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DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES1 1 Silvania S. Nascimento, et al. Diferentes fazeres, diferentes saberes : a ação de monitores em espaços não escolares.

Differents tasks, differents knowledges: the supervisor's action into informal education.

Resumo:

Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.

Palavras-chaves:
educação não formal; objeto técnico; análise de discurso.

Abstract:

This article discuses the methodology to characterize the practical and theoretical knowledge in the construction of a small-rocket during a holiday camp. Two types of analysis were suggested: a global analysis of sequences which aims to stabile the chronology of the process and another, grammatical, which aims to categorize the discourses of the supervisor in two differents episodes. From the actions and tasks enumerated by the supervisor constitute the effective protocol of the sequence and put in to evidence its organization in time and space. This analysis also revels differents "supervisor's tasks". The second analysis shows of knowledge and strategy presented in the following aspects: management of multiple spatial configurations, denomination and qualifications of elements which constitutes the technical object.

Keyswords:
informal education; technical object; analyze of discourse.

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    Silvania S. Nascimento, et al. Diferentes fazeres, diferentes saberes : a ação de monitores em espaços não escolares.
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    Apoio CAPES
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    Utilizamos a distinção entre saber e conhecimento sendo que o primeiro pertence ao indivíduo e lhe permite agir sobre os objetos, enquanto o segundo pertence a um determinado grupo social e é indiretamente ligada ao sujeito. Grize (1996:119)
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    Martinand (1986) ao analisar o desenvolvimento de projetos pedagógicos no ensino médio definiu uma Prática Social de Referência pelo quadro socio-profissional utilizado como definidor dos objetivos de construção de um currículo.
  • 5
    Uma associação de cultura científica e tecnológica, no contexto francês, é um organismo não governamental sem fins lucrativos regido pela Lei 1901
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    281. A : (a) c'est ce que tu disais effectivement (b) s'il y a un petit trou il y a plus de pression..
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    290 Alors les allumeurs c'est la petite allumette (b) comme tu disais Tim (c) et ça fonctionne avec un système électrique
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    269 A : (a) La poudre elle est déjà dedans ! (b) Le propulseur il est tout de suite fabriqué/ (c) moi, je , moi je ne fais plus rien///
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    368. A : (a) Oui mais il ne faut pas oublier. (b) qu'il faut un peu de sécurité quand même/ (c) alors/ pour les pince- crocodiles, c'est bon !
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    401 Bernard : ça, on* le met sur le même fils, quoi ! 402 A : Donc je mets ça sur la batterie ! 403 Bernard : (a) Non, non/ ça tu le mets sur la batterie (b) et ça ce sera sur l'allumeur !
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    "On" correspondente em protuguês a "a gente".
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    Je (eu)
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    707 A: Il y en a un qui commence ; ensuite tout le monde en chœur, très fort, histoire de montrer à tout le monde qu'on fait des fusées/ qu'on s'amuse bien. Donc on fait le compte à rebours, et à zéro la personne qui est occupée de lancer fuzz . Là on commence.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2001
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