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O TALLER DE ENSENANZA DE FÍSICA: INOVAÇÕES E PRESSUPOSTOS DE UMA PROPOSTA UNIVERSITÁRIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

THE TALLER DE ENSENANZA DE FÍSICA: INNOVATIONS AND ASSUMPTION OF A PROJECT OF COLLABORATIVE LEARNING AT THE COLLEGE LEVEL

Resumos

Neste artigo apresentaremos uma descrição do Taller de Ensenanza de Física (TEF) proposta pedagógica universitária inovadora. Partindo de localizar ao TEF no contexto universitário argentino de ensino de Física, descreveremos a experiência na base das suas inovações mais destacadas e comentaremos algumas singularidades da equipe docente e suas formas de trabalho. No final, tentaremos delinear pressupostos da proposta, que fazem dela um caso singular, mas que podem ser compartilhados por muitos outros docentes.

ensino de física; ensino de ciências no nível superior; currículo de ciências.


In this paper, we present a description of the Taller de Ensenanza de Física (TEF), an innovative project for teaching at the college level. First, we situate TEF in the Argentinean context of college education in Physics, then we describe the experience considering the most outstanding innovations, and we comment on some of the singularities of the teaching team as well as its forms of working. Finally, we try to outline the assumptions of the project, which made it a singular case, but can be shared with many other professors.

physics teaching; science teaching at the college level; science curriculum.


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  • 1
    Oficina de Ensino de Física.
  • 2
    Em alguns anos houveram três alternativas de curso.
  • 3
    Abarca todos os níveis de ensino, já que possui desde uma creche e jardim de infância, até Cursos de Pós-Graduação em diversas disciplinas.
  • 4
    Extraído de um trabalho de sistematização e análise da experiência, realizado pelos docentes do TEF e outros pesquisadores, sob a direção da Prof. Hilda Weissmann entre os anos 1991-1992 (Weissmann et al, 1992)
  • 5
    As Oficinas de Pesquisa foram espaços não curriculares para o desenvolvimento de pequenos projetos de investigação interdisciplinar, elaborados por alunos e docentes; o Biologazo foi um grupo de extensão universitária, constituído por alunos e ex-alunos do TEF, que levou a cabo atividades de divulgação científica e educação ambiental; Interáreas foi uma agrupação política estudantil, que ganhou as eleições e participou do co-governo da Faculdade de Ciências Naturais e da Universidade entre 1987/88; a Cooperativa de Trabalho foi uma iniciativa de docentes e ex-alunos do TEF interessados em realizar trabalhos de educação ambiental por fora do âmbito universitário.
  • 6
    Essa idéia parece coerente com a proposta de Krasilchik (1992: 5): "...é necessário preparar profissionais que tenham, alémde uma sólida base de conhecimento, criatividade para encontrar soluções próprias e assumir compromisso com odesenvolvimento nacional."
  • 7
    Ver nota 4
  • 8
    Uma característica organizativa da Universidade argentina é a existência da estrutura de cátedra, quer dizer que cada disciplina é ministrada por um conjunto/equipe de docentes. Dessa equipe participam também estudantes dos respectivos cursos, exercendo na maioria das cátedras funções parecidas com as do "monitor" na Universidade brasileira.
  • 9
    Na maioria das cátedras universitárias argentinas, apenas Professores Titulares, Associados ou Adjuntos desenvolvem as aulas teóricas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    26 Fev 2002
  • Aceito
    17 Maio 2002
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