Acessibilidade / Reportar erro

MODELO DE ENSINO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: FUNDAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DE PESQUISA

Resumo:

Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.

Abstract:

We present, justify and set the foundations of a learning model based on the three piagetian stages of knowledge construction: the dialectic triads that Piaget and associates called the INTRA, INTER and TRANS stages. We suggest the model may become a helpfui instrument for both research and teaching practice, particularly in terms of planning and curriculum development. We finish by describing research and actions we are conducting with the purpose of, on the one hand, giving empirical validity to the model and, on the other hand, developing its appiication as an instrument for teacher continuous education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • AGUIAR Júnior, O. (1995). Mudança Conceituai em saia de aula: o ensino de ciências numa perspectiva construtivista. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica. (Mestrado).
  • BERGER, P. e LUCKMANN, T. (1994). A construção social da realidade; Tratado de Sociologia do Conhecimento. Trad. Floriano Fernandes. Petrópolis: Vozes, 11aedição (original publicado em 1966).
  • BORGES, N. O.; FILOCRE, J. e GOMES, A. E. (1996). Modelos de Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Física e Ciências Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 5, Águas de Lindóia, SP. Atas do V EPEF
  • CAREY, S. (1985). Conceptual change in childhood Cambridge: MIT Press.
  • DÉSAUTELS, J. e LAROCHELLE, M. (1990). A constructivist pedagógica! strategy; the Epistemological Disturbance (experiment and preliminary results). In: HERGET, D.E. (ed.) More History and Philosophy of Science in Science Teaching Florida State Universitty: Tallahassee.
  • DOLL Jr., W. (1997). Currículo; uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • DRIVER, R.; SOCKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E. e SCOTT, P. (1994). Constructing Scientific Knolwledge in the Classroom. Educational Researcher 23(7): 5-12, october 1994.
  • DUIT, R. (1993). Research on students conceptions; devel-opments and trends. In: International Seminar on Misconceptions and Educational Strategies in Science and Mathematics, 3, Ithaca, NY: Cornell University. Proceedings of the Third...
  • FENSHAM, P.; GUNSTONE, R. e WHITE, R. (1994). The Content of Science; A constructivist approach to its teaching and learning. Londres: The Palmer Press.
  • GUIDONI, P. (1985). On natural thinking. European Journal of Science Education 7(2): 133- 140.
  • HALBWACHS, F. (1975). La física dei profesor entre Ia física dei físico y Ia física de! alumno Trad. Reyes de Vilialonga. Paris: Revue Française de Pédagogie, n 33.
  • HEWSON, P. W. (1981). A conceptual change approach to learning science. European Journal of Science Education 3(4):383-396.
  • HOSOUME, Y. KAWAMURA, M. R. e MENEZES, L. C. (1994). Objetos e objetivos no aprendizado da Física São Paulo: Publicações do Instituto de Física da USP.
  • MATTHEWS, M. (1992). Constructivism and empiricism; an in-complete divorce. Research in Science Education 22: 299-307.
  • MILLAR, R. (1989). Constructive criticisms. International Journal of Science Education 11(5): 587-590.
  • OGBORN, J. (1994) A vulgar science curriculum. In: JENNISON, B. e OGBORN, J. (eds.) Wonder and delight. Essays in science education en honour o f the life and work of Eric Rogers 1902-1990 Londres.
  • OSBORNE, J. (1996). Beyond Constructivism. Science Education v. 80, n.1, pp. 53-82.
  • PACCA, J. e VILLANI, A. (1992). Estratégias de Ensino e Mudança Conceituai na Atualização de Professores. Revista Brasileira de Ensino de Física v. 14, n.4, pp. 222 -228.
  • PIAGET, J. e GARCIA, R. (1987). Psicogênese e História das Ciências Trad. Maria F.M.R. Jesuino. Lisboa, D. Quixote (original publicado em 1983).
  • PIAGET, J. (1976). Equiiíbração das Estruturas Cognitivas Trad. Marion M.S. Penna. Rio de Janeiro: Zahar.
  • POSNER, G.; STRIKE, K.; HEWSON, P. e HERTZOG, W. (1982). Accomodation of a Scientific conception; toward a Theory of Conceptual Change. Science Education 66(2): 21 1-227.
  • POZO, J. I. (1987). Aprendizaje de Ia ciência y pensamiento causal Madrid: Visor.
  • SARAIVA, J.A.F. (1991). Piaget e o Ensino de Ciências; elementos para uma pedagogia construtivista. Fac. Educação, Universidade de São Paulo.(Doutorado).
  • SOLOMON, J. (1994). Tjie rise and fali of constructivism. Studies in Science Education 23: 1-19.
  • VILLANI, A. (1992). Conceptual change in science and science education. Science Education 76(2): 223-237.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 1999

Histórico

  • Recebido
    03 Abr 1998
  • Aceito
    21 Jan 1999
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br