Acessibilidade / Reportar erro

O paradigma 'Jornalismo Digital em Base de Dados': modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos

The Paradigm of Database Journalism: narrative modes, formats and content visualization

Resumos

Neste artigo, retomamos formulações anteriores acerca do Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) para refletir sobre sua preponderância crescente, apontando extensões para o modelo no jornalismo contemporâneo. Uma das mais visíveis e sobre a qual nos centramos é o que se vem chamando Jornalismo Guiado por Dados, considerada aqui uma das vertentes do JDBD, pois está no escopo de abrangência do seu conceito. A partir do referencial teórico e do mapeamento de exemplos empíricos, inferimos que as novas extensões do JDBD materializam, principalmente, modos de narrar, de compor as peças informativas, de formatos variados para os conteúdos, bem como para apresentação das informações jornalísticas. Assim, é possível indicar a conformação de hipernarrativas ou narrativas interativas dinâmicas, de cariz complexo, também afinadas com o que se denomina estética base de dados.

jornalismo; Jornalismo Digital em Base de Dados; cibercultura


This article examines earlier formulations of the paradigm of Digital Database Journalism (DDBJ) to reflect about its increasing preponderance, pointing out expansions of the model in contemporary journalism. One of the most visible expansions upon which we focus is known as Data-Driven Journalism, which we consider one of the approaches of DDBJ, since it lies within the scope of the DDBJ concept. From the theoretical framework and mapping of empirical examples, we infer that the new expansions of DDBJ materialize mainly modes of narration, of composing informative essays, of varied content formats, and of presenting journalistic information. Thus, it is possible to indicate the shaping of dynamic interactive hypernarratives or narratives, of a complex aspect, which are also in tune with so-called database aesthetics.

journalism; digital database journalism; cyberculture


  • BARBOSA, S. Jornalismo em ambientes dinâmicos: perspectivas, tendências e desafios para a criação de conteúdos em tempos de convergência. In: Actas III Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. Bilbao, Espanha: Universidad del País Vasco, 2011.
  • ______. Modelo JDBD e o ciberjornalismo de quarta geração. In: FLORES VIVAR, J. M.; RAMÍREZ, F. E. (Ed.). Periodismo Web 2.0. Madrid: Editorial Fragua, 2009. p. 271-283.
  • ______. Modelo Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) em Interação com a Convergência Jornalística. In: Textual & Visual Media. Revista de la Sociedad Española de Periodística. vol. 1, Madrid, 2008, p. 87-106.
  • ______. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) – um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. (Tese de Doutorado). PósCOM/UFBA, 2007. Disponível em: <http://migre.me/aTuYN>. Acesso em: 4 fev. 2012.
  • BRADSHAW, P.; ROHUMAA, L. The Online Journalism Handbook. Skills to survive in the digital age. Harlow, England: Pearson, 2011.
  • BRIGGS, M. Journalism Next: A Practical Guide to Digital Reporting and Publishing. Washington, DC: CQPress, 2010.
  • CAMERON, A. Modular narratives in contemporary cinema. Houndmills, Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2008.
  • COLLE, R. Explotar la información noticiosa. Data mining aplicado a la documentación periodística. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2002.
  • FIDALGO, A. A resolução semântica no jornalismo online. In: BARBOSA, S. (Org.). Jornalismo digital de terceira geração. Covilhã, PT: LivrosLabCOM, 2007. p. 93-102.
  • ______. Do poliedro à esfera: os campos de classificação. A resolução semântica no jornalismo online. In: Anais II Encontro Nacional da SBPJor. Salvador-BA/Brasil, 2004.
  • GRAY, J.; BOUNEGRU, L.; CHAMBERS, L. (Ed.). The Data Journalism Handbook. How Journalists Can Use Data to Improve the News. Sebastopol: O'Reilly Media, 2012.
  • JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
  • KINDER, M. Hot spots, avatars, and narrative fields forever: Bunuel's legacy for new digital media and interactive database narrative. In: Film Quarterly 55, n. 4, 2002, p. 2-15. Disponível em: <http://migre.me/aTvtT>. Acesso em: 4 fev. 2012.
  • LUPTON, E. Thinking with type: a critical guide for designers, writers, editors, & students. New York: Princeton Architectural Press, 2010.
  • MACHADO, E. O Jornalismo Digital em Base de Dados. Florianópolis: Calandra, 2006.
  • MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.
  • MIELNICZUK, L. et al. Estudos iniciais sobre a concepção de Resolução Semântica no jornalismo digital. In: Anais 19º Encontro Compós. n. 19, v.1, junho de 2010. Rio de Janeiro: PUC-Rio.
  • ______. O estudo da narratividade no ciberjornalismo. In: DÍAZ NOCI, J.; PALACIOS, M. Metodologia para o estudo dos cibermeios. Estudo da arte & perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 161-175.
  • ______. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. (Tese de Doutorado). PósCOM-UFBA, 2003. Disponível em: <http://migre.me/aTvx1>. Acesso em: 27 ago. 2012.
  • MURRAY, J. Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. Cambridge, MA: MIT Press. Kindle Edition, 2012.
  • PAUL, C. The Database as System and Cultural Form: Anatomies of Cultural Narratives. In: VESNA, V. (Ed.). Database Aesthetics. Art in the Age of Information Overflow. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007. p. 95-109.
  • RAMOS, D. O. Formato: condição para a escrita do Jornalismo Digital em Bases de Dados. Uma contribuição da semiótica da cultura. (Tese de Doutorado). ECA/USP, 2011. Disponível em: <http://migre.me/aTvzX>. Acesso em: 27 ago. 2012.
  • ______. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) como um texto da cultura. In: Anais 20º Encontro Compós. n. 20, vol. 1, junho de 2011. Porto Alegre: UFRGS.
  • ROGERS, S. Facts are Sacred. The Power of Data. London: Guardian Books, 2011. [E-Book]
  • SIMON, J. Complex narratives. In: New Review of Film and Television Studies, 6: 2, 2008. p. 111-126. Disponível em: <http://migre.me/aTvEf>. Acesso em: 4 fev. 2012.
  • VESNA, V. Seeing the World in a Grain of Sand: The Database Aesthetics of Everything. In: VESNA, V. (Ed.). Database Aesthetics. Art in the Age of Information Overflow. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007. p. 3-38.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Jul 2012
  • Aceito
    Jan 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com