Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINO DA FÍSICA DO SOM BASEADO EM INVESTIGAÇÕES1 1 Apoio parcial do CNPq

Resumos

Neste trabalho, examinamos as experiências de aprendizagem de um grupo de 9 alunos do 1° e do 2° ano do ensino médio em um curso curto sobre a Física do Som em um ambiente de aprendizagem rico em representações e centrado em computador. Os estudantes, divididos em três grupos, estudaram o texto do curso em seu próprio ritmo. Ao longo do estudo os grupos resolviam exercícios de fixação e respondiam a questões abertas. Algumas questões desafiavam os grupos a planejarem atividades de investigação para resolver problemas conceituais. Os dados analisados foram construídos a partir das gravações em vídeo das sessões dos grupos no ambiente de aprendizagem e de testes de conhecimento específico aplicados antes e depois do curso. Os resultados indicam melhoria no desempenho no pós-teste comparado com o pré-teste e na compreensão dos tópicos abordados no curso.

investigações; ensino de física; percepção e aprendizagem.


In this work, we examine the learning experiences of 9 secondary school students throughout a short course about the physics of sound in a computer-based learning environment rich in representations and focused in student's inquiry. Students worked in group of three people, and each group studied the text in their own pace. At the end of each section of the text, the groups solved exercises and answered open questions. Some of these questions were challenging and asked the groups to plan investigations to solve conceptual problems. Data analysed were constructed from video recording of the groups' activities and from an open test answered just before and after the course. Pos-test results show significant improvement compared to pre-test. It was also possible to observe development in students' comprehension of the theme.

inquiry-based learning; physics education; perception and learning.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BORGES, A. T.; BORGES, O. N.; VAZ, A. M. (2001a). Planejamento da Solução de um Problema. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre, RS:ABRAPEC, 2001. v. 1, p. 1-12.
  • BORGES, A. T. Novos Rumos Para o laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.
  • BORGES, A. T. e BORGES, O. N. (2001). INOVAR - Currículos: desenvolvendo o pensar e o pensamento científicos. Projeto integrado de pesquisa apoiado pelo CNPq.
  • BROWN, A. L. (1992). Design Experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, 2, 141-178. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
  • DRIVER R., SQUIRES A., RUSHWORTH P., ROBINSON, V. W. (1994). Making Sense of Secondary Science: Research into children's ideas. London: Routledge.
  • GARDNER, H. (1985). The mind's new science: A history of cognitive revolution. New York: Basic Books.
  • GREENO, J. (1989). Perspectives on thinking. American Psycologist, 44 (2), 134-141.
  • MOREIRA, A. F. (2003). Práticas de interpretação em ambientes de aprendizagem de Física. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, MG, 168p.
  • NEISSER, U. (1976). Cognition and reality: Principles and implications of cognitive psychology. San Francisco: Freeman.
  • *
    Correspondência para A Tarciso Borges, Colégio Técnico UFMG - Setor de Física, Av Antonio Carlos 6627 Campus Pampulha, 31270-901 Belo Horizonte MG
  • 1
    Apoio parcial do CNPq

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br