Acessibilidade / Reportar erro

O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar

The place of chemistry in the school: movements constitutive of the subject in the daily school

Resumos

Este trabalho pretende analisar discursos presentes na escola, relacionados com a química enquanto componente disciplinar, explorando para isso, o conceito de "lugar" e suas implicações para o estudo da evolução dessa disciplina no currículo em ação no contexto escolar. Ao se buscar uma compreensão da problemática posta, foram entrevistados diferentes atores na escola: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, propondo a seguinte questão: "Qual é o lugar da Química na escola?" A essa pergunta, foi produzido um espectro amplo de manifestações, que aqui serão analisadas à luz da problemática já exposta e de um quadro teórico que se apóia em De Certeau, Goodson, entre outros.

ensino de Química; currículo; cotidiano escolar


ABSTRACT: This work analyzes attitudes at school related to chemistry, exploring the concept of place and its influences on the evolution of that discipline within the curriculum as it is active in the scholars' context. For understanding the problem, different actors at school: teachers, students, employees, directors, have been interviewed with the following question - What is the place of Chemistry in school? From this question, a large spectrum of replies was produced. The results are analyzed in the light of the problem already expressed and from one theoretical perspective that is provided by De Certeau, Goodson, among another.

Chemistry teaching; curriculum; school daily


O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar

The place of chemistry in the school: movements constitutive of the subject in the daily school

Maria Inês Petrucci RosaI; Andréa Helena TostaII

IProfessora doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais e membro-pesquisadora do grupo Violar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp

IIAluna de graduação do IQ-Unicamp, que desenvolveu este trabalho, em 2003, em nível de iniciação científica

RESUMO

Este trabalho pretende analisar discursos presentes na escola, relacionados com a química enquanto componente disciplinar, explorando para isso, o conceito de "lugar" e suas implicações para o estudo da evolução dessa disciplina no currículo em ação no contexto escolar. Ao se buscar uma compreensão da problemática posta, foram entrevistados diferentes atores na escola: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, propondo a seguinte questão: "Qual é o lugar da Química na escola?" A essa pergunta, foi produzido um espectro amplo de manifestações, que aqui serão analisadas à luz da problemática já exposta e de um quadro teórico que se apóia em De Certeau, Goodson, entre outros.

Unitermos: ensino de Química, currículo, cotidiano escolar.

ABSTRACT: This work analyzes attitudes at school related to chemistry, exploring the concept of place and its influences on the evolution of that discipline within the curriculum as it is active in the scholars' context. For understanding the problem, different actors at school: teachers, students, employees, directors, have been interviewed with the following question - What is the place of Chemistry in school? From this question, a large spectrum of replies was produced. The results are analyzed in the light of the problem already expressed and from one theoretical perspective that is provided by De Certeau, Goodson, among another.

Keywords: Chemistry teaching, curriculum, school daily.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

As autoras agradecem especialmente aos alunos Allan M. Xavier, Juliana L. Paschoal, Amanda F. de Oliveira, Cristiane R. Carnelos, José Vecchi, Andréa M. Pompei, L. Gustavo Robello, Melissa Braga, Simone B. Shimokomaki, Camila A . Rezende, Ana Carolina G. de Oliveira, Priscyla D. Marcato e Priscila A . da Silva que se dedicaram com empenho à coleta de dados junto às escolas.

Referências

ALVES, N. O espaço escolar e suas marcas: o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério de Educação, 1999.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHAGAS, A . P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

CHASSOT, A. I. Uma história da educação química brasileira: sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores. Epistéme, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 129-146, 1996.

GOODSON, I. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.

JOHNSTONE, A. Macro and microchemistry. The School Science Review, v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982. LAZLO, P. A nova química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

LOPES, A. R. C. Hibridismo de discursos curriculares na disciplina escolar química. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 26., 2003, Poços de Caldas. Workshop: A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teórico-metodológicas. Poços de Caldas: [s.n.], 2003.

______. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1998.

MACEDO, E.; LOPES, A. R. C. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MATHIAS, S. Evolução da química no Brasil. In: FERRI, M. G.; MOTOYAMA, S. (Org.). História das ciências no Brasil. São Paulo: Edusp, 1979.

SCHEFFER, E. W. O. Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.

VYGOSTKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Artigo recebido em junho de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.

  • ALVES, N. O espaço escolar e suas marcas: o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
  • CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • CHAGAS, A . P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.
  • CHASSOT, A. I. Uma história da educação química brasileira: sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores. Epistéme, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 129-146, 1996.
  • GOODSON, I. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.
  • JOHNSTONE, A. Macro and microchemistry. The School Science Review, v. 64, n. 227, p. 377-379, 1982.
  • LAZLO, P. A nova química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
  • LOPES, A. R. C. Hibridismo de discursos curriculares na disciplina escolar química. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 26., 2003, Poços de Caldas. Workshop: A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teórico-metodológicas. Poços de Caldas: [s.n.], 2003.
  • MACEDO, E.; LOPES, A. R. C. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • MATHIAS, S. Evolução da química no Brasil. In: FERRI, M. G.; MOTOYAMA, S. (Org.). História das ciências no Brasil. São Paulo: Edusp, 1979.
  • SCHEFFER, E. W. O. Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica. 1997. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.
  • VYGOSTKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Aceito
    Out 2005
  • Recebido
    Jun 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br