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Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

integrar evidências científicas sobre o perfil de habilidades linguísticas na dislexia do desenvolvimento e no transtorno do desenvolvimento da linguagem, para melhor compreensão de possíveis condições comórbidas ou quadros isolados.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu nas bases de dados: Scielo, Eric e LILACS, bem como no buscador PubMed. Os critérios de inclusão foram: 1) estudos publicados nos periódicos nacionais e internacionais, gratuitos, com texto completo e disponível; 2) que abordem a temática nos últimos 10 anos; 3) em inglês e/ou português.

Revisão da Literatura:

a busca contou com 654 artigos. A amostra final foi composta por dez artigos, nos quais cinco estudos são concordantes quanto à hipótese de que dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem, podem ser transtornos comórbidos, com prejuízos na leitura, na escrita e na consciência fonológica; os demais estudos descrevem déficits mais amplos de linguagem nas crianças somente com transtorno do desenvolvimento da linguagem, implicados na decodificação e compreensão da linguagem, enquanto na dislexia os déficits estão associados ao processamento fonológico.

Conclusão:

não há consenso se a dislexia e o transtorno do desenvolvimento da linguagem ocorrem simultaneamente em crianças. No entanto, ambos conferem riscos à compreensão leitora e ao desempenho escolar.

Descritores:
Dislexia; Transtorno Específico de Linguagem; Leitura; Criança

ABSTRACT

Purpose:

to gather scientific evidence on the linguistic skill profile in developmental dyslexia and developmental language disorder to better understand possible comorbid or isolated conditions.

Methods:

an integrative review of the literature. The search was conducted in SciELO, ERIC, LILACS, and PubMed. The inclusion criteria were as follows: 1) studies published and available in open-access national and international journals in full text; 2) addressing the topic in the last 10 years; 3) in English and/or Portuguese.

Literature Review:

the search retrieved 654 articles, the final sample comprising 10, 5 of which agreed with the hypothesis that dyslexia and developmental language disorder can be comorbid disorders, impairing reading, writing, and phonological awareness. The other studies described broader language deficits in children with developmental language disorder alone, affecting language decoding and comprehension, whereas deficits in dyslexia are more associated with phonological processing.

Conclusion:

there is no consensus on whether dyslexia and developmental language disorders occur simultaneously in children. However, both pose risks to reading comprehension and school performance.

Keywords:
Dyslexia; Specific Language Disorder; Reading; Child

Introdução

A aprendizagem da leitura e escrita demanda o desenvolvimento de determinadas habilidades linguísticas e cognitivas, como a consciência fonológica, reflexão, manipulação, armazenamento de informações e atenção11. Silva C, Capellini SA. Correlação entre habilidades cognitivo-linguísticas em escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev. psicopedag.2012;29(89):183-93..

Indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento podem apresentar diversos níveis de comprometimento na linguagem, memória, atenção, funções executivas, habilidades perceptivo-motoras, entre outras22. Borges JL, Federal U, Grande R, Trentini CM, Federal U, Grande R et al. Avaliação neuropsicológica dos transtornos psicológicos na infância: um estudo de revisão. Psico-USF. 2008;13(1):125-33..

Dentre os transtornos do neurodesenvolvimento, a dislexia, transtorno específico da aprendizagem, tem como prejuízo a precisão na leitura de palavras, velocidade ou fluência e compreensão33. American Psychiatric Association - APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.. Além disso, essas dificuldades se manifestam no início dos anos escolares, quando as habilidades acadêmicas são aprendidas. Suas manifestações não se devem à deficiência de desenvolvimento intelectual, deficiência sensorial (visão ou audição), deficiência neurológica ou motora, falta de acesso à educação, falta de proficiência na língua, de instrução acadêmica ou adversidade psicossocial44. World Health Organization. ICD-11 implementation or transition guide. Geneva: WHO; 2022..

É possível identificar de forma precoce fatores de risco para dislexia em pré-escolares quanto a dificuldades na consciência fonológica, especialmente em rimas, pronúncias de palavras e dificuldades para aprender e nomear as letras55. Carroll JM, Snowling MJ. Language and phonological skills in children at high risk of reading difficulties. J Child Psychol Psychiatry. 2004;45(3):631-40., que culminam em um processo de leitura e escrita não eficiente ao longo do tempo. A maioria dos indivíduos com esse diagnóstico apresenta déficit fonológico, caracterizado por uma disfunção em alguns aspectos da execução ou do processamento de sons da fala que envolvem dificuldades nas habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica e lentidão no acesso lexical fonológico66. Van Bergen E, Jong PF, Regtvoort A, Oort F, van Otterloo S, van der Leij A. Dutch children at family risk of dyslexia: precursors, reading development, and parental effects. Dyslexia. 2011;17:2-18.

7. Landerl K, Ramus F, Moll K, Lyytinen H, Leppänen PHT, Lohvansuu K et al. Predictors of developmental dyslexia in European orthographies with varying complexity. J Child Psychol Psychiatry. 2013;54(6):686-94.
-88. Ramus F. Neuroimaging sheds new light on the phonological deficit in dyslexia. Trends in Cognitive Sciences. 2014;18(6):274-5..

Já o transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL)99. Crestani AH, Vendruscolo JF, Ramos-souza AP. Specific language impairment: the relevance of the initial diagnosis. Rev. CEFAC. 2013;15(1):228-37. consiste em uma condição caracterizada por dificuldade na expressão ou compreensão da linguagem, interferindo na vida diária de crianças e adultos1010. Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T. Phase 2 pf CATALISE: a multinational and multidisciplinar Delphi Consensus study of problems with language development: terminology. J Child Psychol Psychiatry. 2017;58(10):1068-80.. É um agravo considerável na capacidade de compreender e executar a linguagem falada, independente do desenvolvimento supostamente típico1010. Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T. Phase 2 pf CATALISE: a multinational and multidisciplinar Delphi Consensus study of problems with language development: terminology. J Child Psychol Psychiatry. 2017;58(10):1068-80.. Ainda conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), o termo “específico” refere-se a déficits restritos encontrados, pois as crianças não apresentam deficiências sensoriais, neurológicas, socioemocionais ou cognitivas que possam justificar suas dificuldades de linguagem1111. Miller C, Gilbert E. Comparison of performance on two nonverbal intelligence tests by adolescents with and without language impairment. J Commun Disord. 2008;41(4):358-71..

O termo transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) foi sugerido por um grupo de pesquisadores1212. Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T. CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS One. 2016;11(7):e0158753.. Para tanto, a adoção dessa terminologia e critérios diagnósticos ainda é discutida, especialmente pela American Speech-Language-Hearing Association (ASHA)1313. Green L. The specific language impairment/developmental language disorders forum: fostering a discussion of terminology. Perspect ASHA Spec Interest Groups. 2020;5(1):3-5.. Sendo assim, o termo TDL não se encontra claramente descrito nos sistemas classificatórios do DSM-533. American Psychiatric Association - APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013. e da CID 1144. World Health Organization. ICD-11 implementation or transition guide. Geneva: WHO; 2022., mas será utilizado neste estudo, visto que tem sido amplamente utilizado na literatura mundial atual.

Crianças com TDL mostram desenvolvimento incomum e divergente nas competências de linguagem, além de processamento linguístico prejudicado1414. Weisberg DS, Hirsh-Pasek K, Golinkoff RM. Embracing complexity: rethinking the relation between play and learning. Psychol Bull. 2013;139(1):35-9.. Um estudo mais recente apresenta o indicativo que as crianças com TDL podem ter outras expressões sobrepondo-se aos déficits linguísticos, como: alterações de atenção, no processamento motor da fala e intelectuais, bem como a mudança na caracterização da divergência entre habilidades não-verbais e verbais. Com isso, sugere-se que crianças que apresentarem o QI não-verbal abaixo da média e que não esteja abaixo de 70 podem receber o diagnóstico de TDL1010. Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T. Phase 2 pf CATALISE: a multinational and multidisciplinar Delphi Consensus study of problems with language development: terminology. J Child Psychol Psychiatry. 2017;58(10):1068-80..

Dessa forma, o diagnóstico deve ser realizado precocemente, por volta dos 18 a 24 meses de vida, desde que os responsáveis estejam atentos ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Assim, quanto mais cedo o diagnóstico e a intervenção, melhor o prognóstico desses pacientes1515. Crestani AH, Oliveira LD, Vasconcelos JF, Ramos-Souza AP. Specific language impairment: the relevance of the initial diagnosis. Rev. CEFAC. 2013;15(1):228-36.. Além disso, para confirmação diagnóstica do TDL, o indivíduo não pode apresentar outros transtornos do desenvolvimento ou perda auditiva, sendo estes, fatores de exclusão1616. Tomblin BJ, Records NL, Buckwalter P, Zhang X, Smith E, O'Brien M. Prevalence of specific language impairment in kindergarten children. J Speech Lang Hear Res. 1997;40(6):1245-60.. No entanto, crianças com TDL, ao ingressarem na escola, apresentam prejuízos na leitura e escrita, assim como aquelas com dislexia.

Cabe ressaltar, não obstante, o que torna o processo de diagnóstico dessas crianças uma tarefa mais árdua é a dificuldade em encontrar instrumentos que analisem as habilidades cognitivo-intelectuais desde os pré-escolares e que sejam viáveis a aplicação pelo fonoaudiólogo1717. Fortunato-Tavares T, Rocha CN, Andrade CR, Befi-Lopes DM, Schochat E, Hestvik A et al. Linguistic and auditory temporal processing in children with specific language impairment. Pro-Fono R. Atualiz. Cientif. 2009;21(4):279-84.,1818. Ferreira JM, Makinen M, Amorim KS. Intellectual disability in kindergarten: possibilities of development through pretend play. Procedia Soc Behav Sci. 2016;2017:487-500..

Desse modo, o objetivo deste artigo é integrar evidências científicas sobre o perfil de habilidades linguísticas na dislexia do desenvolvimento e no transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL), para melhor compreensão de possíveis condições comórbidas ou quadros isolados, levando em conta que alguns estudos consideram o TDL e a dislexia como transtornos distintos, mas com possíveis comorbidades1919. Adlof SM, Hogan TP. Understanding dyslexia in the context of developmental language disorders. Language, Speech, and Hearing Services in Schools. 2018;49(4):762-73.

20. Bishop DV, McDonald D, Bird S, Hayiou-Thomas ME. Children who read words accurately despite language impairment: who are they and how do they do it? Child Development. 2018;80(2):593-605.
-2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45..

Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com a seguinte pergunta norteadora: qual o perfil de habilidades linguísticas dos quadros de dislexia e TDL para que possam ser identificados como comorbidades ou quadros isolados?

Este estudo foi construído com base nas seguintes etapas: estabelecimento da pergunta norteadora, definição das palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão, seleção dos estudos e análise e interpretação dos dados.

Para seleção dos artigos, realizou-se uma busca nas bases de dados nacionais e internacionais Scielo, Medline, Eric e LILACS, e no buscador PubMed, utilizando os seguintes termos combinados em português sobre o tema em evidência: ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Diagnóstico"), ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Criança"), ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Leitura"), ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Avaliação"). Também foram utilizados os termos combinados em inglês: ("Dyslexia") AND ("Specific language impairment" OR "Specific Language Disorder") AND ("Diagnosis"), ("Dyslexia") AND ("Specific language impairment" OR "Specific Language Disorder") AND ("Children"), ("Dyslexia") AND ("Specific language impairment" OR "Specific Language Disorder") AND ("Reading"), ("Dyslexia") AND ("Specific language impairment" OR "Specific Language Disorder") AND ("Assessment").

Os critérios para inclusão dos artigos definidos para a revisão foram: 1) estudos publicados nos periódicos nacionais e internacionais, gratuitos, com texto completo e disponível nas bases de dados selecionadas; 2) que abordassem a temática nos últimos 10 anos; 3) em inglês e/ou em português. Para a seleção da amostra, foi realizada a leitura do título, seguida da leitura do resumo ou abstract, e, por fim, a leitura do artigo completo. Os critérios de exclusão foram artigos de opinião, revisão ou comunicações, estudos de congressos, resenhas e artigos duplicados.

A análise foi realizada utilizando-se uma planilha do Excel que continha os dados: ano de publicação, nome dos autores, país de publicação, objetivo do estudo, amostra, método, principais resultados e conclusão.

Com base no fluxograma (Figura 1), pode-se observar que na base de dados Lilacs foi encontrado apenas artigos para os termos ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Leitura") e ("Dislexia") AND ("Transtorno específico de linguagem" OR "Prejuízo específico de linguagem") AND ("Avaliação"). Já no buscador PubMed e nas bases de dados Scielo e Eric, foram encontrados apenas artigos com os descritores em inglês.

Figura 1
Fluxograma de busca da revisão integrativa

Revisão da Literatura

Na busca inicial, 654 artigos foram identificados no período de janeiro de 2012 a junho de 2021. A escolha de artigos indexados nos referidos bancos de dados nos últimos dez anos se dá pela crescente discussão a respeito de ambos os quadros no Brasil e no mundo. Além disso, a maior variedade no processo de amostragem, aumenta o potencial de profundidade e amplitude dos resultados da revisão2222. Whittemore R. Combining evidence in nursing research: methods and implications. Nurs Res. 2005;54(1):56-62..

Em nova etapa, 644 foram excluídos por não cumprirem os critérios de elegibilidade. Ao final, dez foram selecionados no buscador Pubmed e na base de dados Eric.

A hipótese de que a dislexia e o TDL podem ser transtornos de natureza comórbida, ou seja, podem existir simultaneamente em um indivíduo, foram concordantes em cinco estudos revisados2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2323. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19.,2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.,3131. Adlof SM, Baron Bell AB, Scoggins J. Learning spoken words in children with developmental language disorder or dyslexia. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(7):2734-49.. Para esse resultado, os estudos utilizaram avaliações de linguagem, como consciência fonológica2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.,3131. Adlof SM, Baron Bell AB, Scoggins J. Learning spoken words in children with developmental language disorder or dyslexia. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(7):2734-49., leitura de palavras e pseudopalavras2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2323. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19.,2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.,3131. Adlof SM, Baron Bell AB, Scoggins J. Learning spoken words in children with developmental language disorder or dyslexia. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(7):2734-49., vocabulário2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.,2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.,3131. Adlof SM, Baron Bell AB, Scoggins J. Learning spoken words in children with developmental language disorder or dyslexia. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(7):2734-49., memória de trabalho2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.,2828. Lauterbach AA, Park Y, Lombardino LJ. The roles of cognitive and language abilities in predicting decoding and reading comprehension: comparisons of dyslexia and specific language impairment. Ann. of Dyslexia. 2017;67(3):201-18., acesso ao léxico mental2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.,2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64., compreensão leitora2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61. e escrita2323. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19.,2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14..

Adicionalmente, medidas de linguagem e outras habilidades cognitivas foram avaliadas nas crianças em período pré-escolar, tais como: três estudos avaliaram a memória de trabalho2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.,2727. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312. e três a memória de curto prazo2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.,2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.

27. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312.

28. Lauterbach AA, Park Y, Lombardino LJ. The roles of cognitive and language abilities in predicting decoding and reading comprehension: comparisons of dyslexia and specific language impairment. Ann. of Dyslexia. 2017;67(3):201-18.

29. Farquharson K, Centanni TM, Franzluebbers CE, Hogan TP. Phonological and lexical influences on phonological awareness in children with specific language impairment and dyslexia. Front Psychol. 2014;5(838):1-10.
-3030. Talli I, Sprenger-Charolles L, Stavrakaki S. Specific language impairment and developmental dyslexia: what are the boundaries? Data from Greek children. Res Dev Disabil. 2016;49-50:339-53., um estudo avaliou as habilidades linguísticas superiores2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61., dois avaliaram as habilidades psicomotoras2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.

22. Whittemore R. Combining evidence in nursing research: methods and implications. Nurs Res. 2005;54(1):56-62.

23. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19.

24. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.

25. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.
-2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61. e um o desempenho acadêmico e variáveis cognitivas na compreensão verbal2727. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312..

Neste contexto, um estudo de 2019, realizado na Inglaterra, comparou três grupos: crianças com TDL e dislexia, com apenas TDL ou dislexia pura e um controle com crianças sem déficit. Os prejuízos fonológicos foram mais graves nos casos comórbidos2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.. Outro estudo revisado apresentou resultados semelhantes quanto à hipótese de dislexia e TDL como transtornos comórbidos, porém as crianças somente com dislexia apresentaram mais indicativos de conexões fonológicas deficientes quando comparadas àquelas com TDL e combinação dislexia/TDL2323. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19..

De acordo com o estudo realizado nos Estados Unidos3131. Adlof SM, Baron Bell AB, Scoggins J. Learning spoken words in children with developmental language disorder or dyslexia. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(7):2734-49. sobre habilidades de aprendizagem de palavras, que comparou crianças com apenas TDL, apenas dislexia, combinação de TDL/dislexia a um grupo com crianças sem déficit, os resultados indicaram que crianças com apenas dislexia e TDL/dislexia apresentaram desempenho significativamente prejudicado em tarefas que avaliaram os aspectos semânticos e fonológicos na aprendizagem de palavras.

Contrariamente, estudos realizados na China e nos Estados Unidos2727. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312.,2828. Lauterbach AA, Park Y, Lombardino LJ. The roles of cognitive and language abilities in predicting decoding and reading comprehension: comparisons of dyslexia and specific language impairment. Ann. of Dyslexia. 2017;67(3):201-18. concluíram que crianças com dislexia obtiveram desempenho inferior quando comparadas a seus pares com TDL puro ou comórbidos nas habilidades da linguagem que envolviam o processamento fonológico e, consequentemente, maior prejuízo na leitura e escrita em decorrência do fator etiológico do déficit fonológico.

Divergindo destes, outros pesquisadores2929. Farquharson K, Centanni TM, Franzluebbers CE, Hogan TP. Phonological and lexical influences on phonological awareness in children with specific language impairment and dyslexia. Front Psychol. 2014;5(838):1-10.,3030. Talli I, Sprenger-Charolles L, Stavrakaki S. Specific language impairment and developmental dyslexia: what are the boundaries? Data from Greek children. Res Dev Disabil. 2016;49-50:339-53. observaram melhor desempenho de crianças com dislexia, visto que as que tinham diagnóstico de TDL apresentaram mais evidências de déficits nas habilidades fonológicas quando comparadas a seus pares. Ainda assim, o estudo da Universidade do Chipre2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14. observou que crianças com dislexia e TDL encontram-se prejudicadas de forma semelhante com relação ao processamento fonológico, porém com manifestações diferentes.

Os prejuízos do processamento fonológico estão diretamente relacionados ao potencial da criança quanto à aprendizagem da leitura e escrita, visto que são preditores que proporcionam a futura decodificação e compreensão leitora2727. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312.. De tal maneira, crianças com estes dois quadros já iniciam a alfabetização com esta lacuna desenvolvimental e, portanto, é essencial que o professor tenha o conhecimento destes transtornos.

Os déficits fonológicos observados na dislexia podem contribuir para um perfil diferente de comprometimento de leitura e processamento ortográfico daquele observado em crianças com TDL2424. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.. Além disso, os prejuízos na memória verbal de curto prazo mapeiam problemas mais graves de leitura de palavras e processamento ortográfico para o grupo com dislexia quando comparado ao de crianças com TDL.

Adicionalmente, crianças com o diagnóstico de dislexia apresentaram desempenho inferior aos seus pares com TDL em compreensão leitora, visto que estes escolares obtiveram mais dificuldades em tarefas de consciência fonológica, memória de trabalho e acesso ao léxico mental, habilidades preditoras relevantes para a aquisição da leitura2121. Ramus F, Marshall CR, Rosen S, Lely HK. van der. Phonological deficits in specific language impairment and developmental dyslexia: towards a multidimensional model. Brain: A Journal of Neurology. 2013;136(2):630-45.

22. Whittemore R. Combining evidence in nursing research: methods and implications. Nurs Res. 2005;54(1):56-62.

23. McCarthy Jillian H. Is weak oral language associated with poor spelling in school-age children with specific language impairment, dyslexia or both? Clin Linguist Phon. 2014;26(9):1-19.

24. Spanoudis GC, Papadopoulos TC, Spyrou S. Specific language impairment and reading disability: categorical distinction or continuum? J Learn Disabil. 2019;52(1):3-14.

25. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64.

26. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61.

27. Schuchardt K, Bockmann AK, Bornemann G, Maehler C. Working memory functioning in children with learning disorders and specific language impairment. Topics in Language Disorders. 2013;33(4):298-312.

28. Lauterbach AA, Park Y, Lombardino LJ. The roles of cognitive and language abilities in predicting decoding and reading comprehension: comparisons of dyslexia and specific language impairment. Ann. of Dyslexia. 2017;67(3):201-18.
-2929. Farquharson K, Centanni TM, Franzluebbers CE, Hogan TP. Phonological and lexical influences on phonological awareness in children with specific language impairment and dyslexia. Front Psychol. 2014;5(838):1-10..

Com relação à habilidade de escrita, observou-se que os participantes de um estudo na Inglaterra que tinham diagnóstico de dislexia e TDL comórbidos apresentaram mais dificuldades ortográficas que as crianças com diagnóstico exclusivo de TDL. Essas dificuldades foram caracterizadas principalmente por erros ortográficos, fonológicos e semânticos2525. Snowling MJ, Nash HM, Gooch DC, Hayiou-Thomas ME, Hulme C. Developmental outcomes for children at high risk of dyslexia and children with developmental language disorder. Child Dev. 2019;90(5):e548-64..

Ademais, crianças com TDL, com ou sem dislexia, apresentaram uma gama mais ampla de deficiências, incluindo problemas significativos com tarefas executivas e motoras, bem como déficits cognitivos primários que acarretam o risco de dificuldade de leitura2626. Wong AMY, Ho CSH, Au TKF. Reading comprehension, working memory and higher-level language skills in children with SLI and/or dyslexia. Read Writ. 2017;30(2):337-61..

Quadro 1
Síntese dos artigos selecionados para a revisão

Diante do exposto, notou-se que não há consenso na literatura acerca da natureza desses transtornos, se são comórbidos ou não, bem como quais características linguísticas podem diferenciar a dislexia do TDL.

Achados importantes apontaram para as habilidades fonológicas, explicando as semelhanças e diferenças na dislexia e TDL, por meio de uma ampla base de habilidades linguísticas, especialmente envolvidas com a aprendizagem da leitura e escrita.

Apesar dos estudos descreverem aspectos do funcionamento cognitivo-linguístico nestes quadros, o entendimento de evidências metodológicas que possam garantir o diagnóstico diferencial entre ambos contribui para o avanço científico. Assim, o papel dos profissionais que atuam em equipe interdisciplinar, em especial a Fonoaudiologia e a Psicologia/Neuropsicologia, auxilia na identificação de características clínicas que ainda são passíveis de erros diagnósticos.

Independente das características se manifestarem comuns ou distintas, sejam na dislexia do desenvolvimento ou no TDL, as evidências científicas também denotam que os comprometimentos no funcionamento cognitivo, especialmente na linguagem e suas especificidades na leitura e escrita, prejudicam o desempenho acadêmico destas crianças durante o período escolar1717. Fortunato-Tavares T, Rocha CN, Andrade CR, Befi-Lopes DM, Schochat E, Hestvik A et al. Linguistic and auditory temporal processing in children with specific language impairment. Pro-Fono R. Atualiz. Cientif. 2009;21(4):279-84.,1818. Ferreira JM, Makinen M, Amorim KS. Intellectual disability in kindergarten: possibilities of development through pretend play. Procedia Soc Behav Sci. 2016;2017:487-500.. Depreende-se que a avaliação interdisciplinar, especialmente da Psicologia e Fonoaudiologia, é necessária para um diagnóstico mais preciso e direcionamento das condutas terapêuticas a partir do perfil do indivíduo.

Conclusão

Ainda não há consenso se a dislexia do desenvolvimento e o transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) ocorrem simultaneamente. Entretanto, as habilidades fonológicas mostraram-se importantes para explicar as dificuldades de leitura entre os transtornos, especialmente comprometidas na dislexia. Estes achados apoiam o princípio de que a dislexia e o TDL necessitam de avaliações diagnósticas completas por uma equipe interdisciplinar, a fim de caracterizar o perfil de habilidades linguísticas para melhor conduta terapêutica, bem como o olhar cuidadoso do professor no início da alfabetização para os sinais sugestivos das dificuldades inerentes aos mesmos.

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  • Trabalho realizado no Departamento de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Out 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    30 Dez 2021
  • Aceito
    06 Jul 2022
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