Acessibilidade / Reportar erro

É possível a volta para a escola

Resumos

Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de "invencíveis culturais" é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar.

meninos de rua; invencíveis culturais; exclusão e educação


This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept "culturaly unbeatable" is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed.


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

É possível a volta para a escola

Lígia Costa Leite

RESUMO

Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de "invencíveis culturais" é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar.

Palavras-chave: meninos de rua, invencíveis culturais, exclusão e educação.

ABSTRACT

This article describes the possibilities of offerring education to street boys and girls. The concept "culturaly unbeatable" is essential for one to understand that these groups present several ways of resisting an established system, not passively accepting a model which already exists. This way, instead of being expelled from school, these street boys and girls expelled school from their lives, for being distant from reality and the way reality is treated in schools. The analysis of history and its oppressive ways, concepts and socially built representations, attending to poor children leads us to some answers. From experiments, held from 1983 to 1989 , at Aunt Ciata School in Rio de Janeiro, new methodologic concepts to teach these young felllows, in scholastic process, are proposed.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar São Paulo: Cortez.
  • CAMUS, A. O mito de Sísifo Rio de janeiro: Guanabara, 1989.
  • LEITE, L. C. A razão dos invencíveis Rio de Janeiro, 1996. Tese (Doutorado) - ECO, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • LÉVI-STRAUSS, C. Race et histoire Paris: Denoël, 1987.
  • RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade Rio de janeiro: Salamandra, 1984.
  • RIO, João do. A alma encantadora das ruas Rio de Janeiro: SMC, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br