Acessibilidade / Reportar erro

NARRATIVA, MITO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA E NO MUSEU

Resumo:

Mostramos neste artigo as possibilidades e a necessidade de se trabalhar a alfabetização científica, integrando ensino formal, não-formal e divulgação científica. Entendemos que a perspectiva de alfabetização científica está diretamente vinculada ao ensino com base nas relações Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Após uma breve resenha do significado de alfabetização científica e CTS, ressaltamos a importância de se articular narrativa, mito, ciência e tecnologia no ensino de ciências. Nos apoiamos em uma sondagem feita com 108 professores participantes de um curso, 18 participantes de um seminário e 12 observações de turmas em visita a um museu de ciências para retratar, de um lado, as possibilidades que os professores vislumbram de se trabalhar ciências via CTS e, de outro, as incoerências que emergem quando certos conteúdos escolares são explorados na visita de alunos a um museu de ciências.

Abstract:

The article shows that it is possible and necessary to develop scientific literacy by integrating formal with non-formal education. It is argued that the idea of scientific literacy is directly linked to the Science, Technology and Society approach to science education. The meanings of scientific literacy and CTS are reviewed and the importance of including narrative, myth, science and technology in science education defended. It is also reported the results of a survey conducted with different members of the public of Museu de Astronomia e Ciências Afins in Rio de Janeiro (108 teachers attending a course, 18 participants a seminar plus groups of visiting students). The survey shows, on the one hand, the possibilities seen by teachers on choosing to teach science through a CTS perspective. On the other hand, it shows the incoherence that emerges when certain academic topics are explored when students visit a science museum.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • Angotti, J. A. P. 1991. Fragmentos e Totalidades do Conhecimento Científico e do Ensino de Ciências São Paulo: Faculdade de Educação da USP. (Tese, Doutorado).
  • arons, A. B. 1983. Achieving Wider Scientific Literacy. Daedalus n.112, p. 91-121.
  • auler, D., Stueder, D. M., cunha, Marcio B. O enfoque ciência-tecnologia-sociedade como parâmetro e motivador de alterações curriculares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 1997, Águas de Lindóia - SP. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1997. p. 187-192.
  • barros, S. S. 1990. O Acidente de Goiânia - subsídio para um módulo de ensino relacionado à ciência-tecnologia-sociedade (CTS). In: Gonçalves, O. D. (Org.). O ensino de física e a física da atualidade Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. (Trabalhos apresentados durante a 1â Escola de verão para Licenciados).
  • barthes, R. 1993. Mitologias Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: ciências naturais. Brasília, 1998. 138p.
  • bruner, J. 1996. Toward a theory of Instruction Cambridge: Harvard University Press.
  • CAZELLI, S. 1992. Alfabetização Científica e os Museus Interativos de Ciências Rio de Janeiro: Departamento de Educação da PUC-RJ. (Dissertação, Mestrado).
  • Chrétien, C. 1994. A Ciência em ação: mitos e limites Campinas: Papirus. (Coleção Filosofia no Presente).
  • enguita, M. F. 1988. Tecnologia e Sociedade: a ideologia da racionalidade técnica, a origem do trabalho e a educação. Educação e Realidade Porto Alegre, vol. 13, n. 1, p.39-52, jan./jun. 1988.
  • finnegan, R. 1988. Literacy and Orality: Studies in the Technology of Communication . Oxford: Basil Blackwell.
  • forquin, J.C. 1993. Escola e Cultura Porto Alegre: Artes Médicas.
  • FRANÇA, M. S. J. et al. O futuro é agora. Revista Época São Paulo, n.33, p.36-103, jan. 1999.
  • grupo de reelaboração do ensino de física - GREF. 1991. Física São Paulo: USP. v. 1,2 e 3.
  • hallingen, H. 1998. Science & Technology Studies Wollongong: University of Wollongong.
  • levine, D. 1995. Visões da Tradição Sociológica Rio de Janeiro: Zahar.
  • lightman, A. 1966. Sonhos de Einstein São Paulo: Cia das Letras.
  • mcluhan, M., QUENTIN, F. 1967. The Medium is the Message New York: Bantam.
  • menezes, L. 1988. Crise, Cosmos, Vida Humana: Física para uma Educação Humanista. São Paulo: Instituto de Física da USP. (Tese, Livre Docência).
  • miller, J. D. 1987. Science Literacy, in the United States. Communicating Science to the Public In: EVERED, D., O' CONNOR, M. (Eds.) London: Wiley.
  • moraes, A. M. 1994. A inovação ciência, tecnologia e sociedade no ensino de ciências: uma análise sociológica. Revista de Educação Lisboa, p.87-99.
  • morin, E. 1996. Ciência com Consciência Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
  • MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS - MAST. 1992. Quatro Cantos de Origem São Paulo. (Projeto Museológico da Exposição Permanente).
  • pierson, A. H. C., HOSOUME, Y. O cotidiano, o ensino de física e a formação da cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 1997, Águas de Lindóia - SP. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1997. p.86.
  • ROBEENS, K., Webster, F. 1989. The Technical Fix: Education, Computer and Industry. London: MacMillan.
  • RODRIGUES, A. M. 1997. Fundamentos em Filosofia da Tecnologia. Revista Tecnologia e Cultura Rio de Janeiro, 1, n.1, p.11-8, jul/dez. 1997.
  • RUTHERFORD, F. J., AHLGREEN, A. 1995. Ciência para todos Lisboa: Publicação Lid.
  • rye, J. A. 1998. Teaching Beliefs and Practices of Research Scientist Faculty MemberEngaged in Science-Technology-Society (STS) Horgantown: West University.
  • scharmann, L. C. 1998. Preservice Secundary Science Teacher's Orientations Toward Science Technology-Society (STS) Education . Manhattan: Kansas State University.
  • shen, B. S. P. 1975. Science Literacy. American Scientist n. 39, p.265-68.
  • SOLOMON, J. 1993. Teaching Science, Technology and Societ y. Buckingham: Open University Press. (Coleção Developing Science and Technology Education).
  • ZANETIC, J. 1989. Física Também é Cultura São Paulo: Faculdade de Educação da USP. (Tese, Doutorado).
  • ZIMAN, J. 1985. Enseñanza y Aprendizage sobre la Ciencia y la Sociedad . México: Fondo de Cultura Económica.
  • ZIMAN, J. 1978. Reliable Knowledge. An Exploration of the Grounds for Belief in Science . Cambridge: Cambridge University Press.
  • ZUCKERMAN, M. J. 1999. Computadores sofrem outras ameaças. Folha de São Paulo São Paulo, 06 jun. 1999. Informática, 5, p.3.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2000

Histórico

  • Recebido
    15 Jan 1998
  • Aceito
    23 Nov 1999
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br