RESUMO
Objetivo:
revisar a literatura sobre os métodos comportamentais de avaliação do esforço auditivo e a capacidade de memória operacional recomendados para deficientes auditivos.
Métodos:
foi desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos nacionais e internacionais, em inglês e português, disponíveis na Pubmed/Medline, biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, entre 2007 e 2017. Os artigos foram selecionados a partir do cumprimento dos critérios de inclusão: artigos que empregassem métodos comportamentais, para a avaliação do esforço auditivo em adultos deficientes auditivos, que envolvesse a mensuração da memória operacional e sua relação com o esforço auditivo, publicados nos últimos 10 anos.
Resultados:
foram revisados 12 artigos no qual as medidas comportamentais foram empregadas para a mensuração do esforço auditivo e da capacidade de memória operacional em deficientes auditivos. Os principais achados dos artigos revisados se referem ao objetivo(s) da pesquisa, participantes, método comportamental empregado constituído por uma tarefa primária (percepção de fala) e uma tarefa secundária (memorização) e, resultados.
Conclusão:
os achados permitem inferir que este paradigma é sensível para mensurar o esforço auditivo, considerando os diferentes instrumentos empregados e população avaliada.
Descritores:
Perda Auditiva; Memória; Percepção Auditiva; Cognição
ABSTRACT
Purpose:
to review the literature on the behavioral methods of listening effort assessment and the working memory capacity recommended for the hearing impaired.
Methods:
this review was developed through the search of articles in national and international journals, in English and Portuguese, available in Pubmed/Medline, Cochrane Library, Biblioteca Vitual em Saúde - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) and Scientific Electronic Library Online, between 2007 and 2017. The articles were selected based on the inclusion criteria: articles that used behavioral methods to assess listening effort in hearing-impaired adults, involving the measurement of working memory and its relationship with the listening effort, published in the last 10 years.
Results:
Twelve articles in which behavioral measures were used to measure listening effort and working memory capacity in the hearing-impaired individuals were reviewed. Their main findings refer to the purpose(s) of the research, participants, behavioral method composed of a primary task (speech perception) and a secondary task (memorization) and results of the studies. Conclusion:the findings of this review allow us to infer that this paradigm is sensitive to measure the listening effort, considering the different instruments used and the population assessed.
Keywords:
Hearing Loss; Memory; Hearing Perception; Cognition
Introdução
Nos últimos anos, tem sido crescente o número de pesquisas, na área de audiologia, que abordam o tema esforço auditivo. Autores relatam que ainda não existe um consenso quanto à definição de esforço auditivo, embora seja frequentemente descrito como "a atenção e os recursos cognitivos necessários para compreender a fala", ou seja, refere-se à quantidade de recursos de processamento perceptivo, atencional e cognitivo empregados na execução de uma determinada tarefa auditiva11. Fraser S, Gagné JP, Alenpis M, Dubois P. Evaluating the effort expended to understand speech in noise using a dual-task paradigm: the effects of providing visual speech cues. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(1):18-33.
2. Picou EM, Ricketts TA, Hornsby BWY. Visual cues and listening effort: Individual variability. J Speech Lang Hear Res. 2011;54(5):1416-30.
3. Rudner M, Lunner T, Behrens T, Thorén ES, Ronnberg J. Working memory capacity may influence perceived effort during aided speech recognition in noise. J Am Acad Audiol. 2012;23(8):577-89.-44. McGarrigle R, Munro KJ, Dawes P, Stewart AJ, Moore DR, Barry JG et al. Listening effort and fatigue: what exactly are we measuring? A British Society of Audiology Cognition in Hearing Special Interest Group 'white paper'. Int J Audiol. 2014;53(7):433-40..
Devido a este interesse, muitos estudos têm sido conduzidos com o intuito de melhorar a caracterização do esforço auditivo e sua avaliação, principalmente na população de deficientes auditivos. A utilização de uma medida confiável para avaliar este parâmetro teria um valor inestimável para complementar a avaliação audiológica básica, bem como os testes de percepção de fala realizados em diferentes condições de escuta, silêncio e ruído.
Autores afirmam que ao longo das últimas duas décadas, o interesse acerca das interações auditivo-cognitivas é de extrema relevância para a audição em geral e, especialmente para a compreensão de fala no ruído55. Bregman AS. Auditory scene analysis: the perceptual organization of sound. MIT press, 1990.
6. McAdams S, Bigand E. Introduction to auditory cognition. In: Mcadams S, Bigand E (orgs). Thinking in sound: the cognitive psychology of human audition. Clarendon Press/Oxford University Press, 1993. p. 1-9.-77. Neuhoff JG. Introduction and History. In: Neuhoff JG. Ecological psychoacoustics. Elsevier Academic Press, 2004. p. 1-13.. Alguns autores utilizaram em seu estudo testes para a avaliação do processamento auditivo central, que de certa forma avaliam as interações auditivo-cognitivas, como o Teste Dicótico de Dígitos, como material de fala para a mensuração objetiva do esforço auditivo, com o registro da frequência cardíaca, temperatura e condutância da pele e atividade eletromiográfica de indivíduos normo-ouvintes88. Mackersie CL, Cones H. Subjective and psychophysiological indexes of listening effort in a competing-talker task. J Am Acad Audiol. 2011;22(2):113-22..
Embora a produção de pesquisas relacionadas ao esforço auditivo tenha aumentado, o progresso nesta área tem sido difícil devido à falta de consenso entre os pesquisadores quanto aos métodos de mensuração do esforço auditivo e sua validade como uma construção mensurável. Os fundamentos teóricos e a aplicabilidade clínica a respeito do esforço auditivo ainda não são claros devido à imaturidade do campo de pesquisa e ao fato de que os estudos que o investigam utilizam uma variedade de procedimentos metodológicos, incluindo medidas de autorrelato, comportamentais e fisiológicas33. Rudner M, Lunner T, Behrens T, Thorén ES, Ronnberg J. Working memory capacity may influence perceived effort during aided speech recognition in noise. J Am Acad Audiol. 2012;23(8):577-89.,44. McGarrigle R, Munro KJ, Dawes P, Stewart AJ, Moore DR, Barry JG et al. Listening effort and fatigue: what exactly are we measuring? A British Society of Audiology Cognition in Hearing Special Interest Group 'white paper'. Int J Audiol. 2014;53(7):433-40.,99. Lemke U, Besser J. Cognitive load and listening effort: concepts and age-related considerations. Ear Hear. 2016;37(1):77-84..
As medidas comportamentais, também intituladas como paradigma de tarefa dupla, têm sido amplamente utilizadas para mensurar o esforço auditivo1010. Wu YH, Aksan N, Rizzo M, Stangl E, Zhang X, Bentler R. Measuring listening effort: Driving simulator vs. simple dual-task paradigm. Ear Hear. 2014;35(6):623-32.,1111. Gosselin PA, Gagné JP. Use of a dual-task paradigm to measure listening effort. Can. J. Speech Lang. Pathol. Audiol. 2010;34(1):43-51.. Essas medidas de avaliação do esforço auditivo referem-se à realização de uma tarefa de reconhecimento de fala primária que ocorre simultaneamente com uma tarefa secundária. As tarefas secundárias referem-se ao tempo de reação visual (por exemplo, observando um estímulo visual e empurrando um botão) ou recordação (por exemplo, memorizando a fala ouvida). A dificuldade da tarefa primária é sistematicamente variada (por exemplo, reconhecimento da frase em diferentes níveis de ruído ou reconhecimento de pseudopalavras/logatomas).
A alteração no desempenho da tarefa secundária, nos diferentes níveis de dificuldade da tarefa primária, reflete uma mudança nos recursos cognitivos para o processamento da fala, isto é, o esforço auditivo. Esta interpretação pressupõe que o desempenho tanto na tarefa primária quanto na secundária requer a alocação de alguns recursos cognitivos comuns para cada tarefa. Como os recursos cognitivos são limitados, então será necessário um maior esforço auditivo e mais recursos cognitivos para a execução da tarefa primária.
Para os indivíduos deficientes auditivos, tanto as diferenças nos escores obtidos nos testes de percepção de fala no ruído quanto as diferenças em identificar o esforço auditivo em tipos e níveis de ruído distintos, têm sido associados com os níveis de memória operacional dos mesmos1212. Rudner M, Lunner T. Cognitive spare capacity as a window on hearing aid benefit. Semin Hear. 2013;34(4):298-307.,1313. Rudner M, Lunner T. Cognitive spare capacity and speech communication: a narrative overview. BioMed Research Internacional. vol. 2014, Article ID 869726, 10 pages, 2014. https://doi.org/10.1155/2014/869726.
https://doi.org/https://doi.org/10.1155/...
.
Os paradigmas de tarefa dupla têm sido utilizados não apenas para a investigação do esforço auditivo propriamente dito, mas também para investigar o efeito da idade, ou seja, a comparação do desempenho auditivo e do esforço dispensado por indivíduos jovens e idosos, ao realizar uma tarefa auditiva com diferentes níveis de demanda cognitiva e relações sinal/ruído distintas; o efeito da perda auditiva, ou seja, a comparação do desempenho auditivo e do esforço dispensado por indivíduos normo-ouvintes e com perda de audição, geralmente de grau leve a moderado, ao serem submetidos a paradigmas de tarefa dupla também com manipulação das relações sinal/ruído e quantidade de demanda cognitiva empregada; o efeito das pistas visuais, onde os autores investigaram a quantidade de esforço auditivo empregada em tarefas de percepção auditiva e de percepção auditiva e visual1414. Larsby B, Hallgren M, Lyxell B, Alinger S. Cognitive performance and perceived effort in speech processing tasks: effects of different noise backgrounds in normal-hearing and hearing-impaired subjects. Int J Audiol. 2005;44(3):131-43.,1515. Picou EM, Ricketts TA, Hornsby BW. How hearing AIDS, background noise, and visual cues influence objective listening effort. Ear Hear. 2013;34(5):52-64. e; o efeito amplificação da prótese auditiva1515. Picou EM, Ricketts TA, Hornsby BW. How hearing AIDS, background noise, and visual cues influence objective listening effort. Ear Hear. 2013;34(5):52-64.
16. Downs DW. Effects of hearing aid use on speech discrimination and listening effort. J. Speech Hear Disord. 1982;47(2):189-93.
17. Gatehouse S, Gordon J. Response times to speech stimuli as measures of benefit from amplification. Brit. J. Aud. 1990;24(1):63-8.
18. Hällgren M, Larsby B, Lyxell B, Arlinger S. Speech understanding in quiet and noise, with and without hearing aids: Comprensión del lenguaje en silencio y con ruido, con y sin auxiliaries auditivos. Int J. Aud. 2005;44(10):574-83.-1919. Hornsby BWY. The effects of hearing aid use on listening effort and mental fatigue associated with sustained speech processing demands. Ear Hear. 2013;34(5):523-34., no qual os algoritmos de redução de ruído2020. Sarampalis A, Kalluri S, Edwards B. Objective measures of listening effort: effects of background noise and noise reduction. J. Speech Lang Hear Res. 2009;52(5):1230-40.
21. Pittman A. Children's performance in complex listening conditions: effects of hearing loss and digital noise reduction. J. Speech Lang Hear Res. 2011;54(4):1224-39.
22. Ng EH, Rudner M, Lunner T, Pedersen MS, Ronnberg J. Effects of noise and working memory capacity on memory processing of speech for hearing-aid users. Int J. Aud. 2013;52(7):433-41.-2323. Desjardins JL, Doherty KA. The effect of hearing aid noise reduction on listening effort in hearing-impaired adults. Ear Hear. 2014;35(6):600-10. têm possibilitado reduzir o esforço auditivo realizado na tentativa de compreender a fala em situações cotidianas e de avaliação. No entanto, na literatura nacional, não foram encontrados estudos que abordaram esta temática.
Sendo assim, o objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica que trata de métodos comportamentais de avaliação do esforço auditivo e a capacidade de memória operacional recomendados para deficientes auditivos. Visto que, a compreensão mais acurada de como os diferentes fatores, tais como a presença de perda auditiva, o decréscimo da funcionalidade ocasionado pelo processo de envelhecimento, os diferentes estímulos de fala utilizados para mensurar o esforço auditivo, em relação a familiaridade do paciente/participante com o estímulo de fala no momento da avaliação, o uso de aparelhos auditivos com algoritmos para redução de ruído ativados, que interagem para a mensuração deste esforço, por meio de métodos comportamentais, pode fornecer subsídios aos processos de intervenção de pacientes deficientes auditivos com o intuito de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, especialmente naqueles que apresentam declínio cognitivo decorrente do processo de envelhecimento.
Métodos
Esta revisão de literatura foi desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, tanto no idioma inglês quanto no português, disponíveis nas seguintes bases de dados: US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED/MEDLINE), biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (BVS - LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO).
A questão norteadora da revisão foi: “Quais instrumentos são utilizados para avaliar o esforço auditivo e a capacidade de memória operacional em um paradigma de tarefa dupla?”. A fim de obter respostas para este questionamento, a pesquisa foi feita em etapas, sendo que a primeira foi o levantamento de artigos, nas referidas bases de dados, de forma específica em cada base.
Para o levantamento dos artigos foram determinados termos relacionados ao tema “esforço auditivo”, encontrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), no Medical Subject Headings (MeSH) e, palavras-chave relacionadas ao tema, combinados entre si com a utilização dos operadores booleanos AND e OR. Os termos escolhidos para a busca foram utilizados de forma isolada e cruzada (Figura 1). Em todas as buscas foi utilizado o filtro “ano de publicação” e “palavra”.
Inicialmente, a inclusão ou exclusão dos artigos se baseou na informação contida no título e no resumo, porém se estas informações não fossem conclusivas, o artigo foi lido para o cumprimento dos seguintes critérios de inclusão: artigos que empregassem métodos comportamentais, também denominados paradigma de tarefa dupla, para a avaliação do esforço auditivo em adultos deficientes auditivos, que envolvesse a mensuração da memória operacional e sua relação com o esforço auditivo, publicados nos últimos 10 anos, de 2007 a 2017. Como critério de exclusão, foram descartados artigos sobre esforço auditivo que incluíam investigações com métodos de autorrelato e psicofisiológicos, estudos sobre avaliação do esforço auditivo em populações sem perda de audição, trabalhos que estivessem associados à perda auditiva em crianças, artigos aos quais apenas o resumo e/ou “abstract” estivessem disponíveis e, artigos de revisão de literatura.
A análise dos estudos foi realizada, inicialmente, pela leitura dos títulos e resumos, seguida por leitura integral dos artigos que se enquadraram nos critérios de seleção. Cada artigo foi avaliado por um dos autores e, em caso de incerteza, houve um consenso entre todos os autores quanto à inclusão do artigo.
As publicações que foram classificadas como elegíveis, para esta revisão, foram lidas por pelo menos um dos autores com o intuito de extrair as seguintes informações: autores e objetivo(s) da pesquisa, participantes, método comportamental empregado para avaliar tarefa primária; método comportamental empregado para avaliar tarefa secundária e, resultados dos estudos. As referidas características dos estudos selecionados foram organizadas em uma figura.
Para a organização dos dados, foram computados os artigos que resultaram de cada termo cruzado, que se re petiram em relação à busca anterior e que estavam relacionados ao presente estudo.
Revisão da Literatura
A partir da busca realizada nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, biblioteca Chrocane, LILACS e SCIELO, foram encontrados 908 artigos, sendo que cada artigo foi apresentado em uma ou mais bases de dados. O processo de seleção dos estudos incluídos nesta revisão de literatura está explicitado na Figura 2.
Na leitura dos resumos desses artigos, foram excluídos aqueles que haviam sido previamente selecionados em outras bases de dados, aqueles que não se enquadravam nos critérios de inclusão e, ainda, os periódicos aos quais os artigos completos não se encontravam disponíveis durante o período da busca. Desse total, procedeu-se à leitura dos resumos e foram selecionados 101 artigos. Destes, descartaram-se 29 artigos por não contemplarem os critérios de inclusão, 14 pela indisponibilidade dos textos completos e, 44 pela duplicidade nas bases de dados consultadas. Após esta análise detalhada, foram selecionados 12 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos para esta revisão.
A síntese dos artigos, no que concerne a avaliação do esforço auditivo e da capacidade de memória operacional, está apresentada na Figura 3.
Síntese dos artigos publicados nos quais o método comportamental foi utilizado para medir o esforço auditivo e a memória operacional de indivíduos deficientes auditivos (n=12)
O artigo atual apresenta uma visão geral de estudos que usaram paradigmas de tarefa dupla para avaliar o esforço auditivo e a capacidade de memória operacional.
O objetivo deste estudo foi descrever as publicações anteriores para fornecer uma visão geral das pesquisas desenvolvidas até o momento, uma vez que os métodos comportamentais utilizados para medir o esforço auditivo ainda são pouco estudados na área de pesquisas audiológicas, devido à viabilidade e confiabilidade deste método quando comparado aos métodos de avaliação por meio do autorrelato dos pacientes e, também, ao custo-benefício, quando comparado aos métodos de avaliação psciofisiológicos.
Especificamente, esta revisão visou descrever a grande variedade de abordagens metodológicas que foram aplicadas, especialmente a abundância de tarefas secundárias que utilizam a capacidade de memória operacional para mensurar o esforço auditivo e; fornecer um amplo resumo dos resultados obtidos.
Com base nos estudos analisados foi possível inferir que indivíduos que apresentam algum grau de perda auditiva dispensarão maior esforço auditivo durante a realização dos paradigmas de tarefa dupla2424. Tun PA, McCoy S, Wingfield A. Aging, hearing acuity, and the attentional costs of effortful listening. Psychol Aging. 2009;24(3):761-6., devido à redução da audibilidade e, possível dificuldade de compreensão de fala decorrentes da lesão do sistema auditivo periférico e/ou central. A relevância da investigação do esforço auditivo está intrinsecamente relacionada às queixas apresentadas por pacientes deficientes auditivos, usuários ou não de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), associadas a relatos de fadiga em situações de compreensão de fala, principalmente no ruído, ou quando a mensagem não é familiar. Uma vez que somente a mensuração do limiar auditivo não é um bom preditor nos casos nos quais os pacientes apresentam dificuldade de compreensão de fala, pois retrata a sensibilidade auditiva e, não o esforço auditivo2424. Tun PA, McCoy S, Wingfield A. Aging, hearing acuity, and the attentional costs of effortful listening. Psychol Aging. 2009;24(3):761-6.,2828. Benichov J, Cox LC, Tun PA, Wingfield A. Word recognition within a linguistic context: Effects of age, hearing acuity, verbal ability and cognitive function. Ear Hear. 2012;32(2):250-6..
Nos artigos revisados fica evidente que o declínio da idade está relacionado com a redução da capacidade de memória operacional, desta forma, quanto mais longevo o indivíduo, tanto ouvinte quanto com perda de audição, menor será sua capacidade de memória operacional, e consequentemente, maior será o esforço auditivo dispensado em tarefas de compreensão da fala2525. Humes LE, Coughlin M. Aided speech-identification performance in single-talker competition by older adults with impaired hearing. Scand J Psychol. 2009;50(5):485-94.
26. Stewart R, Wingfield A. Hearing loss and cognitive effort in older adults' report accuracy for verbal materials. J. Am Acad of Aud. 2009;20(2):147-54.
27. Piquado T, Benichov JI, Brownell H, Wingfield A. The hidden effect of hearing acuity on speech recall, and compensatory effects of self-paced listening. Int J. Aud. 2012;51(8):576-83.
28. Benichov J, Cox LC, Tun PA, Wingfield A. Word recognition within a linguistic context: Effects of age, hearing acuity, verbal ability and cognitive function. Ear Hear. 2012;32(2):250-6.-2929. Desjardins JL, Doherty KA. Age-related changes in listening effort for various types of masker noises. Ear Hear. 2013;34(3):261-72.. A hipótese é que os ouvintes com menor capacidade de memória operacional são mais suscetíveis aos efeitos do ruído de fundo aplicados em testes que avaliam o esforço auditivo33. Rudner M, Lunner T, Behrens T, Thorén ES, Ronnberg J. Working memory capacity may influence perceived effort during aided speech recognition in noise. J Am Acad Audiol. 2012;23(8):577-89.,2626. Stewart R, Wingfield A. Hearing loss and cognitive effort in older adults' report accuracy for verbal materials. J. Am Acad of Aud. 2009;20(2):147-54.,2727. Piquado T, Benichov JI, Brownell H, Wingfield A. The hidden effect of hearing acuity on speech recall, and compensatory effects of self-paced listening. Int J. Aud. 2012;51(8):576-83..
Em contextos clínicos, a compreensão da fala é tipicamente medida por meio da aplicação de testes de percepção de fala, calculando-se a proporção de palavras identificadas corretamente sob uma determinada condição de escuta como, por exemplo, em silêncio ou em ruído, sendo o esforço auditivo um aspecto subavaliado de forma indireta. Todavia, alguns autores3333. Kramer SE, Kapteyn TS, Houtgast T. Occupational performance: comparing normally-hearing and hearing-impaired employees using the Amsterdam checklist for hearing and work. Int J Audiol. 2006;45(9):503-12. comprovaram que nos indivíduos com perda auditiva, usuários ou não de dispositivos auditivos eletrônicos, a tarefa de reconhecimento e compreensão dos sinais acústicos geralmente é exaustiva, o que justifica a avaliação deste esforço para a adequação do processo de seleção e adaptação de AASIs.
Outro aspecto significativo é a influência da complexidade do estímulo de fala empregado na tarefa dupla e as diferentes relações sinal-ruído, tanto na quantidade de esforço auditivo quanto na capacidade cognitiva individual, ou seja, na memória operacional dispensados para a execução da tarefa dupla33. Rudner M, Lunner T, Behrens T, Thorén ES, Ronnberg J. Working memory capacity may influence perceived effort during aided speech recognition in noise. J Am Acad Audiol. 2012;23(8):577-89.,2626. Stewart R, Wingfield A. Hearing loss and cognitive effort in older adults' report accuracy for verbal materials. J. Am Acad of Aud. 2009;20(2):147-54.,2727. Piquado T, Benichov JI, Brownell H, Wingfield A. The hidden effect of hearing acuity on speech recall, and compensatory effects of self-paced listening. Int J. Aud. 2012;51(8):576-83. e para os testes de percepção de fala2828. Benichov J, Cox LC, Tun PA, Wingfield A. Word recognition within a linguistic context: Effects of age, hearing acuity, verbal ability and cognitive function. Ear Hear. 2012;32(2):250-6..
Autores também demonstraram que no processo de adaptação de AASIs os algoritmos de redução de ruído e de compressão de frequência não linear podem reduzir o esforço auditivo empregado tanto para a execução da tarefa dupla quanto para a compreensão de mensagem falada1515. Picou EM, Ricketts TA, Hornsby BW. How hearing AIDS, background noise, and visual cues influence objective listening effort. Ear Hear. 2013;34(5):52-64.,2323. Desjardins JL, Doherty KA. The effect of hearing aid noise reduction on listening effort in hearing-impaired adults. Ear Hear. 2014;35(6):600-10.,3232. Shehorn J, Marrone N, Muller T. Speech perception in noise and listening effort of older adults with non-linear frequency compression hearing aids. Ear Hear. 2018;39(2):215-25.. Apesar destes aspectos serem empregados para reduzir o esforço auditivo durante a percepção de fala cotidiana, pouco se conhece a respeito de técnicas ou abordagens terapêuticas para o favorecimento da redução deste esforço em deficientes auditivos.
Esta revisão de literatura permite destacar que o paradigma de tarefa dupla é um procedimento experimental que parece ser sensível a uma série de diferenças em condições experimentais, tanto nos diversos grupos de participantes quanto intra-grupos, e por este motivo, são necessárias avaliações sistemáticas dos paradigmas existentes para tomar decisões quanto ao delineamento dos estudos.
Esta análise também revelou a inexistência de estudos nacionais que mensurem o esforço auditivo, principalmente com o uso de paradigmas de tarefa dupla. Dada a importância dos processos cognitivos envolvidos no processo de percepção da fala, seria de grande relevância a continuidade das investigações que contribuam para o desenvolvimento de um procedimento clínico que permita quantificar o esforço auditivo a fim de beneficiar os deficientes auditivos no processo de compreensão de fala em situações de escuta diária.
Em suma, a presente revisão poderá fomentar o interesse de pesquisadores no que tange a mensuração do esforço auditivo, por meio de medidas comportamentais, em especial, os paradigmas experimentais de tarefa dupla.
Conclusão
Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre os métodos comportamentais de avaliação do esforço auditivo, intitulados paradigmas de tarefa dupla e, sua relação com a capacidade de memória operacional em deficientes auditivos, no período entre 2007 e 2017. Os achados desta revisão permitem inferir que os diferentes métodos comportamentais empregados parecem ser sensíveis a uma série de condições experimentais, tais como: idade dos participantes, grau da perda auditiva, tipo de ruído empregado, tipo de estímulo de fala utilizado, capacidade de memória e algoritmos do AASI.
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Trabalho realizado no Curso de Fonoaudiologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Marília, Sao Paulo, Brasil.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Nov-Dec 2018
Histórico
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Recebido
19 Abr 2018 -
Aceito
26 Set 2018