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INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA RETENÇÃO DE SÓCIOS EM GINÁSIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

THE INFLUENCE OF TECHNOLOGIES ON MEMBERS’ RETENTION BY GYMS: A SYSTEMATIC REVIEW

INFLUENCIA DE LAS TECNOLOGÍAS EN LA RETENCIÓN DE SOCIOS EN GIMNASIOS: REVISIÓN SISTEMÁTICA

Resumo:

O objetivo desta revisão sistemática é identificar a influência das redes sociais e tecnologias na retenção de clientes em ginásios. A pesquisa foi efetuada em quatro bases de dados online, de 2011 a 2019. Através do método PRISMA (MOHER et al., 2009), foram selecionados dez artigos. Os resultados evidenciaram que as redes sociais e o uso de tecnologias são fundamentais no processo de retenção. Após a análise dos dez artigos, foram também identificadas e analisadas as variáveis características pessoais dos sócios, frequência e tempo de utilização e qualidade do serviço e satisfação, como influenciadoras da retenção de clientes. Resumindo, este estudo fez uma revisão dos artigos que estudam o impacto das tecnologias e redes sociais na retenção de clientes em ginásios e ajudou a identificar outros fatores que incidem na retenção clientes, agrupando-os em duas dimensões, associadas à empresa e ao cliente.

Palavras-chave:
Rede Social; Tecnologia; Comportamento; Revisão Sistemática

Abstract:

The purpose of this systematic review is to identify the influence of social media and technologies on customer retention in gyms. The survey was conducted on four online databases from 2011 to 2019. Ten articles were selected through the PRISMA method (MOHER et al., 2009). The results showed that social media and the use of technologies are crucial in the retention process. After analyzing the ten articles, we also identified and analyzed the variables ‘personal characteristic of members,’ ‘attendance and time of use,’ ‘quality of service and satisfaction’ as influencing customer retention. In summary, this study reviewed the articles that study the impact of technologies and social networks on customer retention by gyms and helped to identify other factors that focus on retention, grouping them into two dimensions associated with the company and customers.

Keywords:
Social Media; Technology; Behavior; Systematic Review

Resumen:

El objetivo de esta revisión sistemática es identificar la influencia de las redes sociales y las tecnologías en la retención de clientes en gimnasios. La investigación se llevó a cabo en cuatro bases de datos on-line, de 2011 a 2019. A través del método PRISMA (MOHER et al., 2009), se seleccionaron diez artículos. Los resultados mostraron que las redes sociales y el uso de tecnologías son fundamentales en el proceso de retención. Después de analizar los diez artículos, también se identificaron y analizaron las variables características personales de los socios, frecuencia y tiempo de uso, calidad del servicio y satisfacción, como elementos que influyen en la retención de clientes. En resumen, este estudio revisó los artículos que estudian el impacto de las tecnologías y las redes sociales en la retención de clientes en los gimnasios y ayudó a identificar otros factores que inciden en la retención de clientes, agrupándolos en dos dimensiones, empresa y cliente.

Palabras clave:
Red Social; Tecnología; Comportamiento; Revisión Sistemática

1 INTRODUÇÃO

O conceito de retenção em ginásios refere-se à retenção de sócios e é considerado fundamental para a sua rentabilidade (FERRAND; ROBINSON; VALETTE-FLORENCE, 2010FERRAND, Alain; ROBINSON, Leigh; VALETTE-FLORENCE, Pierre. The Intention-to-Repurchase Paradox: A Case of the Health and Fitness Industry. Journal of Sport Management, v. 84, p. 83-105, 2010. ). De acordo com Pedragosa (2012PEDRAGOSA, Vera. Satisfação e Fidelização em Ginásios e Health Clubs: Estudo das Expetativas, das Emoções e da Qualidade. 2012. 197f. Dissertação (Doutor em Motricidade Humana na Especialidade de Ciências do Desporto) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, 2012.) existem vários sinónimos de retenção na literatura, tais como fidelização ou lealdade. A retenção é entendida como a tendência de recompra do produto, ou seja, de renovar a mensalidade para continuar como sócio do ginásio (BODET, 2012BODET, Guillaume. Loyalty in sports participation services: an examination of the mediating role of psychological commitment. Journal of Sport Management, v. 26, n. 1, p. 30-42, 2012. ; HALLOWELL, 1996HALLOWELL, Roger. The relationships of customer satisfaction, customer loyalty, and profitability: An empirical study. International Journal of Service Industry Management, v. 7, n. 4, p. 27-42, 1996. ; OLIVER, 1999OLIVER, Richard. Whence consumer loyalty. Journal of Marketing, v. 63, p. 33-44, 1999. ).

Um problema com que os gestores dos ginásios se deparam diariamente é a retenção dos seus sócios. Para Talley (2008TALLEY, M. Customer retention: A manager ́s perspective. In: OAKLEY, Ben; RHYS, Martin (eds.) The Sport and Fitness Sector: An Introduction. London: Routledge, 2008. ), não existe uma solução simples para resolver o problema, mas existem várias estratégias e processos que se podem adotar. Revela-se, então, de extrema importância compreender as variáveis que afetam o comportamento de retenção.

A internet, as tecnologias móveis, os big data e outros fenómenos tecnológicos estão a causar mudanças nas empresas e na sociedade (BREM; VOIGT, 2009BREM, Alexander; VOIGT, Kay-Ingo. Integration of market-pull and technology-push in the corporate front end and innovation management - Insights from the German software industry. Technovation, v. 29, p. 351-367, 2009. ). A internet mudou a indústria, e o digital assumiu importância em todas as atividades económicas. Nesse sentido, essa evolução exige gerentes capazes de ajudar as empresas a superar os desafios (VASCONCELOS; KIMBLE; ROCHA, 2016VASCONCELOS, José Braga; KIMBLE, Chris; ROCHA, Álvaro. A special issue on knowledge and competence management: Developing Enterprise solutions. Information Systems Frontiers, v. 18, n. 6, p. 1035-1039, 2016. ). O mercado tornou-se, de modo geral, um mercado de personalização, em que a qualidade, o preço e a velocidade de entrega são enfatizados (SOUSA; ROCHA, 2019SOUSA, Maria José; ROCHA, Álvaro. Skills for disruptive digital business. Journal of Business Research, v. 94, p. 257-263, 2019. ). Essa mudança trouxe novos e emergentes segmentos de clientes, diversidade cultural num mercado global, volatilidade do mercado, aumento das expectativas dos clientes em relação à qualidade dos produtos e serviços e impacto da internet no negócio principal da empresa (AKERMAN; GAARDER; MOGSTAD, 2015AKERMAN, Anders; GAARDER, Ingvil; MOGSTAD, Magne. The skill complementarity of broadband internet. The Quarterly Journal of Economics, v. 130, n. 4, p. 1781-1824, 2015. ).

Nas empresas seguradoras, por exemplo, já existem estudos que comprovam que a utilização da tecnologia CRM (Customer Relationship Management) permite desenvolver estratégias de marketing eficientes para reter os clientes, aumentando, assim, a rentabilidade destas empresas (MADHOVI; DHLIWAYO, 2017MADHOVI, Previledge Garikay; DHLIWAYO, Shepherd. The relationship between customer relationship management (CRM) and performance in the hotel industry. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2017. ; MATIŞ; LIVIU, 2014MATIŞ, Ciprian; LIVIU, Ilies. Customer Relationship Management in the Insurance Industry. Procedia Economics and Finance, v. 15, n. 2014, p. 1138-1145, 2014. ). Na indústria hoteleira, de acordo com alguns estudos, as tecnologias de informação revelam-se também um fator determinante para reduzir custos e aumentar a rentabilidade, contribuindo para a satisfação e lealdade dos clientes (HASSAN; HUSSAIN; RAHMAN, 2013HASSAN, Mohamad; HUSSAIN, Fawad; RAHMAN, Mihraj Begum Binti Saib. Exploring usefulness of CRM and it in Malaysian hotel industry: A qualitative approach. Journal of Information and Communication Technology, v. 12, n. 1, p. 21-37, 2013. ; KARIMI; SOMERS; GUPTA, 2001KARIMI, Jahangir; SOMERS, Toni; GUPTA, Yash. Impact of Information Technology Management Practices on Customer Service. Journal of Management Information Systems, v. 17, p. 125-158, 2001. ). Na indústria da restauração, a tecnologia tem impulsionado as compras online, permitindo aos restaurantes não só desenvolver o seu mercado (NG; WONG; CHONG, 2017NG, Soo-Ryue; WONG, Shiun-Yi; CHONG, Lily. Outsourcing to Online Food Delivery Services: Perspective of F&B Business Owners. Journal of Internet Banking and Commerce, v. 22, n. 2, p. 1-13, 2017. ; YEO; GOH; REZAEI, 2017YEO, Vincent Cheow Sern; GOH, See-Kwong; REZAEI, Sajad. Consumer experiences, attitude and behavioral intention toward online food delivery (OFD) services. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 35, p. 150-162, 2017. ), mas também aumentar a produtividade, a precisão das encomendas e estabelecer uma relação com os clientes (KIMES, 2011KIMES, Sheryl E. Customer perceptions of electronic food ordering. Cornell Hospitality Report, v. 11, n. 10, p. 6-15, 2011. ). Com o aumento do uso dos telemóveis, os bancos encontraram também uma grande oportunidade de melhorar a retenção de clientes (SHAIKH; KARJALUOTO, 2015SHAIKH, Aijaz A.; KARJALUOTO, Heikki. Mobile banking adoption: A literature review. Telematics and Informatics, v. 32, n. 1, p. 129-142, 2015. ). Para Alonso-dos-Santos, Soto-Fuentes e Valderrama-Palma (2020ALONSO-DOS-SANTOS, M.; SOTO-FUENTES, Y.; VALDERRAMA-PALMA, V. A. Determinants of Mobile Banking Users’ Loyalty. Journal of Promotion Management, v. 26, n. 5, p. 615-633, 2020. ), a utilização do serviço mobile banking tem uma relação forte e direta com a fidelidade.

Particularmente no setor desportivo, o crescimento do uso das tecnologias permitiu facilitar e melhorar a adesão à prática desportiva e deve ser entendido como um meio que influencia essa mesma prática (VALCARCE; DÍEZ-VALGO, 2018VALCARCE, Manuel; DÍEZ-VALGO, Carlota. Influencia de una app en la adherencia a la práctica deportiva: protocolo de estudio. e-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, v. 11, p. 16-34, 2018. ). Já existem estudos que indicam que a adesão é maior nos indivíduos que utilizam aplicações móveis (DU et al., 2016DU, Honglu et al. A Group- Based Mobile Application to Increase Adherence in Exercise and Nutrition Programs: A Factorial Design Feasibility Study. JMIR mHealth and uHealth, v. 4, n. 1, e4, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26772910/ DOI: 10.2196/mhealth.4900
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; VOTH; OELKE; JUNG, 2016VOTH, Elizabeth C.; OELKE, Nelly D.; JUNG, Mary E. A Theory-Based Exercise App to Enhance Exercise Adherence: A Pilot Study. JMIR mHealth and uHealth, v. 4, n. 2, e62, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27307134/ DOI: 10.2196/mhealth.4997
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27307134...
). No entanto, é importante que a sua utilização seja empregada para facilitar a retenção dos sócios, para além de garantir a prática desportiva. Com esse objetivo, começam a surgir empresas a investir nas aplicações de fitness (TU; HSIEH; FENG, 2018TU, Rungting; HSIEH, Peishan; FENG, Wenting. Walking for fun or for “likes”? The impacts of different gamification orientations of fitness apps on consumers’ physical activities. Sport Management Review, v. 22, n. 5, p. 682 - 693, 2018. ).

Quanto à utilização das redes sociais, de acordo com Richter e Kazley (2020RICHTER, Jason P.; KAZLEY, Abby S. Social media: How hospital facebook activity may influence patient satisfaction. Health Marketing Quarterly, v. 37, n. 1, p. 1-9, 2020. ), estas são utilizadas por alguns hospitais para envolver os consumidores e para melhorar a educação e informação em questões relacionadas com a saúde. De acordo com os mesmos autores, os hospitais com uma página no Facebook e com mais “gostos”, tinham mais pacientes a recomendar o hospital e um maior índice de satisfação geral. Outro estudo realizado num hospital verificou que as redes sociais influenciam a fidelização dos clientes (SANTOSO; DEWI, 2020SANTOSO, Radityo Kusumo; DEWI, Nur Fadillah. Social Media Marketing’s Influence on Customer Loyalty: A Case Study of Siloam Hospital. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON VOCATIONAL HIGHER EDUCATION (ICVHE 2018), Anais: Atlantis Press, v. 426, p. 224-232, 2020. ). Gamboa e Gonçalves (2014GAMBOA, Ana Margarida; GONÇALVES, Helena Martins. Customer loyalty through social networks: Lessons from Zara on Facebook. Business Horizons, v. 57, n. 6, p. 709-717, 2014. ) verificaram também o papel das redes sociais na fidelização de clientes, no setor do retalho. De acordo com este estudo, os fãs da marca Zara no Facebook tinham um nível de confiança mais elevado, estavam mais satisfeitos e, consequentemente, expressavam mais lealdade à marca. No seu estudo realizado na indústria das pizzas, He, Zha e Li (2013HE, Wu; ZHA, Shenghua; LI, Ling. Social media competitive analysis and text mining: A case study in the pizza industry. International Journal of Information Management, v. 33, n. 3, p. 464-472, 2013. ) concluem que as redes sociais desempenham um papel importante na sustentação de uma relação positiva com os clientes, revelando-se indispensáveis para atrair novos clientes, melhorar a satisfação dos utilizadores, aumentar as vendas e receitas, fidelizar e, consequentemente, construir uma boa reputação da marca.

No que diz respeito às redes sociais no contexto desportivo, segundo García-Fernández et al. (2017GARCÍA-FERNÁNDEZ, Jerónimo et al. Social networks in fitness centres: the impact of fan engagement on annual turnover. Journal of Physical Education and Sport, v. 17, n. 3, p. 1068-1077, 2017. ), estas promovem a interação entre a empresa e o cliente, levando a um maior envolvimento e compromisso. Isso cria mais referências ao produto e à marca, criando experiências e contribuindo para o processo de inovação e retenção (BOWDEN, 2009BOWDEN, Jana Lay-Hwa. The process of customer engagement: a conceptual framework. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 17, n. 1, p. 63-74, 2009. ; BRODIE et al., 2011BRODIE, Roderick et al. Customer engagement: Conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, v. 14, p. 252-271, 2011. ; PRAHALAD; RAMASWAMY, 2004PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-creation experiences: The next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004. ).

García-Fernández et al. (2017GARCÍA-FERNÁNDEZ, Jerónimo et al. Social networks in fitness centres: the impact of fan engagement on annual turnover. Journal of Physical Education and Sport, v. 17, n. 3, p. 1068-1077, 2017. ) verificaram com o seu estudo que existe uma relação positiva entre o número de seguidores das redes sociais e a receita dos ginásios, devendo fazer parte das estratégias de marketing dessas empresas. As redes sociais levam a que os seguidores aumentem a sua afinidade com o ginásio. A tecnologia faz parte do valor percebido pelo cliente, diretamente relacionado à qualidade percebida e, portanto, também à satisfação e por sua vez à retenção, já que a satisfação dos clientes e a qualidade de serviço estão ambas relacionadas indiretamente com a retenção (GARCÍA-FERNÁNDEZ et al., 2019GARCÍA-FERNÁNDEZ, Jerónimo et al. An analysis of new social fitness activities: loyalty in female and male CrossFit users. Sport in Society, v. 23, n. 2, p. 204-221, 2019.).

O mercado do fitness encontra-se saturado, levando os ginásios a procurar métodos que fidelizem e atraiam novos clientes. O uso das tecnologias revela-se cada vez mais uma necessidade para os centros de fitness, bem como o uso das redes sociais, mas a literatura não é unânime em relação ao impacto da sua utilização na retenção do cliente. Assim, o objetivo da presente revisão sistemática é identificar a influência das redes sociais e tecnologias na retenção de clientes em centros de fitness.

2 MÉTODO

O estudo foi desenvolvido seguindo a estrutura e recomendação de outras revisões sistemáticas (CASTRO-PINERO et al., 2010CASTRO-PINERO, José et al. Criterion-related validity of field-based fitness tests in youth: a systematic review. British journal of sports medicine, v. 44, n. 13, p. 934-943, 2010. ; RUIZ-ARIZA et al., 2017RUIZ-ARIZA, Alberto. et al. Influence of physical fitness on cognitive and academic performance in adolescents: A systematic review from 2005-2015. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 10, n. 1, p. 108-133, 2017. ; ZANATTA et al., 2018ZANATTA, Thaís et al. O perfil do gestor esportivo brasileiro: revisão sistemática da literatura. Movimento, v. 24, n. 1, p. 291-304, 2018. ) e o tratamento utilizado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis) para relatórios e estudos. A recomendação PRISMA define-se como um conjunto de itens baseados em evidências, para realizar revisões sistemáticas e meta-análises. Consiste numa lista de verificação e num diagrama de fluxo. O PRISMA é composto por uma checklist de 27 itens, que ajudam o autor a certificar-se de que analisou todos os aspetos da revisão sistemática. Inclui também um fluxograma com o número total de referências encontradas, número de artigos que foram excluídos nas várias fases e número de artigos chegaram à fase final. O objetivo do PRISMA é ajudar os autores a melhorarem o relato de revisões sistemáticas e meta-análises (MOHER et al., 2009MOHER, David et al. The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA Statement. PLoSMed, v. 6, n. 7, jul. 2009. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097 . Acesso em: 3 dez. 2019.
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
).

2.1 SELEÇÃO DA LITERATURA

Durante o mês de dezembro de 2019 foi realizada uma pesquisa abrangente de quatro bases de dados (Web of Science, Scopus, EBSCO e PubMed), de janeiro de 2011 a dezembro de 2019. As principais categorias de termos de pesquisa em inglês foram: 1) “retention” (fidelity, loyalty, adherence), 2) “health fitness club” (fitness center, health club, gymnasium), 3) “technology” (social networks, mobile phone, smartphone, app, facebook, twitter, Instagram, gamification). O Quadro 1 apresenta os principais termos utilizados na pesquisa por categoria.

Quadro 1 -
Estratégia de pesquisa nas bases de dados.

2.2 LIMITES DA PESQUISA

Foi utilizado um conjunto predeterminado de critérios de inclusão com o intuito de selecionar os documentos para esta revisão sistemática. Os documentos selecionados para inclusão na revisão sistemática foram analisados no que diz respeito aos seguintes critérios:

  1. O estudo incluía um relatório de texto completo publicado em jornal, revista, revista académica ou revista especializada, analisado por especialistas;

  2. O estudo incluía uma população de ambos os géneros e de todas as faixas etárias;

  3. O estudo utilizava investigações do tipo transversal, longitudinal ou estudo caso;

  4. O estudo incluía artigos escritos em inglês, português ou espanhol;

  5. Não foram utilizados critérios de exclusão relativos à origem étnica.

Os artigos foram incluídos se preenchessem todos esses critérios precedentes. Estes artigos foram importados para um banco de dados de referência (Mendeley).

2.3 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

A avaliação da qualidade foi realizada com base em listas de avaliação padronizadas (CASTRO-PINERO et al., 2010CASTRO-PINERO, José et al. Criterion-related validity of field-based fitness tests in youth: a systematic review. British journal of sports medicine, v. 44, n. 13, p. 934-943, 2010. ; RUIZ-ARIZA et al., 2017RUIZ-ARIZA, Alberto. et al. Influence of physical fitness on cognitive and academic performance in adolescents: A systematic review from 2005-2015. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 10, n. 1, p. 108-133, 2017. ), bem como nos critérios de seleção referidos acima. A lista incluiu cinco itens (A-E): A- Estudo com relatório de texto completo publicado em jornal, revista, revista académica ou revista especializada, analisado por especialistas; B- A população do estudo abrangia ambos os géneros e todas as faixas etárias; C- Os resultados da retenção de clientes dos centros de fitness eram claramente descritos; D- Os resultados incluíam informação relativa ao uso de tecnologias em centros de fitness; E- O tipo de investigação era transversal, longitudinal ou estudo caso.

Cada item foi classificado como '2' (se o critério era claro e totalmente referido no artigo analisado), '1' (se o critério era moderadamente referido no artigo analisado) ou '0' (se o critério não era referido ou estava pouco claro no artigo). Para todos os estudos foi calculado um índice de qualidade total, através da contagem do número de itens positivos numa pontuação total de 0 a 10. Foram estabelecidos três níveis de evidência. Os estudos foram definidos como de alta qualidade (AQ), se a pontuação fosse igual ou superior a 8, de qualidade média (QM), se a pontuação total se situasse entre 5 e 7 e de qualidade baixa (QB), se a pontuação fosse igual ou inferior a 4. Assim, verificou-se que cinco artigos eram de alta qualidade e cinco de média qualidade (Quadro 2).

Quadro 2 -
Lista de artigos com o respetivo nível de qualidade.

3 RESULTADOS

O número total de artigos obtidos com a pesquisa foi de 458. Após a exclusão dos artigos duplicados, foram selecionados para leitura 362 artigos, dos quais se excluíram 322 pela leitura do título (n=40), 25 pela leitura do resumo (n=15) e dois pela relevância do resultado. No total, foram considerados 13 artigos. Estes artigos foram analisados de acordo com os critérios de seleção, com base nos quais, foram excluídos três artigos. Após essa seleção, foram incluídos na revisão sistemática dez artigos.

Uma análise detalhada desses estudos revelou que quatro eram transversais (40%) (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GOCŁOWSKA; PIĄTKOWSKA; LENARTOWICZ, 2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ; TSITSKARI; ANTONIADIS; COSTA, 2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ), quatro eram longitudinais (40%) (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ; MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ) e dois eram estudos caso (20%) (LEŚNIEWSKA, 2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ; LISTER et al., 2014LISTER, Cameron et al. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. JMIR serious games, v. 2, p. e9, 2014. DOI: 10.2196/games.3413
https://doi.org/10.2196/games.3413...
).

Esta revisão inclui uma amostra com n=16.370.945, cujo tamanho variou de 76 (GOCŁOWSKA; PIĄTKOWSKA; LENARTOWICZ, 2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ) a 9674,945 participantes (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ). As amostras eram de 11 países diferentes: Portugal (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ), Espanha (HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ; MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ), Itália (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ), França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha (MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ), Chipre (TSITSKARI; ANTONIADIS; COSTA, 2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ), Brasil (SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ) e Polónia (GOCŁOWSKA; PIĄTKOWSKA; LENARTOWICZ, 2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ; LEŚNIEWSKA, 2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ). Informações detalhadas sobre todos os estudos são apresentadas no Quadro 3, que se encontra no Apêndice APÊNDICE Quadro 3 - Características dos estudos analisados (n = 10). Autores/ Ano/ Título Objetivo Amostra/ País Resultados Sperandeia, S.; Vieira, Marcelo C.; Reis, Arianne. 2016. Avaliar a taxa de desistência dos sócios de um centro de fitness na cidade do Rio de Janeiro e as possíveis variáveis ​​explicativas para o fenómeno. 5240 sócios. Brasil. 1. 63% dos novos sócios abandonarão as atividades antes do terceiro mês e menos de 4% permanecerão por mais de 12 meses de atividade contínua. 2. Variáveis relacionadas significativamente à probabilidade de um indivíduo permanecer como membro ativo do centro de fitness: idade, nível de atividade física e índice de massa corporal e as motivações 'perda de peso', 'saúde', 'estética' e 'hipertrofia'. 3. A partir da combinação das variáveis ​​consideradas significativas no modelo, é possível criar perfis de indivíduos representativos e uma estimativa da probabilidade de longevidade para cada mês. 4. Mesmo os indivíduos que apresentam a melhor combinação de variáveis ​​ainda apresentam alto risco de abandono antes dos 12 meses de associação ao centro de fitness. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Herrera-Torres, L.; Pérez-Tur, F.; Valcarce Torrente, M. y García-Fernández, J. 2019. Analisar a evolução das redes sociais no setor de fitness em Espanha durante o período de 2015 a 2018. 215 empresas. Espanha 1. As organizações desportivas estão a perceber os benefícios das redes sociais e a procurar formas eficazes de as utilizar como parte de seu marketing global, para comunicar com os sócios e gerir as estratégias da marca. 2. A análise de redes sociais no setor de fitness é uma realidade e uma necessidade. 3. Desceu a popularidade das páginas web. 4. Os resultados indicaram o Facebook como a rede social mais utilizada e um aumento notável da rede social do Instagram. 5. Ainda assim, o Twitter é a 2ª rede mais utilizada seguida do Instagram. Analysis Of Social Networks In The Spanish Fitness Sector: A Longitudinal Study. Middelkamp, J; Van Rooijen, M.; Steenbergen, B. 2016. Aplicar as fases de mudança do Modelo Transteórico de mudança de comportamento para analisar os padrões de comportamento dos participantes em centros de fitness. 400 sócios. Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Espanha e Itália 1. O comportamento de frequência dos 400 ex-sócios revelou-se problemático em relação à manutenção da saúde. 2. Apenas 10% dos sócios alcançaram a fase de manutenção sem recaídas. 3. 19,5% nunca frequentaram o centro. 4. O comportamento médio de frequência foi extremamente baixo e a sua diminuição foi substancial - 12,5 vezes menor no 24º mês em comparação ao primeiro mês completo. 5. Apenas 2,3% dos ex-sócios nunca tiveram uma recaída durante os 24 meses. 6. 50% dos ex-sócios que tiveram uma recaída durante um mês reiniciou no mês seguinte. 7. Ex-sócios que atingem a fase da manutenção têm maior probabilidade de continuar a frequentar até ao 12º mês, mesmo com frequências baixas. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Gonçalves, C.; Meireles, P.; Carvalho, M. J. 2015. Compreender a relação entre frequência semanal de treino, as expectativas, a satisfação e a retenção de sócios em centros de fitness. 146 sócios. Portugal. 1. A frequência semanal não mostrou capacidade explicativa para predizer a satisfação e retenção (a frequência semanal não contribui para maior satisfação ou retenção.). 2. A relação entre as expectativas, a satisfação (73%) e a retenção (64%) foi estatisticamente significante. 3. A relação entre satisfação e retenção (63%) foi positiva e significativa. Consumer behaviour in fitness club: Study of the weekly frequency of use, expectations, satisfaction and retention. Leśniewska, A. 2014. Apresentar uma forma de aplicar o conceito de CRM (Customer Relationship Management) numa instituição desportiva e discutir as suas funções e a sua utilidade, através de duas ferramentas (Perfect Gym-Club Management Software e Suunto Fitness Solution). Polónia. 1. As soluções de IT apresentadas têm vários recursos de suporte à abordagem de CRM. 2. A principal vantagem deste tipo de aplicação é um contato regular com o cliente, transferência sistemática de informações dentro da instituição, controlo constante do progresso dos clientes e da sua atitude face ao treino, bem como controlo da frequência de idas ao clube. 3. As funções das ferramentas apresentadas ajudam a gerir o centro de fitness, sendo algumas opções voluntárias para o sócio. 4. Os dados organizados corretamente podem ser uma fonte rica de informações sobre as necessidades, hábitos, frequência treino, tipo de atividade preferida, caráter de motivação, objetivos etc. Customer Relationship Management In A Fitness Club - Case Study Of It Solutions Applied In A Selected Organization. Gocłowska, S.; Piątkowska, M.; Lenartowicz, M. 2019. Apresentar a metodologia de design e uso do CSI (Customer Satisfaction Index) para empresas que prestam serviços de fitness. 76 por entrevista. Polónia. 1. Foco mais forte das empresas nas áreas que provaram ser pontos fracos e ameaças em termos de nível de satisfação do sócio do fitness club: a localização, o preço e as atividades promocionais do fitness club. 2. A metodologia de medição da satisfação do sócio parece estar adaptada à natureza dos sócios do setor de fitness, bem como às pequenas e médias empresas que dominam nesse campo. 3. Medir a satisfação do cliente torna possível tomar decisões e contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Giudicati, G.; Riccaboni, M.; Romiti, A. 2013. Analisar efeitos da posse, contrato de uso e socialização na retenção de clientes. 4.649 sócios, 133.945 registros de inscrição e 4.892 contratos. Itália. 1. Clientes de longa data têm uma menor hipótese de renovar o contrato. 2. A centralidade do consumidor na rede reduz a taxa de rotatividade do cliente. 3. A inclusão de efeitos sociais aumenta o poder preditivo do modelo de rotatividade do cliente. 4. Os resultados deste estudo revelam de que modo os gestores podem aproveitar as informações geradas por RFID para melhorar a satisfação e o compromisso do cliente. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Tsitskari, E.; Antoniadis, CH; Costa, G. 2014. Analisar os padrões de qualidade e satisfação do serviço que podem ser utilizados para predizer o compromisso psicológico dos sócios com a indústria do fitness. 315. Chipre. 1. A dimensão "Colaboradores" derivou ser a chave para o alcance da satisfação e do compromisso psicológico dos membros dos centros de fitness Cipriotas. 2. A qualidade do serviço é um antecedente da satisfação do cliente. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction and psychological commitment in Cyprian fitness centers. Lister, C.; West, JH; Cannon, B.; Sax, T.; Brodegard, D. 2014. Identificar de que modo a gamificação é utilizada em aplicações de saúde e analisar a gamificação das aplicações de saúde e fitness como um potencial influenciador no comportamento de saúde de um consumidor. 132 apps. 1. O uso da gamificação em aplicações de saúde e fitness tornou-se imensamente popular, conforme evidenciado pelo número de aplicações encontrados na Apple App Store que contêm alguns componentes da gamificação. 2. As aplicações representam um mercado muito promissor para criar comportamento de mudança na área da saúde. 3. Os resultados iniciais revelam um uso abundante da gamificação em aplicações de saúde e fitness. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. Ferreira Barbosa, H.; Loureiro, V.; Alves, A. 2019. Analisar a influência da qualidade dos serviços na satisfação global dos sócios em ginásios 172 sócios. Portugal. 1. Não existem diferenças significativas na satisfação global dos sócios relacionada com as características sociodemográficas, tempo de inscrição, frequência e horário de utilização do ginásio. 2. A qualidade dos serviços apresenta uma maior relevância, seguida da qualidade de equipamentos e, por fim, a relação qualidade/preço para a satisfação global dos sócios. 3. Relação positiva entre qualidade de serviço e satisfação global. Quality And Satisfaction In Gymnasiums & Health Clubs. Fonte: Autores. , no final deste artigo.

O fluxograma dos resultados da pesquisa através do processo de revisão sistemática é apresentado na Figura 1

Figura 1 -
Fluxograma dos documentos selecionados, segundo a recomendação PRISMA

4 DISCUSSÃO

As redes sociais revelam-se ferramentas indispensáveis para atrair novos clientes, aumentar a satisfação e as vendas e fortalecer a imagem da marca (HE; ZHA; LI, 2013HE, Wu; ZHA, Shenghua; LI, Ling. Social media competitive analysis and text mining: A case study in the pizza industry. International Journal of Information Management, v. 33, n. 3, p. 464-472, 2013. ). São vários os autores que relacionam a utilização das redes sociais com a retenção e fidelização do cliente no setor do fitness (BOWDEN, 2009BOWDEN, Jana Lay-Hwa. The process of customer engagement: a conceptual framework. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 17, n. 1, p. 63-74, 2009. ; BRODIE et al., 2011BRODIE, Roderick et al. Customer engagement: Conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, v. 14, p. 252-271, 2011. ; GARCÍA et al., 2015GARCÍA, Jerónimo et al. Influencia de la utilización de facebook y web en la fidelidad de clientes de centros de fitness. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 5, n. 2, p. 203-205, 2015.; PRAHALAD; RAMASWAMY, 2004PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-creation experiences: The next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004. ). De acordo com García-Fernández et al. (2019GARCÍA-FERNÁNDEZ, Jerónimo et al. An analysis of new social fitness activities: loyalty in female and male CrossFit users. Sport in Society, v. 23, n. 2, p. 204-221, 2019.), também a tecnologia está relacionada com a retenção. A utilização da tecnologia em ginásios, quando corretamente utilizada, representa um diferencial frente aos concorrentes do mercado, podendo proporcionar vantagem competitiva, diminuição dos custos e aumento dos lucros (BENTO et al., 2019BENTO, Alexandre Rodizio et al. Importância da tecnologia no acompanhamento das atividades dos alunos de academia. São Paulo: Convibra, 2019.).

Após a análise dos dez estudos, para além das variáveis redes sociais e tecnologias, foram também identificadas e analisadas as variáveis características pessoais dos sócios, frequência e tempo de utilização e qualidade do serviço e satisfação, como influenciadoras da retenção de sócios.

4.1 VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A RETENÇÃO DE CLIENTES

4.1.1 Redes Sociais

Dos dez estudos analisados, dois investigam as redes sociais no contexto do fitness (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ). Para Giudicati et al. (2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ), o impacto das redes sociais na satisfação e no compromisso do cliente deve ser levado em consideração, pois a inclusão de fatores sociais aumenta significativamente o poder preditivo do modelo de retenção de clientes. Em particular, o número e a intensidade dos vínculos sociais, isto é, a centralidade nas redes sociais, têm um papel significativo na restrição da taxa de rotatividade dos clientes. A gestão das redes sociais de experiência compartilhada desempenha um papel crucial na criação e manutenção de vantagem competitiva sustentável no setor de serviços.

De acordo com o estudo de Herrera et al. (2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ), a análise das redes sociais no setor de fitness é uma realidade e uma necessidade para a fidelização e retenção de clientes, o que leva a procurar formas eficazes de as utilizar como parte da estratégia de marketing, para comunicar com os sócios e gerir o posicionamento da marca. Os resultados deste estudo indicam, ainda, o Facebook como a rede social mais utilizada, tendo-se verificado um aumento notável da utilização da rede social Instagram. Ainda assim, o Twitter verificou-se a 2ª rede mais utilizada, seguida do Instagram.

4.1.2 Tecnologias

Dos estudos selecionados, são quatro os que se referem ao uso da tecnologia no sector do fitness (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ; LEŚNIEWSKA, 2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ; LISTER et al., 2014LISTER, Cameron et al. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. JMIR serious games, v. 2, p. e9, 2014. DOI: 10.2196/games.3413
https://doi.org/10.2196/games.3413...
). No seu estudo, Leśniewska (2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ) apresenta duas soluções tecnológicas de gestão da relação com o cliente (CRM) num clube de fitness, para garantir um bom e contínuo atendimento ao cliente, criando uma relação de longo prazo entre este e a empresa. Neste estudo, são apresentadas duas ferramentas de CRM de Informação Tecnológica (IT), o Perfect Gym-Club Management Software e o Suunto Fitness Solution, concebidas para gerir um health and fitness club ou um ginásio.

De acordo com a autora, as principais vantagens desse tipo de CRM são um contato constante e regular com o cliente (com um sistema de envio de relatórios), uma transferência sistemática de informações dentro da instituição (organizando o histórico de interações com clientes de alto risco), um controlo constante do progresso dos clientes e da sua atitude face ao treino, bem como um controlo da frequência de idas ao ginásio. Este revela-se um grande trunfo, da perspetiva interna da instituição. No entanto, o facto de serem constantemente solicitados aos sócios os dados pessoais (número de telefone, endereço de e-mail etc.), de serem abordados no ginásio e incentivados a conversar, o facto de serem incomodados por mensagens regulares enviadas automaticamente para o telemóvel ou e-mails com novas ofertas ou eventos pode ser percebido por alguns sócios como perturbador. As funções da ferramenta de IT apresentada ajudam a gerir o centro de fitness, sendo algumas opções voluntárias para o sócio (por exemplo, a utilização da aplicação móvel ou a sincronização com as redes sociais). Por outro lado, podem revelar-se uma desvantagem para os sócios, por exemplo, para aqueles que preferem alguma privacidade enquanto frequentam o ginásio. É um grande desafio definir a fronteira entre o que é esperado e aceite pelos sócios e o que não é.

Para os clientes interessados ​​em observar regularmente o progresso do treino, os relatórios da Suunto enviados após as sessões podem ser altamente motivadores. A visualização na tela da frequência cardíaca e do consumo de energia durante as aulas de grupo, bem como o envio dos resultados por e-mail após a sessão, ajudam a aumentar a motivação dos clientes. Este relatório, em particular, é um exemplo de como o CRM funciona e de como a instituição se preocupa com os clientes, enviando-lhes algumas orientações sobre o que fazer e a frequência com que devem treinar. A principal diferença entre o Perfect Gym e o Suunto Solution é que o primeiro é utilizado principalmente para apoiar o trabalho dos gestores com os clientes, enquanto o segundo é uma ferramenta usada para manter contato com os clientes e melhorar a sua motivação. No entanto, Leśniewska (2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ) sugere o uso de ferramentas que possam apoiar a gestão em vários aspetos, tendo também em consideração a perspetiva dos clientes. Os dados organizados corretamente podem ser uma fonte rica de informações sobre as necessidades, hábitos, frequência de treino, tipo de atividade preferida, caráter de motivação, objetivos. Isto pode ser útil quando forem preparadas ofertas individuais para o cliente ou quando for necessário utilizar as estatísticas para gerir os horários das aulas em grupo ou fazer algumas classificações. Sabendo que cada cliente tem expectativas e necessidades diferentes, é crucial garantir que os dados sejam analisados ​​adequadamente e que seja apresentada uma oferta única e individualizada ao cliente, para garantir um serviço profissional. Esses aspetos fazem diferença quando se trata de escolher o serviço e podem criar uma relação de longo prazo entre o cliente e a empresa (LEŚNIEWSKA, 2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ). Portanto, à vista deste artigo, pode-se deduzir que estes CRM facilitam a retenção de clientes em centros de fitness.

Outros estudos, como o de Giudicati et al. (2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ), investigam a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification). Os autores trazem algumas ideias sobre como os gestores podem aproveitar as informações geradas por RFID para melhorar a satisfação e o compromisso do cliente. A conclusão a que chegam sugere que essa tecnologia deve ser profundamente integrada nos sistemas de gestão de relação com o cliente, pois é um modo de reunir e partilhar informações do cliente. Estes sistemas inteligentes de rastreio de cliente para cliente devem ser combinados com o marketing boca a boca, para aumentar a lealdade do cliente (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ).

Ainda no tema das tecnologias, no que diz respeito às páginas web dos ginásios, ficou provado que a sua popularidade diminuiu (HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ). Verifica-se, portanto, uma utilização cada vez menos recorrente deste tipo de tecnologia.

Por último, Lister et al. (2014LISTER, Cameron et al. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. JMIR serious games, v. 2, p. e9, 2014. DOI: 10.2196/games.3413
https://doi.org/10.2196/games.3413...
) analisaram a gamificação das aplicações de saúde e fitness, como um potencial influenciador no comportamento de saúde de um consumidor. Os autores verificaram, pelo número de aplicações encontradas na Apple App Store que contêm alguns componentes da gamificação, que o seu uso em aplicações de saúde e fitness se tornou bastante popular. As aplicações representam um mercado muito promissor para criar um comportamento de mudança na área da saúde. De modo geral, os resultados revelaram um uso abundante da gamificação em aplicações de saúde e fitness (LISTER et al., 2014LISTER, Cameron et al. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. JMIR serious games, v. 2, p. e9, 2014. DOI: 10.2196/games.3413
https://doi.org/10.2196/games.3413...
). Ainda que não seja diretamente mencionado no artigo, pensa-se que a gamificação influencia positivamente a retenção de clientes.

4.1.3 Características Pessoais

Da totalidade dos dez estudos, são três os que se referem às características pessoais do cliente no processo de renovação e retenção (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ). Giudicati et al. (2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ) verificaram que as características individuais desempenham um papel importante nas decisões de renovação. As características pessoais, como género dos clientes e a idade, afetam significativamente as decisões de abandono dos centros de fitness pelos clientes. Os autores concluíram que trabalhadores, imigrantes, homens e jovens clientes revelaram menor hipótese de renovar a inscrição.

De acordo com Sperandei, Vieira e Reis (2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ), as variáveis idade, nível de atividade física e índice de massa corporal e as motivações para perda peso, saúde, estética e hipertrofia estão relacionadas com a probabilidade de um indivíduo se manter retido no ginásio. Através do seu estudo, criaram estimativas para o perfil do melhor prognóstico: acima de 35 anos, ativo, não motivado pela perda de peso e motivado pela hipertrofia, saúde e estética; e do pior prognóstico: idade até 25 anos, que nunca praticou atividade física, motivado pela perda de peso e não motivado pela hipertrofia, saúde ou estética. Mesmo os indivíduos que apresentam a melhor combinação de variáveis ​​ainda apresentam alto risco de abandono antes dos 12 meses de associação ao ginásio (SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ). Pelo contrário, no seu estudo, Ferreira Barbosa, Loureiro e Alves (2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ) verificaram que as características pessoais dos sócios, nomeadamente o género, idade e as habilitações académicas, não influenciam a satisfação global dos sócios e, por sua vez, a retenção.

4.1.4 Frequência e Tempo de Utilização

São cinco os estudos que procuram examinar a frequência e/ou tempo de utilização no contexto da retenção (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ; MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ). De acordo com o estudo de Gonçalves et al. (2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ), a frequência semanal (número de assistências ao ginásio) não mostra capacidade explicativa para predizer a satisfação e retenção, ou seja, a frequência semanal não contribui para maior satisfação ou retenção. Ferreira Barbosa et al. (2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ) verificaram também que o tempo de utilização, frequência e horário de utilização do ginásio não influenciam a satisfação global dos sócios e, assim, a retenção.

No seu estudo, Middelkamp, Rooijen e Steenbergen (2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ) aplicaram as fases de mudança do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento para analisar os padrões de comportamento dos participantes em centros de fitness. Os resultados revelaram que apenas 10% dos sócios alcançaram a fase de manutenção (Atividade Física regular há mais de seis meses) sem recaídas, mas que estes têm maior probabilidade de continuar a frequentar até ao 12º mês, mesmo com frequências baixas. Os resultados deste estudo indicaram que 19,5% nunca frequentaram o ginásio. O comportamento médio de frequência foi extremamente baixo e a sua diminuição foi substancial - 12,5 vezes menor no 24º mês, em comparação ao primeiro mês completo. Os resultados revelaram que apenas 2,3% nunca tiveram uma recaída durante os 24 meses e que 50% dos que tiveram uma recaída durante um mês reiniciaram no mês seguinte.

Com o seu estudo, Sperandei, Vieira e Reis (2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ) concluíram que 63% dos novos sócios abandonarão as atividades antes do terceiro mês e menos de 4% permanecerão por mais de 12 meses de atividade contínua. De acordo com estes estudos torna-se claro que devem ser desenvolvidas estratégias apropriadas para melhorar o comportamento de frequência e, assim, a retenção de clientes.

O estudo de Giudicati, Riccaboni e Romiti (2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ) contribuiu para uma melhor compreensão do papel da experiência no compromisso do cliente e nas decisões de renovação, distinguindo três componentes da experiência do cliente: posse (tempo em meses de permanência no ginásio), padrões de uso (representado pelo preço por presença-rácio entre o preço do contrato e o número de presenças durante sua vigência) e relação com o cliente. A posse e os padrões de uso demonstraram ter um efeito negativo na probabilidade de renovação do contrato, verificou-se, portanto, que ambas afetam as decisões de renovação. Verificaram que quanto mais longa a associação ao health club, menor a probabilidade de renovação e também que os clientes que pagam um preço mais alto por presença (menor uso do contrato) têm maior probabilidade de renovar inscrição. O tempo decorrido da expiração do contrato tem um efeito negativo, confirmando que a maioria das decisões de renovação é tomada imediatamente após a expiração do contrato anterior.

4.1.5 Qualidade do Serviço e Satisfação de Clientes

Dos dez estudos analisados, quatro verificam a relação das variáveis satisfação dos sócios e qualidade do serviço com a retenção de clientes (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GOCŁOWSKA; PIĄTKOWSKA; LENARTOWICZ, 2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ; TSITSKARI; ANTONIADIS; COSTA, 2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ). Gocłowska, Piątkowska e Lenartowicz (2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ) indicam que para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos é fundamental medir a satisfação do cliente. De acordo com os autores, as empresas devem focar-se mais nas áreas que identificaram como pontos fracos e ameaças em termos de nível de satisfação do sócio do fitness club: a localização, o preço e as atividades promocionais do fitness club.

Tsitskari, Antoniadis e Costa (2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ) concluíram com o seu estudo que a qualidade do serviço, mais especificamente, a dimensão funcionários, prevê direta e indiretamente, através da satisfação do cliente, o compromisso psicológico. Os autores destacam, então, a importância das estratégias de recrutamento e de treino do staff para a retenção de clientes. Tsitskari, Antoniadis e Costa (2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ) defendem ainda que a criação de uma atmosfera calorosa e amigável nas instalações e nas aulas deve ser uma prioridade e que tanto a equipa administrativa quanto os profissionais de fitness devem contribuir nesse sentido. Para os mesmos autores, perceções positivas da qualidade do serviço levam a uma satisfação maior, o que, por sua vez, leva ao compromisso do cliente e, possivelmente, à retenção do cliente.

No seu estudo, Ferreira Barbosa, Loureiro e Alves (2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ) verificaram também que existe uma relação positiva entre perceção da qualidade do serviço e satisfação global dos clientes, influenciando a retenção. Neste estudo, a qualidade dos serviços apresenta uma maior relevância para a satisfação global dos sócios, seguido da qualidade dos equipamentos e, por fim, a relação qualidade/preço.

De acordo com Gonçalves, Meireles e Carvalho (2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ), a satisfação depende muito das expectativas dos sócios sobre o serviço. Portanto, é importante manter constantemente e, se possível, exceder as expectativas dos sócios para que eles permaneçam satisfeitos por mais tempo. Assim, quando os gerentes intervêm nas expectativas em relação à satisfação do cliente com o serviço, eles influenciam a retenção (GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ).

5 CONCLUSÃO

A constante expansão dos centros de fitness leva a que os gestores procurem formas de reter e atrair novos clientes. Deste ponto de vista, com esta revisão sistemática, procurou-se identificar a influência das redes sociais e tecnologias na retenção de clientes em centros de fitness.

A pesquisa foi efetuada em quatro bases de dados, de 2011 a 2019. Um total de dez artigos correspondeu aos critérios de inclusão dos quais quatro eram transversais, quatro longitudinais e dois estudos de caso. Dentre os dez estudos, para além das variáveis redes sociais e tecnologias, verificou-se que as variáveis características pessoais dos sócios, frequência e tempo de utilização, qualidade do serviço e satisfação também apresentavam influência na retenção de clientes. Podemos agrupar essas variáveis em duas dimensões, uma associada com o ginásio (tecnologias e redes sociais) e outra mais ligada ao cliente (características pessoais, satisfação, perceção de qualidade do serviço, frequência semanal de utilização), conforme mostra a Figura 2.

Dois estudos identificaram a importância das redes sociais no processo de retenção de clientes (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ). No que toca às tecnologias, um estudo destacou duas ferramentas de CRM como uma oferta importante para criar uma relação duradoura cliente-empresa (LEŚNIEWSKA, 2014LEŚNIEWSKA, Aleksandra. Customer relationship management in a fitness club - case study of IT solutions applied in a selected organization. Business Informatics, v. 34, p. 66-76, 2014. ). Outro estudo apontou a tecnologia Radio Frequency Identification (RFID) para o aumento da fidelidade do cliente (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ). Quanto às páginas web dos ginásios, um estudo indicou que a sua popularidade tem vindo a diminuir (HERRERA et al., 2019HERRERA, Lucía. et al. Análisis de las redes sociales en el sector del fitness español: un estudio longitudinal. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 122-128, 2019. ). Apenas um estudo se referiu à gamificação das aplicações de saúde e fitness como influenciador no comportamento de saúde (LISTER et al., 2014LISTER, Cameron et al. Just a Fad? Gamification in Health and Fitness Apps. JMIR serious games, v. 2, p. e9, 2014. DOI: 10.2196/games.3413
https://doi.org/10.2196/games.3413...
) e, ainda que não seja diretamente referenciado no estudo, pensa-se que a gamificação influencia positivamente a retenção de clientes. Conclui-se, portanto, que as redes sociais e o uso das tecnologias têm uma influencia positiva na retenção de clientes em ginásios. Na Figura 2 as variáveis relacionadas a empresa e ao cliente:

Figura 2 -
Framework com as conclusões.

Há três estudos que se referem às características pessoais dos sócios (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ). Desses, dois referem a sua influência no processo de renovação (GIUDICATI; RICCABONI; ROMITI, 2013GIUDICATI, Gianna; RICCABONI, Massimo; ROMITI, Anna. Experience, socialization and customer retention: Lessons from the dance floor. Marketing Letters, v. 24, n. 4, p. 409-422, 2013. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ).

São dois os estudos que afirmam que a frequência semanal não mostra capacidade explicativa para predizer a satisfação e retenção (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ). No entanto, dois estudos indicam que devem ser desenvolvidas estratégias para melhorar o comportamento de frequência (MIDDELKAMP; ROOIJEN; STEENBERGEN, 2016MIDDELKAMP, Jan; ROOIJEN, Maaike Van; STEENBERGEN, Bert. Attendance Behavior of Ex-members in Fitness Clubs: A Retrospective Study Applying the Stages of Change. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 1, p. 350-359, 2016. ; SPERANDEI; VIEIRA; REIS, 2016SPERANDEI, Sandro; VIEIRA, Marcelo C.; REIS, Arianne C. Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 19, n. 11, p. 916-920, 2016. ), o que sugere a sua influencia na retenção de clientes.

Medir a satisfação revela-se fundamental para melhorar a qualidade dos serviços (GOCŁOWSKA; PIĄTKOWSKA; LENARTOWICZ, 2019GOCŁOWSKA, Sylwia; PIĄTKOWSKA, Monika; LENARTOWICZ, Michal. Customer satisfaction and its measurement in fitness clubs of Warsaw. Economics and Sociology, v. 12, p. 205-2018, 2019. ). São três os estudos que sugerem que perceções positivas da qualidade do serviço levam a maior satisfação dos sócios e, por sua vez, à retenção (FERREIRA BARBOSA; LOUREIRO; ALVES, 2019FERREIRA BARBOSA, Helena; LOUREIRO, Vânia; ALVES, Ana. Quality and satisfaction in gymnasiums & health clubs. Materiales para la Historia del Deporte, v. 18, p. 115-121, 2019. ; GONÇALVES; MEIRELES; CARVALHO, 2016GONÇALVES, Celina; MEIRELES, Pedro; CARVALHO, Maria José. Consumer Behaviour in Fitness Club: Study of the Weekly Frequency of use, Expectations, satisfaction and Retention. The Open Sports Sciences Journal, v. 9, p. 1-9, 2016. ; TSITSKARI; ANTONIADIS; COSTA, 2014TSITSKARI, Efi; ANTONIADIS, CH; COSTA, Giulia. Investigating the relationship among service quality, customer satisfaction & psychological commitment in Cyprian fitness centres. Journal of Physical Education & Sport, v. 14, p. 514-520, 2014. ). A qualidade dos serviços deve ser tida em conta já que padrões de alta qualidade levam a clientes mais satisfeitos e por sua vez mais fiéis.

É importante perceber que a criação do valor da empresa deve ser guiada pelo valor percebido pelos clientes (MARTELO-LANDROGUEZ; BARROSO; CEPEDA-CARRIÓN, 2013MARTELO-LANDROGUEZ, Silvia; BARROSO, Carmen; CEPEDA-CARRIÓN, Gabriel. Developing an integrated vision of customer value. Journal of Services Marketing, v. 27, n. 3, p. 234-244, 2013. ). Por isso, é importante distinguir o que a empresa perceciona como qualidade, mas principalmente a perceção de qualidade do cliente sobre os serviços que oferece a empresa. Isto porque a satisfação (e consequentemente a retenção) depende muito das expectativas dos sócios sobre o serviço. Portanto, sugere-se, como futura linha de investigação, integrar as diferentes perspetivas de qualidade (empresa e cliente) relacionadas ao uso das tecnologias e como esse uso influenciaria a retenção de clientes.

6 LIMITAÇÕES

Existem algumas limitações nesta revisão que devem ser mencionadas. Em primeiro lugar, o facto de não existirem muitos estudos incluídos na revisão final, apesar dos termos de busca terem sido cuidadosamente escolhidos de acordo com o tema principal do estudo. Em segundo lugar, o estudo está relacionado apenas com a opinião de três revisores. Como terceira limitação apontamos o facto de não se terem considerado as diferenças sociodemográficas da população dos diferentes estudos.

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NOTAS EDITORIAIS

  • LICENÇA DE USO

    Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons atribuição Não Comercial 4.0 (CC BY-NC 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja corretamente citado, com a restrição que impede o uso para fins comerciais. Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho foi realizado sem qualquer apoio financeiro.
  • COMO REFERENCIAR

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  • RESPONSABILIDADE EDITORIAL

    Alex Branco Fraga*, Elisandro Schultz Wittizorecki*, Ivone Job*, Mauro Myskiw*, Raquel da Silveira* *Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

APÊNDICE

Quadro 3 -
Características dos estudos analisados (n = 10).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Mar 2021
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    06 Fev 2020
  • Aceito
    23 Jul 2020
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