Acessibilidade / Reportar erro

A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional

TESES E DISSERTAÇÕES

A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional

ZIVIANI, Paula. A consolidação dos indicadores culturais no Brasil: uma abordagem informacional. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Esta pesquisa consistiu em identificar e sistematizar, do ponto de vista informacional, parâmetros que fundamentam a composição de indicadores culturais e, conseqüentemente, a elaboração de um sistema público de informações voltado para o monitoramento de políticas públicas de cultura. A sistematização das etapas para a construção de indicadores culturais foi baseada na metodologia utilizada para elaboração de indicadores em geral. Para isso, foram considerados os pontos relevantes dos antecedentes históricos da produção de indicadores culturais no Brasil e no cenário internacional, bem como os principais momentos de institucionalização da cultura no país. Especificamente, foram privilegiados os procedimentos metodológicos sedimentados no campo da Ciência da Informação, referentes à identificação, à organização e à compreensão do uso da informação. Com base nas principais concepções de indicador cultural e a partir do conceito de qualidade da informação e seus atributos utilizados para compreender melhor a informação, apresentou-se uma proposta de análise qualitativa para a consolidação dos indicadores culturais. Buscou-se evidenciar a atenção que a temática vem recebendo, sobretudo, no que se refere aos aspectos exclusivamente econômicos do setor. Assim, procurou-se refletir sobre a possibilidade de elaboração de um sistema de indicadores para além da perspectiva de mercado. Por fim, argumentou-se sobre a necessidade de uma política continuada e orgânica de geração de dados específicos para a cultura, como uma ferramenta de diálogo político imprescindível para a investigação e análise do segmento. Tendo em vista as contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à construção social da informação e à qualidade da informação, a Ciência da Informação emerge como uma disciplina privilegiada para o estudo de parâmetros que fundamentam a composição de indicadores culturais no Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br