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Satisfação dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Satisfação dos usuários dos centros de atenção psicossocial CAPS da região da planície litorânea do Piauí”, apresentada à Faculdade de Odontologia da São Leopoldo Mandic, Campinas, São Paulo, Brasil.

Resumos

Objetivo:

avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento nos Centros de Atenção Psicssocial e sua associação com fatores clínicos e sociodemográficos.

Método:

este estudo transversal foi realizado com 55 usuários de 5 Centros de Atenção Psicossocial. As características sociodemográficas e clínicas foram obtidas por uma entrevista estruturada individual. Para a coleta de dados foi utilizada a versão abreviada da Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR).

Resultados:

foram analisados descritivamente e para análise das associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos e a média para o grau de satisfação foi de 4,56 (±0,45). Usuários com menor escolaridade (ensino fundamental) apresentaram 5 vezes mais chance de terem menor satisfação (p<0,05). Usuários com frequência de acompanhamento intensivo apresentaram 5 vezes mais chance de apresentarem menor satisfação do que os usuários que recebem acompanhamento mensal (p<0,05).

Conclusão:

a maioria dos usuários se encontram satisfeitos com o atendimento e fatores como baixa escolaridade e maior frequência de acompanhamento influenciaram a satisfação.

Descritores:
Satisfação do Paciente; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Atenção à Saúde; Avaliação em Saúde


Objective:

evaluate the satisfaction of users with the care provided at the Psychosocial Care Centers and its association with clinical and sociodemographic factors.

Method:

this cross-sectional study was conducted with 55 users from 5 Psychosocial Care Centers. The sociodemographic and clinical characteristics were obtained through an individual structured interview. The abbreviated version of the Mental Health Services Satisfaction Scale (SATIS-BR) was used for data collection.

Results:

were descriptively analyzed and simple and multiple logistic regression models were adjusted for analysis of associations, estimating the gross and adjusted odds ratio, with the respective confidence intervals of 95%. Results: the age average of the sample was 40.1 (±12.4) years and the degree of satisfaction average was 4.56 (±0.45). Users with less education (primary school) had 5 times more chance of having less satisfaction (p<0.05). Users with frequency of intensive monitoring were 5 times more likely to have less satisfaction than users who receive monthly monitoring (p<0.05).

Conclusion:

the majority of users are satisfied with the service and factors such as low education and higher frequency of monitoring influenced the satisfaction.

Descriptors:
Patient Satisfaction, Health Services Research; Mental Health; Mental Health Services; Health Care; Health Evaluation


Objetivo:

evaluar la satisfacción de los usuarios con la asistencia en los Centros de Atención Psicosocial y su asociación con factores clínicos y sociodemográficos.

Método:

este estudio transversal se realizó con 55 usuarios de 5 Centros de Atención Psicosocial. Las características sociodemográficas y clínicas se obtuvieron a través de una entrevista individual estructurada. Para la recolección de datos se utilizó la versión abreviada de la Escala de Satisfacción de Servicios de Salud Mental (SATIS-BR).

Resultados:

se analizaron los datos descriptivamente y para el análisis de las asociaciones se ajustaron modelos de regresión logística simple y múltiple, estimando los odds ratio brutos y ajustados, con los respectivos intervalos de confianza del 95%. Resultados: la edad media de la muestra fue de 40,1 (±12,4) años y la media del grado de satisfacción fue de 4,56 (±0,45). Los usuarios con menos años de escolaridad (escuela primaria) tuvieron 5 veces más probabilidades de tener menos satisfacción (p<0,05). Los usuarios con frecuencia de monitoreo intensivo fueron 5 veces más propensos a tener menos satisfacción que los usuarios que reciben monitoreo mensual (p<0.05).

Conclusión:

la mayoría de los usuarios están satisfechos con el servicio y factores como la baja educación y la mayor frecuencia de seguimiento influyen en la satisfacción.

Descriptores:
Satisfacción del Paciente; Investigación en Servicios de Salud; Salud Mental; Servicios de Salud Mental; Atención a la Salud; Evaluación en Salud


Introdução

Ao longo da história do Brasil, o modelo manicomial baseado na cura e eliminação dos sintomas de desordem psíquica, tinha como instituição principal os hospitais psiquiátricos com tratamentos baseados na internação, técnicas de hidroterapia, administração excessiva de medicamentos, até aplicação de estímulos elétricos ou o uso de procedimentos cirúrgicos(11 Guimarães AN, Borba LO, Larocca LM, Maftum MA. Mental health treatment according to the asylum model (1960 to 2000): nursing professionals. Texto Contexto Enferm. [Internet]. 2013, Apr-Jun [cited Dec 3, 2017]; 22 (2): 361-9. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71427998011
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).

Com o movimento de Reforma Psiquiátrica houve um reordenamento do modelo assistencial visando possibilitar maior autonomia às pessoas que sofrem com transtornos mentais(22 Lima MS, Aguiar ACL, Sousa MM. The shared care in mental health as potential of user autonomy. Psicol Estudo. [Internet]. 2015; [cited Nov 8, 2017]; 20(4):675-86. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287145780015
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28...
). Assim, a partir da Lei 10.216 de 06 de abril de 2011, a saúde mental vem assumindo novos modelos de cuidado para as pessoas com sofrimento psíquico que ultrapassam a esfera do isolamento e segregação(33 Barbosa GC, Oliveira MAF, Moreno V, Padovani CR, Claro HG, Pinho PH. User satisfaction with Psychosocial Care Center for alcohol and other drugs. Rev Portuguesa Enferm Saúde Mental. 2015; (14): 31-7. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0103.
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), o que representa uma mudança de olhar acerca da saúde mental onde o foco do tratamento passa a ser o paciente e não a doença, e a principal ferramenta de trabalho consiste no Projeto Terapêutico Singular formulado pela equipe juntamente com o usuário de modo a atender suas necessidades tanto clínicas como psicossociais(44 Vasconcelos MGF, Jorge MSB, Catrib AMF, Bezerra IC, Franco TB. Therapeutic design in Mental Health: practices and procedures in dimensions constituents of psychosocial care. Interface. (Botucatu). 2016; 20(57):313-23. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0231
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).

O desenho da rede de saúde mental brasileira se configura a partir do surgimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que trazem ao sujeito um suporte extra-hospitalar diminuindo futuras internações, buscando a reintegração social do paciente e oportunizando a dignidade e autonomia do mesmo a partir das atividades e práticas terapêuticas ofertadas(55 Fiorati RC, Saeki T. Difficulties in developing psychosocial care in extra-hospital services providing mental health care. Saúde Debate. [Internet]. 2013 [cited June 13, 2019]; 37(97):305-12. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-1042013000200012&lng=en.
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). Esses dispositivos possuem caráter aberto e comunitário e são compostos por equipes multiprofissionais e transdisciplinares que realizam atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes e à pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral, sem excluir aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas(66 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.). Os CAPS são organizados em diferentes modalidades de acordo com o público atendido e a demanda populacional(77 Ministério da Saúde (BR). Portaria no 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, República Federativa do Brasil. 2011 dez. 26; Seção 1. p 59-61.).

Nesse sentido, com a ampliação da preocupação em instrumentalizar os serviços de saúde mental e melhorar a eficiência dos mesmos, estudos revelam a importância de estudar a satisfação dos usuários, familiares e trabalhadores dos serviços de saúde mental(88 Silva MA, Bandeira M, Scalon JD, Quaglia MAC. Patients’ satisfaction with mental health services: the perception of changes as predictor. J Bras Psiquiatr. [Internet]. 2012 [cited Nov 08, 2017]; 61(2): 64-71. Available from: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v61n2/02.pdf
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9 Oliveira MAF, Cestari TY, Pereira MO, Pinho PH, Gonçalves RMDA, Claro HG. Assessment procedures of mental health services: an integrative review. Saúde Debate. [Internet]. 2014. [cited Nov 8, 2017]; 38(101):368-78. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406341753018
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40...
-1010 Resende K, Bandeira M, Oliveira DCR. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health servisse. Paidéia (Ribeirão Preto). 2016; 26(64): 245-53. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272664201612.
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) e o perfil dos usuários atendidos por esses serviços possibilitando conhecer características sociodemográficas e clínicas dos usuários pesquisados(1111 Mangualde AAS, Botelho CC, Soares MR, Costa JF, Junqueira ACM, Vidal CEL. Epidemiological profile of patients treated in a Center for Psychosocial Care. Mental. [Internet]. 2013 [cited Nov 8, 2017]; 10(19):235-48. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42028699006
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12 Almeida RA, Anjos UU, Vianna RPT, Pequeno GA. Profile of users of psychoactive substances in João Pessoa. Saúde Debate. 2014;38(102):526-38. http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.20140049
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-1313 Do Carmo DC, Do Sacramento DMS, De Almeida MSP, Da Silveira HF, Ribeiro HL Junior. Profile of Patients with Mental Disorders Assisted in the Center for Psychosocial Care in the City of Candeias, Bahia, Brazil. Rev Bras Ciênc Saúde. [Internet]. 2016 [cited Out 10, 2017]; 20(2):93-8. Available from: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24886
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).

Pesquisas realizadas na região da planície litorânea do Piauí tiveram o propósito de conhecer a realidade da reforma psiquiátrica piauiense, evidenciando os principais desafios(1414 Macedo JP, Dimenstein M. Psychiatric reform in peripheral contexts: Piauí in analysis. [Internet]. 2012 [cited Dec 7, 2017]; 22:138-64. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Joao_Macedo8/publication/268256122_A_reforma_psiquiatrica_em_contextos_perifericos_o_Piaui_em_analise/links/588b5cf0a6fdcca09485ee7b/A-reforma-psiquiatrica-em-contextos-perifericos-o-Piaui-em-analise.pdf
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-1515 Araújo GR, Silva LMN, Do Nascimento SA, Lima RRR. The real and the ideal in a substitute mental health service: an experience report. SANARE-Rev Políticas Públicas.[Internet], 2015 [cited Nov 7, 2017]; 14(1):69-75. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/611
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), além das experiências vivenciadas na constituição da Rede de Atenção Psicossocial na capital piauiense(1616 Feitosa LGGC, Fátima MDR. Assistance on Mental Health in Piaui: structural mechanisms for care between reason and unreason. Serv Soc Saúde. [Internet]. 2015 [cited Nov 20, 2017]; 13(1):77-92. Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634920
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) retratando o processo de regionalização da saúde mental da planície litorânea do Piauí(1717 Cardoso, FMC, Macedo, JPS. Ways of Regionalization of Psychosocial Care Network of Piauí. Rev FSA - Faculdade Santo Agostinho. 2016; 13(4):235-61. doi:http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.12
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).

A avaliação dos serviços de saúde mental na visão dos usuários é um recurso importante, pois possibilita detectar a resolubilidade dos serviços e a capacidade de atender às perspectivas dos usuários, considerando-os como protagonistas na produção de conhecimento acerca da temática da saúde mental(1818 Costa MP. Recovery as a Strategy to advance the psiquiatric reform im Brazil. Cad Bras Saúde Mental. [Internet]. 2017 [cited April 2, 2017]; 9(21):1-16 Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/4673
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). Assim, com este trabalho buscou-se avaliar a satisfação dos usuários com os atendimentos dos CAPS e a associação com fatores clínicos e sociodemográficos.

Método

Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido no ano de 2017, na planície litorânea no extremo norte do Piauí, que possui uma população estimada de 265 mil habitantes(1919 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico: Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; 2011.). O estudo foi desenvolvido nos 05 CAPS de referência da região: CAPS II e CAPS AD localizados no município de Parnaíba que possui 145.705 habitantes (IDH 0,687), CAPS I em Luís Correia, municipio de 28.406 habitantes (IDH 0,541), CAPS I em Cocal, 26.036 habitantes (IDH 0,497) e CAPS I em Buriti dos Lopes, municipio com 19.074 habitantes (IDH 0,574), conforme dados do último censo realizado pelo Instituto IBGE em 2010.

Todos os 05 CAPS da região foram convidados a participar e todos concordaram. Foram convidados usuários de ambos os sexos que participavam das atividades há pelo menos 01 (um) ano(2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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). Foram excluídos os menores de 18 anos e os que apresentassem algum tipo de impedimento que pudesse dificultar a compreensão e respostas às perguntas do questionário proposto.

A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação individual dos questionários contendo blocos de perguntas relacionadas ao perfil do usuário, características clínicas e ao seu grau de satisfação, no horário de funcionamento dos serviços, de segunda a sexta feira, em um espaço previamente reservado para garantir a privacidade dos respondentes. Foi realizado um estudo piloto com 05 (cinco) usuários com a finalidade de verificar a aplicabilidade e a compreensão do instrumento.

O perfil do usuário foi avaliado considerando questões relacionadas às características sociodemográficas: sexo, idade, escolaridade, ocupação e renda(2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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). As perguntas sobre as características clínicas envolveram o uso de medicação, histórico de internação e a participação em atividades terapêuticas.

A avaliação do grau de satisfação do usuário foi avaliada pela Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR)(2121 Bandeira M, Pitta AMF, Mercier C. Patients’ Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS-BR): validation study. J Bras Psiquiatr. 2000; 49(8):293-300. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000300002
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) validada no Brasil(2222 Silva SN, Lima MG, Ruas CM. Brazilian Mental Health Services Assessment: user satisfaction and associated factors. Cienc Saúde Coletiva. 2018 Nov;23(11):3799-810. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.25722016
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). A escala possui 12 itens quantitativos, distribuídos em três subescalas: satisfação com a competência e compreensão da equipe; acolhida da equipe e ajuda recebida e satisfação com as condições físicas e conforto do serviço.

Para análise dos resultados obtidos, inicialmente foram construídas tabelas de distribuição de frequências e calculadas as estatísticas descritivas do perfil da amostra e do grau de satisfação. Também foram calculados a média e os respectivos desvios-padrão dos escores de satisfação global e das suas sub escalas. Foram então analisadas as associações da satisfação, dicotomizadas pela mediana, com as variáveis sociodemográficas e clínicas. Para analisar as associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. As análises foram realizadas nos programas SAS e R.

Este estudo foi conduzido de acordo com os preceitos determinados pela Resolução 466/12 para estudo com seres humanos, e aprovado com CAAE 64291317.5.0000.5374.

Resultados

Dos 150 usuários selecionados, foram excluídos 13 por serem menores de 18 anos, 64 por apresentarem dificuldade de compreensão do questionário e 18 ,que mesmo apresentando condições de responder aos questionamentos, não quiseram concluir a pesquisa. A perda amostral foi de 63,4 % totalizando 55 usuários dos quais 08 procedentes do CAPS de Buriti dos Lopes, 15 do CAPS de Cocal, 10 do CAPS de Luís Correia e 22 dos CAPS de Parnaíba.

A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos, e a maioria eram do sexo masculino (56,4%), com ensino fundamental incompleto (65,4%), solteiro (56,4%), sem ocupação (61,8%), com renda de um a dois salários mínimos (61,8%) e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (41,8%) conforme exposto na Tabela 1.

Tabela 1
Distribuição de frequências das variáveis sócio demográficas dos usuários em atendimento em Centros de Atenção Psicossocial da Planície Litorânea. Piauí, PI, Brasil, 2017

Na Tabela 2 observa-se que 32,7% procuraram o tratamento espontaneamente, 25,4% foram encaminhados pela família ou amigos e 23,6% por meio de encaminhamento médico. Do total 49,1% têm acompanhamento intensivo, 90,9% usa medicamento e 49,1% ja foi internado.

Tabela 2
Distribuição de frequências das variáveis relacionadas ao tratamento dos usuários em atendimento em Centros de Atenção Psicossocial da Planície Litorânea. Piauí, PI, Brasil, 2017

Na Tabela 3 é possível observar que o grau de satisfação global variou de 3,30 a 5,00 com média de 4,56. Ao analisar os resultados considerando-se as subescalas, verifica-se que para a competência e compreensão da equipe a respeito do seu problema, a avaliação variou de 3,00 a 5,00, com média de 4,62. Para acolhida da equipe e ajuda recebida no serviço o grau de satisfação variou de 3,30 a 5,00 com média de 4,70. Já para as condições físicas e conforto do serviço o grau variou de 2,00 a 5,00 com média de 4,14.

Tabela 3
Estatística descritiva do grau de satisfação de usuários com atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial da Planície Litorânea. Piauí, PI, Brasil, 2017

Na Tabela 4 são apresentados os resultados das análises individuais das associações da satisfação dos usuários com fatores sociodemográficos e na Tabela 5, com base na analise de regressao multipla nota-se que os usuários com menor escolaridade (até o ensino fundamental) apresentam 5,63 (IC95%1,35-23,46) vezes mais chance de apresentar menor satisfação (p<0,05). Também foi observado que os usuários com frequência de acompanhamento intensivo e semi-intensivo apresentam 5,38 (IC95%:1,22-23,68) e 41,80 (IC95%:3,18-550,05) vezes mais chance de apresentar menor grau de satisfação (p<0,05) do que aqueles que recebem acompanhamento mensal.

Tabela 4
Resultados das análises individuais para as associações das variáveis sociodemográficas com a satisfação de usuários em atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial da Planície Litorânea. Piauí, PI, Brasil, 2017
Tabela 5
Resultado da análise múltipla para as associações das variáveis sociodemográficas com a satisfação de usuários em atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial da Planície Litorânea. Piauí, PI, Brasil, 2017

Discussão

Os resultados revelaram prioritariamente que os pacientes mostram-se satisfeitos com o serviço de saúde mental, traduzindo uma visão positiva que estes usuários têm do serviço ao qual participam. Este resultado se assemelha ao verificado em outros estudos que avaliaram a satisfação dos pacientes utilizando o questionário SATIS-BR(2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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21 Bandeira M, Pitta AMF, Mercier C. Patients’ Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS-BR): validation study. J Bras Psiquiatr. 2000; 49(8):293-300. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000300002
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-2222 Silva SN, Lima MG, Ruas CM. Brazilian Mental Health Services Assessment: user satisfaction and associated factors. Cienc Saúde Coletiva. 2018 Nov;23(11):3799-810. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.25722016
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) .

Quanto ao perfil dos usuários avaliados a maioria são adultos jovens, do sexo masculino, com baixo nível de escolaridade, renda de 1 a 2 salários mínimos e solteiros. Embora a amostra nesse estudo tenha sido de conveniência, nota-se que este perfil também foi encontrado em outros estudos envolvendo usuários de CAPS no Brasil(1111 Mangualde AAS, Botelho CC, Soares MR, Costa JF, Junqueira ACM, Vidal CEL. Epidemiological profile of patients treated in a Center for Psychosocial Care. Mental. [Internet]. 2013 [cited Nov 8, 2017]; 10(19):235-48. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42028699006
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,1313 Do Carmo DC, Do Sacramento DMS, De Almeida MSP, Da Silveira HF, Ribeiro HL Junior. Profile of Patients with Mental Disorders Assisted in the Center for Psychosocial Care in the City of Candeias, Bahia, Brazil. Rev Bras Ciênc Saúde. [Internet]. 2016 [cited Out 10, 2017]; 20(2):93-8. Available from: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24886
http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbc...

14 Macedo JP, Dimenstein M. Psychiatric reform in peripheral contexts: Piauí in analysis. [Internet]. 2012 [cited Dec 7, 2017]; 22:138-64. Available from: https://www.researchgate.net/profile/Joao_Macedo8/publication/268256122_A_reforma_psiquiatrica_em_contextos_perifericos_o_Piaui_em_analise/links/588b5cf0a6fdcca09485ee7b/A-reforma-psiquiatrica-em-contextos-perifericos-o-Piaui-em-analise.pdf
https://www.researchgate.net/profile/Joa...

15 Araújo GR, Silva LMN, Do Nascimento SA, Lima RRR. The real and the ideal in a substitute mental health service: an experience report. SANARE-Rev Políticas Públicas.[Internet], 2015 [cited Nov 7, 2017]; 14(1):69-75. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/611
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16 Feitosa LGGC, Fátima MDR. Assistance on Mental Health in Piaui: structural mechanisms for care between reason and unreason. Serv Soc Saúde. [Internet]. 2015 [cited Nov 20, 2017]; 13(1):77-92. Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634920
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...

17 Cardoso, FMC, Macedo, JPS. Ways of Regionalization of Psychosocial Care Network of Piauí. Rev FSA - Faculdade Santo Agostinho. 2016; 13(4):235-61. doi:http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.12
http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.12...

18 Costa MP. Recovery as a Strategy to advance the psiquiatric reform im Brazil. Cad Bras Saúde Mental. [Internet]. 2017 [cited April 2, 2017]; 9(21):1-16 Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/4673
http://incubadora.periodicos.ufsc.br/ind...

19 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico: Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; 2011.
-2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
http://dx.doi.org/10.1590/0047-208500000...
,2323 Garrido JM, Sánchez-Moreno J, Vázquez M, Hidalgo D, Valentí M, Goikolea JM, et al. Evaluation of Oacient Satisfact in a State Reference Center of Bipolar Disorder. J Behav Health Serv Res. 2019; 46(2): 319-29. https://doi.org/10.1007/s11414-017-9561-z
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24 Gomes KM, Bellettine F. Profile of attendees of the Psychosocial Care Center and Mental Health Program in the City of Orleans-SC. Braz J Mental Health. [Internet] 2013. [cited Out 31, 2017] 5(12): 161-75. Available: http:// http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1694
http://incubadora.periodicos.ufsc.br/ind...

25 Kantorski LP, Jardim VR, Wetzel C, Olschowsky A, Schneider JF, Heck RM, et al. User satisfaction with psychosocial healthcare services, Southern Brazil. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2009. [cited Nov 8, 2017]; 43(1):29-35. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67240181006
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67...
-2626 De Oliveira VF, Alves JS, De Moraes ACS, Silva JC, da Silva CDSS, Nepomuceno FWAB, et al. Clinical characterization of patients with mental disorders assisted in psychosocial care center in São Francisco do Conde - Bahia. Rev Ciênc Médicas Biol. 2015; 13(2): 204-11. doi: http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.11672
http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v13i2.11...
). Esta diferença observada em relação ao sexo pode estar relacionada à própria natureza do serviço avaliado no presente estudo, ja que embora apenas 1 dos CAPS seja registrado para o atendimento de pacientes dependentes de álcool e drogas, os demais também ofertam atendimento ao público em tratamento pelo uso de álcool e outras drogas, majoritariamente masculino(33 Barbosa GC, Oliveira MAF, Moreno V, Padovani CR, Claro HG, Pinho PH. User satisfaction with Psychosocial Care Center for alcohol and other drugs. Rev Portuguesa Enferm Saúde Mental. 2015; (14): 31-7. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0103.
http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0103...
).

Os adultos jovens representaram a maioria no estudo(1313 Do Carmo DC, Do Sacramento DMS, De Almeida MSP, Da Silveira HF, Ribeiro HL Junior. Profile of Patients with Mental Disorders Assisted in the Center for Psychosocial Care in the City of Candeias, Bahia, Brazil. Rev Bras Ciênc Saúde. [Internet]. 2016 [cited Out 10, 2017]; 20(2):93-8. Available from: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/24886
http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/rbc...
,2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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) e apesar da média de idade dos usuários estar na faixa das pessoas economicamente ativas que deveriam estar inseridas no mercado de trabalho, a falta de oportunidade de trabalho associada à baixa escolaridade que dificulta a inserção no mercado, tem como consequência a dependência dos mesmos à família e aos auxílios do governo para que possam suprir as suas necessidades básicas(2727 Barbosa KKS, Vieira KFL, Gouveia NN, Lucena ALR, Alves RP, Macêdo MFL. The work of the psychosocial care center under the perspective of users. Rev Enferm UFPE. [Internet] 2011. [cited Nov 8, 2017]; 6(11). Available: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7632
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) o que faz com que o público majoritário do serviço seja o de uma população economicamente menos favorecida(2828 Campos GWS, Campos RTO, Del Barrio LR. Policies and practices in mental health: the evidence in question. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(10):2797-805. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013001000002
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).

Além disso, o transtorno mental muitas vezes traz para a vida do indivíduo dificuldades de relacionamento social, afetivo e interpessoal(2929 Brusamarello T, Capistrano FC, Oliveira VC, Mercês NNA, Maftum MA. Caring people with mental disorders and their family members: diagnoses and interventions from nursing consultation. Cogitare Enferm. 2013; 18: 245-52. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32574 http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32574
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) o que leva à compreensão do fato de que a maioria dos usuários sejam solteiros(3030 Salles MM, Barros S. Social inclusion of individuals with mental health problems: building social networks in everyday life. Ciênc Saúde Coletiva. 2013; 18(7):2129-38. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000700028
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) trazendo a tona a reflexão a cerca de como estes indivíduos são vistos pela sociedade e pela própria família prejudicando a sua reinserção social, a retomada do trabalho e de sua dignidade como cidadão.

Um fator primordial para a integralidade do cuidado em saúde é a garantia de que o usuário terá suas necessidades atendidas dentro de uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)(77 Ministério da Saúde (BR). Portaria no 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, República Federativa do Brasil. 2011 dez. 26; Seção 1. p 59-61.), oportunizando o acesso e a articulação de ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade. Quando se avaliou de que forma os usuários chegaram ao serviço observou-se que, em geral, a busca foi espontânea ou intermediada pelos familiares. A porta de entrada de qualquer serviço público de saúde deveria ser a atenção primária(2323 Garrido JM, Sánchez-Moreno J, Vázquez M, Hidalgo D, Valentí M, Goikolea JM, et al. Evaluation of Oacient Satisfact in a State Reference Center of Bipolar Disorder. J Behav Health Serv Res. 2019; 46(2): 319-29. https://doi.org/10.1007/s11414-017-9561-z
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) que neste estudo referenciou uma pequena porcentagem de usuários, o que pode sinalizar para uma possível dificuldade dos serviços de atenção primária na busca ativa destes pacientes para o encaminhamento para os serviços de referência.

Os CAPS são reconhecidos pelos usuários como espaços com potência terapêutica, uma vez que relataram ter observado transformações efetivas em suas trajetórias, principalmente em sua relação com a doença e na construção de sentidos para o tratamento(3131 Surjus TLS, Campos RTO. Evaluation by users on psychosocial treatment centers (CAPS) in Campinas, SP, Brazil. Rev Latino Am Psicopatol Fundamental. 2011; 14(1):122-33. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142011000100009
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) sendo espaços efetivos na assistência aos portadores de sofrimento psíquico(3232 Tomasi E, Facchini LA, Piccini RX, Thumé E, Silva RA, Gonçalves H, et al. The effectiveness of Psychosocial Care Centers for the mentally ill in a medium-sized city in southern Brazil: a stratified analysis. Cad Saúde Pública. [Internet] 2010. [cited Nov 8, 2017]; 26(4):807-15. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000400022.
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) e no cuidado a saúde(3333 Cardoso MRO, Oliveira PTR, Piani PPF. Care practices in mental health in the voice of users from a Psychosocial Care Center of the state of Pará. Saúde Debate. 2015;40(109):86-99. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201610907
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) uma vez que a maior parte dos usuários realizam o tratamento intensivo no CAPS principalmente pela disponibilidade de atividades terapêuticas adequadas aos mesmos(1515 Araújo GR, Silva LMN, Do Nascimento SA, Lima RRR. The real and the ideal in a substitute mental health service: an experience report. SANARE-Rev Políticas Públicas.[Internet], 2015 [cited Nov 7, 2017]; 14(1):69-75. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/611
https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/ar...
).

Apesar da maioria dos usuários realizarem atividades terapêuticas no CAPS como parte do tratamento ofertado, foi encontrado um índice elevado de pessoas em uso de medicações e com histórico prévio de internações. Há relato anterior de coexistência de práticas de cuidado que corroboram com os princípios da Reforma Psiquiátrica e outras que ainda reproduzem a lógica manicomial nos Centros de Atenção Psicossocial(3333 Cardoso MRO, Oliveira PTR, Piani PPF. Care practices in mental health in the voice of users from a Psychosocial Care Center of the state of Pará. Saúde Debate. 2015;40(109):86-99. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201610907
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). A reformulação de todo o sistema de atenção a saúde voltado ao paciente com problemas relacionados a saúde mental é um processo complexo e contínuo que deve buscar a implementação de ações e estratégias que se sobreponham à institucionalização(3434 Borba LO, Guimarães AN, Mazza VA, Maftum MA. Mental health care based on the psychosocial model: reports of relatives and persons with mental disorders. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(6):1406-14. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000600018
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). Entretanto, as ações terapêuticas de serviços de saúde mental ainda apontam para uma ênfase na patologia e no medicamento(55 Fiorati RC, Saeki T. Difficulties in developing psychosocial care in extra-hospital services providing mental health care. Saúde Debate. [Internet]. 2013 [cited June 13, 2019]; 37(97):305-12. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-1042013000200012&lng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) em espaços que não possuem nem mesmo a estrutura mínima necessária para o desenvolvimento dos serviços(3535 Silva SN, Lima MG. Evaluation of Psychosocial Care Centers’ structure in the region of Médio Paraopeba, Minas Gerais, Brazil. Epidemiol. Serv Saúde. 2017;26(1):149-60. doi: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000100016
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).

Assim, faz-se fundamental a compreensão da percepção dos próprios pacientes sobre os resultados do tratamento como preditora da satisfação dos mesmos com os serviços(88 Silva MA, Bandeira M, Scalon JD, Quaglia MAC. Patients’ satisfaction with mental health services: the perception of changes as predictor. J Bras Psiquiatr. [Internet]. 2012 [cited Nov 08, 2017]; 61(2): 64-71. Available from: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v61n2/02.pdf
http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v61n2/02...
). Estudos relacionam a satisfação dos usuários à várias questões, entre elas: adesão ao tratamento, características do atendimento, variáveis sociodemográficas e clínicas dos pacientes, redução da sintomatologia, competência da equipe, qualidade do relacionamento profissional e paciente, acessibilidade ao serviço, qualidade das instalações, continuidade dos cuidados e a informação recebida(88 Silva MA, Bandeira M, Scalon JD, Quaglia MAC. Patients’ satisfaction with mental health services: the perception of changes as predictor. J Bras Psiquiatr. [Internet]. 2012 [cited Nov 08, 2017]; 61(2): 64-71. Available from: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v61n2/02.pdf
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-99 Oliveira MAF, Cestari TY, Pereira MO, Pinho PH, Gonçalves RMDA, Claro HG. Assessment procedures of mental health services: an integrative review. Saúde Debate. [Internet]. 2014. [cited Nov 8, 2017]; 38(101):368-78. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=406341753018
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40...
).

De forma geral os pacientes deste estudo revelaram-se satisfeitos com os serviços ofertados. A melhor avaliação foi em relação à ajuda recebida e à acolhida da equipe estando em concordância com outros estudos nacionais(33 Barbosa GC, Oliveira MAF, Moreno V, Padovani CR, Claro HG, Pinho PH. User satisfaction with Psychosocial Care Center for alcohol and other drugs. Rev Portuguesa Enferm Saúde Mental. 2015; (14): 31-7. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0103.
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,2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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21 Bandeira M, Pitta AMF, Mercier C. Patients’ Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS-BR): validation study. J Bras Psiquiatr. 2000; 49(8):293-300. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000300002
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22 Silva SN, Lima MG, Ruas CM. Brazilian Mental Health Services Assessment: user satisfaction and associated factors. Cienc Saúde Coletiva. 2018 Nov;23(11):3799-810. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.25722016
http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182...

23 Garrido JM, Sánchez-Moreno J, Vázquez M, Hidalgo D, Valentí M, Goikolea JM, et al. Evaluation of Oacient Satisfact in a State Reference Center of Bipolar Disorder. J Behav Health Serv Res. 2019; 46(2): 319-29. https://doi.org/10.1007/s11414-017-9561-z
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24 Gomes KM, Bellettine F. Profile of attendees of the Psychosocial Care Center and Mental Health Program in the City of Orleans-SC. Braz J Mental Health. [Internet] 2013. [cited Out 31, 2017] 5(12): 161-75. Available: http:// http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1694
http://incubadora.periodicos.ufsc.br/ind...
-2525 Kantorski LP, Jardim VR, Wetzel C, Olschowsky A, Schneider JF, Heck RM, et al. User satisfaction with psychosocial healthcare services, Southern Brazil. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2009. [cited Nov 8, 2017]; 43(1):29-35. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67240181006
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67...
). As criticas observadas foram basicamente em relação à condição física, no que se refere ao conforto, aparência e instalações gerais de banheiros, cozinhas e sala de refeição, característica também observada em outros estudos em que este subitem da escala de avaliação obteve a menor média(2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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21 Bandeira M, Pitta AMF, Mercier C. Patients’ Satisfaction with Mental Health Services Scale (SATIS-BR): validation study. J Bras Psiquiatr. 2000; 49(8):293-300. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000300002
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22 Silva SN, Lima MG, Ruas CM. Brazilian Mental Health Services Assessment: user satisfaction and associated factors. Cienc Saúde Coletiva. 2018 Nov;23(11):3799-810. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.25722016
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23 Garrido JM, Sánchez-Moreno J, Vázquez M, Hidalgo D, Valentí M, Goikolea JM, et al. Evaluation of Oacient Satisfact in a State Reference Center of Bipolar Disorder. J Behav Health Serv Res. 2019; 46(2): 319-29. https://doi.org/10.1007/s11414-017-9561-z
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24 Gomes KM, Bellettine F. Profile of attendees of the Psychosocial Care Center and Mental Health Program in the City of Orleans-SC. Braz J Mental Health. [Internet] 2013. [cited Out 31, 2017] 5(12): 161-75. Available: http:// http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1694
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-2525 Kantorski LP, Jardim VR, Wetzel C, Olschowsky A, Schneider JF, Heck RM, et al. User satisfaction with psychosocial healthcare services, Southern Brazil. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2009. [cited Nov 8, 2017]; 43(1):29-35. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67240181006
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,3636 Costa CS, Bandeira M, Cavalcanti RLA, Scalon JD. Perceptions by patients and families towards treatment outcomes in mental health services. Cad Saúde Pública. 2011;27(5):995-1007. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000500017
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).

Nesta pesquisa os indivíduos de menor escolaridade, em tratamento semi-intensivo apresentaram mais chance de ter menor satisfação com o serviço. Diferente de outros estudos em que a satisfação entre os usuários analfabetos foi mais alta(44 Vasconcelos MGF, Jorge MSB, Catrib AMF, Bezerra IC, Franco TB. Therapeutic design in Mental Health: practices and procedures in dimensions constituents of psychosocial care. Interface. (Botucatu). 2016; 20(57):313-23. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0231
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015....
,1818 Costa MP. Recovery as a Strategy to advance the psiquiatric reform im Brazil. Cad Bras Saúde Mental. [Internet]. 2017 [cited April 2, 2017]; 9(21):1-16 Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/4673
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,2929 Brusamarello T, Capistrano FC, Oliveira VC, Mercês NNA, Maftum MA. Caring people with mental disorders and their family members: diagnoses and interventions from nursing consultation. Cogitare Enferm. 2013; 18: 245-52. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32574 http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32574
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). Esse resultado suscita a reflexão de que por estarem internados ou frequentarem o serviço de forma semi intensiva faz com se tornem mais críticos, além de perceberem com mais facilidade os problemas e falhas existentes. O nível de descontentamento pode também estar relacionado à natureza dos transtornos mentais uma vez que de acordo com o transtorno diagnosticado, os usuários podem apresentar níveis de satisfação divergentes(2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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).

Outro ponto observado foi que os usuários do CAPS II de Parnaíba (PI) participam de uma associação de usuários o que possibilita um maior conhecimento das diretrizes dos serviços de saúde mental, bem como, o entendimento dos usuários acerca dos seus direitos e capacidades dentro da sociedade. Observa-se então a valorização da autonomia do usuário que vem a fortalecer um dos fundamentos do recovery movimento que convoca os serviços para uma mudança em termos dos seus valores, objetivos e práticas, para maximizarem a participação e integração comunitária dos usuários, pelo reconhecimento de que são capazes de viver uma vida produtiva mesmo enquanto manifestam os sintomas da doença além do reconhecimento de que muitos vão se recuperar do seu transtorno mental(1818 Costa MP. Recovery as a Strategy to advance the psiquiatric reform im Brazil. Cad Bras Saúde Mental. [Internet]. 2017 [cited April 2, 2017]; 9(21):1-16 Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/4673
http://incubadora.periodicos.ufsc.br/ind...
).

Ainda, em relação às associações da satisfação e perfil dos usuários observou-se que os pacientes do CAPS do município de Buriti dos Lopes (PI) apresentaram 12 vezes mais chances de ter menor satisfação do que os usuários dos demais CAPS avaliados neste estudo. Esta situação pode ser justificada pela falta de espaço físico, tanto para um melhor acolhimento dos usuários quanto para a realização de atividades terapêuticas. A melhoria na infraestrutura, bem como a diversificação das atividades e atendimentos já foram apontados em outros estudos da literatura como problemas a serem enfrentados por estes serviços(2525 Kantorski LP, Jardim VR, Wetzel C, Olschowsky A, Schneider JF, Heck RM, et al. User satisfaction with psychosocial healthcare services, Southern Brazil. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2009. [cited Nov 8, 2017]; 43(1):29-35. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67240181006
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67...
,3636 Costa CS, Bandeira M, Cavalcanti RLA, Scalon JD. Perceptions by patients and families towards treatment outcomes in mental health services. Cad Saúde Pública. 2011;27(5):995-1007. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000500017
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011...
).

O CAPS do município de Luís Correia (PI) ultrapassa os limites de atuação do dispositivo em um único espaço físico, oportunizando atendimento aos pacientes da Zona Rural a partir do Projeto CAPS itinerante, fortalecendo assim o caráter psicossocial do serviço. Observa-se, então, que para estar em consonância com os pressupostos do modelo psicossocial, proposto pelo movimento da reforma psiquiátrica, é necessário que haja uma assistência sustentada nos serviços extra-hospitalares, de base comunitária, que busque oferecer aos seus usuários o exercício de cidadania, autonomia, reinserção social e que inclua ainda a família e a sociedade na discussão das mudanças em face da reforma psiquiátrica.

Na pesquisa observou-se que o acesso ao serviço, a participação do paciente em seu plano terapêutico e o entendimento do mesmo acerca da proposta do modelo de tratamento colaboraram para o alto nível de satisfação dos usuários. Apesar das diferenças históricas na construção do modelo de assistência e tratamento aos indivíduos com transtorno mental, um estudo realizado em território norte americano identificou como fatores preditores o acesso, a qualidade e a participação do paciente em seu plano terapêutico o que reflete as características do modelo psicossocial adotado no Brasil como diretriz para o enfoque prioritário da Rede de Atenção Psicossocial(3737 Sohn M, Barrett H, Talbert J. Predictors of consumer satisfaction in community mental health center services. Commun Mentaç Health J. 2014;50(8):922-5. doi: http://dx.doi.org/10.1007/s10597-014-9702-2
http://dx.doi.org/10.1007/s10597-014-970...
).

Algumas experiências de pesquisas têm demonstrado as potencialidades da participação efetiva de usuários em estudos avaliativos de intervenção. Este é um desafio relevante, não apenas para o estágio atual da reforma psiquiátrica brasileira, mas também para a ampliação das perspectivas analíticas e para o alcance social da pesquisa em psiquiatria e saúde mental no país(2727 Barbosa KKS, Vieira KFL, Gouveia NN, Lucena ALR, Alves RP, Macêdo MFL. The work of the psychosocial care center under the perspective of users. Rev Enferm UFPE. [Internet] 2011. [cited Nov 8, 2017]; 6(11). Available: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7632
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revi...
,3838 Peixoto FMS, da Silva, KVLG, Carvalho, ILN, Ramos AGB, da Silva IL, de Lacerda GM, et al. Epidemiological Profile of a Psychosocial Care Center’s Users in Pernambuco, Brazil. Brasil, 2017. J Health Sciences. 2017; 19(2): 114-19. doi: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p114-119
http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.201...
).

Estudos sobre avaliação dos serviços de saúde mental, sobretudo aqueles que descrevem a satisfação dos usuários, ainda são limitados mesmo com a mudança no paradigma do olhar acerca da saúde mental, que coloca o indivíduo numa posição de autonomia e empoderamento observado a partir da reforma psiquiátrica(1010 Resende K, Bandeira M, Oliveira DCR. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health servisse. Paidéia (Ribeirão Preto). 2016; 26(64): 245-53. doi:https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272664201612.
https://dx.doi.org/10.1590/1982-43272664...
,2020 Miranda PO, Souza OF, Ferreira TF. Evaluation of satisfaction of patients and relatives in a mental health service in the city of Rio Branco, Acre. J Bras Psiquiatr. 2014;63(4):332-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000042
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http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182...
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https://doi.org/10.1007/s11414-017-9561-...
). Foi possível, a partir do estudo, obter informações importantes acerca da visão dos usuários em relação aos serviços prestados nos CAPs avaliados, embora a discussão deva considerar as limitações do estudo, como a impossibilidade de generalização dos seus resultados pelo tamanho reduzido da amostra e pela não aletorização da mesma na população alvo. A exclusão dos usuários que no momento do estudo apresentaram dificuldade de compreensão das perguntas relativas a escala SATIS-BR pode ter influenciado os resultados, pois aqueles que não responderam podem ter uma opinião diferente da emitida pelos participantes. Mesmo assim, considerando as devidas ponderações, os resultados obtidos são considerados importantes para os serviços avaliados, pois foi o primeiro estudo realizado nos CAPS localizados na região da Planície Litorânea do Piauí voltado à avaliação do grau de satisfação dos usuários com os serviços ofertados.

Conclusão

Os usuários dos CAPS apresentaram boa satisfação com o atendimento principalmente na dimensão competência e compreensão da equipe a respeito do problema do usuário e da acolhida da equipe e à ajuda recebida no serviço. Fatores como a escolaridade e acompanhamento de forma intensiva influenciaram negativamente na satisfação do usuário com o serviço.

  • *
    Artigo extraído da dissertação de mestrado “Satisfação dos usuários dos centros de atenção psicossocial CAPS da região da planície litorânea do Piauí”, apresentada à Faculdade de Odontologia da São Leopoldo Mandic, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Dez 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    20 Dez 2018
  • Aceito
    07 Set 2019
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