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A qualidade percebida em programas municipais de actividade física para idosos: validação estatística para Portugal

The perceived quality of physical activity programs for elderly: statistical validation for Portugal

Resumos

O envelhecimento demográfico alastra em todo o mundo particularmente na Europa. O INE de Portugal (2002) confirma essa tendência neste país onde as autarquias locais têm um papel político e cultural fundamental na promoção da qualidade de vida aos seus cidadãos. Este estudo descreve o processo de validação de um instrumento fiável, simples e adequado para avaliar a qualidade percebida que os idosos fazem dos programas de actividade física autárquicos nas principais capitais de distrito em Portugal. Para além de uma sistematização de literatura sobre questionários de avaliação da qualidade de serviços, apresenta-se detalhadamente o procedimento estatístico que permitiu classificar o poder explicativo das diversas dimensões de qualidade estudadas. O tratamento de um inquérito aplicado a uma amostra de 210 idosos (0,5% da população portuguesa) permite demonstrar que são considerados fortes os factores relativos às dimensões "Variedade" e "Recursos Humanos" e fracos os relacionados com a dimensão "Aspectos Gerais".

Actividade Física; Qualidade Percebida; Instrumento; Idoso; Serviços


Ageing is an increasing phenomenon all over the world, especially in Europe. The Portuguese INE (2002) confirms this trend for Portugal where local authorities play a crucial political and cultural role in promoting the quality of life of their citizens. In this paper we describe the validation process of a reliable and simple instrument fitted to assess the perceived quality of elderly people about the physical activity programs across the district municipalities. Besides a systematic literature review on inquiring services' quality we present the statistical procedure that allowed us to classify the explanation power of several quality dimensions. The results came out from a questionnaire applied to a sample of 210 elderly (0.5% of the Portuguese population) and demonstrate that the factors related to the "Variety" and "Human Resources" dimensions are strong and those related to "General Aspects" dimension are weak.

Physical Activity; Perceived Quality; Instrument; Elderly; Services


ARTIGO ORIGINAL

A qualidade percebida em programas municipais de actividade física para idosos: validação estatística para Portugal

The perceived quality of physical activity programs for elderly: statistical validation for Portugal

Isilda Barata DiasI; Pedro Guedes CarvalhoII

ICentro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, Vila Real, Portugal e Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, Paredes, Portugal

IIUniversidade Beira Interior, Covilhã, Portugal

Endereço Endereço: Isilda Dias R. Teixeira de Vasconcelos, 29, 1º Esqº 4100 – 471 Porto Portugal e-mail: isildias@gmail.com

RESUMO

O envelhecimento demográfico alastra em todo o mundo particularmente na Europa. O INE de Portugal (2002) confirma essa tendência neste país onde as autarquias locais têm um papel político e cultural fundamental na promoção da qualidade de vida aos seus cidadãos. Este estudo descreve o processo de validação de um instrumento fiável, simples e adequado para avaliar a qualidade percebida que os idosos fazem dos programas de actividade física autárquicos nas principais capitais de distrito em Portugal. Para além de uma sistematização de literatura sobre questionários de avaliação da qualidade de serviços, apresenta-se detalhadamente o procedimento estatístico que permitiu classificar o poder explicativo das diversas dimensões de qualidade estudadas. O tratamento de um inquérito aplicado a uma amostra de 210 idosos (0,5% da população portuguesa) permite demonstrar que são considerados fortes os factores relativos às dimensões "Variedade" e "Recursos Humanos" e fracos os relacionados com a dimensão "Aspectos Gerais".

Palavras-chave: Actividade Física. Qualidade Percebida. Instrumento. Idoso. Serviços.

ABSTRACT

Ageing is an increasing phenomenon all over the world, especially in Europe. The Portuguese INE (2002) confirms this trend for Portugal where local authorities play a crucial political and cultural role in promoting the quality of life of their citizens. In this paper we describe the validation process of a reliable and simple instrument fitted to assess the perceived quality of elderly people about the physical activity programs across the district municipalities. Besides a systematic literature review on inquiring services' quality we present the statistical procedure that allowed us to classify the explanation power of several quality dimensions. The results came out from a questionnaire applied to a sample of 210 elderly (0.5% of the Portuguese population) and demonstrate that the factors related to the "Variety" and "Human Resources" dimensions are strong and those related to "General Aspects" dimension are weak.

Key Words: Physical Activity. Perceived Quality. Instrument. Elderly, Services.

Introdução

Cerca de 75% da população mundial envelhecida (mais de 1,1 mil milhões de indivíduos) viverá em 2050 nas regiões menos desenvolvidas do globo, razão mais que suficiente para que as Nações Unidas defendam a urgência de um Plano de Acção para enfrentar um previsível incremento de diversos problemas sociais (UN, 1997).

Sendo a forma de governo mais próxima das suas populações e porque têm desenvolvido o seu sentido de responsabilidade institucional, as autarquias locais1 1 Autarquias Locais são a forma administrativa portuguesa composta por Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia e Junta de Freguesia eleitas em cada sede de concelho ou município. Um distrito é composto por um conjunto de municípios, um dos quais é a capital. têm um papel fundamental junto das suas comunidades, no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus cidadãos (CONSTANTINO, 1999; GARCIA-NUNÉZ et al., 2004). Na última década, as autarquias portuguesas têm procurado definir estratégias para tornar mais activa a população envelhecida proporcionando-lhe, entre outras coisas, programas de actividade física.

Segundo o A.C.S.M (1998) mais da metade do declínio físico, psicológico e social está associado às condições fisiológicas resultantes do envelhecimento e da inactividade física. Assim, um dos grandes instrumentos para a promoção da saúde será a prática de actividade física regular (ASSUMPÇÃO, L.O. et al., 2002; TAKAHASHI, Paul Y. et al., 2004). A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) definiu como meta para a primeira década do século XXI, o envelhecimento activo, ou seja, um processo de optimização de oportunidades para a saúde, de participação e segurança, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante a fase de intensificação do envelhecimento.

Por outro lado, o estudo da qualidade e da satisfação do idoso em relação a serviços que lhe sejam oferecidos deve constituir um elemento integral da gestão eficaz dos serviços autárquicos. Será útil para quem gere encontrar no estudo da qualidade do serviço uma forma eficaz de entender e medir as avaliações do serviço que os utentes manifestem (MORALES SANCHÉZ, V., 2003). Interessa não só conhecer a atitude dos idosos/utentes dos serviços, mas também identificar com maior rigor as percepções dos potenciais utilizadores. Medir as avaliações que os sujeitos fazem de um serviço permite melhorar intervenções direccionadas e específicas e introduzir uma gestão eficaz, efectiva e eficiente, optimizando modelos de interacção no processo (ROMO PEREZ, 2003).

No âmbito deste trabalho, o termo qualidade assume-se como o processo sistemático de reconhecido rigor de informação quantitativa e/ou qualitativa, válida e significativa do processo e do produto. Deste modo, permite indicar e emitir estimativas operacionais, com a finalidade de tomar decisões para melhorar o sistema, ou seja, todo o processo de preparação do fornecimento do serviço (NOGUERA, 2007). Mais, para medir com elevado rigor científico, são de extrema importância as técnicas estatísticas escolhidas para a avaliação da qualidade. Na literatura apresentam-se diferentes perspectivas fundamentais para efectuar esta avaliação (PARASURAMAN et al., 1990; CHELADURAI e CHANG, 1999).

De acordo com a revisão de literatura que realizámos, avaliar a qualidade não é prática frequente adoptada pelos responsáveis institucionais e professores que operacionalizam este tipo de programas. Tão só esta razão justificaria o nosso empenho em desenhar e aplicar um instrumento que possa vir a ser adoptado na generalidade dos 308 municípios portugueses.

O objectivo central deste trabalho foi validar um questionário aplicado aos utentes de Programas Municipais de Actividade Física para Idosos (PMAFI) das capitais de distrito portuguesas, que nos permitisse avaliar como os utentes avaliavam a qualidade percebida dos mesmos. Sendo um questionário elaborado como adaptação de outros existentes aplicados noutros países, interessava também comparar eventuais diferenças de resultados.

Redesenhou-se e validou-se um instrumento de avaliação da qualidade percebida pelos utentes idosos de serviços em torno da actividade física oferecidos pelas Câmaras Municipais das capitais de distrito portuguesas, seguindo de perto uma metodologia aferida na vizinha Espanha.

O artigo foi escrito segundo a sequência convencional composto por uma breve Introdução, a revisão de literatura essencial sobre instrumentos de medição da qualidade de serviços, uma explicação dos métodos e procedimentos estatísticos utilizados e a apresentação dos principais resultados e sua discussão. O artigo encerra com uma breve conclusão e inferência sobre políticas desportivas locais e as referências bibliográficas utilizadas.

Revisão de literatura

Na literatura são apresentados instrumentos de medição que permitem medir com rigor a qualidade percebida segundo diferentes perspectivas:

A. O modelo de avaliação da diferença entre as expectativas e as percepções dos utentes (PARASURAMAN et al., 1990)

B. O modelo baseado na percepção resultante do desempenho na prestação dos serviços (CHELADURAI e CHANG, 1999; CRONIN e TAYLOR, 1994; HERNANDÉZ MENDO, A., e ANGUERA ARGILAGA, M. T., 2001; KIM e KIM, 1995; ROMO PERÉZ, 2003; THEODORAKIS et al., 1998).

O instrumento de medição mais popular e mais referenciado nos estudos deste âmbito segue uma escala – SERVQUAL – Service Quality que, de acordo com mede a discrepância entre as percepções que os actuais clientes têm sobre os resultados dos serviços e as expectativas que teriam sobre os resultados dos mesmos. Este tipo de escala é também conhecido por "gap model" que são da família dos modelos de desvios ou modelo do paradigma da desconfirmação (VARELA, et al., 2003).

A figura 1 permite ver que o aumento da qualidade está directamente relacionado com a redução dos referidos GAPS (PARASURAMAN A. et al., 1985).


As Dimensões da Análise da Qualidade são ainda um outro aspecto que a literatura aborda de forma constante. Pesquisas efectuadas nos anos oitenta permitiram a identificação de dez dimensões da qualidade do serviço, independentemente dos diferentes tipos. Nesta visão, e de acordo com estas dimensões, a qualidade do serviço percebido pelo utente deriva basicamente da diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido (Gap 5). É igualmente influenciado de forma directa por quatro factores: experiência anterior, necessidades pessoais, passa a palavra e comunicação externa. Estas dimensões foram posteriormente reduzidas a cinco: fiabilidade, responsabilidade, tangibilidade, garantia (resultante da correlação entre as dimensões competência, cortesia, credibilidade e segurança) e empatia (que do mesmo modo que a anterior foi resultado das dimensões acessibilidade, comunicação e compreensão do utente).

Mais recentemente, Gronroos (2004) reportou que a qualidade percebida pelo utente resulta da comparação entre a qualidade esperada – ou seja, suas expectativas a respeito da qualidade do serviço – e a qualidade experimentada – consequência da efectiva utilização do serviço. Por outro lado, a qualidade experimentada é constituída por duas dimensões básicas: uma funcional e outra técnica. A dimensão funcional deriva de aspectos comportamentais vinculados com o serviço oferecido, que pode ser definido como a relação interpessoal entre o utente e o funcionário de atendimento durante a prestação de um determinado serviço. Tal relação é fundamental, pois dela deriva grande parte das percepções utilizadas pelo utente para avaliar a qualidade do seu serviço. Tal relação envolve desde a cortesia, a atenção e o interesse demonstrado pelo mesmo. A dimensão técnica vincula-se à solução "técnica" encontrada pela organização para satisfazer o seu mercado. Esta solução, naturalmente, pode influenciar a relação utente – funcionário. Gronroos (2004) inclui o utente no seu conceito de serviço, pois utentes não compram bens ou serviços mas sim os benefícios que os bens e serviços lhes proporcionam; os utentes procuram soluções ou pacotes que possam usar de modo que sintam benefícios do serviço ou ganho de valor (GRONROOS e OJASALAKO, 2004).

A escala SERVQUAL apresenta o defeito inerente à sua própria lógica, pois um utente só considera que um serviço é de qualidade se a sua percepção do mesmo for igual ou superior às suas expectativas. Por outro lado, estatisticamente, a sua aplicação torna difícil estabelecer correlações entre as dimensões que foram seleccionadas. Relativamente ao modelo SERVQUAL, alertam ainda que este é um modelo de aplicação generalizada na avaliação da qualidade dos serviços, não sendo aplicável nos serviços de recreação. Apesar das inúmeras críticas, este instrumento tem servido de referência e constitui a base para a criação de outros instrumentos.

Torna-se pois necessário adequar a avaliação da qualidade de serviços em geral aos serviços englobados no ramo/sector de actividade da recreação. Surge assim uma outra escala o SERPERF ou SERVPERFORM (CRONIN e TAYLOR, 1994) que se apoia no paradigma da qualidade como atitude e orientação para os resultados, excluindo a análise das expectativas, ou seja, a qualidade deve medir-se somente pela percepção do desempenho dos serviços. Esta escala está organizada com vinte e dois itens e cinco dimensões.

Mackay e Crompton (1990)2 2 Cit Chelladurai e Chang (1999, p.12). alteraram o SERVQUAL com o objectivo de o tornar aplicável em serviços de recreação. Nasce assim o REQUAL, que escolhe apenas quatro das cinco dimensões anteriores, uma vez que eram as dimensões valorizadas que se aplicam aos serviços de recreação (fiabilidade, segurança, responsabilidade e tangibilidade).

Já no âmbito do desporto, que não é objecto da nossa análise, foi ainda desenvolvido um instrumento designado por TEAMQUAL (MACDONALD et al., 1995), tendo como objectivo avaliar a qualidade do serviço em equipas desportivas profissionais. Este instrumento enquadra 39 itens e as cinco dimensões identificadas no SERVQUAL.

O QUESC (Quality Excellence of Sports) é um outro instrumento de grande referência ao nível da qualidade dos serviços desportivos aplicado na Coreia do Sul (KIM e KIM, 1995) designado Centres. Este instrumento perspectiva identificar os serviços que os utentes desejam, permitindo definir áreas específicas que requerem uma maior atenção dos gestores. Inicialmente, este instrumento era constituído por quarenta e cinco questões, numa escala de Likert. Em suma, este instrumento baseia-se na avaliação que os utentes fazem das doze dimensões da qualidade proposta pelos autores, que incluem a atitude do pessoal, confiança, ambiente, programação oferecida, informação disponível, considerações pessoais, preço, privilégio, de fácil memória, conveniência, estimulação e oportunidade social. Posteriormente veio a concluiu-se que a dimensão oportunidade pessoal não deveria ser incluída como critério para aceder a qualidade dos serviços, reduzindo-se para 33 o número de questões. Esse instrumento passou a designar-se por SPORTSERV (THEODORAKIS et al., 1998).

No âmbito da aplicação da qualidade dos serviços em Centros de Fitness, são Chang e Cheladurai (1997) que designam por SAFS (Escala de Atributos de Fitness) o instrumento constituído por cinco dimensões: serviços profissionais, serviços para clientes, serviços periféricos, instalações e equipamento, instalações e equipamentos e serviços secundários.

Em 1998 Chang desenvolveu o SQFS (Scale of Quality in Fitness Services), instrumento que teve como meta avaliar os serviços em Centros de Fitness mas partindo da avaliação da qualidade percebida pelos utentes. Avaliava ainda a sua satisfação e fidelização com base em itens da escala SERVQUAL e QUESC. Este instrumento já foi validado em Portugal com a designação de SQFS (FERREIRA, 2001). O SQFS é constituído por três escalas (avaliar a percepção, a satisfação e a fidelização) e contém nove dimensões de análise da qualidade.

Chelladurai e Chang (1999) fazem referência também ao RECQUAL de Mackay e Crompton (1999), considerando-o como uma modificação do SERVQUAL, apresentado com quatro dimensões (segurança, fiabilidade, tangibilidade e capacidade de resposta) e vinte e cinco itens, que tem como objectivo ser aplicado no contexto dos serviços (públicos) de recreação e lazer. Os autores consideram que o tipo de ajustamentos feito resulta da evidente diferença entre serviços privados cujos objectivos se resumem à obtenção de lucros e os serviços públicos que se inserem no âmbito de medidas de política geral de saúde e de luta contra o envelhecimento desqualificado.

Os australianos Howat et al (1996) conceberam o CERM CSQ para avaliar a qualidade do serviço em centros desportivos e de recreação, constituído por quatro dimensões (serviços centrais, qualidade do pessoal, vantagens gerais e serviços secundários).

A década de noventa foi frutuosa em trabalhos de investigação na procura de um modelo de avaliação da qualidade percebida e nível de satisfação com o serviço pelo utente. Esta avaliação passa a ser um elemento integral de uma gestão eficaz das empresas de serviços desportivos como um dos principais objectivos integrados na filosofia organizacional (MORALES SANCHÉZ, 2003 e MINTEZBERG, H., 1995).

Regra geral, à medida que os países se vão desenvolvendo, os gestores das instituições públicas vão-se apercebendo que é necessário conhecer os aspectos positivos e negativos dos serviços que gerem. Estudos como os de Hernandéz Mendo & Anguera Argilaga (2001) consideram que os programas de actividade física municipais são verdadeiros programas de intervenção social. O modelo ICPAF de Hernandéz Mendo (2001) é uma adaptação do modelo SERVQUAL aos serviços desportivos para identificar e avaliar as principais dimensões relativas à qualidade total dos serviços desportivos municipais (MORALES SANCHÉZ, 2003). Este instrumento avalia os aspectos mais importantes de um programa de actividade física, de forma independente, apresentando quatro dimensões (relativa ao "Professor", às "Instalações", às "Actividades", ao "Pessoal e Informação") com 52 itens.

Mas foi em Espanha que Romo Peréz (2003) apresentou um instrumento de medição para avaliar a qualidade percebida dos programas municipais de actividade física para idosos, permitindo simultaneamente diagnosticar periodicamente a sua qualidade e fornecer informações aos gestores desses programas. Trata-se de um modelo composto por cinco dimensões ("Aspectos Gerais", "Instalações", "Equipamento e Materiais", "Professor" e "Actividades" mas só com 26 itens (ROMO PERÉZ, 2003).

Resumindo, podermos sistematizar esta informação no Quadro 1 onde se referem os modelos de avaliação da qualidade de um serviço, os autores responsáveis e o tipo de serviços a que se destinaram


Em Portugal, a revisão de literatura permitiu-nos observar que a qualidade percebida pelos idosos não foi efectivamente contemplada pelos responsáveis (gestores e professores) dos PMAFI.

A intenção deste trabalho foi a de propor um questionário que medisse a Componente Latente (Qualidade Percebida) através de "Dimensões" e "Aspectos/Itens" que contemplassem e realçassem os aspectos basilares da cultura portuguesa, como por exemplo, o tipo, localização, limpeza e higiene das instalações, passando pelos atributos dos recursos humanos, a adequação e variedade das actividades propostas.

Material e Métodos

Amostragem

O universo dos programas municipais que investigamos foi constituído pelos municípios das vinte (20) capitais de distrito de Portugal.

A estrutura administrativa em Portugal (NUT I) é constituída por 7 regiões Plano NUT II (Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Madeira e Açores) e ainda por 28 associações de municípios (NUT III) e 308 municípios (também designados concelhos, administrados por câmaras municipais). Trata-se de uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa. A capital de distrito é normalmente a cidade com maior número de habitantes onde se concentra a maioria dos principais serviços públicos dessa estrutura administrativa (hospitais, escolas públicas, organizações governamentais de maior importância, etc.).

O nosso trabalho consistiu na elaboração de um questionário para Portugal que designámos por QUESPMAFI (Questionário aos Programas Municipais de Actividade Física para Idosos) para ser aplicado. Somente 4 das 20 capitais de distrito não responderam (Setúbal, Santarém, Castelo-Branco e Funchal). Das 16 respostas (Aveiro; Braga, Bragança, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Porto, Viana, Vila Real, Viseu e Ponta Delgada, Guarda e Beja), Beja e Guarda informaram que não têm PMAFI. A nossa amostra representa, por isso, 80% das capitais de distrito, sendo que apenas 70% são objecto de estudo por terem PMAFI.

A amostra do estudo foi constituída por 210 idosos, 80 sujeitos do género masculino e 125 sujeitos do género feminino, com idades compreendidas entre 60 e os 82 anos (média = 67,5; desvio-padrão = 6,92). De realçar um maior predomínio da faixa etária entre os 65 e os 69 anos de idade e reformados. Por último, 84,8% da amostra encontrava-se em regime de aposentação.

A amostra representa 0,5% da população idosa portuguesa residente nas capitais de distrito supracitadas e é representativa em termos de género (Tabela 1):

Instrumentos

Optou-se pela selecção do mesmo modelo aplicado em Espanha por Romo Peréz (2003), uma vez que os objectivos eram similares aos do presente estudo. Fizemos uma alteração a esse questionário, anexando 2 itens "Vestiários e duches" e "Balneários e Cacifos suficientes, em bom estado seguros" uma vez que em Portugal o termo balneário engloba tudo o que faz parte do mesmo (vestiários, banhos, cacifos, ...). O item fica redigido da seguinte forma: "Considera os balneários com conforto: ambiente, temperatura, segurança e intimidade adequados".

Na tabela que se segue apresenta-se o que se entende por "Dimensão" e Item" (Tabela 2).

O referido questionário foi dividido em 5 dimensões e 25 itens, formados da seguinte forma:

Procedimentos Estatísticos

Para a análise estatística dos dados aplicamos as versões mais recentes dos programas Excel (Microsoft Office XP) e a versão 15.0 do SPSS (Statiscal Package for the Social Sciences). O índice de confiança estatístico considerado foi de 95% (p<0,05). O Questionário QUESPMAFI foi aplicado em dois momentos diferentes designados de momento 1 e 2, que correspondem à fase de teste e re-teste respectivamente, necessários para avaliar da fiabilidade e validade do mesmo. Os idosos responderam ao questionário, manifestando a valorização que lhes merecia cada um dos 25 elementos considerados, numa escala de Likert (sendo 1 - Discordo totalmente e 5 - Concordo totalmente). A aplicação do QUESPMAFI foi efectuada por uma equipa de entrevistadores totalmente alheios ao serviço autárquico municipal, tendo como único requisito serem Licenciados em Educação Física ou Desporto. A análise efectuada incidiu na fiabilidade e validade do instrumento QUESPMAFI seguindo-se estudos experimentais que julgámos pertinentes (HILL e HILL, 2002; MAIA et al. (1996). De acordo com estes autores os procedimentos utilizados respeitaram as normas internacionais, assim como a confidencialidade e anonimato dos sujeitos participantes no estudo.

Análise da fiabilidade

A fiabilidade do questionário medida através do cálculo da Estabilidade Temporal, ou seja, da associação de concordância ou de correlação entre os itens do questionário (momento 1 vs momento 2) com a medida de concordância, Kappa de Cohen e da Consistência Interna segundo α-Cronbach. A forma de avaliar a robustez do valor de alfa (α), que significa avaliar o poder da contribuição de cada um dos itens do questionário, foi realizada com o cálculo de α-Cronbach, eliminando os itens com valores superiores a 0,80 que nos indicavam que o item deveria ser mantido no questionário.

Análise da validade

Verificada a fiabilidade, a Validação do Questionário fez-se de acordo com a principal literatura seleccionada. Numa 1ª etapa (HILL E HILL, 2002) procuraram-se as componentes da variável latente (Qualidade Percebida) para cada dimensão, mencionando-se os itens importantes correlacionados os itens mais relevantes; comparam-se os itens do momento 1 com os itens do momento 2. Se os itens formavam uma amostra representativa dos itens descritos, então concluía-se que o questionário tem validade de conteúdo.

Numa 2ª etapa analisou-se a validade através de uma Análise Factorial Exploratória (AFE) (HILL e HILL, 1998; MAIA et al., 1996) para identificar a estrutura factorial do questionário e descrever os dados por agrupamento dos itens correlacionados entre si. Para o efeito utiliza-se o índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett que confirmam a possibilidade de realizar a factorização da matriz de correlações. Foram considerados os itens que apresentavam correlação superior a 0,40. Para a análise das componentes principais foram escolhidos os factores que obtiveram valores próprios (Initial eingenvalues) superiores a um. A extracção dos principais factores foi efectuada após rotação Varimax e verificado o critério de normalização de Kaiser (k < 30). A rotação Varimax permite obter uma estrutura factorial na qual apenas uma das variáveis originais pode estar fortemente associada com um único factor e pouco associada com os demais, isolando assim o efeito da variável principal.

As 5 dimensões do estudo definidas foram (1) Aspectos Gerais, (2) Instalações, (3) Equipamento e Material, (4) Recursos Humanos e (5) Actividades.

Na análise factorial foi usado o método da máxima verosimilhança (Maximum Likelihood) que permite conhecer quais as dimensões (factor) que contribuem para a variabilidade total. Aqui aplicou-se o Teste das Comunalidades que, quando apresenta valores elevados traduz uma variância bem "captada" pelos factores retidos. Quanto maior for o número de factores retidos, maiores serão os valores obtidos da estatística das comunalidades uma vez que se perde menos informação.

Para a normalidade das distribuições utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov (KS), com correcção de Lilliefors. Este Teste bilateral de independência permite analisar a distribuição de uma variável ordinal nas categorias de uma variável dicotómica. Quando KS <0,05, aplicamos o teste de simetria (skewness) e o achatamento (kurtosis), sendo que, quando os valores obtidos para a estatística estiverem compreendidos entre -2 e +2 podíamos concluir pela normalidade da distribuição.

Apresentação dos Resultados

Os testes de fiabilidade e a validação dos resultados foram efectuados para os dois momentos, tendo-se obtido os seguintes resultados:

Tabela 3

Para uma maior fiabilidade interna do questionário, seleccionaram-se os melhores valores obtidos em «Cronbach's Alpha if Item Deleted».

Os valores α-Cronbach que possibilitaram avaliar se todos os 25 itens do questionário PMAFI tinham importância similar, para o conjunto do questionário, permitiu aferir que os 25 itens eram importantes.

Tabela 4

Os valores de 0,947 (momento 1) e 0,948 (momento 2) são considerados excelentes. Por outro lado, se excluíssemos qualquer um dos itens, a robustez do questionário permanecia inalterável, pelo que se aceitou a inclusão dos 25 itens propostos.

Efectuou-se ainda o teste de "comunalidades" para todos os itens para analisar se a existência ou não de itens a serem retirados do QUESPMAFI para que a validade do mesmo se concretizasse (Tabela 6):

No momento 1, quatro factores possuem valor próprio superior a 1, o que no seu conjunto explicam quase 70% da variância total. No momento 2 (Tabela 8), três factores apenas explicam 65,77% da variância. Interessava agora saber qual destes factores tem mais peso na variância total pelo que a seguir se mostram os valores obtidos para os factores que participam na explicação da variância nos momentos 1 e 2.

No teste de comunalidades realizado para todas as dimensões para saber se algumas delas deveriam ser retiradas do QUESPMAFI, observa-se que, a "Dimensão_Geral" poderia ter sido excluída do questionário dado que o valor estatístico para essa dimensão é inferior a 0,40. Contudo, estatisticamente, quando o questionário não sofre alterações após a análise factorial, isso significa que pode optar-se por manter essa dimensão. Eventualmente optámos por ter uma abordagem pedagógica para a sua manutenção.

A tabela 11 mostra os factores após rotação nos momentos 1 vs 2. Em tons cinza estão as variáveis mais associadas com cada um dos factores. Como se sabe a rotação Varimax permite ver uma estrutura factorial na qual apenas uma das variáveis originais estão fortemente associadas com um único factor. Na Tabela 11 estão assinaladas as mais fortes correlações.

No teste de comunalidades realizado para todas as dimensões para saber se algumas delas deveriam ser retiradas do QUESPMAFI, observa-se que, a "Dimensão_Geral" poderia ter sido excluída do questionário dado que o valor estatístico para essa dimensão é inferior a 0,40. Contudo, estatisticamente, quando o questionário não sofre alterações após a análise factorial, isso significa que pode optar-se por manter essa dimensão. Eventualmente optámos por ter uma abordagem pedagógica para a sua manutenção.

Como focamos anteriormente, o método da máxima verosimilhança permite saber quais as dimensões (factor) que contribuem para a variabilidade total, tal como são apresentados na tabela 13:

Nestas duas tabelas estão apresentadas as cargas factoriais cujos factores apresentaram valores superiores a 1,0. A cor cinza apresenta as dimensões que compõem cada um dos factores (mais associados a cada um dos factores). Note-se que os factores 2, 3, 4, e 5 não têm predominância mas participaram na explicação da variância total. As que se configuram mais fortes são as saturações com valores superiores a 0,40.

Realizada a Rotação Varimax com critério de normalização de Kaiser, são ilustradas na Tabela seguinte as dimensões associadas a cada factor:

Discussão dos Resultados

O objectivo central deste trabalho era aplicar um questionário aos utentes de Programas Municipais de Actividade Física para Idosos (PMAFI) das capitais de distrito portuguesas avaliando da sua validade e fiabilidade. Sendo um questionário elaborado como adaptação de outros existentes aplicados noutros países, interessava também comparar eventuais diferenças de resultados. Os resultados obtidos mostraram que existe uma significância estatística que permite considerar que o objectivo foi plenamente alcançado.

A gestão baseada na qualidade assume a satisfação dos utentes como o eixo principal de processo de melhoria; adoptar uma cultura baseada na melhoria contínua para atingir a excelência deve ser uma aposta dos municípios que querem diferenciar-se.

Vários estudos realizados nos Estados Unidos, país onde a actividade física ocupa um lugar de destaque na sua população, demonstraram que o estilo de vida activo proporciona uma maior autonomia do idoso, reduzindo os gastos gerais em saúde (ÕNA SICILIA, 2007; ROMO PERÉZ et al., 2004).

Constatou-se que os PMAFI são de razoável qualidade na medida em que, de uma forma geral, os idosos que neles participam revelam uma grande satisfação em participar nos mesmos; a esmagadora maioria das respostas recai nos valores 4 e 5 da escala de Likert. Acresce que todos os participantes recomendam a participação a outros idosos, colegas e amigos e todos afirmam que vão continuar no mesmo, no próximo ano. Já não relevamos tanto o facto de os utentes declararem estar totalmente de acordo com o programa pois isso pode depender mais do seu desconhecimento sobre alternativas de Programa do que das qualidades intrínsecas destes PMAFI.

Estes resultados confirmam uma das premissas de Fernandes (2000), Vieira (2000) e Romo Pérez (2003), quando definem como princípios básicos para um programa de qualidade o facto de o mesmo satisfazer e até mesmo superar as expectativas do utente. Romo Pèrez (2003) afirma ainda que a qualidade é determinada pelo utente, devendo esta ideia ser usada no próprio interesse da instituição. Que interpretação se pode fazer dos resultados obtidos?

Diversos investigadores distinguem entre qualidade e satisfação; argumentam que a qualidade é mais uma atitude duradoura e satisfação seria uma avaliação transitória de um serviço específico, que é afectada por diversos factores afectivos e emocionais (VARELA et al., 2003). Assim sendo, podemos dizer que no momento e para o corrente período em que existe o PMAFI, a satisfação dos idosos com o seu funcionamento é elevada, logo a qualidade também pode ser considerada elevada.

As dimensões mais relevantes aqui apresentadas foram a Dimensão 5 (Actividades) e a Dimensão 4 (Recursos Humanos). Os idosos que participaram no estudo focam como pontos fortes dos programas os aspectos relativos à adequação das actividades e à sua natureza lúdica e recreativa. Consideram-nas como excelentes benefícios para a sua autonomia e bem-estar geral, assim como relevam importante o facto de as actividades serem diversificadas e não maçadoras. A relação com os professores parece ser excelente, pois são referidos sobremaneira a sua formação, o trato, a empatia, o tempo disponível dos professores e o rácio adequado professor/aluno. Relativamente à variedade das actividades e aos itens que estão inerentes nesta dimensão, este estudo vem confirmar a premissa anterior, e alerta os agentes envolvidos de que os idosos que participam no PMAFI consideraram-na como uma das dimensões mais fortes, e que provavelmente existem dimensões ainda menos fortes do que se poderia pensar.

A Dimensão 1 (Aspectos Gerais) foi considerada a dimensão mais fraca e a que apresenta itens com carga menos positivos, entre os quais se destacam a localização das instalações, a diversidade de horários, sessões semanais e duração anual dos programas, e ainda a organização das actividades e facilidades de inscrição. Pode concluir-se que os gestores e políticos das capitais de distrito portugueses devem analisar com rigor os itens desta dimensão, pois os resultados obtidos sugerem que os idosos a indicam como a dimensão mais fraca e com forte potencial de ser melhorada.

Questões como a das acessibilidades às instalações desportivas (acessibilidades, transportes, localização, ....), os horários, o tempo das sessões e a duração anual do programa poderão não ser suficientes para suprir as necessidades e motivações dos idosos que participam e dos que poderão vir a participar. Será que a organização das actividades, na sua globalidade, e o tempo de espera para que os idosos integrem o programa não são os mais adequados? Porquê? Mas os instrumentos que criamos poderão ser uma ferramenta adequada para poder dar respostas a este nível, uma vez que será possível, com a sua monitorização regular, ir captando os níveis de sugestões e adoptar eventuais sugestões que melhoram o serviço prestado e permita inovar estratégias. Foi sem dúvida a dimensão 5 (Actividades) aquela que apresentou mais diferenças significativas.

A Dimensão 3 foi a que apresentou menos diferenças estatisticamente significativas (Equipamentos e Material), ou seja, menor importância dada ao número de alunos por aula e por professor, ao material por escalão etário, assim como à capacidade de manusear o mesmo.

Temos no fundo duas visões. Uma que avalia as questões ditas materiais, Dimensão 3 - material e equipamento, vivenciado no momento e, outra, relativa à vivência das actividades, Dimensão 5 - alegria, variedade das actividade e benefícios que podem trazer no quotidiano (melhoria da autonomia) ou até a longo prazo (os benefícios e bem-estar geral). Nas restantes dimensões o valor médio não varia significativamente.

Estamos cientes que há um longo caminho a percorrer neste tipo de investigação e, embora este seja um estudo pioneiro no nosso país, apresenta algumas limitações que novos estudos ajudarão a colmatar, compreendendo-se as verdadeiras necessidades dos idosos, permitindo melhorar o instrumento de avaliação, desde a inclusão de outros elementos, a diferentes formatos de resposta, alteração dos momentos de aplicação (1º e 2º momentos), estabelecimento de critérios mais específicos para cada dimensão, de forma a ser uma avaliação mais objectiva, operativa, rigorosa, precisa e relevante. Futuras questões que deixamos em aberto:

  • Será que há diferenciação da qualidade percebida pelos idosos dos programas que se inserem em autarquias predominantemente rurais e urbanos? E quais as razões?

  • Será que há diferenciação da qualidade percebida pelos idosos dos programas que se inserem em autarquias que se encontram no Norte, Centro, Sul, Interior e Litoral do país? Porquê?

Conclusões

Concluímos que o instrumento de avaliação da qualidade percebida – QUESPMAFI - apresenta uma escala adequada de elevada fiabilidade e validade de "constructo" e ficamos a saber que a maioria das capitais de distrito portuguesas possui um Programa desportivo para idosos.

Os gestores consideram que os objectivos destes devem ter como preocupação a "Melhoria a Qualidade de Vida" e "Promover a prática de actividade física", o que coincide com as razões que levam os idosos à prática da actividade física: "Melhorar a Saúde" e "Manter-se em forma". Não se apresentam diferenças estatisticamente significativas, relativamente ao estado civil, ao género, à formação escolar, às situações de reforma e ao estado civil e que a maioria dos participantes é do sexo feminino.

A frequência, duração e período de realização das sessões são as recomendadas pelos peritos na matéria. Os professores dos PMAFI têm formação académica de ensino superior na área da Educação Física ou Desporto e os programas apresentam uma qualidade percebida elevada.

A maior participação dos idosos nestes processos de avaliação poderia ser melhorada se à entrada de cada Instalação, fossem colocadas 5 caixas de recolha de sugestões, correspondente a uma das dimensões: Aspectos Gerais, Instalações, Material e Equipamento, Recursos Humanos e Actividades.

Fazer uma avaliação deste serviço permite-nos:

- Realizar um diagnóstico que identifica os elementos a melhorar em relação às dimensões consideradas mais e menos fortes da nossa amostra;

- Obter um feedback sobre qualquer alteração de gestão que se faça ao serviço, visando a confiança e fidelização;

- Constatar que as dimensões consideradas mais fortes e mais fracas são as mesmas que as em Portugal e Espanha, o que nos leva a concluir que apesar das características demográficas entre Portugal e Espanha serem muito diferentes, existem algumas similaridades.

Por fim, e também como ponto crucial desta investigação, esperamos conseguir direccionar para a promoção de uma cultura avaliativa concreta, dos programas desportivos municipais de actividade física para os idosos, permitindo assim, uma melhor planificação, onde a avaliação está em adequada consonância com a implementação dos programas.

Assim, consideramos que a avaliação da qualidade percebida é uma parte essencial da gestão desportiva municipal, neste caso, para a implementação de programas para idosos.

Recebido em: 3 de abril de 2010.

Aceito em: 25 de outubro de 2010.

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    Isilda Dias
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  • 1
    Autarquias Locais são a forma administrativa portuguesa composta por Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia e Junta de Freguesia eleitas em cada sede de concelho ou município. Um distrito é composto por um conjunto de municípios, um dos quais é a capital.
  • 2
    Cit Chelladurai e Chang (1999, p.12).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Maio 2011
    • Data do Fascículo
      Mar 2011

    Histórico

    • Recebido
      03 Abr 2010
    • Aceito
      25 Out 2010
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