Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

O conteúdo do Cadernos EBAPE.BR que ora apresentamos não acompanha a série de números publicados nos últimos dois anos. A partir de 2013, assumimos a tarefa de ampliar o número de edições que abordassem temas específicos, contando com a participação de coeditores convidados com vistas à particularidade de cada temática. Apesar disso, mantivemos a edição dos números regulares, isto é, as edições que atendem à demanda contínua, como é típico entre os periódicos acadêmicos. Eis o caso deste número 3 de 2014.

Apesar de ser uma edição que atende à demanda usual, isto é, reunir artigos submetidos sem vínculo a temas específicos, este número 3 de 2014 também se reveste de uma marca distintiva, na medida em que seus artigos demonstram a qualidade de nossa academia em relação à projeção teórica de seu saber. E, por falar em academia, seu primeiro artigo é Revisitando a controvérsia sobre a transmissibilidade intercultural do conhecimento administrativo, de autoria do professor Paulo Roberto Motta, presidente da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA).

Os demais artigos, na ordem que seguem abaixo, demonstram que o potencial do nosso fazer universitário estimula, notadamente aqueles recém-chegados, ao convívio acadêmico tanto quanto possível, sem se submeter-se à síndrome frasista:

• Ética e coprodução de serviços públicos: uma fundamentação a partir de Habermas

Clenia De Mattia; Marcello B. Zappellini

• Concepções de uma estética materialista para uma arte transformadora: a superação do caráter abstrato na particularidade do trabalho artístico

Wescley Silva Xavier; Alexandre de Pádua Carrieri

• A agenda do professor-pesquisador em Administração: uma análise baseada na sociologia da ciência

Danilo Melo; Maurício Serva

• El Conflicto Organizacional de la Educacion del Management Brasileño bajo la Visión del habitus "Bourderiano"

Cristian Eugenio Orellana Pino

• Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações

Yára Lucia Mazziotti Bulgacov; Denise de Camargo; Liliane Canopf; Raquel Dorigan de Matos; Fabíola Bevervanço Zdepski

• Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam

Olgierd Swiatkiewicz

• Relações de gênero e estética organizacional: sugestões para estudos sobre relações, cultura e desempenho

Kenny Basso; Jandir Pauli; Verônica Paludo Bres

• A Condição Paradoxal da Administração de Recursos Humanos: Entre a Racionalidade Instrumental e a Racionalidade Substantiva

Henrique Muzzio

• Vivências depressivas e relações de trabalho: uma análise sob a ótica da Psicodinâmica do Trabalho e da Sociologia Clínica

Antonio Roziano Ponte Linhares; Marcus Vinicius Soares Siqueira

Busca-se desenvolver estudos que contribuam com discussões que promovam a leitura interdisciplinar dos fenômenos administrativos e/ou organizacionais, segundo as necessidades apontadas pela totalidade, ou seja, pela sociedade.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar aos leitores que ainda não submeteram seus manuscritos à apreciação, deste ou de outros periódicos, que o façam não para atender às exigências relativas à sua pontuação, à sua produtividade, mais, sim, priorizando sua contribuição a um pensar administrativo coetâneo com as demandas da sociedade.

Boa leitura !

Fernando G. Tenório

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br