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Nursing Now and Nursing in the future: a experiência das irrupções do inesperado* * Este artigo refere-se à chamada temática “Nursing Now and Nursing in the Future”.

Resumos

Objetivo:

realizar reflexão teórica acerca da Campanha Nursing Now e a experiência das irrupções do inesperado face ao período pandêmico.

Método:

estudo teórico-reflexivo, apoiado no referencial teórico do pensamento da complexidade. Visa-se à compreensão da dialógica entre as noções de ordem, de desordem e de organização, as quais traduzem a passagem da simplificação à complexidade do fenômeno da pandemia e sua relação com a temática Nursing Now and Nursing in the future.

Resultados:

o universo dos fenômenos é tecido, simultaneamente, de ordem, de desordem e de organização. Reafirmar o papel central da Enfermagem na equipe de saúde, face às irrupções e incertezas provocadas pela pandemia em curso, implica capacidade de dialogar com a desordem e suscitar uma nova e mais complexa (re)organização global do ser e do fazer Enfermagem.

Conclusão:

a reflexão teórica suscita, além de respostas, novos questionamentos e novas irrupções. Concebe-se a inseparabilidade entre as noções de ordem e de desordem na dinâmica evolutiva do sistema de Enfermagem e defende-se a promoção de níveis de organização, gestão e assistência de Enfermagem ainda mais complexos para o alcance do acesso universal à saúde.

Descritores:
Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Coronavirus; Pandemia; Dinâmica não Linear


Objective:

to carry out a theoretical reflection on the Nursing Now Campaign and the experience of the unexpected irruptions facing the pandemic period.

Method:

a theoretical-reflective study, supported by the theoretical framework of complexity thinking. It aims at understanding the dialogic between the notions of order, disorder and organization, which translate the transition from simplification to complexity of the pandemic phenomenon and its relation to the theme of Nursing Now and Nursing in the future.

Results:

the universe of phenomena is simultaneously composed of order, disorder and organization. Reasserting the central role of Nursing in the health team, facing the irruptions and uncertainties caused by the current pandemic, implies the ability to dialog with disorder and raise a new and more complex global (re)organization of the being and doing Nursing.

Conclusion:

in addition to answers, theoretical reflection raises new questions and irruptions. The inseparability between the notions of order and disorder in the evolutionary dynamics of the Nursing system is conceived and the promotion of even more complex levels of organization, management and Nursing assistance to achieve universal access to health is advocated.

Descriptors:
Nursing; Nursing Care; Nurse’s Role; Coronavirus; Pandemics; Nonlinear Dynamics


Objetivo:

realizar una reflexión teórica sobre la Campaña Nursing Now y la experiencia de las irrupciones de lo inesperado ante el período pandémico.

Método:

estudio teórico-reflexivo, basado en el marco teórico del pensamiento complejo. Tiene como objetivo comprender la dialógica entre las nociones de orden, desorden y organización, que traducen la transición de la simplificación a la complejidad del fenómeno pandémico y su relación con el tema Nursing Now and Nursing in the future.

Resultados:

el universo de los fenómenos se entreteje, simultáneamente, de orden, desorden y organización. Reafirmar el papel central de la Enfermería en el equipo de salud, ante las irrupciones e incertidumbres provocadas por la pandemia actual, implica la capacidad de dialogar con el desorden y propiciar una nueva y más compleja (re)organización global del ser y hacer Enfermería.

Conclusión:

la reflexión teórica plantea, además de respuestas, nuevas interrogantes y nuevas irrupciones. Se concibe la inseparabilidad entre las nociones de orden y desorden en la dinámica evolutiva del sistema de Enfermería y se aboga por la promoción de niveles aún más complejos de organización, gestión y asistencia de Enfermería para lograr el acceso universal a la salud.

Descriptores:
Enfermería; Atención de Enfermería; Rol de la Enfermera; Coronavirus; Pandemias; Dinámica no Lineales


Introdução

A campanha global Nursing Now, realizada em colaboração com o Conselho Internacional de Enfermagem e a Organização Mundial de Saúde, eclodiu para reafirmar o papel central e vital da Enfermagem na equipe de saúde, sobretudo em um ano demarcado pela pandemia provocada pela COVID-19(11 World Health Organization. Year of the Nurse and the Midwife 2020. [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/campaigns/year-of-the-nurse-and-the-midwife-2020
https://www.who.int/campaigns/year-of-th...
). A experiência das irrupções do inesperado denota, com ênfase, neste ano de 2020, que o profissional de Enfermagem pode, sim, ser protagonista de novas tecnologias de cuidado, propulsor de novas políticas de saúde e mediador de processos integradores e articuladores de promoção, proteção e recuperação da saúde(22 World Health Organization. State of the World's Nursing Report. [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [cited Jul 19, 2020]. Available from: https://www.who.int/publications-detail/nursing-report-2020
https://www.who.int/publications-detail/...
).

A pandemia causada pelo coronavírus (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2, SARS-COV-2), alterou rapidamente o curso da vida cotidiana, colocou à prova a lógica da economia e potencializou o sofrimento e o medo da morte de milhares de pessoas(33 Livingston E, Bucher K. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Italy. JAMA. 2020 March 17. doi: 10.1001/jama.2020.4344
https://doi.org/10.1001/jama.2020.4344...

4 Cui J, Li F, Shi ZL. Origin and evolution of pathogenic coronaviruses. Nat Rev Microbiol. 2019;17:181-92. doi: 10.1038/s41579-018-0118-9
https://doi.org/10.1038/s41579-018-0118-...
-55 Stoecklin SB, Rolland P, Silue Y, Mailles A, Campese C, Simondon A. First cases of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in France: surveillance, investigations and control measures, January 2020. Euro Surveill. 2020;25(6):pii=2000094. doi: https://doi.org/10.2807/1560-7917. ES.2020.25.6.2000094
https://doi.org/10.2807/1560-7917...
). A sua configuração e repercussões, complexas por excelência, representam uma importante ameaça à saúde pública mundial e à vida humana. Nenhum acontecimento na história recente afetou tão profunda e amplamente a vida, em todas as suas dimensões, como o evento da pandemia provocado pela COVID-19.

Encontramo-nos diante do caos definido pelo autor do pensamento complexo, Edgar Morin, como fenômeno irreversível ou volúvel, não reduzível a uma realidade matemática previsível. Na medida em que o mundo se globaliza, as mentes humanas se expandem mais e mais para acompanhar esse desenvolvimento que, por sua vez, origina fenômenos ainda mais complexos. Na visão do autor, a incerteza, a imprevisibilidade e as contradições integram a condição humana e, nessa direção, sugere a solidariedade e a ética como caminho possível para a religação dos seres e saberes profissionais, neste caso, os de Enfermagem(66 Morin E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2001.

7 Morin E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2010.
-88 Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2014.).

Situamo-nos, portanto, face a uma desordem sistêmica, com a possibilidade de suscitar uma nova organização global, mais visionária, prospectiva e integrada, também, na área de Enfermagem. O momento convoca pesquisadores e profissionais, em geral, à ampliação do saber, do conectar, do interligar e a compreender a parte no todo, assim como o todo em cada parte e, dessa forma, encontrar novos significados em meio ao incerto, ao inesperado e ao aleatório. Em meio à desordem e ao caos podem emergir novas oportunidades(99 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2015.-1010 Morin E. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina; 2005.). Conceber a desordem e o caos, sob esse enfoque, não significa plasmar a pandemia no lamento de oportunidades perdidas, mas antes potencializá-las, para que a Campanha Nursing Now alcance, de fato, os seus objetivos propostos.

Além de fortalecer a liderança prospectiva e visionária, é fundamental que a Enfermagem amplie a influência e a disseminação de seus saberes e práticas profissionais. É fundamental, também, que a Enfermagem se perceba conectada às demais áreas e articuladora de novos processos, produtos e serviços que contribuam para a promoção da saúde e da cidadania. Assim, como evidenciar e projetar a Enfermagem, em âmbito nacional e internacional, face à pandemia da COVID-19? Objetiva-se, com base nesse impulso, realizar reflexão teórica acerca da campanha Nursing Now e a experiência das irrupções do inesperado face ao período pandêmico, em curso, à luz do pensamento da complexidade.

Método

Estudo teórico-reflexivo, apoiado no referencial teórico do pensamento da complexidade. Visa-se à compreensão da dialógica entre as noções de ordem, de desordem e de organização, as quais traduzem a passagem da simplificação à complexidade do fenômeno da pandemia e à sua relação com a temática Nursing Now and Nursing in the future. Concebe-se que o pensamento complexo se estabelece como referencial sólido à compreensão dos diferentes fenômenos sociais, mas, em especial, do percurso da profissão de Enfermagem agora e no futuro.

O autor do pensamento complexo, Edgar Morin, convida o cientista a uma caminhada sem um percurso metodológico predefinido, mas o encoraja a conceber a complexidade e a elaborar as suas próprias estratégias, a partir de problemas previsíveis e imprevisíveis. O método como caminho se vincula, na concepção de Morin, à experiência do incerto, do aleatório e do vivido pelo pesquisador e, assim, convida-o a modificar a sua abordagem com base na (re)construção e na ampliação do conhecimento(1111 Morin E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez; 2005.). Morin possibilita, portanto, um percurso metodológico em que o pesquisador é induzido a aprender, a inventar e a (re)criar o seu próprio caminho, mediante processos interpretativos significativos no aqui e agora.

Sob esse enfoque, o presente estudo não se funda em um método preconcebido, mas se orienta pelo pensamento complexo, que se delineia no inventar, no questionar e no (re)criar o próprio percurso, a partir de experiências do vivido no aprender, no ensinar e no cuidar em Enfermagem. Assim, o arcabouço teórico-reflexivo se constitui de produções antigas e recentes de Edgar Morin, tais como livros, artigos ou entrevistas publicadas, as quais conservam o âmago do pensamento complexo, sobremaneira, evolutivo e transformador(1212 Morin E. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.

13 Morin E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2013.

14 Morin E. O método II: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina; 2005.

15 Santos SSC, Hammerschmidt KSA. Complexity and the reconnection of interdisciplinary knowledge: contribution of Edgar Morin's thoughts. Rev Bras Enferm. 2012;65(4):561-5. doi: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000400002&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
-1616 Martinazzo CJ. Teaching how to live: the sense of the act of educating in Edgar Morin. Rev Bras Estud Pedagog. 2016;97(246):443-6. doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/256627171
https://doi.org/10.1590/S2176-6681/25662...
). Nesse percurso serão explorados, sem dá-los como conclusivos, conceitos como: certeza, incerteza, ordem, desordem e organização.

Resultados

O universo dos fenômenos é tecido, simultaneamente, de ordem, de desordem e de organização, além de certezas e incertezas. Reafirmar o papel central da Enfermagem na equipe de saúde, hoje e no futuro, face às irrupções e incertezas provocadas pela pandemia em curso, implica a capacidade de dialogar com a desordem e suscitar uma nova e mais complexa (re)organização global do ser e do fazer Enfermagem. Esse processo evolui, no entanto, na medida em o profissional se desafia a novas reflexões e questionamentos prospectivos.

Com base no arcabouço teórico do pensamento da complexidade, mais especificamente de produções de Edgar Morin, foram delineadas duas categorias temáticas iluminadoras, quais sejam: A indissociabilidade entre as noções de ordem e desordem; e É possível continuar a prever Nursing in the future mesmo na incapacidade de compreender a Nursing Now?

A indissociabilidade entre as noções de ordem e de desordem

As noções de ordem e de desordem comportam, na perspectiva do pensamento complexo, diversos níveis de apreensão. Enquanto a ideia de ordem se relaciona à ciência moderna, na qual predominava a soberania das monarquias e o direito divino, a noção de desordem se desenvolveu com a conotação de irregularidade, inconstância e instabilidade(77 Morin E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2010.-88 Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2014.). A desordem, em outras palavras, associava-se à perturbação, aos desvios ou a qualquer evento que acarretasse desorganização, desintegração, morte.

O sistema de Enfermagem se desenvolveu, paradoxalmente, com essa conotação soberana, de que a ordem necessitava prevalecer sobre a desordem e, facilmente, qualquer advento adverso era eliminado. Essa ordem soberana e disciplinar, geralmente intuída como verdade absoluta e irrevogável, se expressava na forma de cuidar, de relacionar-se e comunicar-se com o paciente, a família e os profissionais da saúde, em geral. Esta mesma ordem era visível, também, na posição hierárquica das profissões, nas quais o saber médico se sobrepunha como ordem soberana ao saber da Enfermagem e dos demais profissionais da saúde.

Nesse contexto paradigmático, a desordem era reduzida e desviada de qualquer possibilidade interativa. Temia-se, geralmente, os conflitos, a desintegração e a desorganização, em detrimento da ordem disciplinar, aceita como verdade. Assim como a desordem, também a morte era reduzida e desintegrada do processo dinâmico vital. E os erros de Enfermagem, geralmente, conduzidos por meio de punições e vigilâncias rigorosas. Enfim, fragmentava-se e reduzia-se o cuidado à dimensão física e técnica, desintegrando-o da unidade complexa.

Denota-se, que esta ordem soberana, disciplinar e inquestionável teve repercussões no processo de liderança da Enfermagem, na tomada de decisões, bem como na reprodução linear e pontual do cuidado. Valorizava-se, nesse contexto, tudo o que era previsível, ordenado e controlável. Se este período evidenciou importantes avanços na Enfermagem, muito maiores o poderão ser em meio à desordem provocada pela pandemia, a qual tem impulsionado irrupções e inovações numa fração de segundos.

É possível continuar a prever a Nursing in the future mesmo na incapacidade de compreender a Nursing Now?

A Campanha global Nursing Now eclodiu em um momento oportuno, quando ainda não se pensava e previa o inesperado – a pandemia. Encontramo-nos face a um cenário incerto, imprevisível e caótico, para o qual, ainda, não se pode prever as consequências políticas, econômicas, planetárias e de saúde provocadas pelo confinamento social. Em entrevista jornalística recente, Morin declara não saber se é possível esperar o pior, o melhor ou ambos misturados, mas acredita que caminhamos na direção a novas incertezas(1717 Lecompte F. "Uncertainty is Intrinsic to the Human Condition". [Internet]. Sep. 4th, 2020 [cited Sep 30, 2020]. Available from: https://news.cnrs.fr/articles/uncertainty-is-intrinsic-to-the-human-condition
https://news.cnrs.fr/articles/uncertaint...
).

Em um de seus pronunciamentos, o responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial da Saúde declarou que, apesar de sinais de esperança, é preciso realismo nas expectativas. Reconhece que é preciso ser realista e compreender que, por maior que seja o esforço de pesquisadores para a conquista de uma vacina, esta demandará um processo de qualidade e segurança(1818 World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. [Internet]. Geneva: WHO; [cited Jul 22, 2020]. Available from: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---29-june-2020
https://www.who.int/dg/speeches/detail/w...
).

É preciso, nesse percurso, transcender as barreiras disciplinares da Enfermagem/saúde e alcançar um saber e conhecer integrado e interligado às diferentes áreas do conhecimento. Esse processo implica dialogar e negociar com o incerto e o aleatório, além de superar reducionismos e, sobretudo, a lógica fragmentada e assistencialista do cuidado de Enfermagem.

O momento pandêmico nos convoca à reflexão e à compreensão de que a ciência de Enfermagem não tem um repertório de verdades absolutas e de teorias duradouras e inquestionáveis. A pandemia em curso pressupõe a reforma do pensamento e da prática de Enfermagem, a partir de referenciais capazes de questionar, ampliar e prospectar novas e mais complexas intervenções teórico-práticas, sem apreendê-las como verdades e sem dá-las como conclusivas.

Toda a crise traz em seu bojo oportunidades e a possibilidade do (re)começo. Em um cenário de total incerteza, a curiosidade e a capacidade de conexões em busca de soluções ágeis e colegiadas serão habilidades cada vez mais requisitadas nas diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, é preciso que o profissional de Enfermagem esteja apto e disposto a enxergar as oportunidades em meio às turbulências dos adventos adversos. Sob o impulso do pensamento complexo, a pandemia ensina-nos a lidar com demandas adversas de maneira integrada e colaborativa e a fortalecer habilidades como a resiliência, a paciência, a tolerância, a inovação e a capacidade de escuta empática.

Apresentam-se, com base no exposto, alguns questionamentos sem a pretensão de esgotá-los em sua reflexão: Como formar os estudantes de Enfermagem para o inesperado, o incerto, o imprevisível e o aleatório? Quais princípios e práticas são necessários para sustentar o cuidado de Enfermagem como unidade complexa em tempos de pandemia, quando não se tem ainda um tratamento efetivo e nem mesmo clareza e segurança em relação ao dia de amanhã? Quais protocolos de Enfermagem são desenvolvidos para flexibilizar o aleatório e assegurar a singularidade de cada ser humano? Quais novas tecnologias de cuidado são desenvolvidas para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de Enfermagem? De que forma são desenvolvidas as conexões interdisciplinares e a interdependência colaborativa e solidária? Que habilidades necessitam ser encorajadas para manter a integração dinâmica e não “naufragar” entre as possíveis correntezas da travessia? Enfim, por que necessitamos ter certezas absolutas ou receitas prontas, sabendo que o percurso se delineia ao caminhar?

Discussão

O fenômeno da pandemia não é tratado como invenção, mas como um evento que acontece em longos intervalos de tempo. Da mesma forma, as catástrofes vivenciadas em diferentes tempos se revelam ora pela ação do fogo e ora pela ação da água. Esses fenômenos servem para que a terra e a humanidade se (re)organizem e para que o ser humano aprenda que no caos podem surgir as melhores possibilidades evolutivas(66 Morin E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2001.

7 Morin E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2010.

8 Morin E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2014.
-99 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2015.).

Os diferentes questionamentos acima explicitados evocam uma nova forma de pensar, gerenciar, cuidar, ensinar e pesquisar, com embasamento no pensamento complexo, no sentido de complexus - o que é tecido junto, de constituintes heterogêneos e associativos. O universo de fenômenos é, inseparavelmente, tecido de ordem, de desordem e de organização. Essas noções são complementares e, no que se refere à ordem e à desordem, também antagonistas e até mesmo contraditórias. Essa dinâmica evolutiva denota que a complexidade é uma noção lógica, que une um e multiplica-o em unitas multipiex do complexus e, ao mesmo tempo, complementar, antagonista e dialógico. Atingir a complexidade do real significa, sob esse enfoque, conceber a binocularidade mental e abandonar o pensamento simplificado, sem originar novos reducionismos(1212 Morin E. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.

13 Morin E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2013.
-1414 Morin E. O método II: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina; 2005.).

Por aspirar ao saber singular e multidimensional, o pensamento da complexidade é aplicável a qualquer área do conhecimento. Apreender o cuidado de Enfermagem como unidade complexa implica, necessariamente, na ampliação das concepções de ser humano, vida, saúde, ambiente e tempo - presente e futuro. Se o ser humano - complexo e plural, cognoscente, socio-político-cultural - tem aptidões para produzir, evoluir e transformar, este o tem, também, para destruir e dizimar, sem, contudo, prever as consequências devastadoras(99 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2015.,1515 Santos SSC, Hammerschmidt KSA. Complexity and the reconnection of interdisciplinary knowledge: contribution of Edgar Morin's thoughts. Rev Bras Enferm. 2012;65(4):561-5. doi: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000400002&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
-1616 Martinazzo CJ. Teaching how to live: the sense of the act of educating in Edgar Morin. Rev Bras Estud Pedagog. 2016;97(246):443-6. doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/256627171
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).

Reconhece-se, portanto, que tudo nasce e termina pela ação (ou não) do ser humano. Assim, enquanto ser humano, o profissional de Enfermagem tem, em suas mãos, a arma propulsora e transformadora do aprender, gerenciar, do ensinar e do cuidar. Tem, também, a força de prospectar novas políticas e contribuir para o acesso universal à saúde. Sob esse pensar, a pandemia da COVID-19, em meio à campanha Nursing Now, veio para reiterar que esta guerra biológica da pandemia não se combate com armas nucleares ou de fogo, mas pelo cuidado em sua dimensão singular e multidimensional.

Muito além do aprendizado de novos conteúdos e de validações e reproduções teóricas, é preciso que o profissional de Enfermagem aprenda em meio à ordem e desordem cotidiana o verdadeiro sentido da cidadania, da cooperação e da solidariedade. Que aprenda a (re)aprender o seu próprio percurso, em meio aos erros, acertos e situações aleatórias. Que estimule a imaginação e a criatividade na busca de novas oportunidades e possibilidades e que assuma o seu papel social e seja protagonista de sua própria história.

A sociedade adoecida, esgotada e desintegrada já não suporta a mesma dinâmica e o modelo social reprodutor de saberes e práticas. O momento atual exige de cada cidadão e profissional renovadas habilidades, posturas e referenciais. É oportuno apreender as lições e os aprendizados decorrentes da pandemia, que será vencida, mas, lamentavelmente, com o sacrifício de muitas vidas, incluindo aí o número expressivo de profissionais de Enfermagem. É preciso que se reconheça que a humanidade necessita tomar um novo curso. Não é suficiente uma solidariedade assistencialista que se resume em ações pontuais, mas são necessárias redes de solidariedade, com caráter transformador, força educativa e caminho para o desenvolvimento integral(1515 Santos SSC, Hammerschmidt KSA. Complexity and the reconnection of interdisciplinary knowledge: contribution of Edgar Morin's thoughts. Rev Bras Enferm. 2012;65(4):561-5. doi: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672012000400002&lng=en
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
-1616 Martinazzo CJ. Teaching how to live: the sense of the act of educating in Edgar Morin. Rev Bras Estud Pedagog. 2016;97(246):443-6. doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/256627171
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).

A campanha Nursing Now emergiu, nesse momento histórico, para aumentar o investimento na melhoria da educação, do desenvolvimento profissional, da regulação e das condições de trabalho para enfermeiros. Para aumentar a influência nas políticas nacionais e internacionais e aumentar o número de Enfermeiros em posições de liderança com mais oportunidades para desenvolvimento profissional e social. Para aumentar as evidências que apoiem as políticas e melhorar a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras. Para dizer, ao mundo, que a Enfermagem é uma profissão essencial e propulsora dos sistemas de saúde, hoje e no futuro(1919 Crisp N, Iro E. Nursing Now campaign: raising the status of nurses. Lancet. 2018;391(10124):920-1. doi: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)30494-X/fulltext
https://www.thelancet.com/journals/lance...
-2020 Cassiani SHB, Lira Neto JCG. Perspectivas da Enfermagem e a Campanha Nursing Now. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2351-2. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2018...
).

As contribuições deste estudo para o avanço do conhecimento científico, na temática em questão, estão relacionadas à percepção de que a Enfermagem é uma profissão dinâmica, ágil e flexível à (re)invenção e à (re)construção de saberes e práticas, mesmo que em meio ao incerto, ao inesperado e ao aleatório. A experiência das irrupções do inesperado face ao período pandêmico demonstra que a Enfermagem necessita estar apta e disposta a enxergar as oportunidades em meio às turbulências dos adventos adversos, além de estar apta a não separar o que é inseparável e reduzir a um único elemento aquilo que forma o uno e o múltiplo, como por exemplo, o cuidado de enfermagem/saúde. Demostra-se, em suma, que a Enfermagem é capaz de contribuir para o desenvolvimento social, que tem a ver com a ampliação de espaços e de oportunidades reais de indivíduos, famílias e comunidades.

Nursing in the future: o que esperar e prospectar em tempos de pandemia? Uma vacina ou terapêutica comprovada para a sua prevenção e o seu tratamento? A (re)significação de condutas e posturas humanas e sociais? A reconciliação com a natureza que fornece os elementos essenciais à sobrevivência da humanidade? Uma explosão de criatividade, de reinvenção tecnológica, de comunicação entre os distantes e de aproveitamento de novas oportunidades? Um novo pensar que possa conduzir a humanidade a uma nova dinâmica social, condizente com as suas conquistas e avanços? Um novo saber sociológico para convencer a humanidade de que a vida não é um simples produto matemático? Uma solidariedade renovada e inegociável para enfrentar o individualismo? Uma autocrítica reflexiva em que se (re)aprendam os verdadeiros valores e princípios da profissão de Enfermagem? Um Enfermeiro(a) líder, empreendedor e protagonista de sua própria história?

Considera-se, como limitação deste estudo, a proposição de questionamentos, à luz do pensamento da complexidade, sem a possibilidade de respondê-los com respostas pontuais e inflexões lineares. Espera-se, assim, que os questionamentos suscitem novas reflexões e possibilitem uma nova organização global, mais visionária, prospectiva e sistêmica.

Conclusão

A reflexão teórica acerca da campanha Nursing Now face à pandemia provocada pela COVID-19 suscita, além de respostas pontuais e lineares, novos questionamentos e novas irrupções. Nursing Now and Nursing in the Future demostra que é preciso investir na ampliação do papel do Enfermeiro como profissional de prática avançada, na liderança prospectiva e esperar pelo inesperado sem apreender e compreender o momento presente. Para além de certezas e verdades absolutas, é importante que a Enfermagem estimule a imaginação e a criatividade na busca de novas alternativas, espaços e interlocuções com os diferentes saberes profissionais.

Concebe-se, em suma, a inseparabilidade entre as noções de ordem e de desordem na dinâmica evolutiva do sistema de Enfermagem. E defende-se a promoção de níveis de organização, gestão e assistência de Enfermagem ainda mais complexos para o alcance do acesso universal à saúde.

  • *
    Este artigo refere-se à chamada temática “Nursing Now and Nursing in the Future”.

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Editado por

Editora Associada: Andrea Bernardes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2020
  • Aceito
    6 Dez 2020
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