melhoria da qualidade, gestão de estoque, processo de consultoria, gestão da cadeia de valor, análise de filas, difusão da inovação, ciência da complexidade e negociação são algumas disciplinas que deverão ser agregadas aos currículos de enfermagem para preparar novos enfermeiros para o trabalho Lean nas instituições de saúde. Além disso, em estudo realizado na Austrália, foi identificado que os princípios da metodologia Lean têm possibilitado aos enfermeiros maior satisfação e controle sobre seu trabalho7474. O'Neill S, Jones T, Bennett D, Lewis M. Nursing Works: The Application of Lean Thinking to Nursing Processes. J Nurs Adm 2011;41(12):546-52..

Os sistemas de informação, também reconhecido como um componente da estrutura, congrega um conjunto de dados, informações e conhecimento para sustentar o planejamento, o aperfeiçoamento e o processo de tomada de decisão dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes do sistema de saúde7575. Mari HF. Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. J Health Inform. 2010;1(2):20-4..

Estudo realizado em um serviço de apoio diagnóstico e clínico hospitalar no Reino Unido2626. Lodge A, Bamford D. Health service improvement through diagnostic waiting list management. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2007;20(4):254-65. utilizou princípios Lean para fazer a gestão do sistema da lista de espera de pacientes que aguardavam diagnóstico. Os benefícios identificados por meio do estudo foram a redução do tempo de espera do diagnóstico de 26 para 13 semanas, possibilitando o início do tratamento precocemente. Além disso, o estudo possibilitou o aumento do controle e o melhor acesso as informações dos pacientes, permitindo saber quem necessitava de atendimento prioritário ou quem estava cadastrado na lista de espera por mais tempo. Aliado a isso, os gerentes conseguiram administrar eficazmente a capacidade de atender a demanda, porque eles passaram a entender o "perfil" de espera dos pacientes. Deste modo, houve melhora no desempenho e na qualidade do serviço oferecido aos pacientes.

Outro estudo, desenvolvido em uma emergência na Suécia3232. Setijono D, Naraghi AM, Ravipati UP. Decision support system and the adoption of lean in a swedish emergency ward: balancing supply and demand towards improved value stream. Int J Lean Six Sigma. 2010;1(3):234-48. , utilizou um sistema computacional de apoio à decisão combinado com Lean, como uma ferramenta para ajudar na tomada das melhores decisões. Por meio da simulação, esse programa estimava e avaliava o efeito potencial de mudanças, imitando o comportamento de um sistema de saúde. O estudo evidenciou que a quantidade de médicos clínicos e cirurgiões estavam em desequilíbrio entre a oferta de atendimento e a demanda dos pacientes acolhidos na emergência, o que gerava tempo de espera excessivo por parte dos pacientes.

Além de permitir a comparação entre o estado atual e futuro em um determinado ambiente de cuidado, a combinação da simulação com o pensamento Lean, pode agilizar o fluxo de atendimento, reduzir a lista de espera dos pacientes e auxiliar na seleção de recursos ideais para o processo de gestão de serviços em hospitais, eliminando ou minimizando o uso da abordagem de tentativa e erro(76).

Processo

Para que o processo de cuidar tenha sucesso é necessário que haja compromisso, envolvimento e apoio contínuo das lideranças aos profissionais que atuam na "linha de frente" das instituições de saúde2626. Lodge A, Bamford D. Health service improvement through diagnostic waiting list management. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2007;20(4):254-65.,2828. Dickson EW, Anguelov Z, Vetterick D, Eller A, Singh S. Use of Lean in the emergency department: a case series of 4 hospitals. Ann Emerg Med. 2009;54(5):504-10.,6060. Ulhassan W, Sandahl C, Westerlund H, Henriksson P, Bennermo M, Schwarz UvT, et al. Antecedents and Characteristics of Lean Thinking Implementation in a Swedish Hospital: A Case Study. Qual Manag Health Care. 2013;22(1):48-61.-6161. Aij KH, Simons FEl, Widdershoven GAM, Visse M. Experiences of leaders in the implementation of Lean in a teaching hospital - barriers and facilitators in clinical practices: a qualitative study. BMJ Open. 2013;3(10):1-8.,6464. Ulhassan W, Schwarz UvT, Thor J, Westerlund H. Interactions between lean management and the psychosocial work environment in a hospital setting - a multi-method study. BMC Health Serv Res. 2014;22(14):480-9.,6868. Mazzocato P, Thor J, Bäckman U, Brommels M, Carlsson J, Jonsson F, et al. Complexity complicates lean: lessons from seven emergency services. J Health Organ Manag. 2014; 28(2):266-88.,7070. Timmons S, Coffey F, Vezyridis P. Implementing lean methods in the emergency department: the role of professions and professional status. J Health Organ Manag. 2014;28(2):214-28. da mesma maneira que considerar relevantes as ideias propostas por esses trabalhadores2929. Dickson EW, Singh S, Cheung DS, Wyatt CC, Nugent AS. Application of Lean manufacturing techniques in the emergency department. J Emerg Med 2009;37(2):177-82.. Em estudo desenvolvido em uma unidade de emergência, os gestores permitiram que os profissionais da "linha de frente" identificassem os problemas no fluxo de atendimento dos pacientes naquele setor e chegassem as suas próprias soluções2929. Dickson EW, Singh S, Cheung DS, Wyatt CC, Nugent AS. Application of Lean manufacturing techniques in the emergency department. J Emerg Med 2009;37(2):177-82.. Esse posicionamento melhorou o cuidado oferecido ao paciente e fez com que a equipe estivesse mais capacitada para criar e instituir novas ideias para a solução dos problemas ali identificados, ao invés de ter que executar diretrizes que eram instituídas de cima para baixo pelos gestores.

O pensamento Lean tem como pressuposto que são os enfermeiros e os demais profissionais que atuam na "linha de frente" dos serviços de saúde quem têm mais condições de decidir o que os pacientes precisam para terem suas necessidades atendidas, considerando as boas práticas clínicas88. Toussaint J, Gerard RA. Uma transformação na saúde: como reduzir custos e oferecer um atendimento inovador. Porto Alegre: Bookman; 2012. 162 p.,7474. O'Neill S, Jones T, Bennett D, Lewis M. Nursing Works: The Application of Lean Thinking to Nursing Processes. J Nurs Adm 2011;41(12):546-52..

Estudo realizado no Reino Unido em um hospital especializado em atendimentos cardiotorácicos destacou a importância das habilidades gerenciais tais como: diálogo aberto; capacidade de inspirar pessoas a abordar problemas antigos de novas maneiras; manutenção do entusiasmo dos trabalhadores e o desenvolvimento de ações para facilitar e valorizar a comunicação entre os profissionais, como estratégias essenciais para facilitar a implementação do Lean nos serviços de saúde5050. Davis J, Adams J. The 'Releasing Time to Care - the Productive Ward programme': participants' perspectives. J Nurs Manag. 2012;20(3):354-60..

A aplicação dos princípios Lean no processo de cuidar melhora o atendimento aos pacientes. Em estudo desenvolvido na emergência de um hospital no Canadá com pacientes com síndrome coronariana aguda foi possível, por meio do Lean, reduzir o tempo de interpretação médica do eletrocardiograma (ECG), da avaliação médica e da administração do ácido acetilsalicílico4242. Piggott Z, Weldon E, Strome T, Chochinov A. Application of Lean principles to improve early cardiac care in the emergency department. CJEM. 2011;13(5):325-32..

Para o alcance dessas metas foram necessárias algumas transformações no processo de atendimento a esses pacientes. Foi criada uma sala específica de ECG ao lado da triagem na emergência; o enfermeiro da triagem passou a ser o primeiro contato do paciente naunidade , ao invés do secretário; houve realocação de materiais e equipamentos para diminuir o movimento da enfermeira e do paciente no momento do atendimento; definição do procedimento para a interpretação imediata do ECG pelo médico; readequação das ferramentas de estratificação de risco para uso das enfermeiras da triagem e esclarecimento dos critérios para ativação do mapa/fluxograma de cuidado ao paciente com síndrome coronariana aguda. A aplicação dos princípios Lean melhorou significativamente a realização de diagnóstico precoce e as metas terapêuticas de atendimento cardíaco de emergência neste serviço.

Além de melhorar o cuidado oferecido aos pacientes, o pensamento Lean é um método que busca entender os processos, a fim de identificar e analisar os problemas e os desperdícios existentes3434. Heitmiller ES, Hill RB, Marshall CE, Parsons BJ, Berkow LC, Barrasso CA, et al. Blood wastage reduction using Lean Sigma methodology. Transfusion. 2010;50(9):1887-96.,4646. Vats A, Goin KH, Fortenberry JD. Lean analysis of a pediatric intensive care unit physician group rounding process to identify inefficiencies and opportunities for improvement. Pediatr Crit Care Med. 2011;12(4):415-21.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.,5757. Yusof MM, Khodambashi S, Mokhtar AM. Evaluation of the clinical process in a critical care information system using the Lean method: a case study. BMC Med Inform Decis Mak. 2012; 12:150.,5959. Vats A, Goin KH, Villarreal MC, Yilmaz T, Fortenberry JD, Keskinocak P. The impact of a lean rounding process in a pediatric intensive care unit. Crit Care Med. 2012;40(2):608-17.,6565. Gutsche JT, Erickson L, Ghadimi K, Augoustides JG, Dimartino J, Szeto WY, et al. Advancing extubation time for cardiac surgery patients using lean work design. J Cardiothorac Vasc Anesth. 2014;28(6):1490-6.; organiza os processos de modo mais eficazes e/ou eficientes4646. Vats A, Goin KH, Fortenberry JD. Lean analysis of a pediatric intensive care unit physician group rounding process to identify inefficiencies and opportunities for improvement. Pediatr Crit Care Med. 2011;12(4):415-21.,4848. Aasebø U, Strøm HH, Postmyr M. The Lean method as a clinical pathway facilitator in patients with lung cancer. Clin Respir J. 2012;6(3):169-74.,5959. Vats A, Goin KH, Villarreal MC, Yilmaz T, Fortenberry JD, Keskinocak P. The impact of a lean rounding process in a pediatric intensive care unit. Crit Care Med. 2012;40(2):608-17.; melhora a detecção de erros nesses processos, fornecendo informações para a solução desses problemas de modo a evitar danos à saúde3636. Yamamoto J, Abraham D, Malatestinic B. Improving insulin distribution and administration safety using lean six sigma methodologies. Hosp Pharm. 2010;45(3):212-24.,5555. Al-Hakim L, Gong XY. On the day of surgery: how long does preventable disruption prolong the patient journey? Int J Health Care Qual Assur. 2012;25(4):322-42.-5656. Chiarini A. Risk management and cost reduction of cancer drugs using Lean Six Sigma tools. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2012;25(4):318-30.; e gerencia a mudança e a resolução de problemas com uma abordagem científica4646. Vats A, Goin KH, Fortenberry JD. Lean analysis of a pediatric intensive care unit physician group rounding process to identify inefficiencies and opportunities for improvement. Pediatr Crit Care Med. 2011;12(4):415-21.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.,5858. Escobar VGA, Vega PG. Gestión lean en logística de hospitals: studio de un caso. Rev Calid Asist. 2013;28(1):42-9..

O Lean utiliza várias ferramentas para melhorar os processos de cuidado, dentre as quais foram destacadas nos artigos: mapeamento do fluxo de valor2626. Lodge A, Bamford D. Health service improvement through diagnostic waiting list management. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2007;20(4):254-65.,2828. Dickson EW, Anguelov Z, Vetterick D, Eller A, Singh S. Use of Lean in the emergency department: a case series of 4 hospitals. Ann Emerg Med. 2009;54(5):504-10.

29. Dickson EW, Singh S, Cheung DS, Wyatt CC, Nugent AS. Application of Lean manufacturing techniques in the emergency department. J Emerg Med 2009;37(2):177-82.
-3030. Ng D, Vail G, Thomas S, Schmidt N. Applying the Lean principles of the Toyota Production System to reduce wait times in the emergency department. CJEM 2010;12(1):50-7.,3232. Setijono D, Naraghi AM, Ravipati UP. Decision support system and the adoption of lean in a swedish emergency ward: balancing supply and demand towards improved value stream. Int J Lean Six Sigma. 2010;1(3):234-48.,3737. Grove AL, Meredith JO, Macintyre M, Angelis J, Neailey K. Lean implementation in primary care health visiting services in National Health Service UK. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):1-5.-3838. Niemeijer GC, Trip A, Ahaus KTB, Does RJMM, Wendt KW. Quality in Trauma Care: Improving the Discharge Procedure of Patients by Means of Lean Six Sigma. J Trauma. 2010; 69(3):614-9.,4141. Yousri TA, Khan Z, Chakrabarti D, Fernandes R, Wahab K. Lean thinking: Can it improve the outcome of fracture neck of fêmur patients in a district general hospital? Injury. 2011;42(11):1234-7.-4242. Piggott Z, Weldon E, Strome T, Chochinov A. Application of Lean principles to improve early cardiac care in the emergency department. CJEM. 2011;13(5):325-32.,4444. Smith C, Wood S, Beauvais B. Thinking Lean: Implementing DMAIC Methods to Improve Efficiency Within a Cystic Fibrosis Clinic. J Healthc Qual. 2011;33(2):37-46.,4646. Vats A, Goin KH, Fortenberry JD. Lean analysis of a pediatric intensive care unit physician group rounding process to identify inefficiencies and opportunities for improvement. Pediatr Crit Care Med. 2011;12(4):415-21.-4747. Schwarz P, Pannes KD, Nathan M, Reimer HJ, Kleespies A, Kuhn N, et al. Lean processes for optimizing OR capacity utilization: prospective analysis before and after implementation of value stream mapping (VSM). Langenbecks Arch Surg. 2011;396(7):1047-53.,4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.,5555. Al-Hakim L, Gong XY. On the day of surgery: how long does preventable disruption prolong the patient journey? Int J Health Care Qual Assur. 2012;25(4):322-42.

56. Chiarini A. Risk management and cost reduction of cancer drugs using Lean Six Sigma tools. Leadersh Health Serv. (Bradf Engl) 2012;25(4):318-30.
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29. Dickson EW, Singh S, Cheung DS, Wyatt CC, Nugent AS. Application of Lean manufacturing techniques in the emergency department. J Emerg Med 2009;37(2):177-82.
-3030. Ng D, Vail G, Thomas S, Schmidt N. Applying the Lean principles of the Toyota Production System to reduce wait times in the emergency department. CJEM 2010;12(1):50-7.,4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.,7171. Zhu Y, Lu Z, Dai Z. Improving Efficiency and Patient Satisfaction in a Peripherally Inserted Central Catheter Center Using Lean-Based Methodology. JAVA. 2014;19(4):244-55.; Padronização do trabalho3434. Heitmiller ES, Hill RB, Marshall CE, Parsons BJ, Berkow LC, Barrasso CA, et al. Blood wastage reduction using Lean Sigma methodology. Transfusion. 2010;50(9):1887-96.,4646. Vats A, Goin KH, Fortenberry JD. Lean analysis of a pediatric intensive care unit physician group rounding process to identify inefficiencies and opportunities for improvement. Pediatr Crit Care Med. 2011;12(4):415-21.-4747. Schwarz P, Pannes KD, Nathan M, Reimer HJ, Kleespies A, Kuhn N, et al. Lean processes for optimizing OR capacity utilization: prospective analysis before and after implementation of value stream mapping (VSM). Langenbecks Arch Surg. 2011;396(7):1047-53.,4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.,5353. Mazzocato P, Holden RJ, Brommels M, Aronsson H, Bäckman U, Elg M, et al. How does lean work in emergency care? A case study of a lean-inspired intervention at the Astrid Lindgren Children's hospital, Stockholm, Sweden. BMC Health Serv Res. 2012;12:28.,5959. Vats A, Goin KH, Villarreal MC, Yilmaz T, Fortenberry JD, Keskinocak P. The impact of a lean rounding process in a pediatric intensive care unit. Crit Care Med. 2012;40(2):608-17.,6767. Reznick D, Niazov L, Holizna E, Siperstein A. Applying industrial process improvement techniques to increase efficiency in a surgical practice. Surgery. 2014;156(4):752-8.-6868. Mazzocato P, Thor J, Bäckman U, Brommels M, Carlsson J, Jonsson F, et al. Complexity complicates lean: lessons from seven emergency services. J Health Organ Manag. 2014; 28(2):266-88.,7272. Drotz E, Poksinska B. Lean in healthcare from employees' perspectives. J Health Organ Manag. 2014;28(2):177-95.; Abordagem em equipe para a resolução de problemas2828. Dickson EW, Anguelov Z, Vetterick D, Eller A, Singh S. Use of Lean in the emergency department: a case series of 4 hospitals. Ann Emerg Med. 2009;54(5):504-10.; Eventos de melhoria rápida2828. Dickson EW, Anguelov Z, Vetterick D, Eller A, Singh S. Use of Lean in the emergency department: a case series of 4 hospitals. Ann Emerg Med. 2009;54(5):504-10.,4040. LaGanga LR, Lean service operations: Reflections and new directions for capacity expansion in outpatient clinics. J Oper Manag. 2011;29(5):422-33.,6262. Wolf L, Costantinou E, Limbaugh C, Rensing K, Gabbart P, Matt P. Fall Prevention for inpatient oncology using lean and rapid improvement event techniques. HERD. 2013;7(1):85-101.; Sistema Pull4141. Yousri TA, Khan Z, Chakrabarti D, Fernandes R, Wahab K. Lean thinking: Can it improve the outcome of fracture neck of fêmur patients in a district general hospital? Injury. 2011;42(11):1234-7.,4747. Schwarz P, Pannes KD, Nathan M, Reimer HJ, Kleespies A, Kuhn N, et al. Lean processes for optimizing OR capacity utilization: prospective analysis before and after implementation of value stream mapping (VSM). Langenbecks Arch Surg. 2011;396(7):1047-53.; 5S4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.,6464. Ulhassan W, Schwarz UvT, Thor J, Westerlund H. Interactions between lean management and the psychosocial work environment in a hospital setting - a multi-method study. BMC Health Serv Res. 2014;22(14):480-9.,7272. Drotz E, Poksinska B. Lean in healthcare from employees' perspectives. J Health Organ Manag. 2014;28(2):177-95.; A35757. Yusof MM, Khodambashi S, Mokhtar AM. Evaluation of the clinical process in a critical care information system using the Lean method: a case study. BMC Med Inform Decis Mak. 2012; 12:150. e Kanban5858. Escobar VGA, Vega PG. Gestión lean en logística de hospitals: studio de un caso. Rev Calid Asist. 2013;28(1):42-9.. Essas ferramentas possibilitam a identificação de desperdícios e integram as etapas do processo de forma mais eficiente e padronizada.

Resultados

Todos os artigos analisados relataram o sucesso e benefícios nos resultados ao utilizarem os princípios Lean na saúde, tanto nos aspectos assistenciais quanto nos organizacionais. Os principais efeitos encontrados foram: aumento da produtividade e eficiência da equipe2727. Lenta WAMV, Goedbloed N, Harten WHV. Improving the efficiency of a chemotherapy day unit: applying a business approach to oncology. Eur J Cancer. 2009;45(5):800-6.,3232. Setijono D, Naraghi AM, Ravipati UP. Decision support system and the adoption of lean in a swedish emergency ward: balancing supply and demand towards improved value stream. Int J Lean Six Sigma. 2010;1(3):234-48.-3333. Waring JJ, Bishop S. Lean healthcare: rhetoric, ritual and resistance. Soc Sci Med. 2010;71(7):1332-40.,3636. Yamamoto J, Abraham D, Malatestinic B. Improving insulin distribution and administration safety using lean six sigma methodologies. Hosp Pharm. 2010;45(3):212-24.,4040. LaGanga LR, Lean service operations: Reflections and new directions for capacity expansion in outpatient clinics. J Oper Manag. 2011;29(5):422-33.,4343. Meredith JO, Grove AL, Walley P, Young F, Macintyre MB. Are we operating effectively? A lean analysis of operating theatre changeovers. Oper Manag Res. 2011;4(3-4):89-98.

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No entanto, para que o Lean melhore as métricas do atendimento e satisfação do paciente, dos profissionais de saúde e gestores dos hospitais, ou seja, dos stakeholders envolvidos, dependerá do grau de comprometimento da equipe com os princípios Lean e da cultura organizacional2828. Dickson EW, Anguelov Z, Vetterick D, Eller A, Singh S. Use of Lean in the emergency department: a case series of 4 hospitals. Ann Emerg Med. 2009;54(5):504-10.,6161. Aij KH, Simons FEl, Widdershoven GAM, Visse M. Experiences of leaders in the implementation of Lean in a teaching hospital - barriers and facilitators in clinical practices: a qualitative study. BMJ Open. 2013;3(10):1-8.. É fundamental que exista um ambiente de aprendizagem contínua para facilitar a implementação dos princípios Lean. Os desafios na implementação do sistema Lean são: manter o apoio dos profissionais de saúde e das lideranças dos hospitais, disponibilidade de tempo, recursos e a falta de formação de lideranças/gestores com visão em Lean3030. Ng D, Vail G, Thomas S, Schmidt N. Applying the Lean principles of the Toyota Production System to reduce wait times in the emergency department. CJEM 2010;12(1):50-7.,3333. Waring JJ, Bishop S. Lean healthcare: rhetoric, ritual and resistance. Soc Sci Med. 2010;71(7):1332-40.,3535. Vliet EJV, Sermeus W, Gaalen CMV, Sol JCA, Vissers JMH. Efficacy and efficiency of a lean cataract pathway: a comparative study. BMJ Qual Saf. 2010; 19(6):1-6.,4545. Cima RR, Brown MJ, Hebl JR, Moore R, Rogers JC, Kollengode A, et al. Use of Lean and Six Sigma Methodology to Improve Operating Room Efficiency in a High-Volume Tertiary-Care Academic Medical Center. J Am Coll Surg. 2011;213(1):83-92.,4949. Johnson JE, Smith AL, Mastro KA. From Toyota to the bedside: nurses can lead the lean way in health care reform. Nurs Adm Q. 2012;36(3):234-42.. Barreiras semelhantes na implementação do Lean foram encontradas em estudo desenvolvido na Escócia7777. Antony J, Kumar M. Lean and Six Sigma methodologies in NHS Scotland: and empirical study and directions for future research. Qual Inovation Prosperity. 2012;16(2):19-34. e em uma revisão narrativa2525. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4):758-64.. Para confrontar alguns desses desafios sugere-se mostrar os resultados de outros lugares que implementaram Lean, especialmente aqueles que afetam diretamente a satisfação dos funcionários, como rotatividade de pessoal ou carga de trabalho.

Conclusão

Este estudo possibilitou evidenciar que o pensamento Lean na saúde é um modelo de gestão que melhora a estrutura, o processo e o resultado, a partir das ações assistenciais e gerenciais. Os princípios do pensamento Lean estão difundidos nos mais diversos contextos da saúde, como: emergência, oncologia, farmácia, unidade de terapia intensiva, radiologia, ortopedia, saúde mental, ambulatórios e serviços de cardiologia.

Os principais impactos advindos da aplicação desse pensamento na saúde são: aumento da produtividade e eficiência da equipe; redução no tempo de espera do paciente pelo atendimento; padronização dos processos assistenciais; redução dos custos; melhoria do trabalho em equipe; redução no tempo de internação do paciente; aumento da qualidade no serviço prestado; aumento da satisfação do paciente; aumento da segurança do paciente e dos profissionais de saúde; e, satisfação dos funcionários.

Como a maioria das publicações concentra-se no âmbito internacional, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, pontua-se a necessidade de novos estudos sobre a aplicabilidade do pensamento Lean nos ambientes de cuidado no Brasil . Também é fundamental destacar a importância de novas investigações de enfermagem que objetivem especificamente a participação da profissão nesse contexto. A participação de enfermeiros na produção científica relacionada a essa temática ainda é incipiente, mesmo ele sendo considerado um profissional capaz de liderar uma transformação Lean.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2016

Histórico

  • Recebido
    26 Maio 2015
  • Aceito
    13 Nov 2015
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