Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Caros leitores,

É com grande satisfação que, em nome do grupo de editores da RC&F, apresento a Edição 73 da Revista Contabilidade & Finanças, disponibilizada em nosso site.

O Editorial foi desenvolvido por Frank G.H. Hartman sob o título Pesquisa contábil: entre a ciência natural e prática. O autor questiona o distanciamento da pesquisa contábil daqueles que deveriam usar os conhecimentos gerados. Identifica um problema claro no direcionamento das pesquisas, que buscam maior proximidade com as academias de outras áreas, mas gera um enorme distanciamento da própria contabilidade. O tema tem sido discutido e o editorial acrescenta elementos para uma reflexão que deve ser prática no sentido de identificar oportunidades de mudanças.

Além do editorial, oito artigos originais das diferentes linhas de pesquisa da Revista completam a edição, sendo:

Wilton Bernardino da Silva, Silvana Karina de Melo Travassos e Jose Isidio de Freitas Costa são os autores do artigo denominado Utilização da Lei de Newcomb-Benford como Método Identificador de Desvios em Ambientes de Auditoria Contínua: Uma Proposta de Identificação de Desvios no Tempo. Tratam a Lei Newcomb-Benford como um mecanismo facilitador às atividades de auditoria em ambientes de auditoria contínua, sendo que a pesquisa volta-se para o ambiente público de dois Estados brasileiros.

A pesquisa Cotas Sociais, Ações Afirmativas e Evasão na Área de Negócios: Análise Empírica em uma Universidade Federal Brasileira, de autoria de Larissa Couto Campos, Thalyson Renan Bitencourt Machado, Gilberto José Miranda e Patrícia de Souza Costa, propõe-se a analisar se a adoção de ações afirmativas afeta as taxas de evasão de discentes de Ciências Contábeis e demais cursos da área de Negócios.

Não deu certo por quê? Uma aplicação empírica da extensão do modelo de Burns e Scapens no âmbito da implementação de um departamento de controladoria, de autoria de Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Neusa Sawczuk von Eggert, é um artigo que, sob a perspectiva da teoria institucional, analisa a implementação da área de controladoria em uma empresa.

Por meio de análise de estilo, a exposição a diferentes fatores de mercado em duas modalidades de fundos de investimento foi pesquisada no artigo denominado Exposição a fatores de mercado de fundos de investimentos no Brasil. Com essa análise, pode-se inferir diferenças entre as alocações e a composição das carteiras, construindo um panorama sobre a sensibilidade dos retornos dos fundos aos fatores de mercado abordados no estudo. É disso que trata o artigo cujos autores são Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri e Rodrigo Fernandes Malaquias.

Maíra Melo de Souza e José Alonso Borba são os autores do artigo denominado Value relevance do nível de disclosure das combinações de negócios e do goodwill reconhecido nas companhias de capital aberto brasileiras. Uma das conclusões da pesquisa é que o nível de disclosure das combinações de negócios é positivamente e significativamente relacionado ao preço das ações das companhias analisadas.

Regressão Logística Geograficamente Ponderada aplicada a modelos de credit scoring, artigo de autoria de Pedro Henrique Melo Albuquerque, Fabio Augusto Scalet Medina e Alan Ricardo da Silva, verifica se os fatores que influenciam o risco de crédito diferem de acordo com a localização geográfica do tomador e compara o conjunto de modelos estimados via GWLR frente ao modelo global estimado via Regressão Logística, em termos de capacidade de previsão e perdas financeiras para a instituição. Além disso, analisa a viabilidade da utilização da técnica GWLR para desenvolver modelos de credit scoring.

O artigo denominado Heterogeneidade na qualidade do lucro contábil entre diferentes classes de empresas com a adoção de IFRS: evidências do Brasil é de autoria de Roberto Black e Sílvio Hiroshi Nakao. Os resultados encontrados indicam que um determinado conjunto de empresas passou a exibir conservadorismo condicional, value relevance do lucro contábil e menor gerenciamento de resultados após a adoção do IFRS. Por outro lado, esses resultados não foram encontrados para duas outras classes de empresas.

César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, Edgard Cornacchione, Armando Freitas da Rocha e Fábio Theoto Rocha são os autores do artigo denominado Mapeamento cognitivo cerebral de auditores e contadores em julgamentos de continuidade operacional. O artigo, por meio de um experimento, compara reações de contadores e auditores e indica que elas não são basicamente diferentes.

Em nome de todos os editores desejo muito proveito na leitura, inspirando pesquisas e aulas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2017
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br