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CONTRIBUIÇÕES DAS TÉCNICAS DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION PARA ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

Demonstrar as contribuições das técnicas de Search Engine Optimization para a Encontrabilidade da Informação em ambientes informacionais digitais.

Método:

Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa sobre as técnicas de Search Engine Optimization e Encontrabilidade da Informação, no campo da Ciência da Informação.

Resultado:

Os resultados indicam que as técnicas de Search Engine Optimization desempenham um papel significativo na capacidade de se encontrar informações na web, otimizando os atributos que favorecem a visibilidade do conteúdo nos resultados de busca.

Conclusões:

Conclui-se que o uso das técnicas e tecnologias de Search Engine Optimization em conjunto com os atributos da Encontrabilidade da Informação, é possível não só melhorar a EI em ambientes digitais, mas também aumentar a relevância e a autoridade no ambiente online, permitindo que os usuários encontrem com facilidade as informações de que necessitam, contribuindo para a efetividade dos sistemas de informação.

PALAVRAS-CHAVE:
Search Engine Optimization; Encontrabilidade da Informação; SEO

ABSTRACT

Objective:

To demonstrate the contributions of Search Engine Optimization techniques to Information Findability in digital information environments.

Method:

Bibliographic research on Search Engine Optimization techniques and Information Findability in the field of Information Science was used as the methodology with a qualitative approach.

Result:

The results indicate that Search Engine Optimization techniques play a significant role in the capacity to find information on the Web, optimizing the attributes that favor the visibility of content in search results.

Conclusions:

It was concluded that, with the use of Search Engine Optimization techniques and technologies together with the attributes of Information Findability, it is possible not only to improve IF in digital environments but also to increase relevance and authority in the online environment, allowing users to easily find the information they need, thus contributing to the effectiveness of information systems.

KEYWORDS:
Search Engine Optimization; Information Findability; SEO

1 INTRODUÇÃO

Com o progresso da World Wide Web (WWW), a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) perfaz um crescimento exponencial, nos últimos anos, no sentido de produção de informações, acessíveis por diferentes sujeitos e dispositivos. As Tecnologias de Informação e Comunicação fomentaram as maneiras de acesso e utilização da informação, por proporcionarem a troca de dados entre diferentes sistemas e a produção e disponibilização de informação, em ambientes digitais, pelos sujeitos da informação (VECHIATO; VIDOTTI, 2014VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação: atributos e recomendações para ambientes informacionais digitais. Informação & Tecnologia (ITEC), Marília/João Pessoa, n.1, v. 2, p. 42-58, jul./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/22099. Acesso em: 03 mar. 2023.
https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php...
).

Tal cenário estimula o emprego e a criação de tecnologias, para proporcionar autonomia de uso e seleção de tarefas a serem realizadas. Nessa conjuntura, surge a necessidade de organizar, representar, identificar, localizar, buscar, encontrar e filtrar informações, de acordo com sua relevância, nos ambientes digitais.

Assim, baseado no desenvolvimento de ambientes informacionais digitais, nos quais o ser humano é o principal ator, torna-se necessário o estudo referente à capacidade desses ambientes em propiciarem a recuperação de uma informação, visando à facilidade do usuário em encontrá-la. A possibilidade de relação entre as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e a Encontrabilidade da Informação (EI) está centrada em como as informações serão representadas, encontradas e usadas, tendo em vista os aspectos de contexto, conteúdo e usuário, como propõem Morville e Rosenfeld (2006MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information architecture for the World Wide Web: Designing large-scale web sites. [S.l.]: O’Reilly Media, 2006.).

Nessa perspectiva, o conceito de Encontrabilidade da Informação se destaca, no trabalho, a partir da ideia de como a informação é procurada e como pode ser encontrada pelos usuários de uma ecologia informacional (BRANDT; VECHIATO; VIDOTTI, 2018BRANDT, M. B.; VECHIATO, F.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação na Câmara dos Deputados. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 41-64, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71734. Acesso em: 5 jun. 2023.
https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuesta...
). Segundo Oliv eira e Vidotti (2016, p. 97)

[...] as Ecologias Informacionais Complexas são como um conjunto de espaços e ambientes, (analógicos, digitais ou híbridos), tecnologias (analógicas, digitais ou híbridas) e sujeitos, todos interligados e entrelaçados de maneira holística pela informação.

O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que auxilia o conteúdo da Web a aumentar suas chances de aparecer nos primeiros resultados dos rankings das ferramentas de busca, como Google e Bing (DAVIS, 2006DAVIS, H. Search engine optimization. [S.l.]: O’Reilly Media, 2006.; ENGE et al., 2012ENGE, E.; SPENCER, S.; FISHKIN, R.; STRICCHIOLA, J. The art of SEO. [S.l.]: O’Reilly Media, 2012.; ORDUNA-MALEA; ALONSO-ARROYO, 2017ORDUNA-MALEA, E.; ALONSO-ARROYO, A. Cybermetric techniques to evaluate organizations using web-based data. [S.l.]: Chandos, 2017.). Uma vez aplicadas adequadamente, tornarão um site mais visível e mais bem posicionado, nos mecanismos de busca (LEDFORD, 2015LEDFORD, J. L. Search engine optimization bible. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2015.).

Portanto, a adoção das técnicas de SEO, como o emprego de palavras-chave, estudos métricos de acessos e outras técnicas as quais visem a melhorar o posicionamento de páginas Web, em mecanismos de busca, constituem toda a estrutura de recursos que formam o SEO. Todavia, considerando as técnicas de SEO que orientaram e conduziram esta pesquisa, questiona-se, neste trabalho: no processo de desenvolvimento de ambientes informacionais digitais, como as técnicas de SEO podem contribuir no processo de Encontrabilidade da Informação?

Desse modo, o presente estudo tem como objetivo demonstrar as contribuições das técnicas de SEO para a Encontrabilidade da Informação, em ambientes informacionais digitais.

Para isso, este trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa sobre as técnicas de Search Engine Optimization e Encontrabilidade da Informação, no campo da Ciência da Informação, utilizando-se como fonte as bases de dados a Web of Science (WoS), Scopus e Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Com a finalidade de recuperar recursos informacionais relacionados à área, como parâmetro de busca, foi definida a expressão de busca “search engine optimization AND findability” e sua tradução “otimização mecanismos de busca AND encontrabilidade”, executando-se a busca simples em todos os campos do registro e sem limitação de data de publicação.

2 ENCONTRABILIDADE DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS

A World Wide Web (Web) e a forma como a informação é acessada e aplicada nos ambientes informacionais digitais tornaram-se uma relevante área de pesquisa, devido às contínuas mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Nesse sentido, há a necessidade de desenvolver interfaces entre diferentes referenciais teóricos e técnicas, a fim de entender e facilitar a interação dos usuários com as informações disponíveis na Web (CONEGLIAN et al., 2019CONEGLIAN, C. S.; ROA-MARTINEZ, S. M.; BORSETTI-GREGÓRIO-VIDOTTI, S. A.; SANTAREM-SEGUNDO, J. E. Tecnologias da Web Semântica na arquitetura da informação. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín, v. 42, n. 1, p. 23-35, 2019. Disponível em: DOI: 10.17533/udea.rib.v42n1a03 Acesso em: 05 jun. 2023.
https://doi.org/10.17533/udea.rib.v42n1a...
).

Os estudos de EI advêm de contribuições de Morville (2005MORVILLE, P. Ambient Findability. Sebastopol: O’Reilly Media, 2005.) sobre findability; conforme o autor, o termo está relacionado ao pensamento de como “encontrar uma informação” na Web, vislumbrado a possibilidade de proporcionar ao grau de como as informações são encontradas, disponibilizadas, estruturadas e compreensíveis para os usuários (CAMPOS; SOUSA; OLIVEIRA, 2021CAMPOS, A. F.; SOUSA, M. R. F. de; OLIVEIRA, H. P. C. de. Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação: possíveis relações teóricas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/77624. Acesso em: 5 jun. 2023.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/...
). No Brasil, o conceito científico incorporado à Ciência da Informação foi apresentado por Vechiato (2013VECHIATO, F. L. Encontrabilidade da informação: contributo para uma conceituação no campo da Ciência da Informação. 2013. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/Tese_de_Doutorado_-_Fernando_Luiz_Vechiato.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.
https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Gr...
), o qual propôs os Atributos de Encontrabilidade da Informação (AEI), o Modelo de Encontrabilidade da Informação (MEI) e as Recomendações de Encontrabilidade da Informação (REI).

Além disso, Vechiato e Vidotti (2014VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação: atributos e recomendações para ambientes informacionais digitais. Informação & Tecnologia (ITEC), Marília/João Pessoa, n.1, v. 2, p. 42-58, jul./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/22099. Acesso em: 03 mar. 2023.
https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php...
) afirmam que, para promover a EI, é preciso pensar nas possibilidades de sua produção, organização, representação, armazenamento e preservação, com ênfase no acesso, no uso e na apropriação. Sobre os AEI, os autores consideram que passam por inúmeras etapas, transitando do ciclo da informação, como a produção, a representação e da disseminação, ao armazenamento e à preservação. Esses atributos são conceituados como características que fomentam as possibilidades de que usuários encontrem a informação, em um sistema ou ambiente informacional. Demonstramos os AEI, segundo Vechiato e Vidotti (2014), assim identificados: taxonomias navegacionais, instrumentos de controle terminológicos, folksonomias, metadados, mediação dos informáticos, affordances, wayfinding, descoberta de informação, acessibilidade e usabilidade, mediação dos profissionais da informação, mediação dos sujeitos informacionais, intencionalidade, mobilidade, convergência e ubiquidade.

O Quadro 1, apresenta os AEI, os quais devem ser refletidos no desenvolvimento de ambientes informacionais digitais.

Quadro 1
Atributos de Encontrabilidade da Informação

3 AS TÉCNICAS DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

Atualmente, a aplicação das técnicas e tecnologias de SEO para ambientes informacionais digitais, independentemente do setor em que se inserem, é imperativa. O aumento do uso da Internet, os novos hábitos de consumo de pesquisa na Web, a concorrência crescente e a grande necessidade de obter tráfego orgânico qualificado, sem anúncios pagos e mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca, são apenas o começo para a sobrevivência desses ambientes. Nessas circunstâncias, surgiram as técnicas e as tecnologias de SEO, as quais visam à necessidade de otimizar ambientes informacionais digitais, de acordo com as diretrizes dos mecanismos de busca, com o objetivo de obter uma melhor classificação nos resultados de busca.

Ora, o conceito de SEO é multifacetado, pois há quem o entenda como um conjunto de técnicas (GANDOUR; REGOLINI, 2011GANDOUR, A.; REGOLINI, A. Web site search engine optimization: a case study of Fragfornet. Library Hi Tech News, [S.l.], v. 28, n. 6, p. 6-13, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07419051111173874. Acesso em: 05 jun. 2023.
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), outros como uma prática (MCVITTIE, 2012MCVITTIE, D. SEO tools: looking at SEO specialists as a user class. 2012. Dissertação (Mestrado) - University of Guelph, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10214/3244. Acesso em: 1 mar. 2023.
http://hdl.handle.net/10214/3244...
), como um processo (JONES, 2008JONES, K. B. Search engine optimization: your visual blueprint for effective internet marketing. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2008.), como uma ciência (LEDFORD, 2015LEDFORD, J. L. Search engine optimization bible. [S.l.]: John Wiley & Sons, 2015.), considerando ainda outros autores que o definem como uma arte (LIEB, 2009LIEB, R. The truth about search engine optimization. [S.l.]: Que Publishing, 2009.), a qual possui como objetivo aperfeiçoar o volume e a qualidade dos usuários nos ambientes informacionais digitais, por meio dos resultados de busca orgânica (LIEBERAM-SCHMIDT, 2010LIEBERAM-SCHMIDT, S. Analyzing and influencing search engine results: business and technology impacts on web information retrieval. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2010.). De tal modo, afirma-se que o SEO é a fusão de técnicas e tecnologias que têm como objetivo melhorar a visibilidade e o tráfego de um ambiente informacional digital, nos resultados de pesquisa orgânica dos mecanismos de busca , almejando, como consequência, melhorar a sua classificação na SERP, visto que, para atingir esse propósito, é necessário manuseio de metadados e outras técnicas de otimização para ajudar os mecanismos de busca a entender melhor o conteúdo do site e classificá-lo de modo relevante, para as consultas de pesquisa dos usuários. Essas técnicas incluem a seleção cuidadosa de palavras-chave, a criação de conteúdo de alta qualidade e relevante, a otimização de títulos e descrições de páginas, a construção de links e muitas outras estratégias.

O SEO pode ser dividido em várias fases ou etapas, que incluem:

  • a) pesquisa e análise de palavras-chave: essa fase envolve a identificação das palavras-chave relevantes para o ambiente informacional e para o público-alvo. É importante escolher palavras-chave que tenham um volume de busca razoável e que sejam relevantes para os usuários e para o negócio (MALAGA, 2008MALAGA, R. A. Worst practices in search engine optimization. Communications of the ACM, [S.l.], v. 51, n. 12, p. 147-150, 2008. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/1409360.1409388. Acesso em: 05 jun. 2023
    http://doi.acm.org/10.1145/1409360.14093...
    ).

  • b) auditoria técnica do site: nesta fase, é realizada uma análise do site, a fim de identificar problemas técnicos capazes de afetar a sua capacidade de ser rastreado pelos mecanismos de busca ou afetar a experiência do usuário, como tempos de carregamento, erros de codificação ou falta de compatibilidade com dispositivos móveis (PUERTAS-HIDALGO; CARPIO-JIMÉNEZ, 2020PUERTAS-HIDALGO, R. J.; CARPIO-JIMÉNEZ, L. K. Auditoría SEO de las Páginas Web de las Universidades de Ecuador. Revista de Sistemas, Cibernética e Informática, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 44-50, 2020. Disponível em: https://doaj.org/article/f38abee70b364ed4ba35a0cb97c12300. Acesso em: 19 fev. 2023.
    https://doaj.org/article/f38abee70b364ed...
    ).

  • c) SEO on-page: essas técnicas se referem a práticas que são implementadas dentro do site ou página para melhorar sua classificação nos mecanismos de busca. Algumas técnicas de SEO on-page incluem: a) palavras-chave: identificar e usar palavras-chave relevantes para o conteúdo da página; b) título da página (Titles tags): criar títulos únicos e descritivos que incluam as palavras-chave; c) descrição da página (Meta Description): criar uma descrição única e relevante da página que inclua as palavras-chave; d) cabeçalhos (Heading Tags): usar cabeçalhos H1, H2, H3, para organizar o conteúdo e incluir as palavras-chave; e) conteúdo: criar conteúdo de alta qualidade, original e relevante, que inclua as palavras-chave; f) URL: usar URLs amigáveis, curtas e descritivas, as quais incluam as palavras-chave; g) Tags de imagem: incluir tags alt descritivas para as imagens e incluir as palavras-chave, quando apropriado; h) links internos: incluir links internos relevantes para outras páginas do site; i) velocidade do site: garantir que o site carregue rapidamente e que as imagens e arquivos sejam otimizados para uma melhor experiência do usuário; j) mobile-friendly: garantir que o site seja responsivo e se adapte a diferentes dispositivos móveis (SEARCH..., 2021).

  • d) SEO off-page: consiste na construção de links, sendo uma estratégia para aumentar a autoridade do site, que envolve a obtenção de links de outros sites de alta qualidade. Isso pode incluir o uso de técnicas, como a criação de conteúdo de alta qualidade que as pessoas queiram compartilhar e vincular, o engajamento com outros proprietários de sites, a participação em fóruns de discussão e a colaboração com outros influenciadores do setor (KILLORAN, 2013KILLORAN, J. B. How to use search engine optimization techniques to increase website visibility. IEEE Transactions on professional communication, [S.l.], v. 56, n. 1, p. 50-66, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TPC.2012.2237255. Acesso em: 05 jun. 2023.
    https://doi.org/10.1109/TPC.2012.2237255...
    ).

  • e) análise de dados: a análise contínua dos dados de um site é importante para avaliar o desempenho do seu SEO e identificar áreas que precisam ser melhoradas. Isso pode incluir a análise de dados de tráfego, taxas de conversão, classificações de palavras-chave e muito mais (MALAGA, 2008MALAGA, R. A. Worst practices in search engine optimization. Communications of the ACM, [S.l.], v. 51, n. 12, p. 147-150, 2008. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/1409360.1409388. Acesso em: 05 jun. 2023
    http://doi.acm.org/10.1145/1409360.14093...
    ).

4 METODOLOGIA

A pesquisa se caracteriza, do ponto de vista de seus objetivos, como exploratória, pois “[...] tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto [...] possibilitando sua definição e seu delineamento.” (PRODANOV; FREITAS, 2013PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. [S.l.]: Feevale, 2013., p. 54). Em relação aos procedimentos técnicos, considera-se como uma pesquisa bibliográfica, ou seja, quando é elaborada recorrendo a material que já foi publicado.

Para o andamento da pesquisa, a revisão de literatura foi construída, utilizando-se como fonte as bases de dados Web of Science (WoS), Scopus e Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Com a finalidade de recuperar recursos informacionais relacionados à área, como parâmetro de busca, foi definida a expressão de busca “search engine optimization AND findability” e sua tradução “otimização mecanismos de busca AND encontrabilidade”, executando-se a busca simples em todos os campos do registro e sem limitação de data de publicação.

As buscas foram realizadas entre os dias 26 de janeiro de 2023 e 26 de fevereiro de 2023. Obtiveram-se, como resultado dessa primeira fase, 22 documentos, sendo 9 documentos na Web of Science, 11 documentos na Scopus e 2 documentos na BRACPI, conforme apresentado no Quadro 2:

Quadro 2
Número de artigos recuperados

Para a triagem dos estudos, procedeu-se à seleção dos artigos, aplicando-se ao critério de que carecia dispor no mínimo um dos parâmetros de busca, em um ou mais dos seguintes campos: título, resumo e palavras-chave. Como resultado, foram eliminados 1 documento, por ser duplicado, e 6, por não se enquadrarem no critério mencionado, totalizando-se 15 artigos que passaram para a próxima etapa. Dando sequência à etapa seguinte de seleção dos documentos, estabeleceram-se os seguintes parâmetros e critérios de inclusão e exclusão: (1) critérios de inclusão: artigos científicos disponíveis em texto completo que concedem os parâmetros de buscas abordados e a inclusão dos documentos, tendo-se como método a leitura do título, resumo, palavras-chave, introdução, resultados e considerações finais.; (2) critérios de exclusão: não estarem nos idiomas inglês ou espanhol e não terem nenhuma relação com o conteúdo proposto.

Em seguida, foi feita a leitura do título, palavras-chave, resumo, introdução, resultados e considerações finais. Como resultado, 12 documentos foram selecionados para compor a última fase e 3 foram descartados, por serem documentos duplicados. Após essa fase de leitura parcial, dos 12 estudos, foram selecionados 6 documentos, dos quais foram efetuadas leituras aprofundadas (AUINGER et al., 2012AUINGER, A.; BRANDTNER, P.; GROSSDESSNER, P.; HOLZINGER, A. Search Engine Optimization Meets e-Business: a theory-based evaluation: findability and usability as key success factors. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA COMMUNICATION NETWORKING, E-BUSINESS AND OPTICAL COMMUNICATION SYSTEMS, 2012. Roma, Itália: Anais [...] Roma, Itália: SciTePress - Science and Technology Publications, 2012. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/Link.aspx?doi=10.5220/0004062302370250. Acesso em: 26 jan. 2023.
http://www.scitepress.org/DigitalLibrary...
; CAMOSSI et al., 2022CAMOSSI, G.; TEIXEIRA, H. D.; RODAS, C. M.; ALVES, R. C. V. Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/198438. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19...
; DRIVAS et al., 2020DRIVAS, I. C.; SAKAS, D. P.; GIANNAKOPOULOS, G. A.; KYRIAKI-MANESSI, D. Big Data Analytics for Search Engine Optimization. Big Data and Cognitive Computing, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 5, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm...
; ONAIFO; RASMUSSEN, 2013ONAIFO, D.; RASMUSSEN, D. Increasing libraries’ content findability on the web with search engine optimization. Library Hi Tech, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 87-108, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07378831311303958. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://doi.org/10.1108/0737883131130395...
; PEREIRA; KRZYZANOWSKI; IMPERATRIZ, 2018PEREIRA F. A.; KRZYZANOWSKI, R. F.; IMPERATRIZ I. M. M. Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas no site da Biblioteca Virtual da FAPESP. Cadernos BAD, [S.l.], 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/110011. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/11...
; SERRANO-CINCA; MUÑOZ-SORO, 2019SERRANO-CINCA, C.; MUÑOZ-SORO, J. F. What municipal websites supply and citizens demand: a search engine optimisation approach. Online Information Review, [S.l.], v. 43, n. 1, p. 7-28, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/OIR-02-2018-0042. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://doi.org/10.1108/OIR-02-2018-0042...
). Desse modo, foram incluídos no corpus da pesquisa os estudos que tratavam e apresentaram técnicas de SEO e elementos da EI que podem contribuir com o posicionamento e a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais na Web. Portanto, nessa fase, foram eliminados documentos que descumpriram esse critério de inclusão.

Como resultado, do total de 22 documentos analisados, somente 6 documentos foram selecionados para compor a análise, porque os assuntos abordados possuem relações e semelhanças com a temática desenvolvida no estudo.

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os 6 documentos que compõem o corpus documental permitiram uma análise mais aprofundada, quanto à compatibilidade dos temas dos artigos com a proposta de estudo. Essa relação ocorre pelos artigos analisados abordarem o uso das técnicas de SEO em ambientes informacionais digitais, aprimorando a visibilidade e acessibilidade das informações online, permitindo que os usuários encontrem com mais facilidade o conteúdo relevante para suas necessidades de informação.

O Quadro 3 expõe os títulos dos documentos que abordaram a Encontrabilidade da Informação e as técnicas de SEO.

Quadro 3
Palavras-chave dos artigos selecionados

Os documentos selecionados serão apreciados e abordados por sua ordem cronológica: Auinger et al. (2012AUINGER, A.; BRANDTNER, P.; GROSSDESSNER, P.; HOLZINGER, A. Search Engine Optimization Meets e-Business: a theory-based evaluation: findability and usability as key success factors. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA COMMUNICATION NETWORKING, E-BUSINESS AND OPTICAL COMMUNICATION SYSTEMS, 2012. Roma, Itália: Anais [...] Roma, Itália: SciTePress - Science and Technology Publications, 2012. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/Link.aspx?doi=10.5220/0004062302370250. Acesso em: 26 jan. 2023.
http://www.scitepress.org/DigitalLibrary...
), Onaifo e Rasmussen (2013ONAIFO, D.; RASMUSSEN, D. Increasing libraries’ content findability on the web with search engine optimization. Library Hi Tech, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 87-108, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07378831311303958. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://doi.org/10.1108/0737883131130395...
), Pereira, Krzyzanowski e Imperatriz (2018PEREIRA F. A.; KRZYZANOWSKI, R. F.; IMPERATRIZ I. M. M. Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas no site da Biblioteca Virtual da FAPESP. Cadernos BAD, [S.l.], 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/110011. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/11...
), Serrano-Cinca e Muñoz-Soro (2019), Drivas et al. (2020DRIVAS, I. C.; SAKAS, D. P.; GIANNAKOPOULOS, G. A.; KYRIAKI-MANESSI, D. Big Data Analytics for Search Engine Optimization. Big Data and Cognitive Computing, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 5, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm...
) e Camossi et al. (2022CAMOSSI, G.; TEIXEIRA, H. D.; RODAS, C. M.; ALVES, R. C. V. Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/198438. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19...
). Nesses trabalhos, foram analisados como os autores abordaram a utilização das técnicas de SEO e os conceitos de EI voltado para a ambientes informacionais digitais na Web, observando os resultados e conclusões apontados em seus estudos acerca dessa temática.

Auinger et al. (2012AUINGER, A.; BRANDTNER, P.; GROSSDESSNER, P.; HOLZINGER, A. Search Engine Optimization Meets e-Business: a theory-based evaluation: findability and usability as key success factors. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA COMMUNICATION NETWORKING, E-BUSINESS AND OPTICAL COMMUNICATION SYSTEMS, 2012. Roma, Itália: Anais [...] Roma, Itália: SciTePress - Science and Technology Publications, 2012. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/Link.aspx?doi=10.5220/0004062302370250. Acesso em: 26 jan. 2023.
http://www.scitepress.org/DigitalLibrary...
) frisam que a Encontrabilidade é um dos fatores de sucesso para qualquer ambiente informacional digital, podendo fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso dos ambientes digitais. Portanto, as técnicas e as tecnologias de SEO devem ser aplicadas para melhorar o desempenho geral de um ambiente informacional digital. No decorrer desse estudo, uma série de requisitos e recomendações de usabilidade baseadas em teoria, bem como padrões e métodos de SEO, foram introduzidos em uma primeira etapa. Em uma segunda etapa, os métodos de SEO foram apresentados e atribuídos às diretrizes de usabilidade da Web e seus efeitos descritos. Os autores afirmam que essas duas áreas estão intimamente ligadas, e os métodos de SEO influenciam positivamente a usabilidade do site. Em conclusão, as descobertas baseadas na teoria podem ser confirmadas pelos resultados do estudo de avaliação de usabilidade realizado e uma correlação positiva entre o uso das técnicas e tecnologias de SEO e a usabilidade dos ambientes informacionais digitais, de sorte a tornar esses ambientes encontráveis na Web.

Onaifo e Rasmussen (2013ONAIFO, D.; RASMUSSEN, D. Increasing libraries’ content findability on the web with search engine optimization. Library Hi Tech, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 87-108, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/07378831311303958. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://doi.org/10.1108/0737883131130395...
), discutem estratégias de otimização de mecanismos de busca para melhorar a encontrabilidade de conteúdo de bibliotecas na web. Os autores argumentam que com a crescente importância da web como fonte de informação, é fundamental que as bibliotecas adotem estratégias de otimização de mecanismos de busca para garantir que seus acervos sejam encontrados pelos usuários. Essas técnicas incluem a escolha de palavras-chave relevantes, a criação de títulos e descrições precisos e a utilização de metadados adequados.

Pereira, Krzyzanowski e Imperatriz (2018PEREIRA F. A.; KRZYZANOWSKI, R. F.; IMPERATRIZ I. M. M. Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas no site da Biblioteca Virtual da FAPESP. Cadernos BAD, [S.l.], 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/110011. Acesso em: 5 mar. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/11...
) destacam que a compreensão e a aplicação de técnicas de SEO são primordiais para promover a indexação das páginas pelos mecanismos de buscas e, consequentemente, implementar a encontrabilidade da informação. As autoras ainda ressaltam a importância da criação de conteúdo, o qual é um dos elementos de grande importância na criação e elaboração dos ambientes informacionais digitais, frisando que o conteúdo merece grande parte dos esforços e dedicação.

Serrano-Cinca e Muñoz-Soro (2019) fizeram um estudo empírico, usando uma amostra de prefeituras espanholas, para comparar se a informação encontrada em um site municipal atende às necessidades dos cidadãos. Os autores frisam que a encontrabilidade da informação é estabelecida através da análise da oferta e demanda de informações em sites municipais e como as estratégias de SEO podem ser aplicadas para melhorar a encontrabilidade dessas informações pelos cidadãos. Para fazer isso, as palavras-chave pesquisadas com mais frequência foram comparadas com o conteúdo dos sites municipais. O estudo revelou que os sites municipais não devem apenas conter informações de interesse do cidadão, mas também atender aos padrões de acessibilidade, ter web design responsivo e seguir as regras de usabilidade da Web. Eles também precisam ser localizáveis, o que também requer melhorias no design amigável dos mecanismos de busca do site, em relação a alguns recursos técnicos que melhoram a capacidade de encontrá-los, como o uso das técnicas e tecnologias de SEO.

Drivas et al. (2020DRIVAS, I. C.; SAKAS, D. P.; GIANNAKOPOULOS, G. A.; KYRIAKI-MANESSI, D. Big Data Analytics for Search Engine Optimization. Big Data and Cognitive Computing, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 5, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://www.mdpi.com/2504-2289/4/2/5/htm...
) exploram a aplicação de técnicas de análise de Big Data no contexto de SEO. A relação entre a encontrabilidade da informação é estabelecida através do uso de análises de Big Data para melhorar a eficácia das estratégias de SEO, o que, por sua vez, pode aumentar a encontrabilidade da informação em ambientes digitais. Os resultados do estudo destacam que no contexto do SEO, a análise de Big Data pode ser usada para identificar padrões e tendências nos dados de tráfego do site, comportamento do usuário, interações nas redes sociais e outros indicadores relevantes. Essas informações podem ser usadas para informar e ajustar as estratégias de SEO, a fim de melhorar a encontrabilidade da informação.

Camossi et al. (2022CAMOSSI, G.; TEIXEIRA, H. D.; RODAS, C. M.; ALVES, R. C. V. Técnicas de Search Engine Optimization ( SEO ) aplicado para o Comércio Eletrônico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/198438. Acesso em: 26 jan. 2023.
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19...
), discutem a importância do SEO no contexto do comércio eletrônico. O objetivo do estudo é analisar e apresentar técnicas de SEO que podem ser aplicadas para otimizar a visibilidade e o desempenho de sites de comércio eletrônico nos resultados de busca. A pesquisa aborda os principais elementos do SEO, como palavras-chave, otimização de conteúdo, estrutura de URL, metadados, link building e usabilidade do site. Os autores exploram como esses elementos podem ser utilizados de forma estratégica para melhorar o ranking nos motores de busca, atrair mais tráfego qualificado para os sites de comércio eletrônico e como as técnicas de SEO podem ser aplicadas para melhorar a encontrabilidade da informação.

Finalmente, com base nas discussões apresentadas, apresentamos o Quadro 4, que visa sistematizar as relações entre as técnicas de SEO e os atributos da Encontrabilidade da Informação na web. O objetivo é fornecer uma visão geral das principais técnicas de SEO utilizadas atualmente, bem como das formas como elas contribuem para aprimorar diversos aspectos da Encontrabilidade da Informação, tais como a acessibilidade, a usabilidade, a descoberta de informação, o wayfinding, as taxonomias navegacionais, entre outros. Dessa forma, o Quadro 4 proporciona uma compreensão mais clara dos impactos das técnicas de SEO na Encontrabilidade da Informação. Tal compreensão é fundamental para contribuir com a otimização da navegação dos usuários e a melhoria da experiência na busca por informações online. Com essa sistematização, é possível visualizar de forma clara as relações entre as técnicas de SEO e os atributos da Encontrabilidade da Informação, permitindo uma abordagem mais abrangente e integrada na implementação dessas técnicas para aprimorar a visibilidade e a acessibilidade do conteúdo na web.

Quadro 4
Relação dos Atributos da Encontrabilidade da Informação e as técnicas de Search Engine Optimization

O Quadro 4 relaciona as técnicas de SEO com os AEI, tendo como objetivo mostrar como essas técnicas podem contribuir para melhorar a experiência do usuário e a visibilidade do conteúdo na web.

Os Atributos da Encontrabilidade da Informação da informação incluem a mediação dos profissionais da informação, a acessibilidade e usabilidade, a descoberta de informação, o wayfinding, as affordances, a mediação dos informáticos, os metadados, as folksonomias, os instrumentos de controle terminológicos e as taxonomias navegacionais. Cada uma dessas características é importante para garantir que o conteúdo seja encontrado e compreendido pelos usuários de forma eficiente.

As técnicas de SEO, por sua vez, são estratégias e práticas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o tráfego orgânico do site. Essas técnicas incluem a otimização de palavras-chave, o link building, a otimização de conteúdo, a otimização técnica, entre outras. O Quadro 5 focaliza no cotejamento e desdobramentos das técnicas de SEO com os atributos da Encontrabilidiade da Informação.

Quadro 5
Cotejamento dos Atributos da Encontrabilidade da Informação com as técnicas de SEO.

O Quadro 5 apresenta uma síntese das técnicas de SEO e como elas se relacionam com os atributos da Encontrabilidade da Informação, evidenciando as possibilidades de otimização da visibilidade e do acesso às informações online. A comparação entre as técnicas de SEO e os atributos da Encontrabilidade da Informação permite visualizar as conexões entre esses elementos e como eles se complementam para aperfeiçoar a eficiência dos sistemas de informação na web.

Através da análise do Quadro 5, é possível compreender que as técnicas de SEO são ferramentas cruciais para aprimorar a Encontrabilidade da Informação na web, pois contribuem para o desenvolvimento de estratégias de indexação, organização e recuperação de dados, bem como a melhoria da experiência do usuário na navegação online. Cada técnica de SEO apresentada no Quadro 4 está diretamente relacionada com pelo menos um dos atributos da Encontrabilidade da Informação, mostrando como o uso combinado dessas técnicas pode otimizar a visibilidade e a acessibilidade das informações online.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio de aprofundamento teórico, observação de bases de dados e análise de estudos selecionados, algumas reflexões sobre os atributos da EI e as técnicas e tecnologias de SEO podem ser feitas.

O desenvolvimento da fundamentação teórica, com base na revisão da literatura e análise dos resultados, permitiu retomar o objetivo de revelar a contribuição das técnicas de SEO para a EI, em ambientes informacionais digitais, através de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, com a finalidade de analisar as contribuições e recomendações.

Nesse sentido, compreende-se que as técnicas de SEO podem ser vistas como uma ferramenta valiosa para aumentar a EI na web. Ao cotejar as técnicas de SEO com os atributos da EI (Quadro 5), é possível perceber que ambas têm como objetivo facilitar o acesso do usuário à informação desejada. Enquanto os atributos da EI enfocam a organização, categorização e acesso à informação, as técnicas de SEO buscam melhorar a visibilidade do conteúdo na web, permitindo que o usuário o encontre facilmente.

É fundamental ressaltar que as técnicas de SEO não devem ser utilizadas somente com o objetivo de melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de busca, mas sim como uma maneira de atender às necessidades dos usuários. Nesse sentido, a mobilidade e a intencionalidade são aspectos que devem ser levados em conta na aplicação dessas técnicas. A otimização dos sites para dispositivos móveis, por exemplo, é crucial para garantir que os usuários possam acessá-lo em qualquer lugar e a qualquer momento. Já a criação de conteúdo relevante e direcionado aos interesses dos usuários pode aumentar a atratividade dos sites e torná-lo mais útil e valioso para eles. Ao adotar essas estratégias de maneira eficiente, é possível melhorar significativamente a acessibilidade e a usabilidade do site, permitindo que ele seja encontrado e utilizado de maneira mais efetiva.

Em suma, ao aplicar corretamente as técnicas de SEO em conjunto com os atributos da Encontrabilidade da Informação, é possível não só melhorar a EI em ambientes digitais, mas também aumentar a relevância e a autoridade no ambiente online. Isso se deve ao fato de que os mecanismos de busca levam em consideração diversos fatores para classificar e ranquear nos resultados de pesquisa, como a qualidade do conteúdo, a quantidade de backlinks relevantes e a experiência do usuário. Desse modo, é possível construir uma presença online mais forte e eficiente.

Por fim, é importante destacar que a EI e as técnicas de SEO são áreas em constante evolução e adaptação. À medida que os usuários e as tecnologias mudam, novas necessidades e soluções surgem, exigindo uma abordagem contínua de monitoramento, avaliação e ajustes. Portanto, é fundamental manter-se atualizado com as melhores práticas e tendências em ambas as áreas, a fim de garantir que os ambientes informacionais digitais estejam sempre atendendo às necessidades dos usuários e se destacando no cenário online.

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  • PUBLISHER

    Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Publicação no Portal de Periódicos UFSC. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da universidade.

Editado por

EDITORES

Edgar Bisset Alvarez, Ana Clara Cândido, Patrícia Neubert, Genilson Geraldo, Mayara Madeira Trevisol, Jônatas Edison da Silva, Camila Letícia Melo Furtado e Beatriz Tarré Alonso.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Out 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    14 Mar 2023
  • Aceito
    06 Jun 2023
  • Publicado
    28 Jun 2023
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