Resumos
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.
Atividades experimentais; Objetivos da experimentação; Metodologia de ensino
This paper describes one of the possibilities of research in class as professional development of teachers and students from the results of a research about experimental activities in secondary education.
experimental activities; practical work objectives; teaching methodology
ARTIGOS
Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências
Maria do Carmo GaliazziI; Jusseli Maria de Barros RochaII; Luiz Carlos SchmitzII; Moacir Langoni de SouzaII; Sérgio GiestaII; Fábio Peres GonçalvesIII
IProfessora Assistente Doutora, Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil (e-mail: carmo@nupeq.furg.br)
IIProfessores do Núcleo de Pesquisa em Educação Química do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil
IIIAcadêmico do Curso de Química, Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil
RESUMO
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.
Unitermos: Atividades experimentais, Objetivos da experimentação, Metodologia de ensino.
ABSTRACT
This paper describes one of the possibilities of research in class as professional development of teachers and students from the results of a research about experimental activities in secondary education.
Keywords: experimental activities, practical work objectives, teaching methodology
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Artigo Recebido em: 25/08/00
Artigo Aceito para Publicação em: 03/08/01
1 Este é o caso relatado por um dos alunos do grupo de pesquisa
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Jan 2012 -
Data do Fascículo
2001
Histórico
-
Recebido
25 Ago 2000 -
Aceito
03 Ago 2001