Acessibilidade / Reportar erro

A gestão da informação voltada à certificação de processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso

TESES E DISSERTAÇÕES

A gestão da informação voltada à certificação de processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso

BARBOSA, Daniel Mendes. A gestão da informação voltada à certificação de processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

"No início da década de 1980, com a adoção do PRA/1980 (Paperwork Reduction) nos EUA pelo Federal Paperwork Comission, surgiu o conceito de Gestão de Recursos Informacionais (GRI), cuja evolução resultou na atual teoria da Gestão da Informação e do Conhecimento. Paralelamente, para lidar com a complexidade de projetos de software cada vez mais complexos, tornou-se imprescindível a existência de um processo de desenvolvimento de software, juntamente com modelos de maturidade (como por exemplo o CMMI), que conferem certificações de vários níveis de acordo com os requisitos que são atendidos por determinado processo. Esse tem sido o foco da Engenharia de Software desde então. Recentemente, começaram a surgir estudos relacionando estas duas áreas, tendo como foco principal as contribuições que a gestão da informação e do conhecimento podem dar aos processos de desenvolvimento de software. Este trabalho insere-se nesse contexto, buscando especificamente responder à seguinte pergunta: face às necessidades informacionais para se atender aos requisitos para a certificação de processos de desenvolvimento de software, como uma organização pode gerenciar a informação de tal forma a suprir essas necessidades? Este trabalho tem caráter descritivo, é de natureza qualitativa e quantitativa, e foi adotada a abordagem de estudo de caso, sendo este realizado na MSA, uma empresa de Belo Horizonte com certificação CMMI. Entrevistas foram realizadas, questionários foram aplicados e foi feita uma análise documental, além de observações na própria empresa e conversas informais. Como resultado geral da pesquisa tem-se a comprovação de que a GI se apresenta como peça chave no contexto da certificação de processos de desenvolvimento de software, mostrando-se várias relações entre a GI e esse contexto, à luz do modelo de Davenport. Esse resultado da pesquisa sugere ainda que o período de adequação do PDS para a certificação no modelo CMMI poderia ter sido menor, se a GI tivesse sido explicitada, estudada e planejada desde o início."

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br