Acessibilidade / Reportar erro

Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências

Resumos

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.

Atividades experimentais; Objetivos da experimentação; Metodologia de ensino


This paper describes one of the possibilities of research in class as professional development of teachers and students from the results of a research about experimental activities in secondary education.

experimental activities; practical work objectives; teaching methodology


ARTIGOS

Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências

Maria do Carmo GaliazziI; Jusseli Maria de Barros RochaII; Luiz Carlos SchmitzII; Moacir Langoni de SouzaII; Sérgio GiestaII; Fábio Peres GonçalvesIII

IProfessora Assistente Doutora, Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil (e-mail: carmo@nupeq.furg.br)

IIProfessores do Núcleo de Pesquisa em Educação Química do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil

IIIAcadêmico do Curso de Química, Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil

RESUMO

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.

Unitermos: Atividades experimentais, Objetivos da experimentação, Metodologia de ensino.

ABSTRACT

This paper describes one of the possibilities of research in class as professional development of teachers and students from the results of a research about experimental activities in secondary education.

Keywords: experimental activities, practical work objectives, teaching methodology

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo Recebido em: 25/08/00

Artigo Aceito para Publicação em: 03/08/01

1 Este é o caso relatado por um dos alunos do grupo de pesquisa

  • CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la invetigación-accción en la formación del professorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
  • ________. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
  • FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
  • GABEL, D. Handbook of Research on Science Teaching and Learning. New York: Simon & Schuster Macmillan, 1993.
  • GIL PÉREZ, D. et al. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz e papel y realización de prácticas de laboratorio? Ensenãnza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 311-320, 1999.
  • GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2, 1999, Valinhos. Atas..Valinhos, 1999.
  • IZQUIERDO, M; SANMARTÍ, N; ESPINET, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n.1, p. 45-60, 1999.
  • MORAES, R.; RAMOS, M. The use of research in teacher education. CONFERENCE OF THE ISTE, 21, may 1998, South Africa.
  • MORAES, R; RAMOS, M; GALIAZZI, M.C. A pesquisa em sala de aula. CASE, 2, 04 a 08 de outubro de 1999, Curitiba. (Módulo temático)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2001

Histórico

  • Recebido
    25 Ago 2000
  • Aceito
    03 Ago 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br