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Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA

TESES E DISSERTAÇÕES

Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA

PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA. 2008. 162f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Este trabalho foi realizado tendo por objetivo apreender e discutir a relação existente entre informação e prática pedagógica de professoras atuantes no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH). Orientou-se no sentido de identificar o comportamento informacional das docentes, integrantes do referido projeto, bem como analisar os reflexos desse processo em sua prática pedagógica. Realizou-se a pesquisa, no contexto indicado acima, orientada por uma abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, tendo como subsídio as formulações de Santos (2004), Ludke e Andre (2003) e Roese (1998). Utilizou-se, em termos metodológicos, para sua concretização e como instrumentos para a obtenção de dados, a pesquisa documental, a observação das atividades no espaço da sala de aula, bem como entrevistas semi-estruturadas com as participantes selecionadas. Procedeu-se à consolidação, tratamento e à discussão dos dados e recorreu-se à técnica da análise de conteúdos, com vistas a produzir uma descrição objetiva e sistemática da visão das participantes, tendo como fim interpretá-las (MINAYO, 2000). Percebeu-se, a partir da centralidade dos resultados advindos da pesquisa, que, apesar de terem concepções diferenciadas acerca do conceito de informação, as professoras entrevistadas atribuem a esta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, notadamente no que diz respeito ao suprimento das demandas advindas do contexto educacional e interpostas às mesmas. Soma-se a esses aspectos ter-se apreendido as estratégias informacionais usadas pelas docentes no processo de busca de informações, as limitações vivenciadas para sua efetividade bem como as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Num cômputo geral, constatou-se que a informação, na ótica dessas professoras, constitui um elemento primordial para o desenvolvimento da prática pedagógica. Evidenciou-se, a partir de tais apontamentos, a necessidade e a relevância de uma efetiva interlocução entre informação e educação, à medida que tal interação entre as duas áreas pode se constituir em um significativo avanço no âmbito da Ciência da Informação e da Educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
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