Acessibilidade / Reportar erro

A RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E O CIENTÍFICO EM SAÚDE

THE RUPTURE BETWEEN POPULAR AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE HELTH AREA

Resumo:

Neste artigo, discute-se a utilização de conhecimentos científicos na area de saude pela população, levando-se em consideração os canais de comunicação entre os profissionais de saude e os pacientes. Esses canais podem facilitar ou se constituir em obstaculos para a adoção de habitos e de atitudes em relação a medidas preventivas e de participação em tomadas de decisão tanto individuais quanto coletivas. Para que haja ruptura tanto desses obstaculos quanto da dificuldade do especialista em compreender e dialogar com seu paciente, sugere-se que os cursos trabalhem com essa questão dos canais de comunicação na formação e educação dos profissionais da area.

Palavras-chave:
saúde pública; educação em saúde; ciência tecnologia e sociedade.

Abstract:

The utilization of knowledge scientific by the population concerning health is discussed, taking into consideration the channels of communication between health professionals and patients. These channels may facilitate or may constitute obstacles towards the adoption of habits and attitudes in regard to measures preventive and participation in both individual and collective decision-making. In order for there to be a rupture, of the obstacle both on the part of individuals, of the specialist, in understanding and dialoguing with his/her patient, it is suggested that health programs work with these issues in the formation and education of these professionals.

Keywords:
public health; health education; science technology and society.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AULER, D.; STRIEDER, D. M.; CUNHA, M. B. (1997) O enfoque ciência-tecnologia-sociedade como parâmetro e motivador de alterações curriculares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1. 1997, Águas de Lindóia. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS.
  • AVILA-PIRES, F. D. (2000) Saúde, doença e teoria de sistemas. In: CONGRESSO LUSO- BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, 2000, Évora. Actas... Évora: Cidade Editora.
  • AVILA-PIRES, F. D. (2001) Ciência e a natureza do conhecimento Florianópolis, 11 p.. (Trabalho não publicado).
  • BACHELARD, G. (1996) A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto.
  • CANGUILHEM, G. (1977) Ideologia e racionalidade nas ciências da vida Lisboa: Edições 70.
  • CANGUILHEM, G. (1990) O normal e o patológico 3ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
  • FOUCAULT, M. (1994) O nascimento da clínica 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
  • FOUREZ, G. (1994) Alfabetización científica y tecnológica Buenos Aires: Colihue.
  • HAZEN, R. M.; TREFIL, J. (1995) Saber ciência São Paulo: Cultura.
  • HELMAN, C. G. (1994) Cultura, saúde e doença 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • HERZLICH, C.; PIERRET, J. (1984) Maladies dhier, maladies dáujourd'hui Paris: Payot.
  • MARTÍNEZ SALVÁ, F. A.; LATORRE, A. (1998) La alfabetización científica de personas adultas: un enfoque comunicativo. Enseñanza de las Ciencias v. 16, n. 2, p. 251-260.
  • MEDAWAR, P. (1993) La amenaza y la gloria: reflexiones sobre la ciencia y los científicos. Barcelona: Gedisa.
  • MOLES, A. A. (1974) Sociodinâmica da cultura São Paulo: Perspectiva.
  • MOLES, A. A. (1995) As ciências do impreciso Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
  • PACEY, A. (1990) La cultura de la tecnologia México: Fondo de Cultura Económica.
  • POSTMAN, N. (1994) Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel.
  • RUTHERFORD, F. J.; AHLGREN, A. (1995) Ciência para todos Lisboa: Gradiva.
  • TENNER, E. (1997) A vingança da tecnologia: as irônicas consequências das inovações mecânicas, químicas, biológicas e médicas. Rio de Janeiro: Campus.
  • TRIVELATO, S. L. F. (1995) Ensino de ciências e o movimento CTS (ciência/tecnologia/sociedade). Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia (1994: Serra Negra). Anais... São Paulo: FEUSP.
  • VALLA, V. V.; STOTZ, E. N. (1993) Participação em saúde, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.
  • VALLA, V. V. (2000) Procurando compreender a fala das classes populares. In: VALLA, V. V. (Org.) Saúde e educação Rio de Janeiro: DP&A.
  • VASCONCELOS, E. M. (1991) Educação popular nos serviços de saúde 2 ed. São Paulo: Hucitec.
  • WINNER, L. (1987) La balena y el reactor-, una búsqueda de los límites en la era de la alta tecnologia. Barcelona: Gedisa.
  • WOOD-ROBINSON, C.; LEWIS, J.; LEACH, J.; DRIVER, R. (1998) Genética y formación científica: resultados de un proyecto de investigación y sus implicaciones sobre los programas escolares y la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias v. 16, n. 1, p. 43-61.
  • 1
    Professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia, UDESC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC - bolsista da CAPES.
  • 2
    A ideologia científica referida aqui seria um estado pré-científico de conhecimento. Utilizou-se no texto esse termo para caracterizar uma forma de saber que aspira ao conhecimento científico - é percebido um corte entre uma etapa pré-científica e a da ciência estabelecida. Para Canguilhem (1977), a ideologia científica tem uma história e uma ambição de ser ciência, ultrapassando o campo da crença e da superstição. A ideologia prenuncia a ciência e não é, de modo algum, a ignorância, o menosprezo ou a recusa da função da ciência.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2001
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br